Seminário “Escola, Família, (Re)Conciliação e Poder Local” esta terça-feira em Estremoz

O Município de Estremoz, o Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central e o Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências promovem, esta terça-feira, 28 de maio, o Seminário “Escola, Família, (Re)Conciliação e Poder Local – A Criança em foco!”, no Teatro Bernardim Ribeiro.

O evento, que decorre entre as 9h30 e as 13 horas, conta com as participações de Paulo Guerra, juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra; Pedro Strech, psiquiatra da Infância e Adolescência; e Carlos Miguel, advogado.

Com este seminário, revela a Câmara Municipal, procura-se “celebrar o primeiro aniversário do Plano de Intervenção Municipal em Prevenção de Estremoz; refletir sobre os desafios da articulação entre Escola, Família e Poder local; discutir sobre os riscos que envolvem os processos educativos, promoção e proteção das crianças e jovens em tempos de descentralização de competências; e identificar novas formas de atuação no setor da educação e promoção do bem-estar comunitário”.

Mariza e Raquel Tavares no Festival de Flamenco e Fado de Badajoz

Mariza e Raquel Tavares são as artistas portuguesas que integram o cartaz da 15ª edição do Festival de Flamenco e Fado de Badajoz, a ter lugar, entre 2 e 6 de julho, em dois locais: o terraço do Teatro Lopez de Ayala e o Auditório Ricardo Carapeto.

Participam ainda neste festival a bailarina Sara Baras, Celia Ramos, Andrés Barrios e a Orquestra da Extremadura, que irá prestar uma homenagem a Porrina de Badajoz, no centenário do seu nascimento.

O festival, que já foi apresentado no Museu do Fado, em Lisboa, é dado a conhecer esta segunda-feira, 27 de maio, em Badajoz. Os bilhetes já se encontram à venda.

Quatro feridos em fuga de amoníaco em fábrica de Avis

Uma fuga de amoníaco, numa fábrica de produtos hortícolas, em Avis, fez esta segunda-feira, 27 de maio, quatro feridos.

Os feridos, todos considerados ligeiros, são três funcionários da fábrica e um bombeiro: dois foram assistidos no local e os outros dois foram, mais tarde, transportados ao hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.

O alerta para esta ocorrência foi dado por volta das 10h20, sendo que, de acordo com as autoridades, ao meio-dia, a fuga de amoníaco já estava controlada.

Estiveram envolvidos nas operações de socorro cerca de 40 operacionais, entre Bombeiros de Avis, Alter do Chão, Ponte de Sor e Sousel, para além da GNR, apoiados por um total de 16 viaturas.

Câmara de Elvas contrata mais nove funcionárias para as escolas

Mais nove funcionárias assinaram, na manhã desta segunda-feira, 27 de maio, contrato por tempo indeterminado com a Câmara Municipal de Elvas. Estas funcionárias vão ser colocadas nos três agrupamentos de escolas do concelho.

Tendo em conta as necessidades dos estabelecimentos de ensino básico, e tendo como objetivo, como adiantou o presidente da autarquia, Rondão Almeida, “dar estabilidade profissional a estas pessoas”, estas assistentes operacionais juntam-se àqueles que recentemente foram colocados nas escolas.

No total entraram para os quadros do Município de Elvas mais de meia centena de colaboradores, nos últimos meses, para colmatar as lacunas que persistiam, cumprindo assim, também, o rácio estabelecido pela DGESTE.

“O Elvas” lança caderneta de cromos

Já se encontra disponível, para pré-encomenda, a caderneta de cromos de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, referente à época desportiva 2023-2024.

As pré-encomendas da caderneta, que inclui todas as camadas da formação, para além do plantel sénior, que esteve a disputar a Série D do Campeonato de Portugal, podem ser feitas na sede do clube e nas papelarias Cidade Nova e Juanito.

Tiago Sena vence prova do Campeonato Nacional de Enduro em Pataias

Tiago Sena, piloto de moto de Campo Maior, venceu este domingo, 26 de maio, em Pataias, no concelho de Alcobaça, uma das provas do Campeonato Nacional de Enduro.

