Skip to content

Elvas: candidaturas ao Orçamento Participativo até final de junho

O Município de Elvas tem já abertas as candidaturas de projetos à edição deste ano do Orçamento Participativo: uma ferramenta de participação cívica, que, entre outros, visa incentivar o diálogo entre eleitos e eleitores, contribuir para a educação cívica, adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas dos cidadãos e aumentar a transparência da atividade da autarquia.

Explicando que já antes houve projetos vencedores, alguns deles neste momento em execução, e que “todas as ideias são válidas”, o vereador Cláudio Monteiro recorda que esta é já a terceira edição do Orçamento Participativo. “Qualquer pessoa que tenha a sua ideia, desde que esteja dentro do regulamento do Orçamento Participativo, deve apresentá-la”, aconselha. “Quantas mais ideias melhor”, acrescenta.

O valor total de 25 mil euros a ser investido pela autarquia neste Orçamento Participativo, que pode não ser atribuído a um único vencedor, mas vir ser distribuído pelos projetos mais votados, tendo em conta o orçamento apresentado por cada um, como aconteceu na primeira edição do Orçamento Participativo.

Cláudio Monteiro, que apela ainda à participação das freguesias rurais de Elvas nesta iniciativa, assegura que para que o processo decorra da forma “mais justa e isenta” nenhum eleito, nem qualquer associação ou coletividade pode apresentar projetos.

Os interessados em submeter as suas propostas podem fazê-lo no site do Orçamento Participativo do Município de Elvas ou dirigindo-se à Câmara Municipal ou Juntas de Freguesia. Esta primeira fase de recolha de ideias e projetos que elvenses ou residentes no concelho querem colocar em prática, termina a 28 de junho.

Seguem-se as fases de análise de propostas, de reclamação, de divulgação e de votação, com o vencedor ou vencedores a serem conhecidos a 9 de outubro.

Os projetos vencedores irão, posteriormente, ser colocados no orçamento público municipal no ano seguinte, nomeadamente nas Grandes Opções do Plano e Orçamento.

Compartilhe este artigo: