Estivemos na abertura da Feira Renascentista no castelo de Vila Viçosa

Espetáculos de dança e de fogo, mercadores, artesãos, malabaristas, torneio a cavalo e gastronomia são alguns dos atrativos de mais uma Feira de Inspiração Renascentista, que promete fazer Vila Viçosa recuar no tempo, a partir de hoje, sexta-feira, 31 de maio, até domingo, dia 2 de junho.

Proporcionar a todos uma viagem até ao período do Renascimento e procurar fazer sempre melhor que no ano anterior é o objetivo desta terceira edição da feira, com um palco invejável no castelo: como refere o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança: “procuramos que esta, ou a próxima, seja sempre melhor que anterior. Tenho que agradecer em primeiro lugar a todos os membros do executivo, sem exceção, às funcionários da Câmara de Vila Viçosa, que muito aqui trabalharam, à “Décadas de Sonho”, que tem sido um parceiro nestas três edições e queremos que continue. Até agora, a feira tem sido um sucesso. Com esta feira queremos promover Vila Viçosa em Portugal e no mundo”.

Inácio Esperança diz que a Câmara quer “mostrar o ambiente renascentista de Vila Viçosa, nos séculos XVI e principalmente XVII, quando os Duques viviam aqui e havia um ambiente cultural, muito à frente da época, para mostrar quer aos calipolenses, quer aos visitantes, o que foi e o que é Vila Viçosa e aquilo que pode vir a ser Vila Viçosa”.

Raquel Trabuco venceu em Almendralejo

A atleta elvense Raquel Trabuco participou na terceira prova do circuito Music Run, em Almendralejo, na província de Badajoz, na distância de 7km, tendo alcançado a primeira posição.

A prova teve lugar no passado sábado, dia 25 de maio.

Borba tem vasto programa de atividades por ocasião do Dia da Criança

Imagem de arquivo

No âmbito do Mês do Desporto e da Juventude e do Dia Mundial da Criança, um conjunto de atividades tem lugar no concelho de Borba, entre este sábado, 1 de junho, e segunda-feira, dia 3, numa organização da Câmara Municipal em parceria com várias associações locais.

Amanhã, sábado, pelas 9h30, o Dia da Criança será celebrado junto ao Parque Infantil de Rio de Moinhos. À mesma hora, no Campo de Futebol Municipal, inicia-se o 13º Torneio de Futebol Infantil “Cidade de Borba”.

Ainda este sábado, pelas 17 horas, haverá sessão de contos com Bru Junça, no Pátio dos Paços do Concelho de Borba. Meia hora mais tarde tem início um Peddy Paper, no Largo da Igreja de Orada, enquanto no Celeiro da Cultura de Borba é inaugurada a exposição “Crianças e Jovens”.

Para domingo, dia 2, estão previstas duas atividades: às 9 horas, no Largo da Fonte das Bicas, será disputado o XV Troféu da Malha da Zona dos Mármores; pelas 16 horas, é apresentado o espetáculo “O Espantalho Triste”, no Pátio dos Paços do Concelho.

Já na segunda-feira, dia 3, ao longo de todo o dia, o pavilhão gimnodesportivo de Borba contará com as mais variadas atividades, desde insufláveis para crianças, jovens e adultos, pinturas faciais, modelagem de balões, atelier da Oficina da Criança, jogo da Proteção Civil e oferta de algodão doce.

Dia da Criança celebrado no Parque Verde de Degolados

A Junta de Freguesia de Degolados promove um conjunto de atividades este sábado, 1 de junho, em Dia da Criança.

No Parque Verde, entre as 9 as 13 horas, os mais novos terão ao seu dispor insufláveis, pipocas, pinturas faciais, barraquinha de farturas e muita animação. Para os mais velhos, a junta promove ainda um mercadinho com a participação de artesãs locais.

Na organização do evento, a Junta de Freguesia conta com a colaboração do União Futebol de Degolados e do Município de Campo Maior.

