Deputado do Chega vem esta sexta-feira a Portalegre e Campo Maior

O deputado eleito pelo distrito de Portalegre pelo Chega, Henrique de Freitas, desloca-se amanhã, sexta-feira, 19 de abril, a Portalegre e Campo Maior.

O objetivo da deslocação é reunir com o Comando Territorial de Portalegre da GNR, o Agrupamento de Escolas de Campo Maior, a Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Câmara Municipal de Campo Maior.

A visita acaba de ser anunciada, depois do Município de Campo Maior ter divulgado esta quinta-feira um conjunto de novas medidas para fazer face ao clima de insegurança que se vive nas duas escolas do Agrupamento da vila (ver aqui).

“O Génio do Mal: O Início” em exibição no Auditório São Mateus

“O Génio do Mal: O Início” é o nome do filme, para maiores de 16 anos, que está em exibição esta sexta-feira, dia 19 de abril, pelas 21.30 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Sinopse: ” Quando Margaret, uma jovem freira norte-americana, faz os seus votos finais, concorda em mudar-se para Roma e entregar-se de corpo e alma à Igreja. O que ela não imaginava era ver-se envolvida numa conspiração macabra com o objectivo de fazer nascer o anticristo”.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão no auditório e em ticketline.pt.

Alunos da Universidade Sénior em visita guiada ao Forte da Graça

Os alunos da disciplina de História Local, da Universidade Sénior de Elvas, participaram esta quarta-feira, 17 de abril, numa visita guiada ao Forte da Graça.

A iniciativa, inserida no programa das comemorações do 25 de Abril de 1974, contou com a explicação da história deste monumento classificado como Património Mundial, desde 2012.

Arronches assinala 25 de Abril com vasto programa cultural

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, o Município de Arronches preparou um programa que se estende até ao final do mês, com música, literatura, visitas e exposições centradas na vida antes e depois da Revolução dos Cravos.

Como forma de homenagear um dos Capitães de Abril, o Município organiza, no próximo sábado, dia 20 de abril, uma visita à Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, numa viagem pelas memórias desta data histórica para o país. As inscrições estão abertas até amanhã, dia 18 de abril, na Câmara Municipal.

No dia 25 de abril, Arronches assinala o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos com a solta de pombos no Rossio, pelas 9h00, um ato simbólico de paz, seguida do içar da bandeira nacional nos Paços do Concelho e nas Juntas de Freguesia de Assunção, Mosteiros e Esperança, acompanhada pela Banda da Sociedade Recreativa Musical Alegretense. Ainda nesta manhã, a Praça da República, no centro da vila, recebe a concentração do 11.º Passeio de Vespa e, pelas 16h00, o Convento de Nossa Senhora da Luz será palco da iniciativa BIBLIOVIDA, com a leitura da Ata de 25 de Abril de 1974 do executivo da CMA pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Arronches.

O Convento de Nossa Senhora da Luz acolhe ainda, até dia 30 de abril, a exposição fotográfica “Mulheres”, da God’s Publishing, que convida a uma reflexão acerca dos direitos conquistados pela mulher a partir de 1974, bem como a exposição “Um olhar sobre o 25 de Abril em Arronches”, que destaca trabalhos criativos dos alunos do Agrupamento de Escolas acerca da vida em ditadura, estimulando a crescente valorização da democracia.

A música foi uma das formas de arte escolhidas para celebrar a Revolução, com o Auditório do Centro Cultural de Arronches a acolher, no dia 24 de abril, pelas 21h30, a atuação do Grupo de Cavaquinhos de Extremoz e, no dia 27 de abril, à mesma hora, o concerto de Luís Represas, com a participação da Escola de Música e Academia Sénior de Arronches, que encerra as comemorações.

O programa cultural promovido pelo Município de Arronches tem como objetivo assinalar os diferentes aspetos que marcam a vida antes e depois do 25 de Abril de 1974, evocando a memória de quem viveu este momento histórico e sublinhando a importância da liberdade.

Festival “Soil to Soul” de Alandroal apresentado em Lisboa esta sexta-feira

O Município de Alandroal apresenta amanhã, sexta-feira, 19 de abril, no restaurante Manja Marvila, em Lisboa, a edição deste ano do festival “Soil to Soul”, ao meio-dia.

Este festival, que une a gastronomia à agricultura e à música e que teve a sua primeira e única edição em 2022, está de regresso ao castelo da vila no fim de semana de 25 e 26 de maio, sob o lema “somos o que comemos”.

