O livro “Venham Mais Cinquenta” é apresentado amanhã, terça-feira, 7 de maio, no Cineteatro Municipal de Elvas, em três sessões: às 9h30, 11 e 14 horas. Este livro, que aborda o tema dos 50 Anos do 25 de Abril de 1974, foi escrito e ilustrado por mais de 600 alunos do 3.º e 4.º anos de 18 agrupamentos de escolas dos 15 concelhos do Alto Alentejo.
“Venham Mais Cinquenta”, segundo explica Rui Andrade, responsável pela editora “Cabeçudos”, surge no âmbito da quinta edição do serviço educativo “Fábrica de Histórias”. Coube a grupos de 20 alunos, de 4º ano, de cada concelho escrever, e a grupos de outros 20, de 3º ano, ilustrar.
A concretização desta obra, segundo adianta o responsável, deveu-se à vontade conjunta da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), dos Municípios e Agrupamentos de Escolas de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre.
Para a apresentação do resultado final, com o livro a ter uma tiragem de quatro mil exemplares, foram desenvolvidas oficinas de escrita e ilustração. Realizaram-se também momento de conversa com os seguintes intervenientes: Marcelo Rebelo de Sousa, Vasco Lourenço, Abílio Amiguinho, António Ventura, Aprígio Ramalho, Aurélio Bentes Bravo, Fernanda Bacalhau, Fernando Soares, Jaime Estorninho, Jorge Castro, Jorge Martins, José Pedro Soares, Ludovina Marques, Luís Pargana, Luís Testa, Ramiro Soares Rodrigues e Susana Matela.
Rui Andrade adianta que este livro, que aborda um total de 15 temas, entre eles a censura, a liberdade de expressão e a educação antes do 25 de Abril.
Este livro anda agora anda a ser apresentado em cada um dos municípios do Alto Alentejo, com cada criança do primeiro ciclo a receber um exemplar. O livro, depois de ser apresentado em Elvas, tendo já sido em muitos outros concelhos do distrito, será dado a conhecer, no Centro Cultural de Campo Maior no próximo dia 15.
Durante o evento será apresentado um espetáculo que transpõe para o palco o conteúdo literário do livro, com cenários realizados pelos alunos, seguido da apresentação do makingof com imagens registadas ao longo do processo, e que finalizará com a entrega do livro aos seus autores.
O evento contará com a presença dos jovens alunos-autores e professores envolvidos, de representantes dos Municípios e Agrupamentos de Escolas, dos mediadores da “Cabeçudos” e de diversos convidados ligados aos setores da educação e cultura.