“Contamos com a presença de todas as crianças que se queiram divertir. Tragam os vossos pais ou avós e divirtam-se também”, diz a Junta de Freguesia nas redes sociais.

Primeira grande corrida de carinhos de rolamentos este sábado em São Vicente

Imagem: Associação Vicentina

A Secção de Eventos da Associação Vicentina organiza este sábado, 1 de junho, a primeira grande corrida de carinhos de rolamentos de São Vicente e Ventosa.

Recordando que esta é uma brincadeira que marcou a infância de muitos, sendo uma tradição em outros concelhos do país, António Boné, um dos responsáveis pela organização do evento, explica que o mesmo terá início às 10 horas, junto ao cemitério de São Vicente, com a realização das últimas inscrições e a verificação dos carros. “Os carros têm de ser de madeira, as rodas têm de ser rolamentos e não podem ter objetos que possam provocar danos aos condutores ou terceiros”, adianta. É obrigatório o uso de capacete.

Por volta das 11 horas, já depois de os participantes experimentarem os seus carros e testarem o percurso, terá início a prova, que consiste em descer “desde a zona do cemitério até ao fundo da Horta da Glória”. “Os condutores apenas levam um empurrãozinho ao início, os carros não podem ser empurrados durante o percurso e vamos cronometrar o tempo que levam a fazer o percurso”, adianta António Boné. Vence quem fizer o percurso no menor tempo.

Após a prova, pelas 13 horas, haverá um convívio junto à Praça de Touros de São Vicente, em que será feita a entrega de prémios aos vencedores, seguido-se uma demonstração de Karaté, com início às 14h30.

O primeiro classificado ganha um almoço para duas pessoas no restaurante “Pompílio”; o segundo tem direito a um garrafão de azeite; e o terceiro a um voucher no valor de 15 euros para usar na Decathlon.

Todos os participantes terão direito a um diploma de participação, a uma garrafa de água, a uma bifana (ou entremeada) e a uma bebida de lata.

Para quem, por algum motivo, não se puder apresentar com o seu próprio carrinho de rolamentos, a Associação Vicentina tem pelo menos um (o da imagem) para emprestar para participação na prova.

Antigos militares reunidos em convívio este fim de semana em Elvas

Imagem de arquivo

Este fim de semana, dias 1 e 2 de junho, realiza-se em Elvas o quinto convívio de antigos militares que prestaram serviço na cidade e no extinto Regimento de Infantaria 8.

No ano passado, por esta ocasião, estiveram em Elvas cerca de 230 antigos militares de “toda a parte do país”. Desta feita, revela João Coré, um dos elementos da organização, são esperados também ex-militares oriundos de França. “Acho que é uma ocasião para recordar um ciclo da vida”, assegura.

O programa deste convívio inclui, amanhã, visitas ao Forte da Graça e ao Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires, almoço nos claustros do Museu Militar de Elvas, prova de vinhos e degustação de produtos regionais. Tanto amanhã, como no domingo, os interessados terão oportunidade de participar na atividade “Blindados a Rolar”, promovida pelo Museu Militar.

A organização deste convívio é da responsabilidade de João Coré e Carlos Cambóias, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e do Museu Militar.

Dia da Criança é também de solidariedade em São Vicente e Ventosa

Em São Vicente e Ventosa, este sábado, 1 de junho, Dia Mundial da Criança, será de solidariedade em prol de Manel Maria Cardoso, um menino de apenas quatro anos, que luta contra uma doença oncológica.

Com a organização de uma tourada à vara larga, de uma caminhada e de um passeio de bicicleta, um grupo de amigos da mãe de Manel, que é natural desta freguesia do concelho de Elvas, quis contribuir, desta forma, para esta causa.

O passeio de ciclismo, parte pelas 9 horas, na Rua de Elvas, enquanto a caminhada, com um percurso de seis quilómetros, começa meia hora mais tarde, no mesmo local. O custo da participação em cada uma destas iniciativas é de cinco euros. Devido à previsão de muito calor, o trajeto do passeio de bicicleta passou de 80 para 40 quilómetros.

