“Back To Black” em exibição em Elvas esta sexta-feira à noite

“Back To Black” é o filme em exibição, na noite desta sexta-feira, 10 de maio, no Auditório São Mateus, em Elvas.

O filme, para maiores de 14 anos, tem início às 21h30. Os bilhetes podem ser adquiridos em ticketline.pt ou meia hora antes da sessão na bilheteira do Auditório São Mateus.

Sinopse do filme: “Back To Black” conta a extraordinária história de Amy Winehouse. Pintando uma imagem vívida e vibrante das ruas de Camden e capturando as lutas da fama global, “Back to Black” homenageia a arte, inteligência e honestidade de Amy, além de tentar entender os seus demónios.

CA dos Contratos de Concessão de Distribuição de Eletricidade em Baixa Tensão constituída

O auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) recebeu nesta quinta-feira, 9 de maio, a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento (CA) dos Contratos de Concessão de Distribuição de Eletricidade em Baixa Tensão, que agora se encontra oficialmente constituída.

A criação desta CA está de acordo com a legislação em vigor e resulta do acordo estabelecido entre Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e a entidade concessionária E-Redes – Distribuição de Eletricidade, S.A. O seu principal objetivo é o acompanhamento das medidas estipuladas através deste acordo, que serão postas em prática nos Municípios do Alto Alentejo.

O regulamento da Comissão foi aprovado por unanimidade, com José Pio – presidente da Câmara Municipal de Gavião – a presidir à mesma, e ainda com a presença de representantes da CIMAA, da AREANATejo e da E-REDES. A reunião contou ainda com uma apresentação por parte dos representantes da E-REDES, onde foi abordado o investimento que tem sido efetuado em todo o território, seja em baixa, média ou alta- tensão.

Concerto de homenagem ao violino este domingo em Elvas

“A Música Encanta o Património” chega este domingo, 12 de maio, ao cineteatro municipal de Elvas, para o espetáculo “A Tradição Virtuosística do Violino”.

Este recital, com início marcado para as 18 horas, de acordo com o diretor da Academia de Música de Elvas, Luís Zagalo, foi “integralmente pensado para homenagear o violino e o papel preponderante que este instrumento teve, e continua a ter, no contexto da história da música ocidental”. Este concerto contará com a participação de uma Orquestra de Cordas, violinistas e pianista.

O ciclo de concertos “A Música Encanta o Património”, com organização da Câmara Municipal e a Academia de Música de Elvas, prossegue no próximo dia 18 (sábado), com um recital de guitarra clássica, na sala Públia Hortênsia de Castro, na Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo, às 18 horas.

A entrada em qualquer um destes espetáculos é gratuita.

Elvas: conheça as deliberações da última reunião de Câmara

O Município de Elvas aprovou esta quarta-feira, 8 de maio, por maioria a atribuição do nome de Paula Calado a uma rua da Urbanização das Caldelas.

A artéria passará a denominar-se “Rua Paula Calado (vereadora 2021/2023) e tem em conta “a sua forte ligação ao concelho” e a “sua defesa dos interesses da sua cidade” ao longo da sua vida.

O executivo aprovou a comemoração do Dia Mundial da Hipertensão, a realização da 34ª Exposição Canina Internacional de Elvas e a celebração da Semana da Educação Artística da UNESCO.

Aprovada a proposta de apreciação de rendas municipais em divida, no âmbito da habitação social.

Os eleitos ratificaram a proposta de realização do Mercado das Velharias no feriado 1 de maio.

Aprovada a proposta de entrega de prémios à Associação Juvenil Arkus para Concurso de Curtas Metragens.

Aprovado o termo de aceitação no que diz respeito à notificação ajuste à decisão do pedido revisão financeira – Bairro Comercial Digital de Elvas.

Aprovadas as cedências seguintes:

– do Coliseu Comendador Rondão Almeida para realização do espetáculo musical de Gipsy Kings – a ratificar,

– do Ciclorama para o Agrupamento de Escolas N.º 1 de Elvas,

– de espaços e parcerias para o Festival da Juventude e Académico de Elvas 2024,

– da Sala Públia Hortênsia de Castro na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo para a Conferência do V Centenário das Juntas de Badajoz-Elvas de 1524 promovida pela AIAR,

– de transporte à Associação Barbaris BTT Team,

–  de transporte à Obra de Santa Zita,

– de transporte para “O Elvas CAD”,

– do pavilhão desportivo municipal de Elvas à ACD Belhó e Raposeira,

– das piscinas municipais de Elvas ao ar livre aos Bombeiros da Associação Humanitária de Elvas,

– do pavilhão desportivo municipal de Elvas ao CF “Os Elvenses”.