Fronteira: Monumento de Homenagem aos Combatentes inaugurado no 25 de Abril

O Município de Fronteira celebra os 50 anos a Revolução dos Cravos, a 25 de abril, com a inauguração do Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar, na freguesia de São Saturnino. O momento está agendado para as 11h30.

Segue-se um almoço convívio, aberto à população, marcado para as 13 horas, e para o qual os participantes devem levar o seu prato e talhares. A animação musical do evento estará a cargo de Nuno Florentino.

Ainda no dia 25 de abril, logo pela manhã, haverá torneio de malha, a partir das 8h30, uma gincana, às 10 horas, e torneio de sueca, às 15h30, de qualificação para a fase final dos Jogos do Alto Alentejo.

Federação dos Bombeiros de Portalegre tem novos órgãos sociais

Realizou-se ontem, 16 de abril, a eleição dos órgãos sociais da Federação dos Bombeiros do Distrito de Portalegre, para o próximo triénio 2024/2026.

Esta foi a última Assembleia Geral liderada pelo comandante do Quadro de Reserva Francisco Louro, tendo sido objeto de louvor e agradecimento, “por unanimidade e aclamação, pela missão que desempenhou”, enquanto anterior presidente da direção e da mesa da Assembleia da Federação dos Bombeiros do Distrito de Portalegre.

Com a saída de Francisco Louro, o novo presidente da Mesa da Assembleia é João Crespo, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches.

O presidente da direção, Marçal Lopes, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor, transita dos órgãos sociais anteriores. Luís Fava, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior assume a presidência do Conselho Fiscal.

O presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Amadeu Martins, assume o cargo de secretário da direção da Federação.

No plano de atividades para o próximo triénio, informa ainda a  Federação dos Bombeiros do Distrito de Portalegre, “existe o forte compromisso de endereçar esforços, reivindicando e apresentando propostas objetivas, por forma a debelar o subfinanciamento a que as Associações de Bombeiros são sujeitas, em particular o subfinanciamento do INEM, serviço de emergência pré-hospitalar, prestado ao INEM e cuja compensação (transferências do INEM) se fica por um terço do seu custo efetivo”.

A obtenção de retorno, “pelo custo efetivo dos serviços prestados, é essencial para o segundo grande foco da ação a realizar nos próximos tempos pela federação, a indispensabilidade de lutarmos por condições de trabalho, renumeração e carreira, digna (e com equidade em relação aos pares) para os bombeiros profissionais das Associações Humanitárias de Bombeiros”. Em relação a este último ponto, não sendo exclusivo do Distrito de Portalegre, sendo um paradigma nacional, é hoje, 17 de abril, dia de celebração dos 120 anos da Liga dos Bombeiros Portugueses, objeto de ampla campanha nacional de alerta junto dos poderes políticos, numa ação denominada “Da defesa dos Bombeiros e das Associações Humanitárias de Bombeiros”.

MAEE recebe visita dos alunos do Agrupamento nº 2 de Elvas

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires recebeu cerca de três centenas de alunos do Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas, mais concretamente da Escola Básica 2,3 nº 1 de Elvas e Escola Básica de Santa Luzia.

Estas visitas enquadram-se no Projeto Cultural da Escola 23/24 (PCE), integrado no Plano Nacional das Artes, dando continuidade aos projetos, tentando explorar o que o território oferece: ambiente, cultura, arte, ofícios e património.

Para além de alunos de 1º e 4º anos, passaram também pelo museu estudantes de 8º ano, numa visita orientada para as técnicas tradicionais de construção.

Câmara de Campo Maior adota novas medidas para combater insegurança nas escolas

Depois da manifestação, por parte de pais e encarregados de educação, na passada segunda-feira, em Campo Maior, que surgiu após mais um episódio de violência no Agrupamento de Escolas da vila, o município emitiu esta quinta-feira, 18 de abril, um comunicado sobre a situação de insegurança no referido Agrupamento.

Depois de solicitada a abertura “de um processo de averiguações para esclarecer o motivo que levou à presença de um aluno que estava suspenso no interior daquele estabelecimento de ensino, ao diretor do agrupamento”, na passada sexta-feira, dia 12, da reunião do Conselho Municipal de Educação extraordinário, de dia 16 de abril, e de no dia 17 de abril, ter ocorrido no Agrupamento de Escolas, um Conselho Geral extraordinário, o presidente Luís Rosinha considera que “importa esclarecer e apresentar todas as medidas tomadas desde o início do seu mandato, em 2021, de forma a tentar solucionar uma situação que se revela complexa”, até porque tem presente “anteriores ocorrências da mesma índole no interior dos dois edifícios do Agrupamento”.