Às 16h30, tem início a tourada à vara larga, na Praça de Touros de São Vicente, com gado cedido pela ganadaria Irmãos Serpa. As entradas custam três euros, sendo que no decorrer da garraiada será sorteado um cabaz de alimentos, com produtos doados por vários estabelecimentos da aldeia.

As verbas angariadas com este conjunto de inicativas “vão na totalidade para o Manel”, de acordo com a organização.

Para além da Associação Vicentina e da Ganadaria Irmãos Serpa, este evento solidário conta também com o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa e de outras entidades, a quem a organização agradece a colaboração.

Assembleia Municipal aprovou concessão do Patalino à SAD de “O Elvas”

A Assembleia Municipal de Elvas reúniu em sessão extraordinária, esta sexta-feira, 31 de maio,  no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo sido aprovada a concessão do Estádio de Futebol “Domingos Patalino” à SAD de “O Elvas” por um período de 30 anos, com a obrigação de investimento, em dois anos, de mais de um milhão de euros, e uma renda mensal de 1.150 euros.

Os deputados eleitos pelo CDS, através de Miguel Mendes, questionarem a duração do período de cedência e a necessidade de especificar melhor os investimentos.

Rondão Almeida recordou a situação de Évora, onde os campos são dos clubes, enquanto  em Elvas são municipais, com os custos de manutenção e funcionamento a recaírem sobre a autarquia. O autarca lembrou ainda que todas as benfeitorias ficam no estádio, mesmo no caso de alguma coisa correr mal no futuro com a SAD.

Colocada a votação, a proposta foi aceite com três abstenções. Após a votação, Miguel Mendes apresentou uma declaração com uma sugestão que, depois de discutida, acabou apenas por ficar como recomendação. Foi assim aprovada a concessão do Estádio de Futebol “Domingos Patalino” à SAD de “O Elvas”.

Também foi aprovado o outro ponto da agenda: a reabilitação de dez fogos na Estrada de Santa Rita, na vertente de empréstimo, tendo por base fundos dos PRR, apenas com um voto contra.

Mário Centeno dá aula de literacia financeira no MACE

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, deu esta sexta-feira, 31 de maio, numa das salas do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), uma aula de literacia financeira aos alunos da Secundária D. Sancho II.

O professor e também antigo ministro das Finanças, que diz ter sido “uma alegria” ter estado em Elvas, garante que tudo foi preparado de forma “aprimorada”: desde à receção pelos estudantes dos cursos profissionais de Turismo e de Restaurante e Bar da Secundária de Elvas, às perguntas “dificílimas” dos estudantes, no final da sessão.

Já o comendador António Cachola garante que esta sessão superou “completamente” as suas expectativas. “Gostei de ver como os alunos participaram nesta conversa, como fizeram as suas perguntas”, assegura o colecionador, que diz ter ficado muito feliz por esta aula aberta ter acontecido numa das sala de exposição do MACE.

Nesta sessão, estiveram também presentes a vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas, e a diretora do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, Fátima Pinto.

PSP e CPCJ promovem circuito de trânsito na Feira Escolar de Elvas

O campo de minigolfe do Jardim Municipal de Elvas dá esta sexta-feira, 31 de maio, lugar a circuito de trânsito, destinado aos mais novos, numa iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas e a PSP, no âmbito da Feira Escolar, que decorre até amanhã. A iniciativa está marcada para as 18h30.

Antes, pelas 18 horas, logo após a abertura da feira, no pavilhão dos Serviços Educativos do Município de Elvas, o escritor Joaquim Santos apresenta o livro “O Mistério do Ouro Branco”.

A programação deste penúltimo dia do evento, promovido pela Câmara Municipal, contempla ainda várias atuações de dança e teatro e uma sessão de cinema ao ar livre.

Conheça a programação completa:

18H00 – ABERTURA DA FEIRA

18H00 – Apresentação da obra “O mistério do ouro branco” com Joaquim Santos (Autores de Elvas), no pavilhão dos Serviços Educativos do Município de Elvas

18H15 – Grupo Educarte (AECS) da Escola Básica da Calçadinha

18H30 – Circuito de trânsito, promovido pela CPCJ de Elvas e PSP de Elvas, no campo de minigolfe do Jardim Municipal de Elvas

18H30 – Grupos de teatro infantil da Associação Juvenil ARKUS,  com as peças “Um sonho encantado” e “O desejo indesejável”

19H00 – Atuação com dança, poesia e teatro com o tema “Cantar e dançar pelas crianças do mundo” pelo MTA

19H30 – Grupo de dança “Spotlight” (alunos do Colégio Luso-Britânico)

19H50 – Atuação dos alunos de 1º ciclo do Agrupamento de Escolas N. º3, com o tema “Orquesta de Los Animales”

20H00 – Apresentação de coreografias pelos alunos do Agrupamento de Escolas N. º3, com as turmas do Curso Técnico Profissional de Desporto (10ºL, 11ºL e 12ºL), Grupo de Dança de Iniciação (1º e 2º ciclos da Escola Básica de Vila Boim) e Grupo de Dança Avançado (Escola Secundária D. Sancho II), em parceria com os alunos do Ginásio Sénior de Elvas

20H30 – Atuação da Academia de Dança de Elvas

21h00 – Sessão de cinema ao ar livre com apresentação do filme “Turuleca: A Grande Aventura”

Livro “O Avô Rui, o Senhor do Café” apresentado em Campo Maior

A obra literária “O Avô Rui, o Senhor do Café”, de Mariana Jones, com ilustrações de Joana Gancho, foi apresentada na passada quarta-feira, 29 de maio, no Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior.

Este livro, uma homenagem ao Comendador Rui Nabeiro, dá a conhecer o percurso, desde cedo, do fundador de uma das mais importantes marcas portuguesas, a Delta Cafés. Do avô, que foi pai e filho, que desde menino que queria levar a sua terra a todos os cantos do país e transformou a vida daqueles que se cruzaram com ele, deixando uma herança de empreendorismo, trabalho, dedicação e paixão por tudo aquilo que fazia.

Na apresentação, para além das autoras e de Carla Teixeira Pinheiro, das Publicações D. Quixote, estiveram presentes Helena Nabeiro e Ivan Nabeiro, administradores do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, bem como o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, e a vereadora São Silveirinha.

DECO esclarece sobre as mais-valias na venda de uma casa

As mais-valias correspondem ao lucro obtido com a venda de imóvel, por sua vez, o lucro resulta da diferença entre o preço de venda da casa e o preço pela qual foi comprada.

No caso de existirem despesas com o processo de venda ou de reabilitação e valorização do imóvel, este valor deve ser subtraído à conta anterior.

Tudo para saber sobre as mais-valias na venda de imóvel, para saber na edição desta semana na rubrica da Deco, com a jurista na Delegação Alentejo Ana Sofia Rosa, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Equipas de Pool de Elvas com duas vitórias e duas derrotas esta semana

Terminada mais uma jornada do Campeonato da Associação Nacional de Pool, as equipas do Centro Artístico Elvense (CAE)/Europa Pool alcançaram duas vitórias, tendo perdido outro dois jogos.

Na segunda-feira, 27 de maio, o CAE/Europa Pool 2 perdeu por 2-10, frente ao Estremoz Pool Arlequim. Na quarta-feira, dia 29, o CAE/Europa Pool 1 venceu o Clube SemEfeito (Évora) por 10-5, enquanto o CAE/Europa Pool 3 perdeu por 10-6 diante do Sporting Clube Campomaiorense B por 10-6.

Já ontem, 31 de maio, o CAE/Europa Pool 3 bateu o Team Gin (Estremoz), por 10-8.

