Presidente da Junta da Estremadura nos Cuidados Intensivos

A presidente da Junta de Estremadura, María Guardiola, encontra-se internada na Unidade de Terapia Intensiva (UCI) do Hospital Universitário de Cáceres, onde entrou na quarta-feira passada depois de ter sofrido uma septicemia no pós-operatório.

María Guardiola Martin fez uma operação e no período de recuperação sofreu a uma septicemia que a levou novamente ao Hospital, estando a evoluir favoravelmente, de acordo com a administração regional em comunicado à imprensa.

A chefe do executivo regional deve permanecer no Hospital até que os médicos decidam que e não há ainda data para retomar sua agenda pública.

Agenda Local de Turismo decorre esta terça-feira em Arronches

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo prossegue amanhã, terça-feira, dia 21 de maio, com a Agenda Local de Turismo, uma iniciativa de proximidade junto de empresários, promotores turísticos e Câmara Municipal.

Após Castro Verde, Benavente, Moura e Portalegre, é agora a vez de Arronches receber dirigentes e técnicos da entidade regional que tem sob a sua responsabilidade a gestão integrada da região turística do Alentejo.

O programa integra uma reunião com a Câmara Municipal, cujo objetivo é conhecer a estratégia de desenvolvimento turístico do concelho e alinhar esforços e otimizar sinergias com a atuação da Entidade Regional de Turismo.

Para além da visita às principais atrações de Arronches, o dia de trabalho terminará com uma reunião geral com empresários turísticos do concelho, a qual terá lugar no Convento de Nossa Senhora da Luz.

Feira Escolar de Elvas de regresso ao jardim municipal a partir de 29 de maio

Foto arquivo

A 32ª Feira Escolar do concelho de Elvas decorre de 29 de maio a 1 de junho, no Jardim Municipal, e conta com muita animação ao longo dos quatro dias.

A iniciativa tem inauguração marcada para quarta-feira, dia 29, pelas 19 horas, com a entrega de diplomas de mérito, aos alunos dos diversos estabelecimentos escolares do concelho.

A iniciativa conta com a participação dos três Agrupamentos de Escolas, Colégio Luso-Britânico, Escola Superior de Biociências, Associação de Assistência de Vila Boim, Obra de Santa Zita, Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação e representações institucionais e associativas.

Para além de mostrar a aprendizagem dos alunos ao longo do ano letivo, este evento é pensado para os mais novos, com um programa direcionado para esta faixa etária.

A Feira Escolar é uma organização da Câmara Municipal de Elvas, em colaboração com as instituições de ensino e de várias associações do concelho.

Ao longo destes dias haverá no local animação, com carrosséis, insuflável, bem como stands de comes e bebes, e que conta com um programa de animação diário protagonizado, na sua maioria, pelas instituições de ensino e coletividades presentes.

O programa completo será divulgado em breve, revela a autarquia.

Soil to Soul regressa para celebrar a sustentabilidade da agricultura e da gastronomia

O castelo do Alandroal vai acolher, no próximo fim de semana, dias 25 e 26 de maio, mais uma edição do festival “Soil to Soul – Somos o que Comemos”, uma iniciativa promotora dos valores do uso sustentável dos recursos em harmonia com a natureza para a preservação do solo e promoção da saúde e bem-estar humano.

A entrada é livre e, a preços simbólicos, os visitantes podem degustar pratos de chefes convidados elaborados com produtos locais.

Está confirmada a presença de André Cruz (Feitoria), Angélica Salvador (IN Diferente), Annakaren Fuentes (O Pastus), Bruno Caseiro (Cavalariça), David Jesus (L ́AND Vineyards), Diogo Pereira (Raya), Francesco Ogliari e Marisa Tiago (Tua Madre), João Diogo Formiga (Encanto), Lara Espírito Santo e George McLoud (SEM), Patrícia Santos (Plantasia), Sandra Freitas (The Millstone Sourdough), Tomoe Hayase (Cavalariça Évora) e Vítor Adão (Plano).

Entre conversas e debates sobre “agricultura regenerativa”, “oferta ao consumidor” ou “produção alimentar e cozinha”, vai ser possível contactar com os produtos locais de origem sustentável e o artesanato regional.

O programa cultural conta com as atuações de Gizmo Varilas, DJ Rai, Sean Riley & The Slowriders e Sílvio Rosado.

Destaque ainda para o espaço infanto-juvenil com oficinas dedicadas aos mais novos.

No domingo, os amantes do futebol terão oportunidade de assistir à final da Taça de Portugal em ecrã gigante.

