3º Torneio Carolina Mendes a 8 de junho em Portalegre

O Estádio Municipal Eduardo Sousa Lima, em Portalegre, recebe no próximo dia 8 de junho (sábado), a terceira edição do Torneio Carolina Mendes, organizado pela Associação de Futebol de Portalegre.

O evento de homenagem à atual jogadora do SC Braga volta a juntar as Seleções Distritais Femininas Sub-12 das Associações de Futebol de Portalegre, Castelo Branco, Évora e Santarém.

​Município de Borba procura melhorar bem-estar dos seus funcionários

O Centro de Respostas Integradas (CRI) do Alentejo Central, em parceria com o Município de Borba, desenvolveu, recentemente, mais uma sessão de sensibilização para os trabalhadores da Câmara Municipal, no âmbito da “Promoção da Saúde no Meio Laboral – Comportamentos Aditivos e Dependências”.

Esta parceria, explica a autarquia, “tem como objetivo melhorar a saúde e o bem-estar físico e mental dos trabalhadores, bem como alertar para as diversas problemáticas que afetam o seu desempenho no meio laboral”.

Crianças em workshop sobre restauro de objetos arqueológicos no MAEE

Uma dezena de crianças participou no workshop “Restauro de objetos arqueológicos. Vem aprender!”, realizado ao longo da manhã deste sábado, 18 de maio, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires.

A iniciativa do Serviço Educativo do MAEE foi conduzida pelo conservador e restaurador António Manuel Pereira que, numa linguagem acessível, explicou aos mais pequenos as técnicas de restauro dos achados arqueológicos.

No final do workshop, com os conhecimentos adquiridos, durante sensivelmente três horas, as crianças fizeram imanes de frigorífico em plasticina, nos quais reproduziram as figuras de antigos deuses mitológicos.

O próximo workshop do Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas está agendado para 22 de junho. “Pedras com Arte. Criação de objetos de adorno pré-históricos” será o tema da ação, ministrada pela arqueóloga Paula Morgado.

A iniciativa destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos e a participação é gratuita, sendo as inscrições feitas através do e-mail mae@cm-elvas.pt ou do telefone 268 624 601.

Campo Maior acolhe prova de canoagem e paddle surf este domingo

Foto ilustrativa

Campo Maior recebe amanhã, domingo, 19 de maio, mais uma prova inserida na 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo. Desta feita, dedicada à Canoagem e Paddle Surf.

Esta prova, a decorrer na Barragem do Caia, vai conta com “perto de cem participantes, vindos de vários municípios do distrito”, revela Paula Jangita técnica de desporto, no município de Campo Maior.

Paula Jangita adianta ainda que esta prova “é ótima para as pessoas poderem experienciar estas duas modalidades aquáticas, numa manhã diferente e, acima de tudo, de convívio”.

A prova de canoagem e paddle surf está marcada para as 10 de amanhã, na Barragem do Caia, em Campo Maior.

Inácio Esperança esteve em homenagem a Florbela Espanca em Oeiras

Inácio Esperança, presidente da Câmara de Vila Viçosa, esteve no Parque dos Poetas, em Oeiras, onde teve lugar uma homenagem a Florbela Espanca.

Esta homenagem decorreu durante um passeio cultural para pensionistas e idosos do Município de Oeiras, com residentes da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu.

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, recebeu o seu homólogo de Vila Viçosa, Inácio Esperança, nesta jornada em que a poetisa Florbela Espanca foi homenageada.

 

“La Muñeca Nocturna” apresentada ao público em Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior recebeu na noite de ontem, 17 de maio, a peça “La Muñeca Nocturna”, da Companhia Fantasmágora Teatro, no âmbito da 11.ª Edição do FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo.

Esta peça conta a história de uma prostituta do submundo de Bogotá, dos anos 80, que recorda o seu único cliente que, com a sua poesia, mereceu a sua lembrança e eterno amor. “Esperança”, interpretada por Diana Acosta Rippe, representa a expectativa de voltar a encontrar o poeta novamente.

 

Coliseu cheio com Deejay Telio e DJ Zanova no Festival da Juventude

Deejay Telio e DJ Zanova foram os responsáveis por levar, sobretudo, os jovens, ao Coliseu de Elvas, ontem, 17 de maio, naquela foi a segunda noite do Festival da Juventude e Académico, promovido pela Câmara Municipal.

