Torneio de Ténis de Veteranos este fim de semana em Elvas

Miguel Abreu

Cerca de oitenta tenistas competem este fim de semana, na Delta Cup, torneio de veteranos promovido pelo Clube Escola de Ténis de Elvas (CETE), com o apoio da Câmara Municipal e da Associação de Ténis do Alentejo.

A prova está a ser disputada nos quatro campos do complexo de ténis do Jardim Municipal, nos escalões etários de +35, +45, +55 e +65 anos, nas variantes masculina e feminina.

O torneio tem prize money de 6000 euros e como referiu Miguel Abreu, presidente do CETE, há seis jogadores de Elvas que competem com alguns dos melhores tenistas nacionais. Veja o vídeo

 

FARRA arranca a 28 de junho em Elvas

A Festa da Arte em Rede da Região Alentejo, a FARRA, promovida pelo Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), em parceria com outras instituições, terá o seu núcleo central de programação em vários espaços da Cidade Património Mundial, de 28 de junho a 25 de agosto.

A abertura desses espaços expositivos está marcada para as 10 horas de dia 28 de junho (sexta-feira). No dia seguinte, sábado, 29 de junho, terá lugar no cineteatro municipal de Elvas a sessão protocolar, pelas 11 horas, enquanto a festa inaugural está marcada para as 22 horas, no Museu Militar.

Este evento multi e transdisciplinar de artes visuais irá articular um programa de residências, 30 exposições inéditas, um programa de performance, dez laboratórios de mediação, o ciclo Território Falante, uma Biblioteca de Arte, e edição de um catálogo.

Romeiros de Vila Boim celebram 15º aniversário a 9 de junho

Os Romeiros de Vila Boim celebram o seu 15º aniversário no próximo dia 9 de junho (domingo).

A festa começa logo às 10 horas, na Praça da República de Vila Boim, com um mini mercado, que se estende até às 17 horas. Também às 10 horas, será realizado um passeio pelas ruas de Vila Boim, com visita às fontes.

Segue-se a celebração de uma missa, na Igreja de São Francisco, ao meio-dia, por alma dos romeiros já falecidos. A mesma celebração servirá para a bênção dos novos sócios.

A população é depois convidada a participar num almoço, no Parque de Merendas, no Rossio 25 de Abril, com início às 14 horas.

A partir das 21h30, haverá animação musical com os grupos: primeiro com AR Musical e depois com Alentejanices.

Campo Maior: Muralha esteve iluminada de laranja em Dia da Esclerose Múltipla

Na passada quinta-feira, dia 30 de maio, assinalou-se o Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM), sendo que o Município de Campo Maior associa-se à Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM).

Desta forma, a autarquia decidiu iluminar a Muralha da Fortificação Abaluartada de Campo Maior de laranja, uma cor quente, vibrante e representativa dos jovens que vivem com esta doença.

A ação simbólica, integra-se na campanha internacional que visa consciencializar o público em geral para as características da esclerose múltipla e sensibilizar os decisores políticos para a necessidade de melhoria das condições de vida dos seus portadores e de quem os rodeia.

Atribuído nome de João Manuel Nabeiro ao segundo campo do Campomaiorense

O Sporting Clube Campomaiorense atribuiu o nome de João Manuel Nabeiro, atual Chairman do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, ao campo nº 2 do Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior.

O campo foi objeto de recuperação com a colocação de um novo relvado sintético, numa obra com comparticipação de 145 mil euros do Município de Campo Maior e do fundo de apoio da Federação Portuguesa de Futebol.

A cerimónia realizou-se na manhã deste sábado, 1 de junho, tendo também sido recordado o treinador das camadas jovens Paulo Serrato, recentemente falecido.

Para o presidente João Manuel Nabeiro “era uma necessidade, aquilo que hoje inauguramos também vem trazer uma grande poupança de água, um bem necessário e escasso. Todos devem ter relvados destes pois tem todas as condições para a prática desta modalidade (futebol).”

Congresso das Testemunhas de Jeová no Coliseu Rondão Almeida

As Testemunhas de Jeová estão a realizar este fim de semana, em Elvas, o seu Congresso Anual, com participantes desde a margem sul, distritos de Évora, Portalegre, Beja e Castelo Branco.

O Congresso tem lugar no Coliseu  Rondão Almeida, sendo subordinado ao tema “Pregue as Boas Novas”, com cerca de dois mil participantes, muitos deles a pernoitar na hotelaria de Elvas, como nos revelou o porta-voz local das Testemunhas de Jeová, Eduardo Monteiro.

Na fotorreportagem abaixo mostramos um momento de pausa nos trabalhos, mas onde tem lugar um dos períodos mais importantes em que se realiza o batismo de novos fiéis.

 

 

Migas em destaque nos restaurantes de Arraiolos até 16 de junho

A gastronomia do concelho de Arraiolos vai estando, ao longo de todo o ano, em grande destaque nos restaurantes do concelho, através de várias semanas temáticas, dedicadas, entre outros, ao borrego, ao porco e às sopas, promovidas pelo município.

