Filhos da Madrugada em concerto na quarta-feira em Sousel

O Município de Sousel inicia esta quarta-feira, 24 de abril, as comemorações da Revolução dos Cravos, com um concerto dos “Filhos da Madrugada”, num tributo a Zeca Afonso, no Pavilhão Multiusos, a partir das 22 horas.

Também na quarta-feira, o Museu dos Cristos de Sousel celebra o seu quinto aniversário, pelo que as visitas àquele espaço museológico é gratuito nesse dia.

As celebrações, em Sousel, no dia 25 de abril, começam bem cedo. A novidade este ano é a atuação da Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Sousel em todas as freguesias do concelho.

Para além da sessão solene da Assembleia Municipal Evocativa do 25 de abril de 1974, a autarquia promove atividades de âmbito cultural. Pelas 15h30 é inaugurada a exposição “Histórias e Memórias da Liberdade” e, mais tarde, será apresentado o filme documental com o mesmo nome da exposição, com testemunhos de quem viveu o 25 de abril no concelho de Sousel.

Durante a tarde será também entregue o prémio do desafio “25 de abril de 1974: 50 anos – 50 perguntas”.

“Liberdade p’las mãos dos Barristas de Estremoz” em exposição na Galeria Municipal

A exposição “Liberdade p’las mãos dos Barristas de Estremoz” foi inaugurada no passado sábado, 20 de abril, na Galeria Municipal de Estremoz.

Esta exposição surge a partir do desafio lançado aos barristas para que também eles se juntassem às comemorações dos 50 anos do 25 de abril, levadas a cabo pelo município, e criassem uma peça alusiva ao tema.

Nesta mostra participaram os seguintes barristas: Ana Catarina Grilo, Ana Godinho, Carlos Alberto Alves, Duarte Catela, Inocência Lopes, Irmãs Flores, Jorge da Conceição, Madalena Bilro, Manuel Broa, Ricardo Fonseca, Sara Sapateiro e Vera Magalhães.

Associação Viver Vila Viçosa homenageia Bento de Jesus Caraça

Foto: município de Vila Viçosa

A Associação Viver Vila Viçosa (VIVV) homenageou na passada quinta-feira, dia 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a figura incontornável calipolense, Bento de Jesus Caraça.

Esta sessão de reconhecimento e agradecimento decorreu, também no presente dia, por se assinalar o nascimento de Bento de Jesus Caraça, ilustre matemático que participou de forma ativa na comunidade, desde ter sido Professor, passando pela criação de uma Biblioteca, a “Cosmos” e com a publicação de artigos e livros centrados na sua área de formação.

De acordo com as palavras do professor Manuel Talhinhas, presidente da VIVV, o propósito desta Associação prende-se com “mostrar Vila Viçosa, por meio da arte, da história e da cultura”.

Estiveram presentes elementos da Câmara Municipal de Vila Viçosa, o presidente da Assembleia Municipal, Dirigentes da Associação VIVV e alguns alunos e membros do Coro da Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa.

No fim da homenagem, alguns membros do Coro brindaram os presentes com o cântico da música “Dá-me uma gotinha de água” – hino da Associação Viver Vila Viçosa.

RC3 de Estremoz promove iniciativa “Ser Militar Por Um Dia”

O Regimento de Cavalaria nº3 de Estremoz promove esta terça e quarta-feira, dias 23 e 24 a iniciativa “Ser militar por um dia”.

A divulgação das Forças Armadas (FFAA) insere-se numa grande Linha de Ação da recente Diretiva Estratégica do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) que visa dignificar o papel das Forças Armadas na Sociedade Portuguesa, tendo sido desenvolvido o Programa de Divulgação das Forças Armadas, com o objetivo geral de promover a imagem de umas Forças Armadas credíveis, mais próximas dos cidadãos e mais abertas à sociedade.

