André Ventura: “vim a Elvas porque há relatos de agressões nas escolas”

O líder do partido Chega, André Ventura, esteve em Elvas, no âmbito da campanha para as eleições europeias, no Jardim Municipal, onde decorre a Feira Escolar.

Ventura disse porque veio a Elvas: “porque temos relatos graves de agressões em Elvas, cometidos por membros da comunidade cigana e sobretudo nas escolas. Portalegre tornou-se o distrito onde os crimes contra jovens, em ambiente escolar, mais elevado está, o que é caricato, sendo o distrito que é e com a população que tem. Nós não nos cansaremos de dizer que esta lógica do politicamente correto em relação a imigrantes e à etnia cigana tem que acabar em Portugal. As pessoas estão fartas aqui em Elvas de tentar que a sua voz seja ouvida porque a maior parte da comunicação social não passa. Espero que hoje passe e nós cá estaremos para assumir. Temos um problema com etnia cigana, temos que o resolver a bem ou mal. Entre outras coisas é por isso que estou em Elvas”.

Com alguma dezenas de apoiantes a acompanhar a arruada pelo Jardim Municipal, André Ventura tirou selfies, fotografias e comprou rifas na barraca da Liga Contra o Cancro.

À Rádio ELVAS, em exclusivo, o líder do Chega, relativamente às próximas autárquicas, disse que o partido tem de “aproveitar algum do descontentamento que há e a falta de soluções para o concelho”.

O partido de André Ventura venceu as últimas legislativas, no concelho de Elvas, conseguindo 36,5% dos votos num concelho tradicionalmente socialista. O PS ficou em segundo.

Veja a vídeo reportagem:

 

“O Reino do Planeta dos Macacos” esta sexta-feira à noite em Elvas

“O Reino do Planeta dos Macacos” é o filme em exibição, na noite desta sexta-feira, 31 de maio, no Auditório São Mateus, em Elvas.

O filme, para maiores de 12 anos, tem início às 21h30. Os bilhetes podem ser adquiridos em ticketline.pt ou meia hora antes da sessão na bilheteira do Auditório São Mateus.

Sinopse do filme: “No futuro, várias gerações após o reinado de César, onde os macacos são a espécie dominante que vive harmoniosamente e os humanos foram reduzidos a viver nas sombras. À medida que um novo líder primata tirano constrói o seu império, um jovem macaco inicia uma jornada angustiante que o levará a questionar tudo o que sabe sobre o passado”.

Dia Mundial do Ambiente celebrado em Vila Viçosa a 5 de junho

O Município de Vila Viçosa vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente, no próximo dia 5 de junho, com um conjunto de atividades alusivas às diferentes temáticas ambientais (resíduos, água, mobilidade sustentável, biodiversidade, entre outros).

O programa inclui uma caminhada, às 10 horas; uma visita ao Ecocentro, às 11 horas; um “PIC-NIC Verde”, ao meio-dia; e uma ação de sensibilização, às 14 horas.

O objetivo da autarquia é “sensibilizar a comunidade para a importância da preservação ambiental, através da adoção de uma atitude cívica mais sustentável, responsável e interveniente, com vista a uma melhor qualidade de vida”.

Estremoz celebra Dia Mundial da Criança com várias atividades no sábado

A festa do Dia Mundial da Criança, em Estremoz, faz-se este sábado, 1 de junho, durante toda a manhã, no Parque da Porta de Santa Catarina.

Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal e a União das Freguesias de Estremoz, entre as 10 horas e o meio-dia, para além da inauguração de um mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril, haverá gincana sobre rodas e muitas outras atividades, como insufláveis, pinturas faciais e Capoeira.

“Não percas estes festejos preparados especialmente para ti”, diz o Município de Estremoz nas redes sociais.

Livro “Diniz: Caçador de Sonhos” apresentado na Feira Escolar de Elvas

A Feira Escolar abre portas, esta quinta-feira, 30 de maio, no Jardim Municipal de Elvas, pelas 18 horas, com a apresentação da obra “Diniz: Caçador de Sonhos”, com as autoras Claudina Soeiro de Brito e Marta Sequeira, no pavilhão dos Serviços Educativos do Município de Elvas.

Para as 18h30, está previsto o workshop “Aprender a Reanimar”, destinado a alunos do pré-escolar, com organização do Serviço Municipal de Proteção Civil e dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

Segue-se, às 19 horas, uma demonstração de coreografia, pelos alunos do pré-escolar e do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Associação de Assistência de Vila Boim, e às 19h30, uma apresentação da AlenTuna da Escola Superior de Biociências de Elvas.

A programação deste segundo dia da feira, que se realiza até sábado, culmina às 21 horas com a apresentação de um espetáculo musical infantil do professor Idalécio.

Marvão acolhe 2ª edição do Erasmus Campus em setembro

Marvão é, pelo segundo ano consecutivo, a localidade escolhida pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, para a realização da iniciativa “Erasmus Campus”, que irá decorrer entre 5 e 8 de setembro.