No Grupo A da competição, relativa aos distritos de Évora e Portalegre, o CAE/Europa Pool 3 é terceiro classificado. Já no Grupo B, o CAE/Europa Pool 1 ocupa o segundo lugar, com os mesmos pontos do primeiro classificado, o Sporting Clube Campomaiorense A. O CAE/Europa Pool 2 encontra-se em sexto e último lugar.

Já foi inaugurado o novo Posto de Saúde de Degolados

A Extensão de Saúde do Centro de Saúde de Campo Maior, em Degolados, reabriu ao público, na passada quarta-feira, 29 de maio, com novas instalações, devidamente equipadas e climatizadas, que vão de encontro às necessidades dos utentes.

O espaço, localizado no antigo edifício do Centro de Dia e Lar de Degolados, irá estar ao dispor da população, melhorando desta forma o acesso dos degoladenses aos cuidados de saúde.

A cerimónia contou com a presença do presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, dos vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, de Anabela Carrilho, em representação da Assembleia Municipal, do executivo da Junta de Freguesia de Degolados, composto por João Cirilo, Olga Madeira e Bruno Marques, de Jorge Romudas, em representação da Junta de Freguesia de São João Baptista, da diretora clínica dos Cuidados de Saúde Hospitalares da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA), Vera Escoto, e da vogal executiva do Conselho de Administração da ULSAA, Ana Amélia Silva.

Dui MC estreia-se com banda esta sexta-feira na “Noite Jovem” de Borba

Dui MC, artista natural da freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Borba, faz a sua estreia com banda, na “Noite Jovem”, promovida pelo município de Borba, esta sexta-feira, 31 de maio.

O artista que recentemente lançou dois singles novos, “Ao Contrário” e “GYOKERES” apresenta um novo formato de concerto, que promete “deixar eufóricos todos aqueles que seguem o seu trabalho, numa noite dedicada aos mais jovens”.

A “Noite Jovem” insere-se na programação do Mês do Desporto e da Juventude de Borba, sendo que para além de Dui MC e a sua banda, atuam, esta sexta-feira, no Pavilhão de Eventos da cidade, a dupla Joana Perez e Soraia Carrega e ainda o DJ S-Silva.

Mário Aníbal “apadrinha” final do III Kids Athletics em Elvas

As melhores equipas de cada uma das escolas de primeiro ciclo do concelho de Elvas que, nos últimos dois meses, competiram no Kids Athletics, estiveram na manhã desta sexta-feira, 31 de maio, no Estádio Municipal de Atletismo, a disputar a grande final da prova, na presença do antigo atleta olímpico Mário Aníbal.

Ainda que o atletismo seja “a base” deste evento desportivo, o vereador Hermenegildo Rodrigues gostava que, no futuro, esta iniciativa se pudesse estender a outras modalidades, como o futebol e o andebol. O vereador revela ainda que a participar nesta final estão cerca de 500 alunos, por mais que, inicialmente, a autarquia contasse com mais de 800. “A Boa-Fé não pôde estar presente com todos os alunos, porque também têm hoje uma atividade na escola, mas para nós é um gosto enorme ver esta bancada, esta gritaria e alegria que os jovens transportam em tudo aquilo que fazem”, acrescenta.

Quanto à presença de Mário Aníbal, Hermenegildo Rodrigues, que o descreve como “o melhor atleta de todos os tempos” no que toca às provas combinadas em Portugal, diz ser um “grato prazer” poder-se contar com a sua participação nesta iniciativa, que vai na sua terceira edição.

Já Mário Aníbal revela-se “muito satisfeito” por perceber que a Câmara Municipal de Elvas e as escolas procuram, através desta competição, incentivar os mais novos à prática do atletismo. “O atletismo é aqui que começa: nas escolas. É da quantidade que se tira qualidade. E a quantidade está nas escolas”, assegura. O atletismo, defende ainda o antigo atleta, é “a base de todos os desportos”.

O Kids Athletics é uma iniciativa da Câmara Municipal de Elvas, com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas e dos alunos do Curso Profissional de Desporto da Secundária D. Sancho II. Para esta iniciativa são adaptadas as disciplinas do atletismo nas suas vertentes mais abrangentes, como lançamentos, saltos e corridas.