Pela primeira vez, o evento estende-se a 15 restaurantes de todo o concelho que, nos seus espaços, recebem os visitantes com pratos da época e o melhor que o campo e a natureza têm para oferecer nesta altura do ano para trazer até ao prato. São eles A Chaminé, Adega dos Ramalhos, A Maria, Café “O Pronto”, Café Pastelaria Bela Vista, Café Restaurante Central, Café Rocha, Churrasqueira “O Churrasco”, Raya Restaurante, Restaurante “O Botas”, Restaurante Recanto do Fado, Restaurante “Sentinela do Guadiana”, Restaurante Snack-Bar O Mercado, Restaurante Zé do Alto e Taberna Ramalho.

O movimento “Soil to Soul” foi criado na Suíça por Thomas Sterchi e mereceu o reconhecimento e apoio do Município do Alandroal graças ao projeto Terramay, em desenvolvimento no concelho.

DAE instalado na Praça da República de Vila Viçosa permite “salvar vidas”

Uma cabine com um Desfibrilhador Automático Externo foi instalada, recentemente, na Praça da República de Vila Viçosa, depois de também as escolas estarem dotadas com este equipamento.

O objetivo, segundo revela o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, passa por “socorrer as pessoas que ali vivem e também os visitantes, que são muitos principalmente ao fim de semana, e sabemos que estes equipamentos podem salvar vidas”.

Tiago Salgueiro garante ainda que o município de Vila Viçosa foi”dos primeiros a instalar este equipamento na via pública”.

Município de Vila Viçosa que instala, na Praça da República um Desfibrilhador Automático Externo e capacita mais de 70 pessoas para utilizar este tipo de equipamentos, através de formação disponibilizada pela autarquia.

CIMAA participa no 2º Encontro Intermunicipal de Autoridades de Transporte

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada no 2º Encontro Intermunicipal de Autoridades de Transporte reunião nacional das Autoridades de Transporte, que decorreu no passado dia 14 de maio, no Convento São Francisco, em Coimbra.

Através da discussão do futuro da mobilidade rural e urbana, o encontro foi pautado por uma ativa troca de experiências entre todos os participantes, sempre com o objetivo final de alcançar uma gestão dos transportes públicos mais assertiva e coesa em todo o território nacional.

O evento foi organizado pela CIM da Região de Coimbra e pelo Município de Coimbra, que inclusive, apresentaram o Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), que incluiu uma visita à obra destas infraestruturas. Esta reunião contou com a presença de todas as Comunidades Intermunicipais (21 CIM’s) e Áreas Metropolitanas (Lisboa e Porto).

De recordar que que foi em 2016 que 14 dos 15 municípios do Alto Alentejo assinaram a delegação de competências na área da mobilidade e transportes para a CIMAA, com exceção do concelho de Portalegre, que assume essa gestão. Desde aí, esta comunidade assume-se como Autoridade de Transportes do Alto Alentejo e assume o compromisso de prestar um serviço de qualidade a todos os utentes.

Sessão pública do IPDJ esta segunda-feira na Escola de Biocências de Elvas

No âmbito da edição de 2024 da Medida Mérito, designadamente dos Prémios Clube Top’24 de Boas Práticas na Gestão de Clubes, a Direção Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) irá realizar uma sessão pública regional, esta segunda-feira, dia 20 de maio, pelas 17h45, na Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

Serão apresentadas as candidaturas finalistas ao referido programa do IPDJ e a sessão englobará ainda uma mesa redonda sobre Dirigismo Desportivo no Alentejo.

A sessão é aberta a toda a comunidade desportiva, associativa e clubes.

O programa completo da sessão:

17h45 Receção aos participantes
18h00 Sessão de Abertura

Instituto Politécnico de Portalegre

Escola Superior de Biociências de Elvas

Câmara Municipal de Elvas

18h15 Apresentação do Programa Clube TOP
18h30 Apresentação das Candidaturas a concurso

 

19h20 – Mesa Redonda: “Dirigismo Desportivo no Alentejo”

Moderação: Rita Felício – IPDJ

Daniel Pina – Presidente da Associação de Futebol de Portalegre

Débora Baptista – Associação de Natação do Interior Centro

 

– Reunião de conciliação da classificação de candidaturas pelo Júri Regional

– Apresentação dos resultados e entrega de prémios

20h00 Agradecimentos e Encerramento

Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

Diretor Regional do Alentejo – Dr. Miguel Rasquinho

20h05 Coffee Break

 

Exposição de Artesanato e Doçaria de São Vicente com mais de 20 stands

Ruth Marlene é o nome mais sonante que sobe ao palco do Pavilhão Multiusos de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, no decorrer da oitava Exposição de Artesanato e Doçaria, promovida pela Junta de Freguesia, entre esta sexta-feira e domingo, de 24 a 26 de maio.

