Casa do Benfica volta a servir cozido de grão após caminhada por Barbacena

Imagem de arquivo

A Casa do Benfica de Elvas promove na manhã deste domingo, 28 de abril, mais uma edição da Caminhada aos Monumentos de Barbacena, que termina, como vem sendo tradicição, com a oferta, aos participantes, de um cozido de grão.

Com concentração marcada para as 9h30, junto ao castelo daquela freguesia do concelho de Elvas, esta caminhada, lembra o presidente da coletividade, Manuel Claudino, realiza-se já há muitos anos. Durante o percurso, os caminheiros irão passar pelo pelourinho, pela Lapa, Ponte Romana e Anta. “O percurso é fácil, não chega a dez quilómetros, e não há muitas elevações”, adianta o responsável.

Qualquer pessoa pode participar nesta caminhada, sendo que só aqueles que se inscreveram, antecipadamente, terão direito ao almoço servido pela coletividade.

Na realização desta caminhada, a Casa do Benfica de Elvas conta com o apoio da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando.

Bienal de Coruche com concurso aberto para residências artisticas

A 11ª edição da Bienal de Coruche – Percursos com Arte, programada para 19 de outubro a 3 de novembro, já abriu concurso para residências artísticas a decorrer por todo o concelho, de 30 de setembro a 13 de outubro.

As candidaturas estão abertas até 23 de junho nas áreas de Artes Visuais, Artes Performativas e Cruzamentos Disciplinares (Escultura/Instalação, Fotografia/Vídeo, Movimento/Performance, Pintura, Desenho, Land-Art, Arquitetura/Paisagismo, Som/Produção Musical). Vinculada ao tema “Território”, a edição de 2024 promove a descentralização das atividades, estabelecendo pontes entre artistas e comunidades locais em diversas localidades do concelho.

Com longa tradição de diálogo entre Arte e espaço público, a Bienal estimula a produção de obras que reflitam as singularidades do território, contribuindo para o enriquecimento cultural da região. As normas e os formulários de participação estão desde já disponíveis no site da Bienal.

A Bienal de Coruche – Percursos com Arte 2024, organizada pela Câmara e pelo Museu Municipal de Coruche, é a segunda edição a realizar-se com residências artísticas, este ano vinculadas ao tema “Território” – mote para a criação artística a produzir de modo descentralizado, em diversas localidades do Concelho, propiciando o contacto entre artistas e comunidades locais nas suas várias freguesias, que contam a sua história com identidade própria. Os  espaços de produção artística distribuem-se pela União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra e pelas freguesias de Biscainho, Branca, Couço, Santana do Mato e São José da Lamarosa.

Assumindo-se como espaço de afirmação de novos talentos e de estimulação da apreciação estética do público, o concurso para Residências Artísticas marca o início de uma jornada criativa que culminará numa grande celebração da arte visual entre os dias 19 de outubro e 3 de novembro, sendo prioritária a vinculação das obras e dos artistas ao contexto local, no sentido de produzirem obras que sejam fruto dessa conexão paisagística, social, afetiva e material, contribuindo para o enriquecimento cultural da região e para o desenvolvimento de novas linguagens plásticas e poéticas.

Com candidaturas abertas até 23 de junho, a Bienal convida artistas nacionais e estrangeiros a embrenharem- se nas tradições, nas paisagens e nas comunidades locais. As residências artísticas oferecem aos artistas a oportunidade de imergirem no contexto local e de criarem obras que dialoguem com o território e com as suas singularidades.

Seja nos estaleiros das freguesias, nos espaços municipais ou em locais associados à organização, os artistas encontrarão ambientes propícios para explorar e expressar a sua Arte, envolvendo-se profundamente com a comunidade, a cultura e a paisagem.