O piloto de Campo Maior venceu a prova na classe “Verdes 1”, ficando em segundo lugar na classificação geral de “Verdes”.

No somatório do campeonato, Tiago Sena segue em segundo lugar, tanto em “Verdes 1”, como em “Verdes Geral”.

Procissão das Velas esta segunda-feira no Vedor

Uma Procissão das Velas, organizada pela Paróquia da Boa-Fé, tem lugar esta segunda-feira, dia 27 de maio, no Vedor.

Com início às 21 horas, a procissão tem concentração marcada na entrada da povoação, terminando no nicho de Nossa Senhora de Fátima.

Projetos do Programa “Ambiente para Adaptação Climática” debatidos na CCDRA

A Secretaria-Geral do Ambiente promoveu, no passado dia 23 de maio, no auditório da CCDR Alentejo, um fórum de discussão sobre Adaptação Climática, no âmbito do “Outcome 3 – Aumento da resiliência e capacidade de resposta às alterações climáticas em áreas específicas”.

Carmen Carvalheira, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo; Marco Rebelo, secretário-geral do Ambiente; e Gerd Pettersen, da Embaixada da Noruega em Portugal, estiveram presentes na sessão de abertura deste seminário.

No decorrer dos trabalhos foi abordada a presente situação das medidas de adaptação climática enquadradas num contexto de ação global, nomeadamente ações concretas que reduzam o risco dos impactos das alterações climáticas.

Foi ainda analisada a adaptação a nível local e uma visão integrada do território que tornam necessária a ligação entre o planeamento territorial e os planos de adaptação às alterações climáticas.

No seminário foi reforçada a ideia que deverá existir um esforço para passar do planeamento à ação, o que passa pela divulgação do contributo do Programa Ambiente para a Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal e pela discussão dos resultados dos projetos financiados.

Recorde-se que o seminário de Évora vem na sequência de outros dois já realizados a 5 de outubro de 2022 e a 28 de novembro de 2023, com os temas “Adaptação: da teoria à prática” e “Adaptação: Governança e Impacto”, respetivamente.

Banco Alimentar recolhe mais de 31 toneladas de alimentos no distrito de Évora

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu, durante o fim de semana, 31,8 toneladas de alimentos, em onze localidades do distrito de Évora.

“Atendendo às necessidades”, o Banco Alimentar de Évora apela “à continuação das doações até ao próximo dia 2 de junho”, através da Campanha Vale, nos supermercados aderentes, ou através de doações online (aqui).

“Um agradecimento aos nossos voluntários em todo o distrito, aos media regionais e às empresas transportadoras Torrestir, Santos e Vale e Hertz, que colaboraram no transporte dos alimentos, bem como a restaurantes, hotéis e algumas agroindústrias que doaram alimentos para consumo dos voluntários que trabalharam arduamente no armazém durante todo o fim de semana”, diz a direção do Banco Alimentar Contra a Fome de Évora em nota de imprensa.

Maestro Filipe Cunha vai dirigir Banda Municipal de Badajoz

O maestro português Filipe Cunha, de Braga, vai dirigir a Banda Municipal de Badajoz, num concerto que está agendado para a próxima quarta-feira, 29 de maio, no jardim do Paseo San Francisco, em Badajoz.

O diretor artístico da Orquestra Filarmónica de Braga, que já dirigiu várias orquestras e bandas em Espanha, irá dirigir o concerto “Fantasias y Zarzuellas”, em que serão apresentadas obras de compositores portugueses e espanhóis.

O concerto, que está marcado para as 20 horas (21 horas em Portugal), está inserido no programa “Toca la Banda”, através do qual a Banda Municipal de Badajoz promove vários concertos solidários, em prol de instituições locais.

Alunos da Escola de Alcáçova foram “Guardiões do Castelo” de Elvas

O projeto-piloto “Guardiões do Castelo”, direcionado a alunos de 1º ciclo e dinamizado pelo Serviço Educativo do Castelo de Elvas, teve neste ano letivo como participantes as crianças da Escola de Alcáçova.

