Reunião da Assembleia Municipal de Elvas na terça-feira

A Assembleia Municipal de Elvas reúne amanhã, terça-feira, dia 30 de abril, pelas 16 horas, em sessão ordinária, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A sessão tem a seguinte ordem de trabalhos:

– Período de antes da Ordem do Dia

– Período da Ordem do Dia

1 – Relatório de Atividades

2 – Aprovação da Ata de 29/02/2024

3 – Projeto do Regulamento Municipal de Cedência de Transportes – Aprovação

4 – Trânsito (10)

5 – Assunção de Compromissos Plurianuais

6 – Prestação de Contas e Inventário – Ano Económico de 2023

7 – Revisão Orçamental n.º 2.

João Oliveira esta terça-feira em Elvas e Campo Maior

No âmbito da actividade política e das próximas eleições europeias, João Oliveira, primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu e membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, irá estar amanhã, terça-feira, dia 30 de abril, em Elvas e Campo Maior.

Pelas 10 horas, João Oliveira fará um contacto com a população e comerciantes na cidade de Elvas e às 11 horas fará declarações à comunicação social, na Praça da República.

O candidato ao Parlamento Europeu, pela CDU, segue para Campo Maior onde, pelas 13 horas, participa num almoço na CURPI.

Primeiro-ministro inaugura 40ª Ovibeja acompanhado dos ministros da Agricultura e do Ambiente

A 40ª Ovibeja abre as suas portas ao público já amanhã, 30 de abril. A inauguração, programada para as 11h00 no Auditório ACOS, na entrada principal da feira, vai ser presidida pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, que visita a feira acompanhado do Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes e da Ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho.

No mesmo dia, a ACOS recebe ainda a visita da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar que vem também com o propósito de tomar o pulso ao estado da agricultura na região do Alentejo.

A edição comemorativa da 40ª Ovibeja, aberta ao público até 5 de maio, tem mais expositores que nos anos anteriores, mais colóquios, mais iniciativas culturais e recreativas para todos os públicos. É aguardada a presença de largos milhares de visitantes.

Rui Garrido garante que 40ª Ovibeja será “uma grande feira”

Foto: Ovibeja.pt

A Ovibeja, a comemorar os seus 40 anos, é inaugurada amanhã, 30 de abril, no Parque de Feiras e Exposições da cidade, onde decorre até domingo, 5 de maio, numa organização da ACOS- Associação de Agricultores do Sul.

Rui Garrido, presidente da Associação, adianta que espera “uma grande feira, que conta com perto de mil expositores, nas mais diversas áreas”. Para além disso há também “um vasto programa de palestras como nunca tivemos, e serão assinalados os 10 anos do Cante Alentejano como património da UNESCO, com quatro ou cinco modas alentejanas que serão cantadas em uníssono, por perto de 900 cantadores”.

A Câmara do Fundão é este ano a região convidada do certame. “Este ano retomamos o que foi feito há alguns anos, porque sempre tivemos uma região convidada e, este ano, convidámos a Câmara do Fundão como convidada, fruto da boa relação que mantemos”, adianta.

A Ovibeja tem ainda cartaz musical “como nunca se viu”, garante Rui Garrido. O presidente da ACOS diz que haverá uma exposição temática, alusiva aos 40 anos do certame, que “recorda pessoas e acontecimentos, bem como a evolução da Ovibeja ao longo dos anos”.

Explicando que este ano, o tema escolhido é relativo ao associativismo, Rui Garrido considera que “há ainda muito a fazer, nesse sentido, porque há a necessidade de cada vez mais estarmos juntos para defender os interesses desta classe”.

Amanhã, presente na inauguração, estará o primeiro-ministro, Luís Montenegro. No entanto, durante o certame marcam presença outros membros do Governo e dos partidos da oposição, a quem a ACOS procura “expor a realidade do setor da agricultura, os problemas vividos, bem como as soluções que temos para os resolver”.

A inauguração da Ovibeja está marcada para amanhã, às 11 horas. Pelo palco do certame passam, amanhã, os Calema; na quarta-feira, Buba Espinho, na quinta-feira, Lucky Duckies, na sexta-feira, UB40 e, no sábado, Ana Moura.

IPP lança concurso para construção de nova residência de estudantes

O Instituto Politécnico de Portalegre lançou, recentemente, em Diário da República, o concurso público para a construção de uma residência de estudantes, em Portalegre.

Trata-se da reabilitação do Palacete Visconde de Cidrais, na Rua 5 de Outubro, que ficará dotado de 79 camas.

A empreitada tem um preço base de cerca de quatro milhões de euros, e quase 2,5 milhões são financiados pelo Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES), apoiado pelo PRR.