Este ano, o Erasmus Campus é dedicado à temática do Ambiente e Combate às Alterações Climáticas.

Os jovens, com idades compreendidas entre os 16 e 26 anos, que se queiram inscrever podem fazê-lo até dia 7 de junho, sendo que as vagas são limitadas a 30 pessoas.

Tudo para saber sobre a 2ª edição do Erasmus Campus, no programa desta semana “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

“Tudo a postos” para a III Feira de Inspiração Renascentista de Vila Viçosa

Mercadores, artesãos, espetáculos de fogo, torneio a cavalo e gastronomia são os principais atrativos de mais uma Feira de Inspiração Renascentista, que promete fazer Vila Viçosa recuar no tempo, entre amanhã, sexta-feira, 31 de maio, e domingo, dia 2 de junho.

Proporcionar a todos uma viagem até ao período do Renascimento, diz o vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa, é o grande objetivo da iniciativa, que terá como palco principal o recinto do castelo. Tiago Salgueiro garante que está “tudo a postos” para o arranque desta terceira edição do evento.

“Vamos ter um conjunto de atividades bastante interessante, dinamizando o castelo e o Paço. Vamos ter um vasto conjunto de representações teatrais e também torneios a cavalo. A ideia é que possamos todos fazer uma viagem até ao Renascimento, o período mais fulgurante de Vila Viçosa”, assegura o autarca.

Com evento, que a autarquia procura que apresente o “máximo rigor histórico”, pretende-se “dar a conhecer como era a vida em Vila Viçosa nesse período”. Por outro lado, o Município de Vila Viçosa “valoriza”, nesta feira, a parceria com a Fundação Casa de Bragança, dado que “todos os espaços culturais e os monumentos são realmente muito apelativos e o cenário ideal para este tipo de atividades”.

O recinto da Feira de Inspiração Renascentista conta com bancas de artesanato, tascas e tabernas, havendo também espaço para apresentação de diversos ofícios ao vivo. A inauguração está marcada, esta sexta-feira, para as 18 horas, no castelo.

No decorrer do evento, não vão faltar, entre outras atividades, música, dança, acrobacias e poesia trovadoresca, sendo que os tradicionais cortejos históricos estão marcados para sábado, às 18 horas, e domingo, às 17 horas.

PSD Elvas contra a cobrança de IMI pelo Município de Elvas

O PSD Elvas enviou à nossa redação um comunicado contra a cobrança de IMI pelo Município de Elvas:

“Foi com o governo socialista de António Costa, que se decidiu que a partir de 2023 se terminava com a isenção de IMI dos imóveis sediados nos centros históricos, passando para a alçada dos municípios a decisão de isentar, ou não, esses mesmos imóveis. 

Ora a classificação de Património da Humanidade acarreta, para os proprietários dos imóveis, aí inseridos, várias restrições regulamentares, com o objetivo de preservar as características singulares que permitiram, em primeira análise, a sua classificação como tal. 

A isenção de IMI tem como objetivo, não só incentivar o povoamento dos centros históricos, como também, objetar o abandono dos mesmos, e compensar os proprietários desses imóveis de todas as restrições e custos que acarretam a vida numa zona com edificações antigas e pouco adaptadas às exigências de uma vida moderna, quer seja a nível habitacional, quer seja a nível do comércio local. Além de visar o desenvolvimento urbano do ponto de vista do desenvolvimento económico cultural e turístico! 

Surpreende-nos, agora, mais uma vez, o Presidente da Câmara de Elvas, ao dizer que desconhece que é da sua competência a capacidade de devolver a isenção aos imóveis dos centros históricos, confirmando, ainda, a taxa máxima de IMI de 0,40% para todos os imóveis sediados no município de Elvas, e colocando a “cereja no cimo do bolo” com a promessa eleitoral, de baixar o IMI no próximo ano, claro está, que é ano de eleições e que, mais uma vez, em vez de estar preocupado com a progressão do município, está mais atento os votos que lhe podem, eventualmente, trazer no resultado eleitoral! 

Uma verdadeira medida ao nível do alcatrão, jantares e bailaricos!”

Este é o comunicado da Concelhia de Elvas do PSD

Três noites de largadas e concurso de ganadarias em Barbacena

As noites no Largo do Castelo, em Barbacena, entre esta quinta-feira, 30 de maio, e sábado, 1 de junho, vão ser de largadas de touros, numa iniciativa da Comissão de Festas da Associação Barbaris BTT Team.

Sempre com início às 21h30, estas largadas serão também mote para um concurso de ganadarias, segundo revela José César, da organização. “No ano passado, já correu bem, tivemos muita adesão. Fizemos duas largadas e este ano quisemos fazer mais uma e um concurso de ganadarias, que sempre é mais chamativo”, explica. As largadas contam com gado das ganadarias Pedro Tinoco, esta noite; João Rosa, amanhã; e Irmãos Serpa, no sábado.