O projeto, desenvolvido para a comunidade escolar, “visa criar noções de sensibilização ao conhecimento, valorização e preservação do património militar da Cidade-Quartel de Elvas”, revela a Câmara Municipal.

Pretende-se também, com este projeto, “valorizar e divulgar o Património Cultural de Elvas; despertar o interesse das novas gerações para a preservação do património cultural da Cidade-Quartel, tornando-os “Guardiões do Castelo”, assim como dar a conhecer o Património Militar de Elvas, destacando o seu Castelo; incutir conceitos de preservação, valorização e divulgação do património militar de Elvas; e possibilitar aos alunos a aprendizagem de alguns conceitos, criando atividades centradas no Castelo”.

O projeto para este ano letivo “termina com um balanço positivo, pela adesão dos alunos e com a certeza que ficaram mais ricos com o conhecimento partilhado”.

Projeto de Central hidroelétrica espanhola em consulta púbica em Portugal

Está em consulta pública em Portugal, no site Participa, da Agência Portuguesa do Ambiente, o Projeto de Bombagem de Oriol II, que se irá localizar no município de Alcántara, província de Cáceres, e que aproveitará as albufeiras existentes de Alcántara II e Cedillo.

A Agência Portuguesa do Ambiente tomou conhecimento do projeto devido à possibilidade de provocar efeitos ambientais significativos em Portugal, de acordo com o “Protocolo de atuação entre o Governo da República Portuguesa e o Governo do Reino de Espanha sobre a aplicação às avaliações ambientais de planos, programas e projetos com efeitos transfronteiriços”.

A Quercus pretende que seja prestada a devida informação às populações ribeirinhas, sobre os previsíveis impactos que ambos os projetos aportam sobre o rio Tejo em Portugal e que sejam definidos cientificamente os caudais ecológicos a integrar nos Planos de Gestão da Região Hidrográfica do Tejo

Tudo para saber sobre este tema no programa “Ambiente em FM”, desta semana, com José Janela da Quercus, para ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Wet Bed Gang, Van Zee, Rui Veloso, Buba Espinho e Calema na Feira Franca de Avis

A Câmara Municipal de Avis já divulgou o cartaz de espetáculos da edição deste ano da Feira Franca, a ter lugar de 26 a 28 de julho, com entradas gratuitas.

No primeiro dia do evento, sexta-feira, dia 26, atuam Wet Bed Gang, Karetus, Lon3r Johny, Van Zee, Harold e DJ Peat.

Rui Veloso, Buba Espinho, Deejay Telio, MT80, Kratus e DJ Joseph são os artistas que sobem ao palco no sábado, dia 27.

A feira encerra, no domingo, dia 28, com as atuações de Calema, Zé Pedro Sousa e DJ André Gaspar.

Natação: CEN alcança sete pódios no Meeting de Portalegre

O Clube Elvense de Natação (CEN) esteve presente no Meeting de Portalegre em piscina curta (25m), no passado sábado, 25 de maio, com 29 atletas, tendo alcançado sete medalhas.

Ana Sofia Caldes foi primeira classificada nos 100m bruços e nos 100m mariposa, em Absolutos, enquanto Diogo Munhão, também em Absolutos, foi terceiro nos 100m mariposa e 100m livres.

Duarte Carreira alcançou o primeiro lugar nos 100m mariposa, no escalão Infantil B. Já Martim Piçarra foi primeiro nos 100m bruços, em Infantis A.

Ana Caldes, Inês Trindade, João Sanguinho e Diogo Munhão conquistaram ainda o primeiro lugar na estafeta 4 x 100 livres.

“Os mais novos alcançaram também excelentes resultados, conseguiram vários recordes pessoais e conseguiram mostrar a progressão que vão realizando nos treinos”, revela o CEN em nota de imprensa.