O território de Coruche, situado na região interior e no limite do Ribatejo, apresenta riqueza cultural e paisagística única, inspiradora de produção artística. Da floresta do Montado às linhas de água ou às manchas florestais, cada elemento do território tem um papel crucial no desenvolvimento da região – papel esse que, interpretado artisticamente, fortalece a ligação entre o objeto artístico e o espaço envolvente, integrando as obras no meio urbano e arquitetónico, e enriquecendo a experiência estética do público.

Podem candidatar-se às residências artísticas cidadãos nacionais ou estrangeiros, maiores de 18 anos e com morada fiscal em Portugal que sejam portadores de grau académico nas áreas referidas, bem como profissionais não licenciados que possuam currículo significativo e reconhecido mérito. As candidaturas são apresentadas em formulário próprio, disponibilizado nas plataformas online do evento, ou efetuadas através do e-mail candidaturas.bienal@gmail.com. Os resultados do concurso, cujo júri selecionará os 10 melhores projetos, serão divulgados até 20 dias úteis após o termo do prazo de apresentação de propostas, mediante comunicação por e-mail e publicitação nas plataformas online de divulgação do evento. A aceitação das residências por parte dos artistas deve decorrer nos 10 dias seguintes à divulgação dos resultados, sob pena de deixarem de ser elegíveis.

Os artistas selecionados beneficiam de um apoio financeiro no valor de mil euros, designado “subsídio de produção”, assegurado pelo Município de Coruche e destinado a suportar a produção artística, fazendo face a despesas de deslocação, alimentação, aquisição de materiais, montagem e desmontagem. Além do subsídio de produção, o Município assegura espaços de trabalho e alojamento com condições para confeção de refeições.

A Bienal desenvolve ainda as Envolvências Locais, que desde 2013 aproximam e envolvem a comunidade num projeto artístico comum, nomeadamente escolas, associações, fotógrafos, artesãos e artistas em torno do tema “A floresta enquanto legado natural e o abrigo das gentes, da fauna e da flora” – força motriz dos artistas, que criarão os elementos das Envolvências Locais, estando prevista a instalação Floresta e a produção de peças Art Eco. Ao longo de mais de duas semanas são muitos e diversificados os eventos a decorrer paralelamente por toda a Vila, ao ar livre e em infraestruturas municipais – workshops, espetáculos, residências artísticas e animação cultural.

Realizada desde 2003, a Bienal tem fomentado o diálogo entre locais, artistas plásticos e profissionais das artes visuais, reforçando a articulação simbiótica entre o objeto artístico e o espaço envolvente pela integração das obras no meio urbano e arquitetónico. Através de uma variedade de eventos paralelos, a Bienal proporciona uma experiência enriquecedora que aproxima o público da arte contemporânea.

Esta edição em particular promete uma programação diversificada, com atividades distribuídas por todo o Concelho, oferecendo a oportunidade de mergulhar numa experiência única, onde a criatividade encontra o território em todas as suas formas e manifestações, numa jornada de descoberta e expressão artística.

Vila Viçosa: Festas dos Capuchos com inscrições abertas

O Município de Vila Viçosa informa que estão abertas as inscrições para as Festas dos Capuchos, que se realiza de 13 a 17 de setembro.

As inscrições dizem respeito a stands na Praça da República e na zona das largadas de touros; espaços no recinto da festa; publicidade em programa; e vídeos de publicidade no palco.

As normas de participação, assim como as fichas de inscrição para as várias vertentes, estão disponíveis no site do Município.

As inscrições e subscrições devem ser feitas através do Balcão Único, na Câmara Municipal, no seu horário de funcionamento, ou através do email geral@cm-vilavicosa.pt.

Luís Represas em concerto este sábado em Arronches

Luís Represas, acompanhado pela Orquestra de Câmara Ibérica e o pianista Miguel Nuñez, sobe ao palco do Centro Cultural de Arronches, este sábado, 27 de abril, para um concerto que encerra as comemorações dos 50 anos do 25 de abril na vila.