No sentido de procurar respostas e soluções foram realizadas, por iniciativa do presidente do Município, “diversas reuniões com os Ministérios da Educação, da Segurança Social e da Administração Interna e com a Direção Regional de Educação, bem como diversos Conselhos Municipais de Educação e de Segurança, para além de outras reuniões de trabalho e de reflexão sobre esta temática”.

De todas estas diligências resultaram um conjunto de medidas preventivas, e outras corretivas, das situações de insegurança no seio escolar, nomeadamente:

  • Medida tutelar educativa para um dos alunos agressores, que resultou no internamento do menor num centro educativo;
  • Reforço dos circuitos de videovigilância no interior de ambos os estabelecimentos de ensino;
  • Colocação de dois vigilantes de segurança privada no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro;
  • Intensificação da comunicação e coordenação com a Escola Segura e Comando da GNR em Campo Maior;
  • Reforço da presença dos militares da Escola Segura nas escolas do concelho;
  • Reforço da equipa de Assistentes Operacionais que servem ambos os estabelecimentos de ensino;
  • Elaboração de proposta, por parte da Câmara Municipal, para alteração do Estatuto do Aluno e Ética Escolar (Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro), no que respeita às medidas disciplinares corretivas e medidas disciplinares sancionatórias, bem como às atribuições que competem à Direção das Escolas, que será enviada para a Assembleia da República.

Na publicação feita pela autarquia pode ainda ler-se que “é evidente que o Município de Campo Maior tem sido um elemento pró-ativo neste tema, tomando todas as medidas e utilizando todas as ferramentas que tem ao seu dispor para tentar chegar à solução do problema”.

O Município de Campo Maior “continuará atento e envolvido na procura de soluções e respostas, sempre com a prioridade de proporcionar condições de bem-estar e segurança a toda a comunidade, nomeadamente à comunidade escolar”.

De igual forma, o Município de Campo Maior “continuará a estar ao lado da população e dos seus legítimos anseios e interesses por uma escola pública segura, que contribua para o desenvolvimento e para um futuro promissor para todas as nossas crianças e jovens, e a empenhar-se ativamente junto do Ministério da Educação e demais entidades responsáveis, no sentido de criar efetivas e estáveis condições de uma fruição em pleno de todos os estabelecimentos escolares do concelho”.

Alunos do CEAN contam história da Revolução de Abril através de peça de teatro

Os alunos do Centro Educativo Alice Nabeiro subiram ao palco do Centro Cultural, na manhã desta quinta-feira, dia 18 de abril, para apresentar a peça “Um Menino Chamado Portugal”, dirigida aos alunos do Projeto E-twinning.

A peça, inserida na iniciativa das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, é baseada no livro “Romance do 25 de abril”, de João Pedro Mésseder, e conta, de uma forma lúdica, a história da Revolução de Abril reforçando a importância da liberdade nos dias de hoje.

I Festival de Migas no sábado à noite em Arronches

O I Festival de Migas, promovido pela Associação Freestyle Iceshow, de Arronches, está marcado para sábado, 20 de abril, no edifício “O Celeiro”.

O evento, que conta com animação a cargo de “Ojos Gitanos” e do DJ PG, conta com prova de todas as migas e respetivo acompanhamento (carne frita e enchidos), para aqueles que fizeram a sua inscrição até à passado domingo, 14 de abril.

A entrada é livre no evento a partir das 22 horas.

Viaturas do 25 de Abril em exposição na Praça da República e Avenida de Badajoz

A Praça da República é palco de uma exposição de viaturas militares que participaram no 25 de Abril de 1974, que é inaugurada, oficialmente, amanhã, 19 de abril, pelas 10 horas.

Este é apenas um dos muitos atrativos da programação que a Câmara Municipal de Elvas preparou para celebrar estes 50 anos de liberdade e democracia no país, que arrancou, em fevereiro, recorda a vice-presidente Anabela Cartas, com a inauguração da exposição “Sempre e Nunca Mais”, no MACE.

No que toca às viaturas, Anabela Cartas explica que as mesmas se encontram acompanhadas da “devida descrição”. “Acho que vai ser do agrado de todos”, assegura.

