Cinco viaturas do Museu Militar de Elvas estão expostas na Praça da República de Elvas, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a par de uma Chaimite que ficará de forma permanente numa das rotundas da Avenida de Badajoz.
Estas viaturas “não participaram na Revolução do Cravos, mas são da mesma tipologia”, revela o diretor do Museu Militar de Elvas, o Coronel Nuno Duarte, para além da Chaimite “que é um ícone do 25 de abril”.
Esta exposição, garante o Coronel Nuno Duarte, “é mais uma forma de o Museu Militar se abrir à cidade, pelo que se tenta que o Museu seja dinâmico e se criem iniciativas, para que do ponto de vista cultural e turístico, dar a oportunidade aos elvenses e não só, de conhecerem a história e património militar português”.
Já o vereador na Câmara de Elvas, Cláudio Monteiro, revela que este “é mais um momento marcante”, que faz parte da programação destas comemorações, que fazem sentido “envolvendo a comunidade e as entidades parceiras”, revelando que estas viaturas ficam expostas até dia 1 de maio.
As viaturas têm um painel explicativo da sua importância e função, naquela altura. O vereador acrescenta que se pretende que “as pessoas não só visitem esta exposição mas que também a partilhem e divulguem, por exemplo, através de fotografias”.
Quanto à chaimite, que se encontra exposta numa rotunda da Avenida de Badajoz, e com o objetivo de “promover Elvas como destino turístico militar, ficará naquele local de forma permanente”, garante Cláudio Monteiro.
Esta manhã de sexta-feira, 19 de abril, na inauguração da exposição, na Praça da República, as crianças do Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação e da Escola de Alcáçova, marcaram presença neste momento e puderam também entrar dentro das viaturas.