A diretiva anteriormente referida visa como seu objetivo principal, o “Potenciar a obtenção e a retenção de recursos humanos”, alicerçados na identificação de um programa de atividades a realizar pelos jovens, que inclui, entre outras iniciativas, um projeto piloto, através da iniciativa “Militar por um dia”, visando transmitir aos jovens que frequentam o ensino secundário (10º, 11º e 12º ano), os valores da Instituição Militar e da cidadania dando a conhecer, de forma dinâmica e apelativa, as atividades mais identificativas das FFAA Portuguesas.

Assim o RC3 planeia, organiza e executa as tarefas inerentes à realização do Programa de Divulgação das Forças Armadas “Militar por um dia!”, contribuindo para a linha de ação da divulgação das Forças Armadas e garantindo a manutenção da prontidão, transmitindo aos jovens que participam na iniciativa, os valores da Instituição Militar e da cidadania e envolvê-los ativamente em atividades de caráter essencialmente prático de natureza militar, promovendo a identificação dos jovens com as Forças Armadas e boa imagem desta Unidade.

A atividade levada a cabo pelo RC3, conta com a participação de um grupo de 15 jovens e um professor do Agrupamento de Escolas de Sousel.

Primeiro-ministro inaugura 40ª edição da Ovibeja a 30 de abril

A 40ª Ovibeja abre portas já no próximo dia 30 de abril e é inaugurada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, em sessão agendada para as 11 horas.

Até 5 de maio, a 40ª Ovibeja conta com seis dias de intensa atividade cultural, recreativa, comercial, de mostra e venda dos mais variados produtos e serviços. A reflexão sobre assuntos da ordem do dia é outro dos pontos fortes da Ovibeja que este ano elegeu o associativismo como tema principal.

Além de muitos outros focos de reflexão sobre este tema, a ACOS – organizadora do evento – vai realizar o seu colóquio sobre “Associativismo Agrícola” no dia 2 de maio, a partir das 11 horas, no Auditório ACOS. Vão intervir Luís Capoulas Santos, sociólogo, ex-ministro da agricultura; Álvaro Mendonça e Moura, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal; Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, Idalino Leão, presidente da CONFGRI, Joaquim Lopes, representante da Confederação Nacional da Agricultura; Agustín Sánchez, presidente da cooperativa espanhola OVIPOR. A moderação vai estar a cargo da jornalista Inês Patola.

Além deste tema de reflexão, a ACOS e a Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) vão realizar o “II colóquio Nacional do Pastoreio Extensivo – A importância da cooperação e o associativismo”, no dia 30 de abril, a partir das 15 horas, no Auditório ACOS. Vão intervir representantes do Centro de Competências do Pastoreio Extensivo e Centro de Competências de Caprinicultura, de diversas associações e agrupamentos de produtores, federações, da Câmara Municipal do Fundão, a região convidada este ano. Da ACOS vão intervir o vice-presidente, Miguel Madeira, sobre “desafios e oportunidades da cooperação e o associativismo na produção” e ainda o diretor geral, Claudino Matos.

Em cima da mesa vai estar também uma reflexão, promovida pela ACOS, sobre “A integração de migrantes no Baixo Alentejo – qual o caminho?”. A ACOS vai ainda dinamizar vários outros colóquios e workshops com sessões teóricas e práticas no novo espaço criado este ano para dar visibilidade ao papel e importância das novas tecnologias na agricultura e pecuária, o Pavilhão da Inovação e Tecnologia, situado no Campo da Feira. “Vantagens da Utilização de Sistemas Inteligentes de Rega”; “Geolocalização na Pecuária”, “Utilização de Drones na Agricultura”, Conservação do Solo” são apenas alguns exemplos dos colóquios da responsabilidade da ACOS previstos para este novo espaço.

A dinamização deste espaço conta igualmente com a participação de vários Centros de Competências de que a ACOS e a FAABA fazem parte. A decorrer de 30 de abril a 5 de maio, a 40ª Ovibeja tem este ano mais expositores, mais iniciativas para todos os públicos-alvo, mais surpresas inovadoras e mais um dia de feira.