Ainda assim, algumas das viaturas do 25 de Abril que se encontram aos cuidados do Museu Militar de Elvas, como a chaimite Bula, conduzida por Salgueiro Maia, desde Santarém até Lisboa, vão estar na capital do país, nas comemorações destes 50 anos da Revolução dos Cravos.

A par das viaturas que se encontram na Praça da República, há uma outra, uma chaimite, que está também em exposição, numa das rotundas da Avenida de Badajoz.

 

Feira de Inspiração Renascentista de Vila Viçosa com inscrições abertas para figurantes

Já se encontram abertas as inscrições para participação de figurantes nos Cortejos Históricos, a ocorrer no dia 1 e 2 de junho, no âmbito da edição da III Feira de Inspiração Renascentista, em Vila Viçosa.

O Município de Vila Viçosa pretende “envolver a comunidade local através da sua participação, de forma a experienciarem esta viagem pela época Renascentista”.

As inscrições devem ser efetuadas no Balcão Único da Câmara Municipal, entre as 9 e as 12h30 e das 14 às 16h30, ou através do e-mail geral@cm-vilavicosa.pt. “No processo de inscrição, os interessados devem informar se dispõem de fato próprio, bem como, o nome e contacto telefónico”, informa a autarquia.

Adiado workshop de desenho digital com Elisabete Fiel no MACE

O workshop do ciclo “Sábados com Arte”, dedicado ao Desenho Digital, pela professora Elisabete Fiel, agendado para o próximo sábado, 20 de abril, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), foi adiado para data a anunciar brevemente, informa a Câmara Municipal.

O adiamento desta atividade “deve-se a fatores técnicos que, até à data, não foram ultrapassados”.

O Município de Elvas “apela à compreensão de todos quantos se inscreveram” na iniciativa.

CPCJ de Alandroal sensibiliza para maus-tratos na infância com caminhada

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alandroal (CPCJ) promove esta sexta-feira, 19 de abril, uma caminhada, no âmbito das comemorações deste mês da prevenção dos maus-tratos na infância.

Com o objetivo de sensibilizar para esta causa e para que “haja cada vez menos crianças neste tipo de situação”, o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, assegura que esta data é sempre assinalada, no concelho, de “uma forma especial”.

A caminhada, que vai para a segunda edição, tem iníci  às 17h30, com a concentração a realizar-se no Fórum Cultural de Alandroal. Aos participantes é pedido que compareçam na iniciativa com uma t-shirt branca.

Problemas dos jovens em debate nos Paços dos Concelho de Elvas

A juventude esteve em primeiro plano esta quarta-feira, dia 17, em Elvas, com a realização do Conselho Municipal da Juventude e a primeira edição da Assembleia Municipal da Juventude, nos Paços do Concelho.

A iniciar o Conselho Municipal de Juventude foi apresentado o cartaz para a edição 2024 do Festival da Juventude e Académico de Elvas.

Ao longo deste dia, em destaque estiveram problemáticas relacionadas com esta área, tendo sido abordado, no Conselho Municipal, o ponto de situação dos projetos municipais para a área da juventude, dando destaque ao tema da habitação para os jovens, e recolhidos contributos para o Festival da Juventude e Académico de Elvas.

Na primeira Assembleia Municipal da Juventude, que inclui jovens da Escola Superior de Biociências de Elvas e Escola Secundária D. Sancho II, assim como os representantes da Segurança Social, IEFP, GNR, PSP, Escola Superior de Biociências de Elvas e Escola Secundária D. Sancho II, foi feito primeiramente o enquadramento deste “órgão”.

Posteriormente, foram abordados, temas como segurança, espaços lúdicos, de lazer e de diversão noturna para os jovens, emprego para os jovens, ofertas de apoios e incentivos para esta faixa etária e a questão da habitação.

Recolha de sangue esta sexta-feira no Centro Educativo Alice Nabeiro

A associação Coração Delta organiza amanhã, sexta-feira, 19 de abril, em parceria com o hospital de Évora, mais uma dádiva de sangue.

A dádiva irá decorrer entre as 9h30 e 13h15, nas instalações do Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior.

Para poder participar, informa o Coração Delta, “deverá apenas cumprir os seguintes requisitos: ter entre 18 e 65 anos, hábitos de vida saudáveis e pesar mais de 50kg; deverá tomar o pequeno-almoço de se deslocar ao CEAN; não pode comparecer em jejum.”