Atribuído apoio ao NEFCA.

Concerto de Ricky Martin a 13 de julho em Badajoz

Ricky Martin atua a 13 de julho em Badajoz, no decorrer do Alcazaba Festival, que já tem outros artistas anunciados.

Para 18 de julho, está agendado um concerto de Niña Pastori e, para dia 20, de El Barrio.

Os preços para o concerto de Ricky Martin, que variam entre os 66 e os 99 euros, podem ser já adquiridos no site oficial do festival, evento que terá o seu palco na cidadela árabe situada no centro histórico de Badajoz.

De acordo com a organização, serão vendidos cerca de 7.500 bilhetes para o espetáculo do cantor porto-riquenho, autor de sucessos como “Maria”, “Livin’ La Vida Loca” e “Vente Pa’ Ca”.

Nuno Franco Pires em workshop de escrita criativa no MACE

O Ciclo de Workshops “Sábados com Arte”, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), prossegue este sábado, dia 11 de maio.

Este workshop terá como convidado o escritor elvense Nuno Franco Pires, tendo como tema “Escrita Criativa”. A sessão é destinada a maiores de 16 anos, sendo que decorre entre as 10h30 e as 13 horas e das 15 às 17 horas.

O Ciclo de Workshops, da autoria de artistas locais, ocorre um sábado por mês no MACE, ao longo do ano de 2024. O público-alvo e o número de inscrições variam em função da especificidade de cada workshop.

As participações no workshop necessitam de inscrição prévia para o telefone 268 626 218 ou email servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt.

Campo Maior: GNR e Bombeiros sensibilizam para cuidados com queimadas

O Município de Campo Maior, em colaboração com as três Juntas de Freguesias do concelho, a Guarda Nacional Republicana e os Bombeiros Voluntários de Campo Maior, promoveu, na manhã de ontem, 8 de maio, uma ação de sensibilização e informação, no âmbito da Operação “Campanha Floresta Segura 2024” da GNR.

A ação de sensibilização, destinada à população em geral e, de forma mais particular, aos agricultores do concelho, teve lugar no Centro Cultural da vila.

O vice-presidente do Município de Campo Maior, Paulo Pinheiro, foi o responsável por abrir a sessão, dando as boas-vindas a todos os presentes, seguindo-se as intervenções do cabo-chefe Bruno Baptista, do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Elvas, do cabo João Fialho, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR de Évora, e do comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, Pedro Tomé.

Esta sessão serviu para alertar para a importância da tomada de ações preventivas, no que diz respeito ao cumprimento das faixas de gestão de combustível, assim como no uso do fogo na realização de queimadas.

Festival Sons do Guadiana começa esta quinta-feira em Campo Maior

O Festival Sons do Guadiana, que decorre entre hoje, 9de maio e próximo dia 27 de julho, conta com 80 atividades e momentos culturais diversificados em sete concelhos do Alentejo e da Estremadura espanhola.

Trata-se de um festival de expressões culturais que promove as boas relações entre os que cá vivem e aqueles que nos visitam.

Nesse sentido, esta noite de quinta-feira, 9 de maio, pelas 20 horas, o Festival tem início, em Campo Maior, na Taberna “O Ministro”, com um jantar e serão cultural, tendo como tema: o Dia da Espiga.

Gravações de série da RTP condicionam trânsito em Elvas

A cidade de Elvas irá acolher, entre sábado e segunda-feira, de 11 a 13 de maio, a gravação da nova série da RTP “Daqui Houve Resistência”, informa a Câmara Municipal.

As gravações, tendo em conta que se irão realizar em zonas exteriores da cidade, mais precisamente no Museu Militar, Avenida de São Domingos e Estrada das Alpedreirinhas, levarão a que, em alguns momentos, o trânsito esteja temporariamente condicionado.

Assim, de sábado para domingo, o trânsito irá estar condicionado na Avenida de São Domingos, entre as 15 e as 4 horas; e de domingo para segunda-feira, estará condicionado na Estrada das Alpedreirinhas, entre as 17 e as 5 horas.

Nestes períodos poderá ser necessário utilizar vias alternativas para circulação de trânsito.

O Município de Elvas “lamenta os inconvenientes causados e apela à compreensão dos elvenses para esta situação”.

Encontro de gestantes em Elvas esta sexta-feira à tarde

A assessora materno-infantil Daniela Andrade vai apresentar, num encontro de gestantes, vários temas importantes para as jovens mães:  especialmente focado na Exterogestação; Aleitamento, Fases e consistência do Leite; Baby blues; Autoconfiança; e Cinco S’s.