Em representação do CEN, participaram na prova Ana Sofia Caldes, Stefania Chitic, Inês Trindade, Filipa Gervásio, Joana Brazão, Rita Caldeira, Irene Castro, Carmem Chagas, Iara Rodrigues, Daniela Sarrato, Diogo Munhão, Tiago Costa, João Sanguinho, Manuel Sanguinho, João Piçarra e Duarte Carreiras, Santiago Belchior, Francisco Cabaceira, Diego Castro, Gonçalo Costa, Gonçalo Coutinho, Duarte Gonçalves, Pedro Gonçalves, Gonçalo Mimoso, Duarte Monraia, Duarte Munhão, Santiago Piçarra Diego Reis e Vicente Santos.

Banco Alimentar recolhe 6.280 quilos de alimentos em Elvas e Campo Maior

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu, este fim de semana, entre os supermercados de Elvas e Campo Maior, mais de seis mil quilos de alimentos.

“Entre Elvas e Campo Maior, foram recolhidos 6.280 quilos de bens alimentares, durante o fim de semana, na campanha saco. Destes 6.280, 1.760 quilos são de Campo Maior”, revela a responsável pela delegação de Elvas e de Campo Maior do Banco Alimentar, Graça Mocinha. Nas superfícies comerciais de Elvas, foram recolhidos 4.520 quilos.

Ainda que valores sejam superiores face à campanha do ano passado, em que foram recolhidos 5.700 quilos de alimentos, o que demonstra que a população “continua a ser solidária”, explica Graça Mocinha, contudo, “as pessoas já podem é dar aqueles bens que são mais dispendiosos”. Há um “grande aumento” da oferta de produtos mais baratos, como as massas, contrastando com “azeite, óleo e cereais”.

Apesar da campanha saco ter terminado ontem, até ao próximo domingo, 2 de junho, é ainda possível continuar a contribuir, através da chamada “ajuda vale”, em que o cliente informa na caixa do supermercado os produtos e as quantidades a doar, cabendo depois à superfície comercial fazê-los chegar ao Banco Alimentar.

Borba eterniza gentes e locais com 12 novos postais sonoros

Uma equipa do projeto “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria” esteve, na semana passada, em vários locais de Borba, para gravar e produzir 12 novos postais sonoros, que dão destaque às paisagens do concelho, mas também aos artistas da terra.

“Eternizar as gentes” de Borba, para “que deixem as suas marcas”, bem como “tudo aquilo de bom” que o concelho tem, explica a vereadora na Câmara Municipal, Sofia Dias, é o principal objetivo deste projeto, que, terminada esta sua segunda edição, resulta num total de 24 postais.

“Já temos uma coleção de 12 postais e vamos ficar, assim que acabar esta segunda edição, com 24, mas não queremos ficar por aqui, porque ainda temos muito mais para mostrar”, garante Sofia Dias. “Pretendemos não só fotografar e gravar os nossos principais locais, mas eternizar os nossos poetas, os nossos fadistas, a nossa banda, a nossa cultura popular, o nosso folclore, o que é ótimo para eles”, acrescenta.

Têm sido várias as pessoas mais velhas que têm colaborado com o projeto, porque se não for assim, garante Sofia Dias, corre-se “o risco de não deixarem cá marcas, nem para as suas famílias, nem para o concelho”.

Até final do ano, a intenção é que possa ser lançada a terceira edição desta iniciativa.

Na parte da frente, estes postais vão conter uma imagem de uma paisagem ou lugar de Borba, e no verso um QR Code, que, quando acionado com o telemóvel, abre o vídeo do artista borbense gravado nesse mesmo local.

Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril a ser ultimado em Estremoz

Um mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril está a ser pintado, na Rua de São João de Deus, nas traseiras do Centro de Saúde de Estremoz.

Da autoria do artista David Alves, este mural, revela o presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, insere-se “no programa de comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, estando prevista a sua inauguração, no Dia da Criança, 1 de junho, para que aos mais novos e as famílias possam apreciar esta obra de arte”.

