Arronches e Benfica vence Estrela de Portalegre 3-0

Na 13ª jornada do Distrital de Portalegre, o Arronches e Benfica venceu o Estrela de Portalegre por 3-0.

Com uma primeira parte equilibrada, os locais marcaram aos dois minutos através de um grande golo de Rafael Gaita. Aos 60 minutos, Sheriff isolou-se e cruzou com a bola a bater em Rafa e a enganar o guarda-redes do Estrela, Luís Romão, fazendo o 2-0.

Aos 79, Nhaga fez uma grande jogada pela esquerda, passando por três adversários e cruzou para Murillo que rematou, tendo defendido Luís Romão para a frente, onde sozinho Alemi fuzilou a baliza e estabeleceu o resultado final de 3-0.

Apesar de ser a penúltima jornada, os arronchenses fizeram o último jogo e chagaram ao topo da classificação, ficando à espera do jogo da última jornada entre o Mosteirense e o Elétrico.

Arronches recebe sessão nacional sobre vacinação em Portugal na terça-feira

O Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, recebe na terça-feira, dia 23 de abril, às 10.45 horas, a sessão “Vacinas: A Proteger Gerações”, promovida pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e integrada no programa de atividades da Semana Europeia da Vacinação 2024.

Esta iniciativa é promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) Europa, cujo objetivo é reforçar a importância do acesso equitativo e alargado às vacinas.

A abertura estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, seguindo das intervenções do presidente do Conselho de Administração da ULS Alto Alentejo, Joaquim Araújo, da Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, a Coordenadora do Programa Nacional de Vacinação da DGS, Teresa Fernandes, entre outras.

Em confirmação está a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para realizar o encerramento da cerimónia.

O ponto da situação da vacinação em Portugal é o centro desta manhã com a apresentação “Vacinação em Portugal: 2023 em números”, a realização da mesa-redonda “Proteger Gerações”, com representantes da DGS, entidades do concelho de Arronches e da região do Alentejo, e a apresentação do estudo “Preditores e Barreiras da Vacinação”, para além dos contributos das intervenções individuais.

Universidade de Évora celebra 50 anos do 25 de abril na quarta-feira

A Universidade de Évora celebra os 50 anos do 25 de abril, na próxima quarta-feira, dia 24.

A instituição de ensino superior recupera perspetivas de quem fez e acompanhou a Revolução, reunindo três personalidades que vivenciaram os acontecimentos, há 50 anos, em diferentes locais e em diferentes posições de vivência e de ação.

Uma sessão com relatos na primeira pessoa, seguida de concerto comentado.

A programação completa para conhecer no cartaz abaixo:

Alandroal: 50 anos do 25 de Abril celebrados com vários concertos

O Município de Alandroal, em parceria com as quatro juntas de freguesia e associações do concelho, está a programar um conjunto alargado de iniciativas ligadas às comemorações dos cinquenta anos de Revolução de Abril, com especial incidência no final deste mês, mas que se prolongarão pelos meses seguintes.

No programa cultural destacam-se as atuações do Jorge Fernando no dia 24, de Rui Veloso no dia 25, de DJ Brat e Diazz no dia 26, e de Jüra e Kura no dia 27.

As comemorações prolongar-se-ão pelo concelho e suas freguesias ao longo do ano, mas o município não deixa de assinalar o dia 25 de Abril como o mais importante destes 50 anos. Com uma Sessão Solene da Assembleia Municipal seguida do Hastear da Bandeira por todas as freguesias, a tarde ficará marcada pela inauguração da obra de Melhoria da Mobilidade Urbana e Segurança Rodoviária – 4ª fase, o lanche-convívio para toda a população e ao fim da tarde o concerto com Rui Veloso.

Devida a importância deste marco histórico, o Município do Alandroal entende que estas Comemorações devem ficar na memória de todos para relembrar a importância da luta travada há 50 anos contra o regime, não deixando cair os valores de Liberdade, Igualdade e Fraternidade que o 25 de abril nos trouxe.

“Desta forma, convidamos a população participar ativamente nas iniciativas previstas. Foram pensadas para todos”, garante a autarquia.

Borba: espetáculo de stand-up comedy a 4 de maio no Celeiro da Cultura

O auditório do Celeiro da Cultura, em Borba, será palco, no próximo dia 4 de maio (sábado), de um espetáculo de stand-up comedy.