O prazo de execução está fixado em 18 meses.

Bombeiros de Elvas comemoram 95 anos no domingo com várias atividades

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas comemora no domingo, dia 5 de maio, os seus 95 anos de existência.

Para assinalar a data e para além do hastear das bandeiras no quartel, marcado para as 9.30 horas, “serão promovidos seis estagiários a bombeiros de 1ª, e ainda homenageados dois elementos, Maria Júlia e Armando Pinto, que passaram à fase da reforma depois de servirem a corporação durante várias décadas”, revela o presidente da Associação, Amadeu Martins.

Também no domingo haverá, como é habitual o desfile de viaturas, por algumas artérias da cidade. “Pelas 10 horas há a romagem ao cemitério com deposição de coroa flores no monumento do bombeiro, seguindo-se desfile com perto de 32 viaturas, pela circular à cidade e Avenida de Badajoz”.

A entrevista completa ao presidente dos Bombeiros de Elvas, Amadeu Martins, que abordou outros temas, para além do aniversário da corporação, que pode ouvir no podcast abaixo:

Baja TT Dehesa Extremadura 2024 conta com 170 equipas e parte de Elvas na sexta-feira

São 170 os pilotos, oriundos de 32 nacionalidades que vão disputar, entre quinta-feira e sábado, de 2 a 4 de maio, a oitava edição da Baja TT Dehesa Extremadura.

Este ano e, contrariamente ao ano passado, Elvas não será apenas um ponto de concentração, mas sim o ponto de partida da primeira etapa, desta prova, já na sexta-feira, dia 3, junto ao Aqueduto da Amoreira.

Pelo terceiro ano consecutivo será pontuada, em carros, para o Campeonato Europeu da FIA. Copa Baja Cross Country, bem como o Campeonato Espanhol de Rally Todo-Terreno, além da Copa do Mundo Baja e do Campeonato Espanhol Raid TT, em motos.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, revela que nos últimos dois anos tem sido criada “uma dinâmica a nível cultural e desportivo”, para que a população se reveja nesta, que diz ser “uma euroregião”. O autarca afirma que a Eurocidade “tem muito para dar a todos”, e esta prova desportiva demonstra que “as três localidades trabalham em conjunto”.

Já o vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, explica que na quinta-feira o “prólogo terá lugar em Badajoz e trará a Elvas, não só 170 pilotos e respetivos elementos de staff”, mas também um grande número de amantes da modalidade”.

Ainda na quinta-feira, será feito o sorteio da listagem de saída; já na sexta-feira a prova arranca, pelas 10.30 horas, junto ao Aqueduto da Amoreira, com a concentração de viaturas. O trâmite competitivo tem início nos silos da EPAC, junto ao caminho de ferro, em direção ao Quartel Militar de Botoá.

Hermenegildo Rodrigues demonstra-se ainda muito “orgulhoso” com o facto de a prova ter uma etapa, com saída de Elvas, garantindo que “traz mais valias para este espaço da Eurocidade e que todos os participantes levarão longo o nome da cidade”.

Pedro Pecero, presidente do Motor Club Villafranca, a entidade organizadora, revela que, em Elvas “serão disputados vários quilómetros da prova, na primeira etapa, seguindo depois para Badajoz”. Relativamente às duas zonas destinadas ao público, garante que “serão brevemente divulgadas”.

Esta prova irá atrair “mais de 20 mil pessoas”, nos três dias em que disputa, revela Pedro Pecero, adiantando que é algo “que contribui bastante para a economia local de Elvas e Badajoz”.

Já o vereador de Desporto, no Ayuntamiento de Badajoz, Juan Parejo Fernández, enaltece que este tipo de provas “beneficia as duas cidades”-.

A Baja TT Dehesa Extremadura 2024 foi apresentada à comunicação social, ao final da manhã desta segunda-feira, 29 de abril, nos Paços do Concelho da Câmara de Elvas.

Mariana Baltazar em quarto lugar no Campeonato Nacional de Karaté

A karateka do MotoClube Alentejano Elvas, Mariana Baltazar, participou na fase final do Campeonato Nacional de Karaté, no escalão de iniciados femininos  (- 44 kg), que decorreu em Ponte de Sor.

Num total de 24 atletas, no seu escalão, Mariana Baltazar alcançou um quarto lugar, na classificação nacional.

Depois de diversas participações, em vários torneios de competição nesta época, os cinco atletas de competição, do Motoclube Alentejano, conquistaram vários pódios.

O Karaté do MotoClube Alentejano prepara uma comitiva de oito atletas para o estágio nacional de shotokan da Associaçao de KarateDo do Porto (AKP), a  decorrer no Bombarral, a 4 e 5 de maio.