Desta feita, com 21 expositores presentes, o evento teve a sua primeira edição há dez anos, lembra o presidente da junta, João Charruadas, com dois anos de interregno pelo meio, “devido à pandemia”.

“O espaço, normalmente, só dá para 18 expositores, mas vamos dividir os stands. É sinal que as pessoas gostam e, este ano, vêm dois a três expositores novos”, adianta João Charruadas, que convida todos a visitar o certame e a freguesia, bem como a conhecer a sua gastronomia.

O evento abre portas esta sexta-feira, pelas 19 horas. Para as 21 horas está prevista uma demonstração de dança oriental, pelo grupo Naadirahs, seguindo-se, às 22h30, uma atuação dos Rumo ao Sul.

No sábado, o “dia principal” do evento, o certame abre às 16 horas com atividades para os mais novos. Às 18 horas, sobem ao palco as “Velhas Gaiteiras” da Academia Sénior de Estremoz. Segue-se, às 19 horas, uma atuação dos Onda Flamenco; às 22 horas, um espetáculo de Rute Marlene; e às 23h30, baile com o duo C&R.

Por fim, no domingo, pelas 16 horas, voltam-se a realizar várias atividades para as crianças. Às 17 horas, atua o Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense, com o certame a encerrar com uma atuação do Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa, marcada para as 18 horas.

Na organização do evento, a Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa conta com o apoio e a colaboração do Município de Elvas e da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa.

Celebra-se esta segunda-feira o Dia Mundial das Abelhas

O Dia Mundial das Abelhas foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, durante a Assembleia Geral, em dezembro de 2017 e é comemorado a dia 20 de maio, desde 2018.

Com esta celebração pretende-se promover a participação comunitária, os incentivos económicos, a colaboração internacional e sensibilizar a população sobre o papel essencial das abelhas e dos outros polinizadores para a saúde humana e do planeta.

De recordar que as abelhas são importantes insetos polinizadores e têm por isso um grande papel nos ecossistemas e uma grande importância para a nossa alimentação.

Tudo para saber sobre este Dia Mundial das Abelhas no programa desta semana “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou podcast abaixo:

Prova de canoagem e paddle surf na Barragem do Caia

A Barragem do Caia acolheu na manhã de ontem, domingo, dia 19 de maio, a prova de Canoagem e Paddle Surf, uma atividade inserida na 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo, promovidos pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

Cerca de 90 participantes de Campo Maior, Fronteira e Sousel aderiram ao evento com a ajuda dos Técnicos de desporto do Município Paula Jangita e Ruben Gomes.

Esta atividade contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, do Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA) e do Serviço de Proteção de Natureza e Ambiente da Guarda Nacional Republicana (SEPNA).

Ao longo da manhã, os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha e Duarte Claudino, em representação da CIMAA, estiveram presentes na atividade.

Perto de 30 participantes na visita especial ao Forte da Graça

O Forte da Graça foi palco de uma visita especial na manhã de ontem, domingo, dia 19 de maio.

Este percurso, por um dos mais emblemáticos monumentos de Elvas, contou com 26 participantes, guiados por Edgar Nanques, técnico superior de História, Variante de História da Arte, no Município de Elvas.

A visita especial deste domingo foi a primeira de sete programadas para os Fortes da Graça e de Santa Luzia ao longo deste ano.

Equipa de basquetebol de sub-12 do CEN vence jogo em Beja

A equipa de basquetebol, no escalão de sub-12, do Clube Elvense de Natação (CEN) venceu ontem, domingo, dia 19 de maio, a equipa de Beja, por 37-58.

Nesta última jornada, segundo o clube, o resultado em “nada representa o que aconteceu no jogo, tendo em, conta que a equipa da casa se demonstrou bastante aguerrida e com vontade de vencer desde o início”.

Este, segundo revela o CEN, foi “um bom jogo coletivo” em que foi possível “dar mais uma alegria aos pais que se deslocaram e apoiaram os atletas do princípio ao fim jogo”.

Rafael Leonardo com excelentes resultados nas provas realizadas em Portugal e Espanha

Rafael Leonardo conquistou o segundo lugar da classificação geral e classificou-se como líder, em mais uma ronda do Campeonato Nacional de Motrocross, nos dias 11 e 12 de maio.

Já este fim de semana, dias 18 e 19 de maio, o piloto elvense foi até Moron de la Frontera, em Sevilha, para participar no campeonato de Espanha de Motocross, onde alcançou o 12º lugar da geral.