Os humoristas Mário Falcão (na imagem), Joa Vítor, Zé Maria Simão, Jorge Catarino e Francisco Alves prometem uma noite de gargalhadas e muita diversão, num espetáculo com entrada gratuita.

O início do espetáculo está marcado para as 21h30.

Município de Vila Viçosa dispõe de novo biotriturador

No decorrer da estratégia de melhoria e renovação gradual da frota municipal, o Município de Vila Viçosa adquiriu, recentemente, um novo biotriturador.

Este equipamento “pretende preencher uma lacuna existente e permitir uma intervenção mais efetiva nos espaços verdes e respetiva limpeza, através do reaproveitamento das aparas provenientes dos biorresíduos (ramos, troncos, etc)”, revela a autarquia.

Este novo biotriturador foi adquirido à empresa calipolense Maquicorredora e foi entregue, no passado dia 12 de abril, ao Executivo Municipal.

2ª Milha José Mário Almeida em São Vicente com inscrições abertas até dia 24

Foto arquivo

A segunda edição da “Milha José Mário Almeida” realiza-se no próximo dia 27, na freguesia de São Vicente e Ventosa, com o objetivo de homenagear o ex-atleta que dá nome a esta iniciativa.

A organização do evento é da responsabilidade da Associação Barbaris Btt Team de Barbacena, com o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, Câmara Municipal de Elvas e do Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo de Portalegre (AADP). José Maneta, da Barbaris BTT Team, revela que “esta prova, de 1609 metros, percorre várias artérias da freguesia, destina-se a todos os escalões etários e está inserida no Circuito de Corridas da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre”.

No ano passado foram superadas as 200 inscrições, pelo que este ano, adianta José Maneta, “as expectativas são altas”, garantindo que haverá prémios e medalhas para todos os escalões, uma vez que “a prova é aberta a todos os atletas, ou seja, federados ou não”.

A prova tem partida, no dia 27, às 21 horas, junto às instalações da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, local onde também termina. As inscrições podem até quarta-feira, dia 24 de abril, AQUI.

Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com várias atividades em Montemor

Este ano assinalam-se 50 anos do 25 de abril de 1974. Esta data já está a ser comemorada um pouco por todo o país e o concelho de Montemor-o-Novo não é exceção.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, refere que “o 25 de Abril merece ser comemorado todos os dias e toda hora, mas este ano é um ano especial é um em que se comemoram 50 anos de 25 de abril de 1974”.  Para o efeito das comemorações “foi convocada uma comissão das forças vivas do concelho de Montemor-o-Novo para trabalharmos em conjunto, no que vão ser as comemorações do 25 de abril, 50 anos sobre a data 25 de abril 1974”.

“Todos os partidos políticos com representação na Assembleia Municipal têm voz nesta comissão, o Agrupamento de Escolas, a União dos Resistentes Antifascistas, o Movimento Democrático de Mulheres, as ARPIS, todas as associações culturais através do gabinete das associações também têm a sua voz, a Liga dos Combatentes, os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, todas as Juntas de Freguesia, a presidente Assembleia Municipal, eu enquanto presidente da Câmara Municipal e os vereadores com pelouros também estão presentes nesta comissão de comemoração”, acrescentou.

O edil adiantou ainda que “iremos começar oficialmente neste mês de abril, a comemorar esta data histórica para o nosso país. Das comemorações oficiais do município teremos no dia 24 de abril as finais do jogo à descoberta do 25 de abril, pinturas de grafitis organizada pela União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras, também pela noite do dia 24 de abril iremos ter uma projeção contínua dos nomes dos presos políticos do nosso concelho, iremos ter um concerto com Júlio Pereira, um grande artista que nos trás à memória tempos antigos e músicas de combate à ditadura, Maria Vila Lobos que irá declamar poemas também junto ao Cineteatro Curvo Semedo, a Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela, junta-se a nós para esta grande comemoração na véspera do 25 de abril, um grande fogo de artifício comemorativo às 00.00 horas e depois uma arruada com a Banda Filarmónica de Cabrela para relembrar também o que foi a celebração destes anos todos do chegar do 25 de abril ao nosso concelho”.