Este encontro realiza-se no Hotel D. Luís, em Elvas, esta sexta-feria, dia 10 de maio.

A entrada está sujeita a reserva pelo telefone +351 938 620 213, através do Whatsapp. Para assistir, as participantes devem levar consigo um quilo de um alimento não perecível.

Daniela Andrade promete “um mergulho num universo encantado e cheio de desafios”.

Municípios de Elvas e Campo Maior na Feira do Livro de Badajoz

Os municípios de Elvas, Campo Maior e Badajoz, no âmbito da atividade da EuroBEC, participam em mais uma edição da Feira do Livro de Badajoz, onde os autores portugueses também vão também estar representados.

A 43ª edição do certame arranca esta sexta-feira, dia 10 de maio, no Paseo de San Francisco, prolongando-se até dia 19, e conta com um programa de atividades diverso, entre as 10 e as 14 horas e das 18 às 22 horas, de segunda a quinta-feira, e das 11 às 14h30 e das 17h30 às 22 horas, de sexta-feira a domingo.

Em termos da apresentação de autores locais e nacionais, o programa previsto, na Carpa de Conferências, inclui, no sábado, dia 11, às 18 horas (17 horas em Portugal), a apresentação de “Um enfarte no alto do parque”, de Francisco Moita Flores. Na segunda-feira, dia 13, às 18 horas (17 horas em Portugal), é Fernando Fitas quem apresenta “Levar às mãos o lume”. Já no dia 18, às 13 horas (meio-dia em Portugal), Nuno Franco Pires dá a conhecer “Abril” e, às 17h30 (16h30 em Portugal), Filomena Raposo apresenta “Invocações e Exortações dos Anjos da Guarda”.

Espaço Europa: Dia da Europa celebra-se a 9 de maio

O Dia da Europa, celebado esta quinta-feira, assinala a assinatura da Declaração Schuman que, a 9 de maio de 1950, estabeleceu os passos iniciais para a União Europeia, procurando assegurar a paz a longo prazo na Europa pós-guerra.

Num discurso proferido em Paris, a 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão sobre uma nova forma de cooperação política na Europa que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre históricos inimigos, os quais fariam parte desse novo projeto europeu.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um Tratado que criava uma entidade com essas funções.

Para celebrar a data, o Europe Direct Alto Alentejo promove esta tarde, na Escola Secundária de Campo Maior, depois de já o ter feito em Portalegre, um debate  com os alunos sobre o que têm sido estas décadas de integração de políticas e de construção europeia, mas também sobre as oportunidades que a própria União Europeia tem disponíveis para os jovens.

É este o tema do programa “Espaço Europa” desta semana, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

​Universidade Sénior leva a dança esta quinta-feira à Casa da Cultura

A Casa da Cultura de Elvas é hoje, quinta-feira, 9 de maio, palco de uma atuação do Grupo de Dança da Universidade Sénior, no âmbito do festival “Elvas Dança”. A atuação está marcada para as 15 horas.

Já amanhã, sexta-feira, dia 10, pelas 15 horas, caberá ao grupo de dança do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas apresentar-se ao público na Casa da História Judaica.

No sábado, o festival prossegue com mais duas atuações: às 11 horas, no adro da Capela de Nossa Senhora da Conceição, com Os Dançarilhos; e às 15 horas, no Forte da Graça, com o grupo de dança da Gota d’Arte.

O Forte de Santa Luzia, no domingo, dia 12, às 11 horas, recebe uma atuação da Saphirabellydance. O festival encerra na próxima quinta-feira, 16 de maio, pelas 19 horas, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, com a participação de todos os grupos.

Câmara de Borba vai rever preços da obra da área de serviço de caravanismo

A Câmara Municipal de Borba deliberou, por unanimidade, na reunião de 3 de maio, delegar a competência ao presidente de nomear um núcleo de apoio, composto por três trabalhadores do município (dois para apoio administrativo e um para apoio técnico), em cumprimento do Regime Jurídico das Autarquias Locais.

Na mesma reunião, o executivo deliberou, por maioria, aprovar a revisão dos preços da empreitada de construção da Área de Serviço de Caravanismo de Borba.

Foi ainda deliberado, por unanimidade, ratificar a decisão do presidente da Câmara Municipal em celebrar um protocolo de colaboração com o Agrupamento de Escolas de Borba.

Centro Comunitário de Campo Maior celebra 24º aniversário

O Centro Comunitário de Campo Maior celebrou ontem, 8 de maio, o seu 24.º aniversário.