Biólogos formados na UÉ descobrem novas espécies de lagartixas de Angola

Mariana Marques, Luís Ceríaco e Diogo Parrinha são os três investigadores portugueses, com formação inicial na Universidade de Évora, que descobriram novas espécies de lagartixas de Angola.

Num artigo publicado, no final de fevereiro, estes investigadores concluíram que há sete novas espécies de lagartixas, num trabalho realizado, não só em Angola, mas também com recurso ao estudo de 28 coleções científicas em África, na Europa e nos Estados Unidos.

Este é o tema em destaque no programa desta semana “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

CPCJ de Elvas alerta para maus-tratos na infância com Laço Azul Humano

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas encerra esta terça-feira, 30 de abril, a campanha do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, com o já tradicional Laço Azul Humano, com a participação das crianças das escolas do concelho.

Esta atividade, realizada a nível nacional, serve para sensibilizar a comunidade para a eliminação de qualquer tipo de maus-tratos contra crianças e jovens. Em Elvas, o Laço Azul Humano começa a ser construído, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, a partir das 10 horas.

Esta é a última atividade promovida neste âmbito, depois de, entre outras ações, a CPCJ de Elvas ter participado, com várias crianças, na “Operação Stop Maus-Tratos”, desenvolvida em parceria com a PSP.

Sarau Sénior juntou perto de 300 pessoas em Campo Maior

Os Jogos do Alto Alentejo, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), passaram no sábado, dia 27 de abril, pelo Jardim Municipal de Campo Maior, onde decorreu o Sarau da Liberdade, que juntou nove grupos de ginástica sénior de todo o distrito, num total de cerca de 300 atletas.

Dirigidos pelos seus professores, os grupos de Campo Maior, Alter do Chão, Avis, Castelo de Vide, Fronteira, Marvão, Nisa, Ponte de Sor e Sousel, mostraram as suas coreografias, sempre com muita animação e boa disposição.

No final, o presidente do Município, Luís Rosinha, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, o presidente da Junta de Degolados, João Cirilo, e os técnicos de desporto do Município, Joel Ganchinho, Paula Jangita e Ruben Gomes, entregaram uma lembrança a cada um dos municípios participantes.

Construção do Laço Azul Humano esta terça-feira em Campo Maior

Foto arquivo

A CPCJ de Campo Maior dedica este mês de abril à prevenção dos maus-tratos na infância, com algumas iniciativas.

À semelhança de anos anteriores, a CPCJ de Campo Maior promove a construção de um laço azul humano, com as crianças do ensino pré-escolar e primeiro ciclo, do Centro Educativo Alice Nabeiro e Jardim de Infância o Despertar, no Estádio Capitão César Correia, amanhã, revela Ana Reis, presidente da CPCJ de Campo Maior.

Nesse dia também “será feita uma homenagem ao Comendador Rui Nabeiro, uma vez que era um embaixador dos direitos das crianças”.

Construção de laço azul humano, esta terça-feira, dia 30 de abril, no Estádio Capitão César Correia está marcada para as 10.30 horas.

Mário Almeida vence milha de homeagem ao seu pai em São Vicente

A segunda edição da Milha José Mário Almeida teve lugar na noite de sábado, 27 de abril, em São Vicente, numa organização da Barbaris BTT Team de Barbacena, em parceria com a Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.

Apesar do frio que fez sentir, nessa noite, participaram centenas de pessoas e foram também muitas as que quiseram assistir à prova.

O vencedor da prova masculina foi Mário Almeida, filho do homenageado, já na prova feminina venceu Raquel Trabuco. Por equipas, a vencedora foi a Barbaris BTT Team de Barbacena.

Segundo a organização, foi cumprido mais uma vez o objetivo inicial:  “homenagear um Grande Homem – José Mário Almeida, que no fim da noite, com uma lágrima no olho, nos agradeceu e ao seu presidente de Junta”.

A Barbaris BTT Team de Barnacena agradece ainda “a todos os Patrocinadores, a toda a população que se envolve na prova de uma maneira especial, mostrando estar incondicionalmente ao lado do seu presidente de Junta, bem como ao vereador do desposto da na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues e a todos os que participaram ativamente na organização de mais este grande evento desportivo do concelho”.

Monda atuaram no Coliseu de Elvas

Cerca de 2500 pessoas assistiram na noite de sábado, 27 de abril, ao concerto do grupo Monda, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Ao longo de duas horas, o trio formado por Jorge Roque, Pedro Zagalo e Der Medinas apresentou o seu repertório de temas originais e adaptações de modas alentejanas.