Desta vez, como explica a presidente da Câmara Municipal, Sílvia Pinto, são as migas que merecem uma especial atenção, até ao próximo dia 16, em “cerca de 20” estabelecimentos aderentes à iniciativa. “Quando nos dirigimos à restauração que aderiu à iniciativa podemos degustar as migas alentejanas”, assegura a autarca.

Em “final de outubro, início de novembro”, todos os pratos apresentados, ao longo do ano, pelos restaurantes, serão apresentados na Mostra Gastronómica, que decorre em paralelo com a Feira do Tapete e o Festival da Empada.

“O Elvas” promove “Open Day” este domingo no Campo Pedro Barrena

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos promove um Open Day este domingo, 2 de junho, às 10 horas.

Este evento, aberto a toda a comunidade, terá lugar no Campo Pedro Barrena e promete proporcionar uma manhã repleta de atividades desportivas, convívio e diversão.

Esta iniciativa tem como objetivo dar a conhecer o clube aos jovens do concelho e arredores e incentivar a participação daqueles que demonstrem interesse nos escalões de formação.

Não é necessária inscrição prévia, basta aparecer no local com roupa adequada à prática desportiva.

Garraiada em São Vicente este sábado adiada para as 17h30

A garraiada, do programa do Dia Solidário, em prol de Manel Maria Cardoso, em São Vicente, agendada para as 16h30 deste sábado, 1 de junho, foi adiada para uma hora mais tarde, devido ao calor.

Com início às 17h30, na Praça de Touros, esta tourada à vara larga conta com gado cedido pela Ganadaria Irmãos Serpa. O preço da entrada é de três euros, com todas as verbas angariadas a reverterem em prol desta criança que luta contra uma doença oncológica.

Já esta manhã, foram muitos aqueles que também se quiseram associar à caminhada, ao passeio de ciclismo e de motorizadas (ver aqui).

São Vicente caminha e pedala em prol de Manel Maria Cardoso

Mais de cem pessoas a caminhar, cerca de 50 a pedalar e outros 20 apaixonados das motorizados quiseram, na manhã deste sábado, 1 de junho, em Dia Mundial da Criança, participar num evento solidário em prol de Manel Maria Cardoso, uma criança de apenas quatro anos, que luta contra uma doença oncológica, em São Vicente.

De acordo com Manuel Anastácio, presidente da Associação Vicentina, responsável pela organização da caminhada e do passeio de bicicletas, mais pessoas que aquelas que compareceram se inscreveram em ambas as iniciativas, com o intuito apenas de ajudar, sendo que o valor de inscrição era de cinco euros. Às Relíquias de Santa Eulália, Manuel Anastácio agradece a colaboração na organização do passeio de motos.

Depois da saída dos ciclistas, que percorreram um trajeto de cerca de 40 quilómetros, e da partida do passeio motorizado, coube ao grupo de caminheiros deslocar-se desde a zona do lar de idosos de São Vicente até à sede da Associação de Caçadores, na Alentisca, onde fizeram uma pausa para um pequeno lanche.

Este dia solidário só termina com uma tourada à vara larga, na Praça de Touros de São Vicente. Inicialmente prevista para as 16h30, a organização decidiu adiar o seu início para as 17h30, devido ao calor que se faz sentir.

Mercado Cá da Terra de regresso este sábado a Campo Maior

O Mercado Cá da Terra regressa ao Jardim Municipal de Campo Maior na tarde deste sábado, 1 de junho, a partir das 17 horas.

Produtores e artesãos locais terão à disposição dos visitantes produtos endógenos e peças de artesanato.

“Visite o Mercado Cá da Terra e venha passar uma tarde diferente, apoiando os produtores locais”, diz a Câmara Municipal nas redes sociais.

Elvas: Elisa apresenta “Vida das Letras” no encerramento da Feira Escolar

Termina este sábado, 1 de junho, em Dia Mundial da Criança, a Feira Escolar de Elvas, no Jardim Municipal da cidade, com a apresentação do espetáculo “Vida das Letras”, com a cantora e compositora Elisa, que se sagrou vencedora do Festival da Canção, em 2020, precisamente na cidade Património da Humanidade.

O espetáculo de Elisa está marcado para as 21 horas, sendo que antes haverá ainda muitos outros motivos de atração no evento.

Após a abertura da feira, pelas 18 horas, será apresentada a obra “Pelo Buraco da Fechadura”, com Carmen Ezequiel, no pavilhão dos Serviços Educativos do Município de Elvas. Segue-se, às 19 horas, a apresentação da obra “À descoberta da Economia Circular”, com Ana Loures, no mesmo espaço.

Haverá ainda, ao início da noite, atuações de dança pelos grupos “AltoEspírito” e SaphiraBellyDance.