Antes houve ainda concerto do elvense Bunny Wonders, que convidou Inês Heyes a juntar-se a si em palco. A noite só termimou com um espetáculo de Dj Cuba e Quintas Percussion.

O festival, que chega este sábado ao fim, conta ainda, entre outros momentos de animação e música, com um concerto de Bárbara Bandeira.

Algumas das imagens desta segunda noite do festival para ver na galeria abaixo:

Espetáculo “Humor a Roçar no Negro” estreia no dia 24 em Elvas

O espetáculo de stand-up comedy “Humor a Roçar no Negro” estreia na noite da próxima sexta-feira, 24 de maio, no cineteatro municipal de Elvas.

Com este espetáculo, revela o comediante Nuno Cardoso, procura-se “desmistificar alguns tabus e alguns problemas” que os próprios humoristas em palco enfrentaram ao longo da vida, em algumas situações, através do chamado humor negro, mas não só.

“O espetáculo tem um pouco de humor negro, mas não tanto. Os textos no stand-up comedy acabam por abranger tudo aquilo que o humorista decidir na altura”, explica Nuno Cardoso.

Num espetáculo que terá como convidado Pedro Luzindro, com Nuno Cardoso, em palco, estarão ainda Marcos Bilro e Scaitt Borrabeu. “Este vai ser o primeiro espetáculo que vamos fazer”, adianta o comediante, que confessa não conhecer o público de Elvas. Ainda assim, espera que o cineteatro se possa encher nesta noite.

Os bilhetes, com um custo de 11,20 euros, encontram-se à venda na plataforma Pica Bilhetes. O espetáculo, recomendado para maiores de 16 anos e com uma duração de hora e meia, tem início marcado para as 21h30.

ESBE presta homenagem a João Picão Fernandes com Concurso de Saltos

Um Concurso de Saltos Nacional – C, promovido pela Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE), decorre ao longo deste fim de semana, no Complexo de Animação e Formação Equestre do Museu Militar de Elvas.

O evento desportivo, que serve de homenagem póstuma ao elvense João Picão Fernandes, antigo criador de cavalos e aficionado do hipismo, junta em prova “cerca de 60 conjuntos”, de acordo com a diretora da ESBE, Rute Santos.

“Está a correr muito bem. É a nossa primeira experiência. Tínhamos algumas expectativas, mas até o tempo ajudou. Espero que assim continue, porque este é também um momento de convívio”, assegura a professora.

Quanto à homenagem, Rute Santos diz não ter dúvidas de que João Picão Fernandes, “onde quer que esteja, está contente”. De recordar que o prize money do concurso é de dois mil euros.

Núcleo de Emergência do Hospital de Elvas organiza 1° Encontro Científico

O 1° Encontro Científico do Núcleo de Emergência do Hospital de Santa Luzia de Elvas decorre ao longo deste sábado, 18 de maio, no auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT).

São cerca de 170 os profissionais de saúde que participam na reunião, que tem como tema central “A Pessoa em Situação Crítica: Segurança nos Cuidados”.

“Transporte Inter-Hospitalar da Pessoa em Situação Crítica”, “O Pilar da Comunicação na Segurança dos Cuidados à Pessoa em Situação Crítica e à Sua Família”, e “Preparação para a Catástrofe” são as matérias em destaque nos painéis e comunicações do Encontro.

A Câmara Municipal de Elvas esteve representada na sessão de abertura pelo vereador Hermenegildo Rodrigues, que saudou o Núcleo de Urgência do Hospital de Santa Luzia pela iniciativa e os participantes neste 1º Encontro Científico. O autarca criticou aquele considera ser “o claro desinvestimento” da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo no Hospital de Santa Luzia.

Ainda durante a sua intervenção, Hermenegildo Rodrigues referiu que “os profissionais de saúde do Hospital de Santa Luzia de Elvas merecem ser respeitados”, reiterando o apoio do Município naquilo que estiver ao alcance para assegurar a manutenção de valências e serviços, assim como a melhoria do seu funcionamento.