Rui Veloso, Vitorino e o Grupo Coral de Cantares Regionais de Portel foram os convidados especiais do concerto, que contou ainda com Tiago Oliveira na guitarra, Mário Caeiro no acordeão e Mário Lopes na bateria.

“Aurora”, “Três Passos”, “Moreninha”, “A Paixão (Segundo Nicolau da Viola)” e “Menina Estás à Janela” fizeram parte do alinhamento do espetáculo, que abriu com “Grândola, Vila Morena” e encerrou em apoteose com “Fui-te Ver, Estavas Lavando”.

Concerto de Sara Correia enche Praça Multimodal em Campo Maior

A Praça Multimodal, em Campo Maior, recebeu no sábado, dia 27 de abril, um concerto de Sara Correia, integrado nas comemorações do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974.

Perante uma praça cheia, a fadista mostrou toda a sua qualidade, numa atuação em que a canção nacional foi protagonista, e onde a Sara Correia mostrou o porquê de ser uma das mais conceituadas artistas nacionais da atualidade.

Livro “Abril” de Nuno Franco Pires apresentado no Museu Militar de Elvas

O Museu Militar de Elvas acolheu na tarde de sábado, 27 de abril, a sessão de apresentação do livro “Abril”, da autoria do escritor elvense Nuno Franco Pires.

Depois de “Sombras da Raia”, este é o segundo volume de uma trilogia iniciada em 2022 e que tem a história das suas 300 páginas centrada nas vivências de uma família de Elvas no período que antecedeu e precedeu a revolução de 25 de abril de 1974.

Ainda que com uma base ficcional, a obra que tem chancela da editora Visgarolho narra muitos episódios da história de Elvas e Badajoz na época da transição da ditadura para a democracia.

A vereadora Vitória Branco representou a Câmara Municipal de Elvas na apresentação de “Abril”, que contou com mais de uma centena de presenças e na qual, além de Nuno Franco Pires, intervieram o director do Museu Militar, coronel Nuno Duarte, e João Fernando Vinagre.

Foram também lidos trechos da obra por António Carronha Brinquete, Ju Laranjeira, Luísa Currito e Higino Maroto, integrantes com Nuno Franco Pires do coletivo Autores de Elvas.

Para acompanhar a sessão de sábado, a artista plástica Elisabete Fiel criou uma instalação temporária alusiva ao livro.

IPDJ promove em Elvas participação ativa das mulheres no dirigismo de clubes

É com o objetivo de promover e valorizar a liderança e o dirigismo desportivo no feminino, para uma maior igualdade de género no desporto, que o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) está a apostar na campanha “Tu Também Podes Ser a Presidente do Teu Clube”, que será apresentada, esta terça-feira, 30 de abril, na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas.

Com a campanha “muito focada” nas jovens que praticam desporto ou que frequentam cursos nesta área, quando “é difícil encontrar pessoas que estejam disponíveis para dirigir” as associações desportivas, explica o diretor regional do Alentejo do IPDJ, Miguel Rasquinho, pretende-se com esta iniciativa “incentivar as mulheres a participarem ativamente na vida dos clubes”. “Nós assistimos, nos últimos tempos, à chegada também das mulheres ao dirigismo de várias associações e aquilo que queremos promover, neste momento, é a integração das mulheres nos corpos sociais, não só como presidentes, mas integrando as assembleias geral, as direções”, acrescenta.

Para Miguel Rasquinho, ainda assim, nesta altura, não devia sequer ser necessário promover-se este tipo de campanha e estar-se a falar em igualdade entre homens e mulheres. “O que interessa é que, na nossa região, as pessoas participem. Temos muita dificuldade em ter dirigentes nos clubes. Normalmente, vão-se eternizando nas direções sempre os mesmos, e não é porque queiram, é porque não há mais quem queira e há sempre a possibilidade de os clubes fecharem portas por falta de dirigentes”, lembra o responsável.

Destacando os “excelentes” casos e exemplos de mulheres que já dirigem clubes, com “grande sucesso”, no Alentejo, a campanha serve, não só para incentivar as mulheres a participarem, mas também para “dizer que há dificuldades nas direções das associações desportivas da região”.

A campanha é apresentada esta terça-feira, na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, pelas 10h30, depois de já o ter sido também em Vendas Novas, Sousel, Sines e Beja. Depois de Elvas, seguem-se Alcácer do Sal, a 10 de maio, e Évora, no dia 16.

Alunos de Elvas assistem ao filme “Revolução (sem) Sangue”

Os alunos de duas turmas da Escola da Boa-Fé e de uma turma da Escola Secundária D. Sancho II estiveram na manhã da passada sexta-feira, 26 de abril,no Auditório São Mateus.

Os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão do filme Revolução (sem) Sangue, que se baseia no 25 de Abril de 1974.