“Esperamos contar com muita gente e que o tempo nos ajude”, acrescenta José César, dando conta que tanto esta sexta-feira, como no sábado, haverá after party, com animação de Djs.

Parte dos lucros angariados com o evento, revela ainda o responsável, reverte em prol dos Bombeiros Voluntários de Elvas. “Eles têm-nos vindo sempre a ajudar em tudo o que fazemos e é uma maneira de nós agradecermos”, explica.

No recinto, haverá também serviço de bar, onde para além das bebidas, não vão faltar “bifanas, hambúrgueres e cachorros”.

Homem de 21 anos detido por violência doméstica em Campo Maior

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Núcleo Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve um homem de 21 anos, por violência doméstica, no concelho de Campo Maior, na passada segunda-feira, 27 de maio.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, adianta a GNR em comunicado, os militares da Guarda apuraram que o agressor exercia violência psicológica e física contra a vítima, sua companheira de 17 anos. Após diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção que culminou com a detenção do agressor.

O detido foi presente no Tribunal Judicial de Elvas na terça-feira, dia 28 de maio, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de afastamento e não permanência na residência da vítima, casa de morada de família ou da morada onde a ofendida venha a residir, proibição de contactar com a vítima, por qualquer meio, físico ou telemático, bem como a proibição de permanecer ou frequentar as imediações da sua residência, local de trabalho ou onde a mesma se encontre em atividades lúdicas, num raio inferior a 600 metros, controlado por pulseira eletrónica, e apresentações periódicas semanais no posto policial da sua área de residência, sujeição a tratamento da situação de dependência de consumo de produtos estupefacientes, em instituição ou regime ambulatório, com a periodicidade e duração que for considerada necessária à garantia da eficácia do tratamento.

A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.

A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da Violência Doméstica e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, participe:

Programa PAS continua a apoiar comércio e instituições de Campo Maior

O Programa de Apoio Social (PAS), promovido pela Junta de Freguesia da Expectação, em Campo Maior, tem vindo, ao longo dos anos a apoiar o comércio e as instituições locais.

Esta é uma iniciativa que “não pára, nem pode parar”, garante Hugo Milton, presidente da junta, adiantando que “mediante um orçamento já definido se pretende ajudar o comércio local, localizado na freguesia”.

No total são apoiados “cerca de 20 estabelecimentos do comércio local, com a aquisição de bens de primeira necessidade, em duas lojas por mês, que são posteriormente entregues a instituições como a CURPI, os Bombeiros Voluntários, a Santa Casa da Misericórdia e também Loja Social”.

De recordar que o Programa de Apoio Social resulta de uma cooperação entre as três juntas de freguesia do concelho de Campo Maior, com o objetivo de contribuir com diversos tipos de bens para instituições de cariz social.

McDonald’s vai abrir em Elvas

A cadeia McDonald’s vai ter um restaurante em Elvas.

O projeto de arquitetura deu entrada esta semana na Câmara Municipal de Elvas, confirmou o presidente Rondão Almeida, à Rádio ELVAS. “O projeto foi entregue anteontem na Câmara, um projeto que vem sendo tratado há seis meses: primeiro para encontrar o local, depois com o estudo de viabilidade económica por parte da empresa. Agora já deu entrada o projeto completo, de arquitetura, com todas as suas especialidades, e vai ficar localizado encostado ao PagaPouco, quem vem de Badajoz para Elvas, do lado direito. A fazer fé nos investidores será inaugurado em setembro deste ano”, avança o autarca.

O restaurante será instalado na Avenida do Dia de Portugal, no sentido Badajoz-Elvas, entre o edifício azul e o antigo PagaPouco.

Cerca de 800 crianças na final do Kids Athletics esta sexta-feira no Estádio de Atletismo

A fase final da terceira edição do Kids Athletics tem lugar amanhã, sexta-feira, 31 de maio, durante a manhã, no Estádio Municipal de Atletismo, depois de ter decorrido em todas as escolas do concelho.

No total serão “800 as crianças presentes”, nesta fase final, revela o vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, adiantando que “o propósito é que os mais novos tenham um primeiro contacto com o atletismo. Neste dia, as crianças “irão passar por todos os setores do atletismo, desde corridas, saltos, entre outros”.

Nesta final, diz ainda o vereador, “a Federação Portuguesa de Atletismo associa-se à iniciativa e já garantiu a presença de um atleta da modalidade, de renome nacional”, esperando que, amanhã, “esta garantia se concretize e que este possa ser um dia de festa e, acima de tudo, um grande evento ligado ao atletismo”.

Para Hermenegildo Rodrigues, a presença deste atleta assume-se como “uma mais-valia para os mais novos”, e refere que será “gratificante não só para eles, mas também para a iniciativa em si”.