As inscrições para a dádiva podem ser feitas através do formulário, disponível aqui.

2ª Milha José Mário Almeida decorre no dia 27 e já tem inscrições abertas

Foto arquivo

A segunda edição da “Milha José Mário Almeida” realiza-se no próximo dia 27 de abril, na freguesia de São Vicente e Ventosa, com o objetivo de homenagear o ex-atleta que dá nome a esta iniciativa.

A organização do evento é da responsabilidade da Associação Barbaris Btt Team de Barbacena, com o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, Câmara Municipal de Elvas e do Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo de Portalegre (AADP).

A prova tem partida às 21 horas, junto às instalações da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, local onde também termina.

A Prova consiste numa Milha de 1609 metros e pontua para o Circuito de Corridas Distritais desta época de atletismo.

Esta prova é aberta a todos os atletas de qualquer nacionalidade e ambos os sexos, quer sejam federados, populares ou outros, que se encontrem de boa saúde e aptos a esforços físicos, que pelo facto de se inscreverem, aceitam as normas regulamentares.

As inscrições devem ser feitas até dia 24 de abril, AQUI.

Escola de Verão da Comissão Europeia em Miranda do Douro com candidaturas abertas

A Escola de Verão da Comissão Europeia decorre este ano, em Miranda do Douro, entre os dias 28 e 31 de agosto.

As candidaturas, no máximo de 120, encontram-se abertas até dia 30 de abril, sendo que serão selecionadas 40 pessoas.

Esta Escola de Verão destina-se a jovens, até aos 30 anos, que frequentam uma instituição de ensino superior e permite um contacto com a comunidade local e a natureza.

O objetivo passa por reunir estes jovens, em dias de atividades, com eleitos locais, jornalistas, agentes culturais e deputados europeus, para discutirem o que pretendem para a União Europeia no futuro.

Tudo para saber sobre a Escola de Verão da Comissão Europeia na edição desta semana do “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Arronches recebe sessão nacional sobre vacinação em Portugal

O Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, recebe, na próxima terça-feira, dia 23 de abril, às 10.45 horas, a sessão “Vacinas: A Proteger Gerações”, promovida pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e integrada no programa de atividades da Semana Europeia da Vacinação 2024.

Esta iniciativa é promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) Europa, cujo objetivo é reforçar a importância do acesso equitativo e alargado às vacinas.

A abertura estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, seguindo das intervenções do presidente do Conselho de Administração da ULS Alto Alentejo, Joaquim Araújo, da Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, a Coordenadora do Programa Nacional de Vacinação da DGS, Teresa Fernandes, entre outras.

Em confirmação está a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para realizar o encerramento da cerimónia.

O ponto da situação da vacinação em Portugal é o centro desta manhã com a apresentação “Vacinação em Portugal: 2023 em números”, a realização da mesa-redonda “Proteger Gerações”, com representantes da DGS, entidades do concelho de Arronches e da região do Alentejo, e a apresentação do estudo “Preditores e Barreiras da Vacinação”, para além dos contributos das intervenções individuais.

CIMAA celebra 50 anos do 25 de Abril em Castelo de Vide

A Assembleia e o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) assinalam o 50.º aniversário do 25 de abril de 1974 esta quinta-feira, dia 18 de abril, em Castelo de Vide.

O programa das comemorações inicia-se às 15 horas com a deposição de uma coroa de flores junto ao busto de Salgueiro Maia, no Parque 25 de Abril, seguido de uma visita guiada dos autarcas à Casa da Cidadania Salgueiro Maia. No final da visita decorrerá, no auditório da Casa da Cidadania, uma homenagem aos Presidentes de Câmara e Presidentes de Assembleia Municipal eleitos em 1976, nas primeiras eleições livres do poder local.

O dia culminará, às 18 horas, com uma reunião da Assembleia Intermunicipal no auditório do Convento de São Francisco, da Fundação Nossa Senhora da Esperança, onde os deputados intermunicipais irão conhecer, em primeira mão, os livros escritos e ilustrados por cerca de 600 crianças dos 3.º e 4.º anos dos agrupamentos de escolas do Alto Alentejo, uma iniciativa em parceria com a Fábrica de Histórias da CABEÇUDOS. Cada um dos quinze textos temáticos é da responsabilidade de um grupo de cerca de 20 crianças do 4º ano de cada um dos municípios e a sua ilustração da responsabilidade de outro grupo de cerca de 20 alunos do 3º ano.