O presidente da Câmara, João Crespo, revela que este concerto, conta “com a participação especial dos alunos da Escola de Música e da Academia Sénior de Arronches, terminando em grande a programação destas comemorações”.

O concerto está marcado para as 21.30 horas. Os bilhetes podem ser adquiridos, uma hora antes, na Bilheteira do Centro Cultural.

2ª Milha José Mário Almeida este sábado à noite em São Vicente

Foto de arquivo

A segunda edição da “Milha José Mário Almeida” realiza-se nesta noite deste sábado, dia 27 de abril, na freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, com o objetivo de homenagear o ex-atleta que dá nome a esta iniciativa.

A organização do evento é da responsabilidade da Associação Barbaris Btt Team de Barbacena, com o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, Câmara Municipal de Elvas e do Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo de Portalegre (AADP). José Maneta, da Barbaris BTT Team, revela que “esta prova, de 1609 metros, percorre várias artérias da freguesia, destina-se a todos os escalões etários e está inserida no Circuito de Corridas da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre”.

No ano passado foram superadas as 200 inscrições, pelo que este ano, adianta José Maneta, “as expectativas são altas”, garantindo que haverá prémios e medalhas para todos os escalões, uma vez que “a prova é aberta a todos os atletas, ou seja, federados ou não”.

A prova tem partida, esta noite, às 21 horas, junto às instalações da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, local onde também termina.

Jüra e Kura animam castelo de Alandroal este sábado à noite

Um concerto de Jüra e um espetáculo de Kura são as propostas do Município de Alandroal, para a noite deste sábado, 27 de abril, no castelo da vila, no âmbito das celebrações dos 50 anos da Revolução dos Cravos.

Jüra sobe ao palco pelas 22 horas, seguindo a animação, noite dentro, não só ao som de Kura, mas também de DJ Moonlight. Todos os espetáculos contam com entrada gratuita.

Antes, pelas 16 horas, arranca do Parque de Feiras de Alandroal uma prova de Duatlo Cross, organizada pela Associação Alandroal United.

Igreja de Santa Luzia recebe concerto de Coro Gospel

Um concerto com o Coro Gospel de Ponte de Sor tem lugar esta tarde de sábado, 27 de abril, na Igreja de Santa Luzia, em Elvas.

Com entrada gratuita, este espetáculo, inserido nas comemorações dos 25 anos desta igreja de Elvas, tem início marcado para as 17 horas.

Nuno Franco Pires apresenta “Abril” no Museu Militar de Elvas

O elvense Nuno Franco Pires apresenta este sábado, 27 de abril, no Museu Militar de Elvas, o seu mais recente livro: “Abril”.

A sessão de apresentação da obra, inserida na programação da Câmara Municipal de Elvas de celebração dos 50 anos do 25 de Abril, está marcada para as 17 horas.

A mesma obra será apresentada a 18 de maio em Badajoz e no dia 24 de maio em Campo Maior.

Conheça a sinopse da obra:

“Os ventos de abril agitam o quotidiano de uma família de lavradores elvenses, habituados a ser os senhores da terra. Na cidade hesita-se em reconhecer a legitimidade do Movimento das Forças Armadas e os quartéis não tomam posição na Operação viragem histórica.

Gera-se a dúvida entre os populares e surgem rumores de dissidência. a queda dos símbolos do passado vem a acontecer somente dois dias depois do sucedido em Lisboa. A nova ordem ameaça os apoiantes do regime, obrigando Afonso, o patriarca, a refugiar-se na vizinha cidade de Badajoz, do outro lado da raia, deixando a gestão dos negócios entregue ao filho, Luís. A vivência na cidade pacense revelar-se-á transformadora.

Duarte, o irmão mais novo, militar no Regimento de Lanceiros nº1, é um homem atormentado pelas memórias de infância e da comissão na Guiné-Bissau. Preparado para ser apenas o segundo filho, assume um importante papel quando abril chega e os acontecimentos se precipitam.