De recordar que também outras localidades da zona dos mármores, como Borba, têm murais alusivos às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Gipsy Kings recordam os seus maiores êxitos em concerto em Elvas

O Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, recebeu na noite do passado sábado, 25 de maio, o primeiro de três concertos que os Gipsy Kings dão em Portugal.

“Bamboléo” e “ Volare”, dois dos maiores sucessos da banda, que tem na cultura cigana as suas raízes, fizeram parte do alinhamento do espetáculo, que durou cerca de hora e meia.

Depois de Elvas, os Gipsy Kings atuaram ontem, domingo, no Coliseu de Lisboa. Segue-se o Casino Estoril, esta segunda-feira, dia 27.

 

Arkus volta a promover noite de fados

A associação juvenil Arkus promoveu, na passada sexta-feira, 24 de maio, na sua sede, mais uma noite de fados.

Foram cerca de 35 pessoas que participaram no evento, que contou com as atuações dos fadistas Rute Sousa, Carlos Arvanas e Francisco Rijo, acompanhados por Paulo Cachinho e Joaquim Ferreira.

“Foi uma noite memorável com um jantar delicioso. A ARKUS agradece a todos os presentes”, diz a associação juvenil em nota de imprensa.

CEN na última jornada do Circuito Mini Estrelas de Basket em Reguengos

Os atletas mais jovens de basquetebol do Clube Elvense de Natação (CEN) participaram este sábado, 25 de maio, na última jornada do Circuito Mini Estrelas, promovido pela Associação de Basquetebol do Alentejo.

Esta última jornada teve lugar em Reguengos de Monsaraz, tendo participado, para além do CEN e a equipa da casa, a Associação Juvenil de Estremoz (AJES) e o Silveras Basquet.

“Foi uma manhã bem passada com muito desportivismo de todos, onde o que importou foi o convívio, como sempre”, diz o CEN em nota de imprensa.

“Obrigado aos pais, que sempre que foi necessário deram o seu apoio, não só nesta jornada como em todo o ano”, lê-se ainda na referida nota.

MAEE acolhe espetáculo “Regresso aos Clássicos”

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires recebeu este domingo, 26 de maio, o espetáculo “Regresso aos Clássicos”, com um Ensemble de Música de Câmara e pianista convidado, no âmbito do ciclo de concertos “A Música Encanta o Património”.

Com um cenário a lembrar as tradições, a iniciativa contou com a interpretação de vários temas de música clássica. O vereador Hermenegildo Rodrigues marcou presença neste concerto.

A programação de “A Música Encanta o Património” agrega o património cultural e a música clássica, permitindo ao espectador conhecer o monumento e, ao mesmo tempo, assistir a um concerto de música de alta qualidade, com grupos de referência.

“A Música Encanta o Património” é uma iniciativa conjunta do Município de Elvas e da Academia de Música local, com acesso livre do público.

“Os Elvenses”: Veteranos encerram temporada com jantar convívio

A equipa de veteranos do Clube de Futebol “Os Elvenses” encerrou no sábado, 25 de maio, a época desportiva com um jantar convívio.

Marcaram presença de jogadores, equipa técnica e direção, bem como o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida.

Ainda neste dia, a equipa defrontou a sua congénere de Fronteira, pela disputa do terceiro e quarto lugar, tendo a formação da Cruz de Cristo vencido a partida.

Casa do Benfica de Campo Maior reabre portas com serviço de restauração

A Casa do Benfica de Campo Maior reabriu as portas da sua sede no passado sábado, 25 de maio, sendo que a partir de agora, e contando com serviço de restauração, passa a estar aberta diariamente.

O espaço foi requalificado e reabilitado após a assinatura de um protocolo entre a associação e o Município de Campo Maior para cedência do espaço.

Na reabertura da Casa do Benfica, a nº 1 no mundo, estiveram presentes, para além do presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, o presidente da direção da Casa do Benfica, Miguel Minas, e o presidente da Assembleia Geral da associação, Joaquim Folgado.

