Portalegre volta a celebrar a sua doçaria conventual e tradicional, este fim de semana, de 19 a 21 de abril, no Mosteiro de São Bernardo.
A feira dedicada aos doces, que desta feita vai contar com um concurso dedicado à famosa boleima de Portalegre, aberto a toda a população, conta com uma “abrangência nacional, desde norte a sul do país” em termos de expositores, reunindo 45 doceiros e licoreiros, segundo revela a vice-presidente da Câmara, Laura Galão. “Vamos ter concursos de doces tradicionais e conventuais e um espaço de empresas e de inovação, para dar abertura a outro tipo de participantes que queiram integrar a nossa feira”, adianta.
No momento da inauguração desta 22ª edição da feira, esta sexta-feira, será prestada uma homenagem póstuma a Judite Cardoso, considerada “A Mestre da Doçaria Conventual de Portalegre”, através de uma exposição de fotografia da autoria de Raul Ladeira e José João Bica.
Até domingo, no decorrer do evento, não faltarão também vários momentos musicais, muito com base na “prata casa”, entre outros, através de uma noite de fados, canto lírico e do cante alentejano. “Vamos ter também showcooking com os chefs de pastelaria Cristiano Louro e Carla Parreira e temos aqui muitos motivos para que os visitantes se possam deliciar”, garante a vice-presidente.
Laura Galão, que considera que esta feira é um dos “eventos âncora de Portalegre”, assegura que o evento atrai sempre muitas pessoas de vários concelhos da região, bem como do outro lado da fronteira. Quase que em complemento à feira, revela ainda a autarca, decorre no Centro de Artes do Espetáculo mais uma edição do Portalegre Jazz Fest.
Conheça o programa completo do evento:
19 ABRIL
18H30 – Inauguração
Apontamento Musical – Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa Musical Alegretense
19H00 – Inauguração da Exposição de Homenagem a D. Judite Cardoso: “A Mestre da Doçaria Conventual de Portalegre”
Exposição de Fotografia de Raul Ladeira e José João Bica.
19H30 – Apontamento Musical – Alunos da Escola de Artes do Norte Alentejano
21H30 – “Sintonias”
Coprodução artística da Escola de Artes do Norte Alentejano. Ao piano, o Professor José Raimundo; nos violinos, Tamara Torres e Rui Ramos e na voz, a convidada soprano, Filomena Silva.
22H30 – Encerramento da Feira
20 ABRIL
11H00 – Abertura da Feira
Concurso de Doçaria (Melhor Doce Conventual)
Concurso de Licores (Melhor Licor Tradicional)
Concurso Boleima de Portalegre 2024 (aberto à população)
15H30 – Trovadores do Alentejo
17H00 – Showcooking da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
Sessão de Showcooking com o Chefe de Pastelaria, Cristiano Louro.
18H00 – “O Cante nos Claustros”
Esta coprodução artística tem como protagonistas o Grupo de Cante Os Lagóias, de Portalegre e o conjunto de 10 jovens estudantes da Escola Secundária Mouzinho da Silveira.
21H30 – Noite de Fados
Como fadistas, os reconhecidos nomes de Dina Valério e Manuel Baptista; na guitarra portuguesa, Hugo Ramos e na viola de fado, Miguel Monteiro.
22H30 – Encerramento da Feira
21 ABRIL
11H00 – Abertura da Feira
Concurso de Doçaria (Melhor Doce Tradicional)
15H00 – Grupo de Cantares Cantalagoa
16H00 – Sabores com Histórias | Sessão de Contos de Cá, Cá Rá Cá Cá
Animação para famílias, que nos leva ao mundo dos contos tradicionais portugueses, com a Atriz/Marionetista Ângela Ribeiro.
17H00 – Showcooking | Carla Parreira
Sessão de Showcooking com a Chefe de Pastelaria do Convento do Espinheiro, Carla Parreira.
17H30 – O Semeador – Grupo de Cantares de Portalegre
19H00 – Encerramento da Feira