Toda a informação em: www.ovibeja.pt

Degolados disputa primeiro Torneio de Jogo do Burro

O União Futebol de Degolados (UFD) promoveu no passado sábado, 20 de abril, na sua sede, o I Torneio de Jogo do Burro, que contou com a participação de mais de 20 pessoas.

Numa tarde de grande convívio, estiveram presentes, para além do presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, e o presidente da UFD, Florival Cirilo, o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, o vereador Paulo Pinheiro e o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo.

Esta iniciativa foi uma organização do UFD, que contou com o apoio do Município de Campo Maior, da Junta de Freguesia de Degolados e da Associação de Jogos Tradicionais do Distrito de Portalegre.

Crianças do primeiro ciclo de Elvas criam “Mural da Liberdade”

Um cravo gigante, estampado num mural, formado pelos desenhos e frases das crianças do primeiro ciclo do concelho, alusivos ao 25 de Abril e à liberdade, foi inaugurado ao início da tarde desta segunda-feira, 22 de abril, na Casa da Cultura de Elvas.

Em mais uma iniciativa inserida na programação municipal de celebração dos 50 anos da Revolução de Abril de 1974, este mural, que se encontra na entrada daquele espaço, na Praça da República, pode ser visitado até 1 de maio.

Ao todo, revela o vereador Cláudio Monteiro, dão forma a este cravo 850 recortes. “Essas 850 crianças dos Agrupamentos nº 1, 2 e 3 de Elvas, assim como do Colégio Luso-Britânico, a quem Câmara Municipal de Elvas agradece esta colaboração nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, criaram as suas frases, sobre aquilo que o 25 de Abril lhes diz, e depois, as técnicas dos serviços educativos da Câmara Municipal fizeram o conjunto da obra de arte que está aqui patente”, explica o vereador.

Lembrando que um dos objetivos da Câmara Municipal com este tipo de iniciativas é “formar”, Cláudio Monteiro não tem dúvidas de que os mais novos, depois deste trabalho, estão “no caminho certo”, para nunca deixar cair em esquecimento aquilo que foi um dos momentos mais marcantes da história do país.

Na inauguração deste mural da liberdade estiveram presentes várias crianças da Escola Básica de 1º Ciclo de Alcáçova.

GNR: 308 novos guardas prestam Compromisso de Honra em Portalegre

A cerimónia militar do Compromisso de Honra dos 308 formandos do 53.º Curso de Formação de Guardas da Guarda Nacional Republicana (GNR) que terminaram a formação com aproveitamento, em Portalegre, realiza-se amanhã, terça-feira, 23 de abril, às 11h30.

A cerimónia militar, que vai ter lugar na Avenida do Movimento das Forças Armadas, em Portalegre, marca o final de um período de formação dos Guardas Provisórios e o início da atividade profissional dos novos militares da Guarda.

O 53.º Curso de Formação de Guardas teve a duração aproximada de dez meses, período em que foram ministradas diversas matérias relativas quer à formação geral militar, quer à formação nas áreas jurídicas e técnico-profissionais.

A formação contemplou ainda uma vertente de caráter prático (formação em exercício), com o objetivo de proporcionar aos Guardas Provisórios as competências para o exercício das funções da GNR.

Ainda antes da cerimónia militar, amanhã, pelas 10 horas, vai realizar-se, na Igreja Sé Catedral de Portalegre, a cerimónia religiosa comemorativa do 113.º Aniversário da Guarda Nacional Republicana, sendo a celebração aberta ao público em geral e terá a participação do coro da GNR, do grupo instrumental da Unidade de Segurança e Honras de Estado e do Grupo de Cantares Alentejanos da Guarda.