A sessão de abertura contou ainda com as intervenções do presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA), Joaquim Araújo; da presidente do Núcleo de Urgência do Hospital de Santa Luzia, Catarina Aranha; Hugo Capote, em representação da Ordem dos Médicos; e Ana Fonseca, representando a Ordem dos Enfermeiros.

Dia Mundial da Hipertensão celebrado no Forte de Santa Luzia

​O Forte de Santa Luzia acolheu ontem, 17 de maio, as comemorações do Dia Mundial da Hipertensão, promovidas pelos alunos de ginástica da Universidade Sénior e da turma de Desporto do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas.

O início da atividade aconteceu com um rastreio de medição da tensão arterial e consciencialização para esta temática, pela equipa de enfermagem da Unidade de Cuidados na Comunidade de Elvas, que se deslocaram ao local, tendo-se realizado ainda jogos lúdicos que envolveram a participação dos seniores e dos jovens.

Posteriormente, decorreu uma caminhada até ao Fortim de São Mamede, tendo-se visitado as contraminas e, no final, foi feita uma breve explicação histórica do Forte de Santa Luzia.

O objetivo passou por fomentar na comunidade a educação para a cidadania valorizando a componente ambiental e cultural e promover a saúde, o desporto e a cultura.

O projeto integrou cerca de 200 alunos e professores das turmas de desporto de 10°, 11° e 12° anos, alunos e professores do Ginásio Sénior, numa atividade multidisciplinar, com grande visibilidade, dando a possibilidade de divulgar o trabalho desenvolvido em articulação com todos os escalões etários envolvidos e com a comunidade.

Finalistas da ESBE reúnem família e amigos para celebrar conclusão dos estudos

Os finalistas da Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) reúnem este sábado, 18 de maio, familiares e amigos, na cidade Património Mundial, para celebrar a conclusão dos seus cursos.

Pela manhã, na Praça da República, decorreu a entrega das pastas aos finalistas, na presença de familiares e convidados. No ato, em que a Câmara Municipal de Elvas foi representada pela vice-presidente Anabela Cartas, estiveram também o presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures, e a subdiretora da ESBE, Márcia Oliveira.

O conjunto de cerimónias programadas para este sábado prossegue às 15 horas, na antiga Sé, com a missa de bênção das pastas, seguida pela tradicional queima das fitas.

De acordo a diretora da ESBE, Rute Santos, são “cerca de 60” estudantes que assinalam o final do percurso académico, entre alunos das licenciaturas, que benzem pastas e queimam fitas, e os restantes dos Cursos Técnicos Superiores Especiais (CTeSP), que recebem os seus diplomas.

Festival do Fado de Estremoz: Silvino Sardo atua este sábado em Veiros

O III Festival de Fado de Estremoz percorre todas as freguesias do concelho e, este sábado, 18 de maio, Veiros recebe o fadista Silvino Sardo, pelas 21 horas.

A entrada é livre e o serviço de bar, com comidas e bebidas, está a cargo da Associação de Jovens Veirenses.

O Município de Estremoz organiza a terceira edição do Festival de Fado de Estremoz, considerado um dos mais importantes do género em Portugal e o maior do Alentejo, mais uma vez, com a imprescindível direção artística do estremocense José Gonçalez.

Elvas: espólio militar em exposição na Praça da República em Dia dos Museus

Em Dia Internacional dos Museus, o Museu Militar de Elvas assinala este sábado, 18 de maio, a data, com uma exposição na Praça da República.

Além de viaturas, há vários e equipamentos e outras peças do espólio do museu em exposição no “coração” da cidade. Esta exposição pode hoje ser apreciada até às 17 horas.

De recordar que também hoje os museus de Elvas têm entrada gratuita.

 

Estremoz mantém viva tradição medieval com mercado no Rossio

Na impossibilidade de se realizar, este ano, a tradicional feira medieval, dedicada à Rainha Santa Isabel, no castelo de Estremoz, o tradicional mercado deu, na manhã deste sábado, 18 de maio, lugar a um mercado medieval, organizado pela Câmara Municipal e a Escola Secundária.

Vestido a rigor, e integrando o cortejo que teve início na Escola Rainha Santa Isabel, em direção ao Rossio Marquês de Pombal, o presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, explica que eram vários os “constrangimentos” que impediam a realização do evento no castelo. “Há cerca de quatro meses, quando se começou a preparar a feira, tínhamos uma série de constrangimentos, na zona onde habitualmente se realiza a feira medieval: há um processo de concessão dos terrenos do programa Revive, e não saberíamos, na altura, qual seria o desenrolar dos trabalhos, e internamente, temos problemas com a parte do muro anexo à Capela do Senhor dos Passos”, começa por dizer.

“Há uma intervenção em curso, há procedimentos que estão a tramitar e havia uma forte probabilidade de, nesta altura, termos lá instalado o estaleiro, termos obra e não havia margem para avançarmos sem segurança”, acrescenta o autarca.

Ainda assim, e para que o projeto promovido em parceria, todos os anos, com a Escola Secundária de Estremoz, não caia em esquecimento, o Município decidiu assinalar, de alguma forma, a iniciativa.

Na esperança que, para o próximo ano, o festival medieval se possa volta a realizar “em grande”, o diretor do Agrupamento de Escolas de Estremoz, Luís Rato, explica que a iniciativa serviu, precisamente, para “não deixar morrer” este projeto já com bastante tradição. Ao todo, adianta o professor, estiveram envolvidos neste cortejo cerca de 150 pessoas, entre professores, alunos, pais e funcionários da escola.

Chegado o cortejo ao Rossio Marquês de Pombal, foi feita a leitura do “Auto da Feira”, prosseguindo a animação com as atuações de diversos grupos de música e dança medieval.

 

 

Cineclube de Elvas exibe documentários este sábado no Auditório São Mateus

Uma sessão, com a apresentação de dois documentários do realizador Pedro Sena Nunes e uma série de histórias e ideias reveladoras, tem lugar este sábado, 18 de maio, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Estas iniciativas, no âmbito do Cineclube de Elvas – Ronca, têm início às 18 horas.

Sinopse de “A morte do cinema”:  “Álvaro Dias, mecânico de automóveis, (re)construiu dois projectores de cinema e inventou-lhes o sistema de leitura fotosonora. Através das suas “máquinas de precisão” descobriu, fascinado, o que é a técnica e a ilusão do cinema. Durante a ditadura, o seu cine-garagem recebeu, clandestinamente, amigos e curiosos. Preencheu o ecrã, feito de um lençol branco, com filmes apimentados e para senhoras”.

Sinopse de PT.ES: “num mundo de contradições, as desigualdades permanecem. Existem histórias surpreendentes em terras quase esquecidas. Portugal e Espanha, distanciados por fragmentos de memórias, objetos, vozes e ruínas. pt.es faz uma contagem crescente até à desmistificação de uma ponte que liga e separa um país do outro. Estamos perante um quebra-cabeças organizado num mapa de ideias e lembranças: uma fronteira. O tempo esgota-se.”

Sarau de Ginástica do SCC realiza-se este fim de semana

Foto arquivo

O tradicional Sarau de Ginástica do Sporting Clube Campomaiorense realiza-se este sábado e domingo, dias 18 e 19, pelas 21 horas, no Pavilhão Rui Nabeiro.

Este ano, o espetáculo vai decorrer em dois dias para “abranger um maior número de pessoas, uma vez que o Pavilhão tem apenas capacidade para 400 pessoas”, revela Natalino Borrega, treinador da modalidade, garantindo que este “é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo de toda a época de quatro turmas de ginástica, num total de cerca de cem crianças”.

Natalino Borrega, sem querer revelar o tema deste ano, garante que “é muito especial para todos” e adianta que serão apresentadas oito coreografias. Afirmando tudo é feito pelo clube, desde roupas a coreografias, Natalino diz que “há um grande secretismo para causar maior impacto e surpresa nos pais das crianças”.

Segundo a organização os bilhetes para esta noite já esgotaram, no entanto, estão ainda disponíveis para o espetáculo de amanhã.

Concerto de “A Música Encanta ao Património” este sábado na Biblioteca de Elvas

A Sala Públia Hortênsia de Castro, da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, recebe este sábado, 18 de maio, pelas 18 horas, mais um concerto do ciclo de espetáculos “A Música Encanta ao Património”.