Entidades de Campo Maior contribuem para que ginastas do SCC viajem até Itália

Casa do Terror, participação em feirinhas de Natal, Festival de Sopas e vendas de rifas têm sido algumas das iniciativas promovidas pelo Sporting Clube Campomaiorense (SCC), em parceria com os pais dos atletas da classe de Ginástica Galguini, para conseguir levar estes pequenos ginastas até ao Festival do Sol, em Itália.

Até ao momento, como revela Natalino Borrega, do clube, e apesar de ainda faltar angariar algum dinheiro, “todas as portas onde fomos batendo, todos nos ajudaram e, neste tema, em que é preciso angariar muito dinheiro, tem tudo corrido da melhor forma possível, os pais têm sido fabulosos, na ajuda na realização de todos os eventos, assim como o município, as juntas de freguesia e empresas, todos nos têm aberto as portas para o que fomos solicitando”.

O Festival do Sol decorre em Itália, de 30 de junho a 5 de julho, sendo objetivo do Sporting Clube Campomaiorense levar os ginastas da classe “Galguini”, a este que é considerado um dos maiores eventos da modalidade, no Sul da Europa.

Peça “Bodas de Silêncio” encerrou 11ª edição do FITA em Campo Maior

A peça “Bodas de Silêncio”, da Companhia Lendias d’Encantar, encerrou a 11.ª Edição do Festival Internacional de Teatro do Alentejo – FITA em Campo Maior, no sábado, dia 18 de maio, no Centro Cultural.

O espetáculo, que celebra os 50 anos do 25 de Abril, é uma conjugação de duas perspetivas sobre a mesma realidade, a portuguesa e a brasileira.

A ação desenrola-se nos dias de hoje retrocedendo algumas vezes ao passado nebuloso de repressões e lutas políticas, entre o confronto de costumes e ideais de indivíduos e nações que lutam por um presente progressista e humanista, mas vivem com o fantasma do autoritarismo e da intolerância.

Biblioteca de Elvas acolheu recital de guitarra

A iniciativa “A Música Encanta o Património” teve lugar no sábado, dia 18 de maio, na Sala Públia Hortênsia de Castro da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, com um recital de guitarra.

Eloy San José, Lorena Bemitez e Franco Romero, alunos de guitarra clássica no Conservatório Superior de Música de Badajoz, interpretaram composições de diversos autores, entre os quais Bach, Turina e Mompou.

A Música Encanta o Património é uma iniciativa do Município em parceria com a Academia de Música de Elvas e este ano com a colaboração especial do Conservatório de Badajoz.

O programa deste ciclo de concertos prossegue no domingo, 26 de maio, com o recital Regresso aos Clássicos por um ensemble de música de câmara e pianista, a partir das 18 horas, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires.

Elvas representada na prova de malha em Avis

O Município de Elvas participou na prova de malha, disputada em Benavila, no concelho de Avis, inserida na 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo.

Num total de 52 equipas participantes, Elvas fez-se representar por nove equipas masculinas e três femininas.

A representação elvense alcançou o 1° lugar da classificação por equipas; o 3°, 4° e 7° lugares na classificação individual de masculinos; enquanto as equipas femininas preencheram os três lugares do pódio.

Esteve presente o presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, João Charruadas, em representação do Município de Elvas.

Câmara de Elvas vai investir quatro milhões em duas escolas do concelho

O Município de Elvas vai realizar obras, quer no Ciclo da Boa-Fé, quer na Escola Básica de Vila Boim, num investimento total a rondar os quatro milhões de euros (dois milhões em cada estabelecimento de ensino).

Neste momento, de acordo com o presidente Rondão Almeida, os processos encontram-se ainda em “fase de candidatura”, à espera de aprovação, ao abrigo do programa operacional Portugal 2030, para que as “obras possam ser lançadas a concurso”. “São obras extremamente complicadas e vamos precisar de ter muito cuidado, uma vez que se vão realizar com as aulas a funcionar”, revela o autarca.

No que toca à Escola de Vila Boim, trata-se de uma obra para ampliação das atuais instalações, para que possam ter “mais salas de aula e laboratórios, para a população escolar ter todas as condições que são exigidas”. Já no caso da Escola da Boa-Fé está em causa uma requalificação em termos de “eficiências térmicas”.

A par das obras nas escolas, adianta ainda o presidente, também os projetos da segunda fase de requalificação do Aqueduto da Amoreira e da modernização do cineteatro municipal aguardam, nesta altura, a abertura dos avisos do Portugal 2030.