Olímpio Galvão, refere as iniciativas “No próprio dia 25 de abril, como tem sido hábito, há o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, mas também todas as freguesias às 8:00 horas da manhã irão hastear as suas bandeiras orgulhosamente para celebração desta data. Depois algumas atividades no Parque Urbano, organizadas pela Oficina da Criança, a estafetas da Liberdade que irá este ano ter a sua partida dos Foros de Vale de  Figueira pelas 10 horas e chegada ao Parque Urbano cerca das 11:15 horas”.

Município de Montemor-o-Novo comemora os 50 anos depois do 25 de abril de 1974, com um vasto leque de atividades.

“Percurso pelo Património” de Elvas com o professor Fernando Branco Correia

O Município de Elvas promoveu este domingo, 21 de abril, mais um “Percurso pelo Património”, com a participação do o professor Fernando Branco Correia numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal.

Depois do arranque deste ciclo de passeios históricos, pelo centro histórico da cidade, no mês passado, o percurso sob o mote “O Início da História”, guiado pelo professor da Universidade de Évora que explicou os antecedentes históricos na Península Ibérica até aos primeiros relatos da existência da cidade de Elvas e depois segui com os presentes pelo percurso pelo Património de Elvas.

Bilhetes para espetáculos da FIAPE já à venda

A entrada no recinto da 36ª edição da FIAPE que decorre entre os dias 1 e 5 de maio, é gratuita, no entanto, o município informa que o acesso aos espetáculos musicais, que terão lugar no Palco FIAPE, é pago.

Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos AQUI, já as pulseiras para os quatro dias estão disponíveis para venda apenas no Posto de Turismo de Estremoz.

Nesta edição da FIAPE atuam David Carreira (1 de maio), Van Zee (2 de maio), Os Quatro e Meia (3 de maio) e Bárbara Tinoco (4 de maio).

César Medina d”O Elvas” em destaque no “onze” do ano

César Medina, o defesa-goleador de O Elvas, integra a equipa do ano da série D do Campeonato de Portugal, numa eleição da página Campeonato de Portugal/Campeonato das Oportunidades e do portal zerozero.
O colombiano, de 31 anos, autor de 10 golos na fase regular da competição, foi mesmo o melhor marcador de O Elvas e tinha sido distinguido, ao longo da temporada, em oito ocasiões para a equipa da semana (jornadas 4, 6, 10, 11, 12, 13, 14 e 18), não surpreendendo, por isso, figurar entre os melhores de 2023/2024.
Figura de destaque do “renascido” O Elvas, César Medina – fecha a época com 25 jogos, 11 golos, 3 assistências e 2.280 minutos de competição no campeonato e Taça de Portugal – conseguiu impor-se num “onze” dominado pelos três primeiros classificados da Série D: Vitória de Setúbal e Moncarapachense, que a partir deste domingo jogam pela promoção à Liga 3, e Lusitano de Évora que terminou a Série D com somente 9 golos consentidos. O médio João Bandeira, do Barreirense, e o avançado Didi, do despromovido Oriental e que foi o máximo goleador da prova (11 golos), são os restantes “intrusos” na equipa do ano.
Há sete épocas em Portugal, César Medina, que pode alinhar como defesa-central e lateral esquerdo (1.86 de altura e 78 kg), começou pelo Coutada, na Divisão de Honra da AF Lisboa, antes de transferir-se para o 1.º de Dezembro no verão de 2018. Seguiram-se Amora, Belenenses, Barreirense, Lusitano de Évora e O Elvas, onde evoluiu às ordens do técnico Pedro Hipólito que conseguiu potenciar-lhe as capacidades de finalização para níveis pouco habituais num jogador da linha defensiva.

Feira de Doçaria de Portalegre chega ao fim este domingo

Termina este domingo, 21 de abril, a 22ª edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, que decorre desde de sexta-feira no Mosteiro de São Bernardo.

Após a abertura da feira, pelas 11 horas, decorre mais um concurso de doçaria, desta vez para eleger o melhor doce tradicional.

Pelas 15 horas, atua o Grupo de Cantares Cantalagoa, seguindo-se, uma hora mais tarde, uma sessão de contos, com animação para famílias, com a atriz e marionetista Ângela Ribeiro a prometer levar os presentes ao mundo dos contos tradicionais portugueses.