Pedro Zagalo promete concerto “único” dos Monda em Elvas

Os Monda sobem ao palco do Coliseu de Elvas, no próximo sábado à noite, 27 de abril, num espetáculo inserido no programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promovido pela Câmara Municipal.

Para este concerto, os Monda convidam Rui Veloso e Vitorino Salomé, dois ícones da música portuguesa, que dispensam apresentações, para além do Grupo de Cantares Regionais de Portel.

Segundo o elvense Pedro Zagalo, músico dos Monda, este espetáculo, que resulta de uma fusão que o grupo espera que seja do agrado de todos, será “único”. “É um espetáculo que nunca aconteceu”, garante o artista, assegurando que o repertório a ser apresentado no concerto, com músicas dos Monda, mas também dos convidados, será “muito vasto e dinâmico”.

“Vai ser certamente uma grande noite de música de portuguesa e uma noite dedicada ao Alentejo”, diz ainda Pedro Zagalo, convidando todos a assistir a este concerto, assente nos valores de Abril. “Nós temos, no nosso repertório, músicas que falam e que estão assentes nos padrões de Abril e temos também o Vitorino que é uma pessoa que conviveu de perto e lado a lado com a figura musical do Zeca Afonso, portanto todo o espetáculo tem essa conotação e essa mensagem dos valores de Abril”, diz ainda.

Este concerto, no sábado, tem início marcado para as 22 horas. Os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline ou no coliseu, no dia do espetáculo, a partir das 18 horas.

CIMAA homenageia o poder local nos 50 anos do 25 de abril

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) assinalou, na passada quinta-feira, 18 de abril, os 50 anos do 25 de abril de 1974, através de uma simbólica homenagem aos eleitos para as Câmaras e Assembleias Municipais do distrito de Portalegre, nas primeiras eleições autárquicas pós-revolução. Na sua terra natal, Castelo de Vide, o tributo estendeu-se a uma das personalidades mais importantes da “Revolução dos Cravos”: Fernando José Salgueiro Maia, tendo sido depositada pelos presentes uma coroa de flores, junto ao busto deste ilustre castelovidense.

A comitiva, liderada por Albano Silva, Presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAA, Hugo Hilário, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA e António Pita, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, composta ainda pelos deputados intermunicipais, autarcas do Alto Alentejo e homenageados, teve ainda a oportunidade de realizar uma visita guiada à Casa da Cidadania Salgueiro Maia, localizada num local idílico do Alto Alentejo.

Após a visita, o auditório deste espaço museológico acolheu uma sessão de tributo ao poder local. Arménio do Pina Morais Almeida (AM de Nisa), António do Rosário Moura Rosa (AM de Gavião), Fernando Emílio Silva Soares (CM de Portalegre) e António José Falé Canoa (CM de Monforte), alguns dos autarcas que iniciaram este percurso democrático nas edilidades locais, foram homenageados através da entrega de “Jarras da Liberdade”, manufaturadas na conceituada Cerâmica da Torre do Sino, bem como o livro “25 de abril de 1974, quinta-feira”, do fotojornalista Alfredo Cunha.

O sentimento de gratidão de todos os presentes para com os homenageados, em virtude do serviço prestado à causa pública, levou os ex-autarcas a refletir sobre os desafios que encontraram no processo de transição que o país atravessava, mas também sobre os colegas autarcas – muitos já não se encontram entre nós – que deram o seu imprescindível contributo a cada um dos 15 concelhos do Alto Alentejo, bem como a este território como um todo.

Neste dia em que se celebrou a democracia, a comemoração terminou com a primeira Assembleia Intermunicipal da CIMAA deste ano, que se realizou no Convento de São Francisco, em Castelo de Vide.

Município de Vila Viçosa inaugura cabine de Desfibrilhação a 2 de maio

O Município de Vila Viçosa inaugura a 2 de maio, pelas 10h30, a cabine de rua DAE (Desfibrilhador Automático Externo), que se encontra instalada na Praça da República.