 

 

Bombeiros de Campo Maior promovem nova campanha da “Garrafa Solidária”

“Garrafa solidária” é o nome de uma campanha desenvolvida pelos Bombeiros de Campo Maior. Trata-se de uma iniciativa com a qual se pretende angariar garrafas de água para a corporação, devido à época de calor que se avizinha, altura em que há um maior consumo deste bem essencial e, consequentemente, também mais propícia a incêndios.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, Luís Fava, revela que o objetivo desta campanha, que tem a duração de três meses, é a “angariação de garrafas pequenas de 0.33 L ou 0.50 L, porque são mais fáceis de transportar, para que os operacionais se possam hidratar, nesta época”.

Luís Fava adianta ainda que a direção da Associação preparou também, este ano, um kit de emergência de alimentação, para os bombeiros, composto por “barritas energéticas, atum, pão e tostas, para quando se deslocam para o combate aos incêndios, uma vez que podem não ter acesso à primeira refeição”.

Quem quiser contribuir pode entregar as garrafas de água no quartel dos bombeiros de Campo Maior.

Oficiais e Generais da Academia Militar reunidos em Elvas

O Forte da Graça acolheu no sábado, 25 de maio, o “Encontro Semestral de Oficiais e Generais da Academia Militar”.

O programa da iniciativa arrancou com uma conferência de introdução histórica à cidade de Elvas, no Cruzeiro do Reduto Central, por António Teodora.

Seguiu-se uma visita guiada pelo técnico do Município, Edgar Nanques, aos 48 presentes.

Punishers de Elvas celebraram segundo aniversário com festa no CNT

Os Punishers LE MC Guardião 3 assinalaram no sábado, 25 de maio, o seu segundo aniversário com festa no Centro de Negócios Transfronteiriço.

A iniciativa teve o seu ponto alto com a entrega de recordações, seguindo-se o cantar de parabéns e o corte do bolo de aniversário.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, marcou presença neste convívio, destacando a resposta que a coletividade dá na área social. Referiu ainda ser papel do poder político “apoiar as dinâmicas que estas trazem para a nossa sociedade nas várias áreas”.

“É obrigação, e nós temo-lo vindo a fazer, ou seja, criar as condições para que o movimento associativo se possa juntar para realizar estas iniciativas, dotando o concelho de infraestruturas e equipamentos que permitam às associações dinamizar as sociedade e apoiar as dinâmicas que criam”, disse ainda o autarca.

A festa contou com a presença de mais de uma dezena de representantes de outros “guardiões” de Portugal e Espanha.

Antigos militares em convívio no fim de semana em Elvas

No próximo fim de semana, dias 1 e 2 de junho, realiza-se em Elvas o quinto convívio de antigos militares que prestaram serviço na cidade e no extinto Regimento de Infantaria 8.

No ano passado, por esta ocasião, estiveram em Elvas cerca de 230 antigos militares de “toda a parte do país”. Desta feita, revela João Coré, um dos elementos da organização, são esperados também ex-militares oriundos de França. “Acho que é uma ocasião para recordar um ciclo da vida”, assegura.

O programa deste convívio inclui, no sábado, visitas ao Forte da Graça e ao Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires, almoço nos claustros do Museu Militar de Elvas, prova de vinhos e degustação de produtos regionais. Tanto no sábado, como no domingo, os interessados terão oportunidade de participar na atividade “Blindados a Rolar”, promovida pelo Museu Militar.

A organização deste convívio é da responsabilidade de João Coré e Carlos Cambóias, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e do Museu Militar.

Espetáculo de sevilhanas “El Reencuentro” com sala cheia em Campo Maior

O grupo de Sevilhanas dos Projetos de Formação Artística do Município de Campo Maior apresentou, na noite de sábado, 25 de maio, o espetáculo “El Reencuentro”, no Centro Cultural da vila.

Perante uma sala cheia, o grupo, dirigido pela professora Rosário Caldeira, proporcionou uma noite de uma cor, música e dança, apresentando parte do trabalho desenvolvido ao longo do ano.