Para celebrar esta data especial, as técnicas do espaço prepararam um lanche-convívio para todos os que diariamente passam o seu tempo no Centro Comunitário.

Os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha tiveram a oportunidade de se juntar ao momento e conviver com os utentes do Centro Comunitário, numa tarde em que o bolo de aniversário não faltou.

Durante a tarde, o Clube das Saias animou os presentes ao som das pandeiretas e das castanholas.

Portugal perde agências bancárias

O número de dependências bancárias diminui nos últimos 20 anos, segundo os dados da Associação Portuguesa de Bancos disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index e na aplicação web Municípios Online, revelam que em 2022, existiam em Portugal um total de 3 354 dependências bancárias de 22 instituições.

Analisando os dados disponíveis para as últimas duas décadas observa-se que, após o máximo registado em 2011 (com 6 297 dependências bancárias), este valor tem vindo a diminuir, chegando a 2022 com 3 354, menos 34.7% relativamente a 2002 e cerca de metade comparativamente a 2011.

O Crédito Agrícola, é o banco com maior número de dependências (640 dispersas por 281 dos 308 concelhos do país). A Caixa Geral de Depósitos, é a segunda instituição bancária (com 510 dependências) mas é a que regista maior dispersão regional, estando presente em 306 concelhos. Millennium bcp, Santander Totta e BPI encerram a lista das cinco entidades bancárias com maior número de dependências.

O concelho de Lisboa é aquele onde um maior número de dependências bancárias se concentra, com 305 estabelecimentos, um valor que corresponde a 9.1% do total. Porto, com 125, e Sintra, com 68, são os outros concelhos com maior número de balcões.

Metade (51.4%) destes estabelecimentos está concentrada em 43 dos 308 concelhos do país. De acordo com os elementos disponíveis no Sales Index, nestes 43 concelhos reside 56.1% da população do país. Este conjunto de concelhos é responsável por 59.7% do poder de compra do Continente, por 59.3% das empresas existentes no país e por 65.5% das pessoas ao serviço. Representam estes 43 concelhos 70% da venda de automóveis ligeiros e aqui se localizam ainda 55.9% dos caixas Multibanco, onde se regista 56.6% do valor total dos levantamentos efetuados ao longo do ano.

Taberna “O Ministro” com quatro pratos de arroz em mais uma Quinzena Gastronómica

O arroz está em destaque em oito restaurantes do concelho de Campo Maior, até dia 15 deste mês, no âmbito de mais uma quinzena gastronómica, promovida pelo município.

Um dos restaurantes aderentes é a Taberna “O Ministro”. João Paulo Borrega, proprietário do estabelecimento, considera que estas quinzenas “são muito positivas e têm algum impacto”, no entanto acredita que “deveriam ser mais profissionalizadas, apesar de o município ter uma equipa muito boa, ligada ao turismo, deveria estar mais próxima dos estabelecimentos e publicitar também fora da vila”.

Para João Paulo Borrega, esta quinzena “não deveria existir em Campo Maior, temos de ser mais criativos, porque isto não é zona de arroz, apesar de trabalharmos esta iguaria com outros acompanhamentos, mas o cliente da vila é mais de pratos à base de batata e legumes”.

O proprietário da Taberna “O Ministro” adianta ainda quais os pratos à base de arroz, que escolheu para esta quinzena: “arroz de tomate com pastéis de bacalhau caseiros, arroz de bacalhau com coentros, arroz de coelho bravo e arroz de feijão”, revelando que as pessoas procuram mais o arroz de tomate com pastéis de bacalhau.

Para além da Taberna “O Ministro” aderem a esta quinzena os seguintes estabelecimentos: Azeitona – Tapas Bar, Cozinha do Mercado, Restaurante O Tarro, Restaurante Primavera, Restaurante Raízes do Alentejo, São Pedro Restaurante e Tasca da Nicole.

Nova Extensão da Junta de Freguesia na Boa-Fé inaugurada dia 15

A nova extensão da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, que se irá localizar no Centro Comercial da Boa-Fé, vai ser inaugurada na próxima quarta-feira, dia 15 de maio.

“Balcão nº2” é o nome que é dado a este espaço, revela José Galguinho, presidente da Junta de Freguesia, adiantando que “já há algum tempo que estava previsto estar a funcionar, mas houve necessidade de obras no espaço para que pudesse abrir com todas as condições”.

José Galguinho convida ainda toda a população a comparecer na inauguração, “para conhecer o espaço, onde será oferecido um lanche”.

A inauguração da extensão da Junta de Freguesia de Caia São Pedro e Alcáçova, na Boa-Fé, está marcada para as 18 horas, da próxima quarta-feira.