Feira do Livro no Centro Náutico de Avis até domingo

O Clube Náutico de Avis é palco de uma feira do livro, entre esta sexta-feira, 31 de maio, e domingo, 2 de junho, com muita animação e atrativos, para miúdos e graúdos.

Apresentação de obras, um festival de folclore, workshops, uma caminhada, um espetáculo de cantares e uma conversa sobre saúde mental são alguns dos ingredientes do evento, promovido anualmente pela Câmara Municipal, que tem sempre por objetivo a divulgação do livro e a promoção da leitura.

Tanto esta sexta-feira, como amanhã, sábado, e porque a 1 de junho é celebrado o Dia Mundial da Criança, revela a vice-presidente da Câmara de Avis, Inês Fonseca, haverá, entre outros, “insufláveis e ateliês” para os mais novos.

“Na sexta-feira, temos uma parte mais para adultos, com as Conversa sobre Saúde Mental, com Dulce Gonçalves; depois temos uma peça de teatro, aí sim, virado também para as crianças, baseado num texto de Afonso Cruz, ‘Paz Tras Paz’, pela Companhia Nacional de Espetáculo”, revela Inês Fonseca.

As comemorações do Dia da Criança prosseguem este sábado, num dia em que será apresentada a biografia de Maria Teresa Horta, por Teresa Reis. A programção deste dia termina com o Festival do Rancho Folclórico de Avis, que contará com a participação de “dois ou três ranchos” convidados.

No último dia da feira, a vice-presidente da Câmara destaca uma caminhada que parte do centro histórico de Avis em direção ao Centro Naútico; o workshop “Cinema de Bolso”, dinamizado por Tânia Clímaco; a apresentação do livro “Sem Rasto”, de José Bento Amaro e Luís Francisco; encerrando o evento com um espetáculo do Grupo de Cantares de Évora.

Campo Maior integrado nos Roteiros de Investimento do Alentejo e Ribatejo

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo iniciou, na passada quarta-feira, dia 29 de maio, em Campo Maior, os Roteiros de Investimento do Alentejo e Ribatejo, uma iniciativa inovadora, através da qual se propõe apoiar diretamente vários municípios na identificação, tratamento, avaliação e promoção de oportunidades de investimento para a criação de novo alojamento turístico.

Desta forma, o presidente da ERT, José Santos, foi recebido pelo presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, num encontro que decorreu no Posto de Turismo da Fonte Nova.

Na reunião, houve oportunidade de mostrar ao responsável pelo turismo do Alentejo a relação entre a oferta turística de Campo Maior e o crescente número de visitantes da vila, bem como o panorama atual no que concerne à disponibilidade de alojamento no concelho.

Através do trabalho agora iniciado, a ERT pretende produzir um conjunto de documentos que sirvam de base para um esforço no sentido de atrair novos investidores na área da hotelaria para a região.

Campo Maior, pelo seu potencial, é um dos cinco concelhos das regiões do Alentejo e Ribatejo que integra este projeto.

Câmara de Elvas distribui prendas por cerca de 1800 crianças

A Câmara Municipal de Elvas, para assinalar o Dia Mundial da Criança, entregou ao longo da passada quarta-feira, 29 de maio, as prendas a todas as crianças das creches, jardins de infância e escolas básicas do 1º Ciclo do concelho.

Foram cerca de 1800 prendas entregues pela vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas, e pela vereadora Vitória Branco. Às crianças foi oferecido um jogo didático e um postal comemorativo da data, como forma de lembrar aos mais pequenos a importância desta data.

A entrega simbólica foi feita em todos os estabelecimentos de ensino até ao 1º Ciclo, quer do público quer do privado.

Borba angaria fundos para Bombeiros com exposição no Celeiro da Cultura

Em Dia Mundial da Criança, Daniel Matos inaugura este sábado, 1 de junho, no Celeiro da Cultura de Borba, a exposição “Bombeiros e Vila Playmobil, o seu dia a dia”.