Através desta instalação, a autarquia quer tornar Vila Viçosa n”um local cada vez mais seguro”, não só para quem vive na vila, como para quem a visita, “porque apenas através de um socorro rápido se podem salvar vidas”.

O Município de Vila Viçosa já dispõe deste equipamento médico de suporte de vida, nos seguintes edifícios do concelho: Campo de Futebol João Figueiredo (Vila Viçosa); Campo de Jogos Pereira Bom (Bencatel); Centro de Multiusos de São Romão; Edifício da Câmara Municipal de Vila Viçosa; Junta de Freguesia de Pardais; e Piscinas Municipais de Vila Viçosa.

Fernando Fitas apresenta “Levar às Mãos o Lume” em Campo Maior

O poeta campomaiorense Fernando Fitas apresentou em Campo Maior, no passado sábado, 20 de abril, o seu mais recente trabalho: “Levar às Mãos o Lume”.

A sessão de apresentação do livro aconteceu nas galerias do Museu Aberto e contou com a participação da vereadora São Silveirinha, ao lado de Luís Maçarico, que apresentou o livro, e de José Vaz, que declamou alguns poemas da obra.

Estiveram ainda presentes o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, o deputado da Assembleia da República, Ricardo Pinheiro, os vereadores Paulo Pinheiro, Paulo Almeida e Fátima Vitorino, e José Leão, em representação da Junta de Freguesia da Expectação.

“Levar às Mãos o Lume” reúne um conjunto de poemas escritos há cerca de oito anos, os quais, pela sua natureza, não cabiam em nenhum dos livros entretanto publicados pelo autor, designadamente por se tratar de textos que visam denunciar arbitrariedades e injustiças.

Esta apresentação do livro de Fernando Fitas esteve inserida nas comemorações, em Campo Maior, do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974.

Formação Simplex Urbanístico decorreu nos Paços do Concelho de Campo Maior

Uma Formação Simplex Urbanístico decorreu esta manhã de segunda-feira,  dia 22 de abril, nos Paços do Concelho de Campo Maior.

Esta formação, dirigida aos funcionários da Divisão de Obras e Urbanismo e do Balcão Único de Atendimento do Município de Campo Maior, visa dotar os formandos de conhecimentos acerca das alterações impostas pelo Decreto-Lei N°.10/2024 de 8 de janeiro, ficando habilitados para as identificar e aplicar na prática.

Estiveram presentes o pesidente do Município, Luís Rosinha, o vereador Paulo Pinheiro, o Chefe da Divisão de Obras e Urbanismo, Rui Carneiro, e o Dirigente de Nível 3, José Filipe Lopes.

Dia Mundial da Terra celebra-se esta segunda-feira

Celebra-se hoje, dia 22 de abril, o Dia Mundial da Terra, que foi instituído em 2009, em Assembleia-geral das Nações Unidas.

A partir desta data ficou reconhecido que a terra e os seus ecossistemas são o nosso lar, e que para alcançar um justo equilíbrio entre as necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras é necessário promover a harmonia com a natureza e a Terra.

Neste dia é importante lembrar que precisamos de uma mudança para uma economia mais sustentável que funcione tanto para as pessoas como para o planeta. “Juntem-se ao movimento global para restaurar o nosso mundo!” é o apelo que as Nações Unidas fazem.

Tudo para saber sobre o Dia Mundial da Terra, no programa “Ambiente em FM” desta semana, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Jorge Guerreiro, Lon3r Johny e Zanova na Semana Académica de Portalegre

O Instituto Politécnico de Portalegre celebra a sua Semana Académica entre amanhã, 23 de abril, e domingo, dia 28, num dos pavilhões do NERPOR, numa organização da Associação Académica.

Os maiores destaques da programação do evento vão para os espetáculos do rapper Lon3r Johny, na quinta-feira, 25 de abril, Jorge Guerreiro, no sábado, dia 27, e DJ Zanova, no domingo, dia 28.

