Morreu o antigo alcaide de Olivença Ramón Rocha

Ramón Rocha, o primeiro alcaide da democracia espanhola em Olivença e ex-presidente da Diputación de Badajoz, morreu na manhã desta terça-feira, 14 de maio, aos 84 anos, vítima de doença prolongada.

Com Rondão Almeida, Ramón Rocha foi impulsionador da construção da Ponte da Ajuda, ao lado da antiga ponte que ligava Elvas à vila de Olivença, destruída no início do século XIX e que permitiu a anexação da região de Olivença a Espanha.

Rocha nasceu em Jerez de los Caballeros, em 1939, e mudou-se para a vila onde mais tarde seria eleito alcaide, em 1979, nas listas do PSOE candidato às primeiras eleições municipais democráticas, permanecendo no cargo até se reformar, em 2007.

Olivença decretou três dias de luto oficial.

Ramón Rocha Maqueda foi presidente do Conselho Provincial de Badajoz entre 1989 e 1995. No final deste ciclo, foi vice-presidente da Assembleia da Estremadura até 2003.

A Câmara Municipal de Elvas, na sua reunião de 23 de maio de 2018, deliberou a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade a Ramón Rocha Maqueda.

Em julho de 2021, a cidade desportiva de Olivença recebeu o seu nome.

O funeral será realizado às 19 horas desta terça-feira, 14 de maio, na igreja de Santa Maria Madalena, em Olivença.

O Município de Elvas já enviou uma nota de pesar pelo falecimento de Ramon Rocha, em que Rondão Almeida, o presidente da Câmara “expressa o seu mais profundo e sentido pesar pelo triste acontecimento”.

À família enlutada, a Rádio ELVAS envia as mais sentidas condolências.