A mostra, destinada a todas as idades, inclui peças Playmobil que ilustram o quotidiano dos Bombeiros, sendo que, até 28 de junho, decorrerá uma angariação de fundos junto à exposição, em prol dos soldados da paz de Borba.

No Celeiro da Cultura, estará também, a partir deste sábado, patente a Exposição Direitos das Crianças e Jovens, organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Borba.

Aquele espaço municipal, lembra a vereadora Sofia Dias, tem vindo a receber, todos os meses, diversas exposições, sendo, desta feita, promovidas no âmbito do Mês da Juventude e Desporto.

A inauguração da exposição está marcada, amanhã, para as 17h30, sendo que, no momento da abertura, haverão diversas atividades, como pinturas faciais e modelagem de balões pela oficina da criança, bem como oferta pipocas e algodão doce.

Crianças de Campo Maior celebram o seu dia no Jardim Municipal

O Jardim Municipal de Campo Maior vai ser palco, este sábado, 1 de junho, de um conjunto de atividades, alusivas à celebração do Dia Mundial da Criança.

O evento, promovido pela Câmara Municipal, contará com três atividades: a “Hora da Brincadeira”, a ter lugar entre as 10 e 13 horas e entre as 15 e 17 horas; a “Hora do Espetáculo”, com a apresentação de “A Turma da Fantasia”, das 17 às 18 horas; e o “Mercado Cá da Terra”, com a participação de cerca de 30 artesãs, a decorrer entre as 15 e as 18 horas.

“Vai ser um dia de muita alegria e de muita animação”, garante a vereadora São Silveirinha, que não querendo levantar muito a ponta do véu sobre as atividades, diz não ter dúvidas de que será propício, e tendo em conta o calor que já se faz sentir, que as  famílias levem as suas crianças até ao jardim, para estas comemorações.

De entrada livre, o evento é aberto ao público em geral, e destinado, sobretudo, às crianças do concelho de Campo Maior.

Assembleia Municipal de Elvas em sessão extraordinária esta sexta-feira

A Assembleia Municipal de Elvas reúne, em sessão extraordinária, esta sexta-feira, dia 31 de maio, pelas 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A sessão tem a seguinte ordem de trabalhos:
1 – Reabilitação de 10 fogos na Estrada de Sta. Rita – Vertente Empréstimo – PRR;
2 – Concessão do Estádio de Futebol “Domingos Patalino”.

Junta da Expectação promove rastreio gratuito na CURPI de Campo Maior

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação promove esta sexta-feira, 31 de maio, um rastreio gratuito à população, nas instalações da CURPI de Campo Maior.

“Iremos controlar níveis de glicemia, colesterol e tensão arterial”, informa o presidente da junta, Hugo Milton.

O rastreio decorre entre as 9 as 13 horas.

Mário Centeno conversa com jovens sobre literacia financeira no MACE

Mário Centeno, o governador do Banco de Portugal, vai estar no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), esta sexta-feira, 31 de maio, a partir das 9h30, num encontro com alunos da Escola Secundária D. Sancho II, para falar aos estudantes sobre literacia financeira.

O antigo ministro das Finanças vem a Elvas a convite do comendador António Cachola, que explica que esta conversa, que resulta de uma “organização conjunta do MACE e da Escola Secundária de Elvas” serve, sobretudo, para sensibilizar os jovens para a importância dos conhecimentos da ciência económica, “fundamentais para a nossa vida do dia a dia”.

“O professor Mário Centeno vai falar de questões como as taxas de juro e a inflação e não é por acaso que vamos fazer esta conversa no museu”, explica o colecionador. Para além da importância da literacia financeira, no quotidiano, diz António Cachola, também “é muito importante que tenhamos ligação à questão das humanidades, às artes e à cultura. Portanto, vai ser simbólico. Vamos vir ao museu e é no museu que essa conversa vai ter lugar”, remata.