Programa completo deste último dia da Feira Escolar:

18H00 – ABERTURA DA FEIRA

18H00 – Apresentação da obra “Pelo buraco da fechadura” com Carmen Ezequiel (Autores de Elvas), no pavilhão dos Serviços Educativos do Município de Elvas

19H00 – Apresentação da obra “À descoberta da Economia Circular”, com Ana Loures, desenvolvida no âmbito do Projeto Guardiões, promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre, o Fórum da Energia e Clima e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, no Pavilhão dos Serviços Educativos do Município de Elvas

19H00 – Atuação de dança pelo Grupo “AltoEspírito”.

20H00 – Demonstração de dança do ventre por SAPHIRABELLYDANCE

21H00 – Espetáculo “Vida das Letras”, com a cantora e compositora Elisa

Com restaurante, Casa do Benfica de Campo Maior está agora aberta todos os dias

A Casa do Benfica de Campo Maior está agora de portas abertas, todos os dias, contando, desde a semana passada, com serviço de restaurante.

O presidente desta, que é a Casa do Benfica nº1 em todo o mundo, Miguel Minas, lembra que, até então, a coletividade, só estava aberta “durante a Liga e nos dias de jogos”. “Temos agora serviço de restauração, novas valências e temos um espaço agradável para toda a população campomaiorense e para todos os sócios da nossa casa”, assegura.

Dar outra vida à sede “era um dos objetivos iniciais” da atual direção da Casa do Benfica, pelo que Miguel Minas espera que a comunidade aproveite aquele espaço para estar com a família ou amigos.

A Casa do Benfica sofreu também algumas melhorias em termos de imagem, com o apoio do próprio Benfica. Para realizar algumas obras, sobretudo no que toca à parte do restaurante e à “área envolvente”, a coletividade contou com a ajuda da Câmara Municipal. “Se não fosse o município não tínhamos conseguido fazer estas obras”, garante Miguel Minas.

O presidente da coletividade explica ainda que foi estabelecido um protocolo entre a Casa do Benfica e o Município de Campo Maior para a obra realizada, tendo a autarquia ainda aberto um concurso para a exploração do restaurante.

“O nosso papel é estar presente, promover alguns eventos e supervisionar um bocadinho o trabalho da pessoa que está responsável pelo restaurante, porque nós não temos valências, nem tempo, por isso é que houve esse protocolo”, remata Miguel Minas.

Nas redes sociais, a Casa do Benfica apresenta, diariamente, os pratos do dia servidos no restaurante.

Elvas: Festival da Idade de Ouro e viagens à praia “a pensar nas pessoas”

É “a pensar nas pessoas”, segundo o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, que o município, uma vez mais, promove, de freguesia em freguesia, já a partir deste sábado, mais uma edição do Festival da Idade de Ouro. O mesmo acontece no verão, quando a autarquia leva os munícipes até à praia.

Independentemente das críticas de alguns, levar, sobretudo, os idosos até praia, diz o autarca, “é o mínimo” que o município pode fazer, assegurando que o executivo foi eleito, precisamente, para “servir as pessoas”. “Há um determinado extrato de pessoas que decidem dizer que isso é fazer política”, lamenta o presidente, que lembra, ainda assim, que para as pessoas que o município leva à praia, em muitos casos, esta é a “única oportunidade” que têm de pisar a areia e dar um mergulho no mar.

“Nem que a Câmara Municipal tenha de alugar autocarros, se os nossos não forem suficientes, mas toda a população que se inscrever, e que esteja dentro dos critérios, vai à praia, assim como vai, possivelmente, a Nossa Senhora de Fátima ou a Bom Jesus de Braga”, assegura.

O Festival da Idade de Ouro, que no ano passado decorreu em outubro, tem lugar, desta vez, ao longo do mês de junho. “Vamos de freguesia em freguesia, juntar toda esta população de trabalho e oferecer-lhe um almoço, para que possam conviver”, lembra Rondão Almeida. “É isso que muitos não gostam, mas é isso que eu continuarei a fazer enquanto for presidente da Câmara Municipal de Elvas”, remata.

O primeiro almoço do Festival da Idade de Ouro tem lugar este sábado, 1 de junho, na Terrugem. Seguem-se, no domingo, dia 2, São Brás e São Lourenço; no feriado de 10 de junho, Barbacena; no dia 15, Vila Fernando; no dia 16, São Vicente; no dia 22, Santa Eulália; e no dia 23, Vila Boim. O último dos almoços, destinado à população das freguesias urbanas, está marcado para dia 29, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas.

Museu Militar voltar a meter “Blindados a Rolar” este fim de semana

Com o objetivo de reavivar memórias e proporcionar momentos únicos aos visitantes, o Museu Militar de Elvas, em colaboração com a Associação Portuguesa de Veículos Militares Antigos, promove este sábado e domingo, dias 1 e 2 de junho, o evento “Blindados a Rolar”.

Quer hoje, quer amanhã, o evento, com início às 10 horas, no Museu Militar, inclui uma visita à coleção de viaturas e um percurso montado em viaturas blindadas. Este sábado, a iniciativa repete-se durante a tarde, a partir das 15 horas.

A entrada é livre, com parqueamento gratuito.