Um dos momentos mais aguardados desta Semana Académica está marcado para sábado, com a tradicional Bênção das Pastas e a Queima das Fitas.

O cartaz do evento para conhecer abaixo:

Casa da Cidadania Salgueiro Maia acolheu homenagem a autarcas eleitos no distrito em 1976

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, acolheu uma cerimónia de homenagem, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), no passado dia 18 de abril.

Esta cerimónia teve como objetivo homenagear os primeiros presidentes das Câmaras e das Assembleias Municipais eleitos no distrito de Portalegre, no regime democrático, numa altura em que se celebram os 50 anos do 25 de abril.

Arménio Pina Almeida (AM de Nisa), António do Rosário Rosa (AM de Gavião), Fernando Emílio Soares (CM de Portalegre) e António Falé Canoa (CM de Monforte) foram os homenageados presentes tendo sido sublinhada a importância do Poder Local e o papel histórico que estes autarcas tiveram no processo de transição para o novo regime e para os alicerces da democracia no nosso território.

A iniciativa contou ainda com a presença de Fernando Soares que, para além de ter sido o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Portalegre em 1976, foi também Presidente em Castelo de Vide no mandato de 1989-93.

Romeiros voltam a ligar Moita a Viana do Alentejo em cavalo

A Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo acontece entre amanhã, 23 de abril, e domingo, dia 28. Nesta, que será a 22ª edição doi evento, são esperadas centenas de romeiros.

O objetivo do evento é manter “uma tradição centenária”, porque noutra época, “os romeiros iam da Moita ao Santuário de Nossa Senhora D’ Aires, em Viana do Alentejo, para benzerem os animais”, recorda o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte

Este ano vai haver uma novidade, que se prende com o número de dias, “de quatro passa a cinco dias, para minimizar o esforço dos animais”.

Luís Miguel Duarte acrescenta que “depois da chegada dos romeiros a Viana do Alentejo, vai haver festa como já é habitual com grupos corais locais e danças de sevilhanas. Vai haver também uma tenda de espetáculos, na vila, para envolver também a população”.

A comissão organizadora do evento é composta pelas autarquias da Moita e Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros “Tradição Moitense” e a Associação Equestre de Viana do Alentejo.

Francisco Laranjeira vence Campeonato de Portugal de 10 mil metros

O elvense Francisco Laranjeira sagrou-se vecendor, no passado sábado, 20 de abril, do Campeonato de Portugal de 10 mil metros, que decorreu nas Caldas da Rainha.

Em representação do Grupo Desportivo Diana, Francisco Laranjeira, além de se ter sagrado campeão na categoria de surdos, bateu o seu recorde pessoal, com o tempo de 31.41.35m.

Núria Santos conquista bronze no 2° Open de Karate de Odivelas

Os karatecas elvenses do Dojo de KarateDo do MotoClube Alentejano de Elvas marcaram presença no 2° Open de Odivelas, no passado sábado, dia 20 de abril.

Nesta fase final da época competitiva, Núria Santos conquistou a medalha de bronze em juvenis femininos (-42 Kg) e Duarte Rodrigues ficou em quinto lugar em juniores masculinos (-76 kg).  Francisco Nunes, em iniciados (- 40 kg), e Diogo Casacão, em juvenis (- 40 kg), classificaram-se em sétimo lugar.

No próximo domingo, dia 28 de abril, Mariana Baltazar, terceira classificada na fase regional dos Nacionais de Iniciados, disputará o campeonato nacional, num escalão com 29 atletas.

Os karatekas Núria Santos, Sofia Guimarães, Francisco Cabaceira, Francisco Nunes, Diogo Casacão, Duarte Rodrigues, Diogo Anjo e João Real, do Moto Clube Alentejano, preparam-se também, por esta altura, para participar no Estágio Nacional de Karate Shotokan da AKPorto, no Bombarral, nos dias 4 e 5 de maio.