Para as 17 horas está previsto a realização de uma sessão de showcooking com a chefe de pastelaria do Convento do Espinheiro Carla Parreira. Às 17h30, atua o grupo de Cantares de Portalegre  “O Semeador”, com o encerramento da feira previsto para as 19 horas.

Rutura numa conduta de água provoca corte no abastecimento

Fotografia arquivo

Uma rutura numa conduta principal, junto à Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, provocou um corte no abastecimento de água.

Os serviços da Aquaelvas estão desde as 22 horas de sábado até esta manhã de domingo a resolver a avaria e espera-se que cerca das 11 horas o abastecimento já esteja restabelecido.

 

Alunas da CURPI de Campo Maior recordam memórias do 25 de abril de 1974

Numa altura em que se celebram os 50 anos do 25 de abril, por todo o país e também na região, a Rádio Elvas foi procurar saber, junto daqueles que viveram a Revolução dos Cravos, que memórias guardam desses tempos.

Nesse sentido, falámos com algumas alunas da Academia Sénior da CURPI de Campo Maior. Luísa Fernandes conta que, na altura, o seu sogro foi preso, durante vários meses, “por ler o Avante”, algo que diz ser sido “muito difícil” para a sua sogra. Já no dia da Revolução, diz que adorou “ver a atitude dos capitães de Abril” e que esta revolução “foi para melhor, para quem viveu na pele o fascismo, de que ninguém gosta”.

Esta revolução, para Luísa Fernandes, “foi positiva, porque não houve mortes, foi muito bem feita”, diz. Hoje em dia, considera que é importante transmitir às crianças “a importância da liberdade que hoje vivem”.

Idaulina Borrega conta que, na época da ditadura, ouvia as notícias no rádio, às escondidas, tendo sido avisada pela sua mãe que um dia poderia ser presa, algo que nunca chegou a acontecer. “Essa foi uma data marcante, porque estávamos a viver a ditadura, tenho muitas recordações dessa época, em que não podíamos falar de nada. Quando tinha 10 anos ouvia, debaixo dos lençóis o Manuel Alegre na Rádio e a minha mãe avisava-me que um dia podia ser presa, mas eu não queira saber, queria ouvir o que se dizia”, relata.

Durante a ditadura, garante esta aluna, viveram-se “tempos muito difíceis e sofridos”, considerando que atualmente as pessoas têm de “dar valor à liberdade, mas sempre respeitando os outros”.

Já Beatriz Galvão adianta que o seu marido foi mobilizado para Angola, dias depois da Revolução, dizendo que esse dia “foi muito marcante” e, ao mesmo tempo, “muito bonito, porque não houve sangue, guerra nem feridos”.

Garantindo que não passou fome, naquela altura, Beatriz Galvão diz que, ainda assim, foram tempos difíceis. “Lembro-me que não tínhamos metade das coisas que, hoje, os meus filhos netos têm, mas nunca passei fome e lembro-me comprar cinco tostões de chouriço para eu e a minha irmã comermos ao lanche, aquilo era uma lasquinha para cada uma, não havia dinheiro para mais, mas pronto, comíamos muitas sopas e açordas, sem nunca passarmos fome”.

Crianças de Elvas apresentam “Mural da Liberdade” na Casa da Cultura

Elvas tem estado a celebrar, de uma forma intensa, estes 50 anos do 25 de Abril, sendo que uma das preocupações da Câmara Municipal foi não deixar os mais novos de fora destas comemorações.

Nesse sentido, e depois de terem sido distribuídos pedaços de papel com as cores de um cravo vermelho pelas escolas, nos quais as crianças do primeiro ciclo do concelho tiveram oportunidade de se expressar sobre aquilo que pensam ser a liberdade e o 25 de Abril, será formado um mural, que estará em exposição, na Casa da Cultura de Elvas, já a partir desta segunda-feira, 22 de abril.

“As nossas crianças são o futuro e nós temos de começar logo a trabalhar com os mais pequenos, incutir-lhes os valores da liberdade e da democracia. Eles são os homens e a mulheres de amanhã e é muito importante passar-lhes essa mensagem”, explica a vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas.

Este mural da liberdade, que resulta num cravo gigante e que conta com a colaboração dos agrupamentos de escolas do concelho, será apresentado amanhã, pelas 14 horas, na Casa da Cultura.