Acolhida pela família, Mia é uma das crianças austríacas que a Cáritas trouxe para Elvas no pós-guerra da 2ª Guerra Ultramar, tornando-se mais um membro do clã. Guarda um importante segredo que pode comprometer a sua unidade. A partir do episódio mais marcante da história portuguesa da contemporaneidade o autor engendra uma trama de emoção e suspense com final inesperado.”

Electrificada Ferrovia Évora-Alandroal

A obra da ferrovia da linha de alta velocidade até Madrid teve um marco importante esta sexta-feira quando foram colocada em tensão as catenárias de uma parte do percurso que liga Évora a Elvas.

São cerca de 50 quilómetros entre a estação de Évora e Alandroal, estando prevista a conclusão do troço até Elvas no próximo ano.

O objetivo de Bruxelas é que a ligação de Portugal a Madrid esteja terminada em 2027 e que as duas capitais ibéricas esteja unidas por alta velocidade em 2030.

Marisa Liz este sábado na Feira de São Marcos em Alter do Chão

Neste penúltimo dia da Feira de São Marcos em Alter do Chão, destaque para a atuação de Marisa Liz, na tenda de espetáculos, marcada para a meia-noite.

Este sábado, 27 de abril, há ainda várias atividades, desde demonstrações de tosquia, de drones e de forja, bem como provas de vinhos, poule de obstáculos e prova de potência.

Destaque também para a atuação do Grupo de Cantares Albelterium e de Cantares de São Vicente e Ventosa, pelas 18 horas.

Ainda antes do concerto de Marisa Liz atuam “Os Improvisados”, às 22 horas. A partir das duas da manhã há festa dos anos 80/90 com o Dj Oskar.

A programação completa deste dia para conhecer no cartaz abaixo:

Sara Correia atua na noite deste sábado em Campo Maior

A fadista Sara Correia atua na noite deste sábado, 27 de abril, na Praça Multimodal, em Campo Maior, num espetáculo inserido nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Tendo em conta que a tour da fadista tem como nome “Liberdade”, o presidente da Câmara Luís Rosinha, considera que se “adequa perfeitamente às comemorações do 25 de abril”, adiantando que o espetáculo é gratuito e que Sara Correia “tem uma grande qualidade artística”, pelo que acredita que será um “ótimo espetáculo”.

O espetáculo de Sara Correia está marcado para hoje, às 21.30 horas, na Praça Multimodal, em Campo Maior.

Concerto dos Monda este sábado à noite no Coliseu de Elvas

Os Monda sobem ao palco do Coliseu de Elvas, este sábado à noite, 27 de abril, num espetáculo inserido no programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promovido pela Câmara Municipal.

Para este concerto, os Monda convidam Rui Veloso e Vitorino Salomé, dois ícones da música portuguesa, que dispensam apresentações, para além do Grupo de Cantares Regionais de Portel.

Segundo o elvense Pedro Zagalo, músico dos Monda, este espetáculo, que resulta de uma fusão que o grupo espera que seja do agrado de todos, será “único”. “É um espetáculo que nunca aconteceu”, garante o artista, assegurando que o repertório a ser apresentado no concerto, com músicas dos Monda, mas também dos convidados, será “muito vasto e dinâmico”.

“Vai ser certamente uma grande noite de música de portuguesa e uma noite dedicada ao Alentejo”, diz ainda Pedro Zagalo, convidando todos a assistir a este concerto, assente nos valores de Abril. “Nós temos, no nosso repertório, músicas que falam e que estão assentes nos padrões de Abril e temos também o Vitorino que é uma pessoa que conviveu de perto e lado a lado com a figura musical do Zeca Afonso, portanto todo o espetáculo tem essa conotação e essa mensagem dos valores de Abril”, diz ainda.

O concerto tem início marcado para as 22 horas. Os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline ou no coliseu, hoje, a partir das 18 horas.