OLE animou serão de sexta-feira em Campo Maior

A Orquestra Ligeira do Exército (OLE) apresentou-se em concerto, na noite de sexta-feira, 19 de abril, em Campo Maior, num espetáculo integrado nas comemorações do 50.º Aniversário do 25 de abril de 1974.

Perante um auditório cheio, a OLE apresentou um repertório muito animado, com grandes sucessos nacionais e internacionais. Tratou-se de um serão repleto de boa música e em que a qualidade dos músicos não deixou ninguém indiferente.

Encontro Infantil de Atletismo junta cerca de 300 crianças em Campo Maior

Cerca de 300 crianças de Campo Maior participam, amanhã, terça-feira, dia 23 de abril, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, num encontro infantil de atletismo, pelas 10 horas, a ter lugar no Estádio Capitão César Correia.

Numa organização conjunta entre as “forças vivas do desporto e de educação do concelho de Campo Maior”, revela Carlos Pepê, do Grupo Campo Maior Trail Runners, o objetivo é que os mais novos pratiquem a modalidade. “Esta é uma sequência do que temos vindo a fazer, ao longo dos últimos anos, em que nos associamos às comemorações do 25 de abril, sempre com uma atividade desportiva e, este ano, decidimos dar um passo em conjunto com o União Futebol de Degolados, município de Campo Maior, Sporting Clube Campomaiorense, Agrupamento de Escolas, Santa Casa da Misericórdia e Centro Educativo Alice Nabeiro, para criarmos um circuito permanente, em Campo Maior, dedicado aos mais pequenos, dada a dificuldade que sentimos em fixar os mais novos nas modalidades”, revela.

Tendo em conta que o atletismo “é muito versátil, eclético e é base de qualquer desporto”, garante Carlos Pepê. Desta forma, foi criado “um circuito pequeno, para crianças dos 3 aos 6 anos, dentro do Estádio, que vai ficar permanente, depois de um trabalho de requalificação, em conjunto com o município e, ainda outro percurso com 600 metros, dos 6 aos 12 anos”.

Amanhã, para além de se promover a atividade física, será também lançada uma Escola de Atletismo, em Campo Maior. Esta escola, em articulação com os estabelecimentos de ensino do concelho, explica Carlos Pepê, “pretende tornar esta uma prática regular porque comemorar abril é fazer com que as iniciativas perdurem no tempo e fiquem bons hábitos saudáveis”.

Esta Escola de Atletismo, explica Carlos Pepê, faz parte de um programa Federação Portuguesa de Atletismo, que está tutelado pela Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre. O objetivo passa por “criar bases, nos futuros atletas, na vila, que tem um grande legado nesse sentido”.

Penúltima jornada do Torneio da Malha “João Brioso” disputada na Belhó

O recinto anexo às hortas comunitárias da Belhó acolheu na tarde do passado sábado, 20 de abril, a nona e penúltima jornada do 28° Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso”.

Esta contagem, correspondente à freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, foi ganha em seniores masculinos por José Maria Malha com oito derrubes, nas senhoras por Mónica Xavier com três, em veteranos por Venâncio Cachapela com sete e nos sub-13 por Marco Matos com dois derrubes.

O vereador Hermenegildo Rodrigues representou a Câmara Municipal de Elvas na contagem deste sábado, onde também marcaram presença os presidentes da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, José Galguinho, e de São Vicente e Ventosa, João Charruadas.

A edição 2024 do Torneio Concelhio da Malha encerra na manhã do feriado da próxima quinta-feira, 25 de abril, com a realização da 10ª jornada, como habitualmente no tabuleiro da Praça da Republica.

III Marrocos Palmo-a-Palmo partiu de Campo Maior na sexta-feira

O III Marrocos Palmo-a-Palmo 2024 – Destinos Delta Q teve o seu arranque oficial na passada sexta-feira, 19 de abril, no Jardim Municipal de Campo Maior.