Este concerto de música de câmara, como revela o diretor da Academia de Música de Elvas, Luís Zagalo, é “integralmente dedicado à guitarra”. “Vamos ter oportunidade de ouvir Bach, numa adaptação da sonata para violino, interpretada à guitarra e depois iremos ouvir música da autoria de compositores espanhóis, que escreveram muito para guitarra”, adianta.

“A Música Encanta o Património” é uma iniciativa conjunta do Município de Elvas e da Academia de Música, com acesso livre do público.

Livro “O Super-Herói João Maria” apresentado este sábado em Monforte

O livro “O Super-Herói João Maria”, da autoria de Joana Rita Carriço, com ilustrações de Bruno Clériston, é apresentado este sábado, 18 de maio, no Agrupamento de Escolas João Maria Botas Carriço, em Monforte.

O livro, de acordo com o Município de Monforte, que se associa, “uma vez mais, à preservação da memória de João Maria Carriço”, nasceu para que “o legado e valores” deste jovem “perdurem no tempo”. A sessão de apresentação da obra tem início marcado para as 15 horas.

“O Super-Herói João Maria”,  é, de acordo com a sinopse da obra, “um conto sobre o menino que se tornou Super Herói a ajudar os outros e a ensiná-los a aproveitar a vida. Um pouco da sua luta pela vida, com a ajuda dos seus pais e da mana, e da sua forma tão simples de ultrapassar os problemas. Nesta história, o João Maria ensina todos os meninos(as) a serem felizes e a nunca desistirem dos seus sonhos.”

Despiste em Estremoz resulta em três feridos, incluindo uma criança de três anos

Um despiste de um veículo ligeiro de passageiros, na tarde de ontem, sexta-feira, 17 de maio, na Estrada Nacional 4, junto a Estremoz, resultou em três feridos, incluindo uma criança de três anos.

Uma mulher, de 56 anos, foi considerada ferida grave, enquanto o condutor, de 59, sofreu ferimentos ligeiros, à semelhança do que aconteceu com a criança.

A viatura, segundo as autoridades, terá saído da faixa de rodagem e embatido num monte de pedras, pelo que tudo indica que o condutor poderá ter adormecido ao volante. Os três feridos foram transportados ao Hospital do Espírito Santo, em Évora.

O alerta para esta ocorrência foi dado por volta das 16 horas, sendo que, para o local, foram mobilizados os Bombeiros de Estremoz, a SIV do INEM de Elvas e a GNR, num total de 19 operacionais e 11 viaturas.

História de superação de Paulo Dias apresentada este sábado em Santo António das Areias

O Centro Cultural e Recreativo de Santo António das Areias, em Marvão, recebe este sábado, 18 de maio, pelas 15.30 horas, o lançamento do livro “Aceitar, Trabalhar, Acreditar: Uma Prova de Resiliência”, que conta a história de superação de Paulo Dias, depois de uma grave hemorragia cerebral que colocou a sua vida em risco.

Da autoria da escritora campomaiorense Cláudia Poeiras, a obra narra o percurso de superação de Paulo Dias, com testemunhos de quem o acompanhou de perto, desde a manhã que mudou a sua vida, em 2017.

A sessão de lançamento contará com intervenções do presidente do Município de Marvão, Luís Vitorino, do presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, e do Chairman do Grupo Nabeiro, João Manuel Nabeiro, bem como o momento de apresentação do livro, protagonizado por Paulo Dias, Cláudia Poeiras (escritora) e Amélia Vadillo (editora).

Após a apresentação, o espaço acolhe ainda uma sessão de autógrafos com a venda de exemplares, cujo valor reverte, na totalidade, a favor da instituição Coração Delta.

Bárbara Bandeira na última noite de Festival da Juventude de Elvas

A edição deste ano do Festival da Juventude e Académico de Elvas chega ao fim este sábado, 18 de maio, com um concerto de Bárbara Bandeira.

Neste último dia do evento, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, destaque ainda para as atuações de BUDAFE, Danni Gato e John Bandeiras.

Para este derradeiro dia do Festival da Juventude e Académico de Elvas, os bilhetes têm um preço de dez euros.

Os bilhetes encontram-se à venda no Posto de Turismo da Praça da República, em ticketline.pt e em quatro papelarias da cidade: Cidade Nova, Nova Elvense, Coffee Time Aqueduto e na papelaria do Intermarché.