A expedição, uma organização da SenaXtours-SXT, leva 55 participantes a conhecer o país do norte de África, numa aventura que dura até ao dia 27 de abril.

Os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, assim como o presidente da Junta de Freguesia da Expectação, Hugo Rodrigo, estiveram presentes na partida.

 

9º Art Jazz Festival de Elvas termina com concerto de Adam Ben Ezra

O 9.º Art Jazz Festival terminou no passado sábado, 20 de abril, no Cine-Teatro Municipal de Elvas com a apresentação do músico e compositor israelita Adam Ben Ezra.

Com uma sólida carreira internacional, Ben Ezra é um multi-instrumentista que, tendo no contrabaixo o instrumento principal, recorre durante o concerto aos samplers, piano, flauta transversal e percussões.

O repertório, constituído exclusivamente por temas próprios, viajou ao longo de sensivelmente hora e meia por sonoridades do seu país e região de origem, mas também por peças inspiradas noutras latitudes geográficas, como Espanha, Brasil e Jamaica.

A anteceder o concerto, o vereador Cláudio Monteiro subiu ao palco para endereçar os parabéns ao diretor artístico do festival, Jorge Góis, pela qualidade e variedade da programação que se estendeu por três noites consecutivas.

O autarca, em representação da Câmara Municipal, congratulou-se com o público, que desde quinta-feira compareceu no Cine-Teatro em bom número e que neste sábado praticamente encheu a plateia do Cine-Teatro.

Recorde-se que, antes de Adam Ben Ezra, tinham passado pela sala da zona de Alcáçova os quartetos do saxofonista espanhol Joaquin De la Montaña e da cantora colombiana Laura Osorio.

O Art Jazz Festival, organizado pelo Município de Elvas, promete regressar em 2025 para aquela que será a sua 10ª edição.

Elvas: candidaturas ao Orçamento Participativo até final de junho

O Município de Elvas tem já abertas as candidaturas de projetos à edição deste ano do Orçamento Participativo: uma ferramenta de participação cívica, que, entre outros, visa incentivar o diálogo entre eleitos e eleitores, contribuir para a educação cívica, adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas dos cidadãos e aumentar a transparência da atividade da autarquia.

Explicando que já antes houve projetos vencedores, alguns deles neste momento em execução, e que “todas as ideias são válidas”, o vereador Cláudio Monteiro recorda que esta é já a terceira edição do Orçamento Participativo. “Qualquer pessoa que tenha a sua ideia, desde que esteja dentro do regulamento do Orçamento Participativo, deve apresentá-la”, aconselha. “Quantas mais ideias melhor”, acrescenta.

O valor total de 25 mil euros a ser investido pela autarquia neste Orçamento Participativo, que pode não ser atribuído a um único vencedor, mas vir ser distribuído pelos projetos mais votados, tendo em conta o orçamento apresentado por cada um, como aconteceu na primeira edição do Orçamento Participativo.

Cláudio Monteiro, que apela ainda à participação das freguesias rurais de Elvas nesta iniciativa, assegura que para que o processo decorra da forma “mais justa e isenta” nenhum eleito, nem qualquer associação ou coletividade pode apresentar projetos.

Os interessados em submeter as suas propostas podem fazê-lo no site do Orçamento Participativo do Município de Elvas ou dirigindo-se à Câmara Municipal ou Juntas de Freguesia. Esta primeira fase de recolha de ideias e projetos que elvenses ou residentes no concelho querem colocar em prática, termina a 28 de junho.

Seguem-se as fases de análise de propostas, de reclamação, de divulgação e de votação, com o vencedor ou vencedores a serem conhecidos a 9 de outubro.

Os projetos vencedores irão, posteriormente, ser colocados no orçamento público municipal no ano seguinte, nomeadamente nas Grandes Opções do Plano e Orçamento.