Até 17 de maio, os livros serão apresentados à comunidade escolar e forças vivas municipais, em cada um dos 15 municípios que integram a CIMAA, e distribuídos a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Alto Alentejo.

Portalegre celebra doçaria conventual e tradicional no Mosteiro de São Bernardo

Portalegre volta a celebrar a sua doçaria conventual e tradicional, este fim de semana, de 19 a 21 de abril, no Mosteiro de São Bernardo.

A feira dedicada aos doces, que desta feita vai contar com um concurso dedicado à famosa boleima de Portalegre, aberto a toda a população, conta com uma “abrangência nacional, desde norte a sul do país” em termos de expositores, reunindo 45 doceiros e licoreiros, segundo revela a vice-presidente da Câmara, Laura Galão. “Vamos ter concursos de doces tradicionais e conventuais e  um espaço de empresas e de inovação, para dar abertura a outro tipo de participantes que queiram integrar a nossa feira”, adianta.

No momento da inauguração desta 22ª edição da feira, esta sexta-feira, será prestada uma homenagem póstuma a Judite Cardoso, considerada “A Mestre da Doçaria Conventual de Portalegre”, através de uma exposição de fotografia da autoria de Raul Ladeira e José João Bica.

Até domingo, no decorrer do evento, não faltarão também vários momentos musicais, muito com base na “prata casa”, entre outros, através de uma noite de fados, canto lírico e do cante alentejano. “Vamos ter também showcooking com os chefs de pastelaria Cristiano Louro e Carla Parreira e temos aqui muitos motivos para que os visitantes se possam deliciar”, garante a vice-presidente.

Laura Galão, que considera que esta feira é um dos “eventos âncora de Portalegre”, assegura que o evento atrai sempre muitas pessoas de vários concelhos da região, bem como do outro lado da fronteira. Quase que em complemento à feira, revela ainda a autarca, decorre no Centro de Artes do Espetáculo mais uma edição do Portalegre Jazz Fest.

Conheça o programa completo do evento:

19 ABRIL

18H30 – Inauguração

Apontamento Musical – Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa Musical Alegretense

19H00 – Inauguração da Exposição de Homenagem a D. Judite Cardoso: “A Mestre da Doçaria Conventual de Portalegre”

Exposição de Fotografia de Raul Ladeira e José João Bica.

19H30 – Apontamento Musical – Alunos da Escola de Artes do Norte Alentejano

21H30 – “Sintonias”

Coprodução artística da Escola de Artes do Norte Alentejano. Ao piano, o Professor José Raimundo; nos violinos, Tamara Torres e Rui Ramos e na voz, a convidada soprano, Filomena Silva.

22H30 – Encerramento da Feira

20 ABRIL

11H00 – Abertura da Feira

Concurso de Doçaria (Melhor Doce Conventual)

Concurso de Licores (Melhor Licor Tradicional)

Concurso Boleima de Portalegre 2024 (aberto à população)

15H30 – Trovadores do Alentejo

17H00 – Showcooking da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre

Sessão de Showcooking com o Chefe de Pastelaria, Cristiano Louro.

18H00 – “O Cante nos Claustros”

Esta coprodução artística tem como protagonistas o Grupo de Cante Os Lagóias, de Portalegre e o conjunto de 10 jovens estudantes da Escola Secundária Mouzinho da Silveira.

21H30 – Noite de Fados

Como fadistas, os reconhecidos nomes de Dina Valério e Manuel Baptista; na guitarra portuguesa, Hugo Ramos e na viola de fado, Miguel Monteiro.

22H30 – Encerramento da Feira

21 ABRIL

11H00 – Abertura da Feira

Concurso de Doçaria (Melhor Doce Tradicional)

15H00 – Grupo de Cantares Cantalagoa

16H00 – Sabores com Histórias | Sessão de Contos de Cá, Cá Rá Cá Cá

Animação para famílias, que nos leva ao mundo dos contos tradicionais portugueses, com a Atriz/Marionetista Ângela Ribeiro.

17H00 – Showcooking | Carla Parreira

Sessão de Showcooking com a Chefe de Pastelaria do Convento do Espinheiro, Carla Parreira.

17H30 – O Semeador – Grupo de Cantares de Portalegre

19H00 – Encerramento da Feira

CPCJ de Campo Maior assinala mês da prevenção dos maus-tratos na infância

Foto arquivo

A CPCJ de Campo Maior dedica este mês de abril à prevenção dos maus-tratos na infância, com algumas iniciativas.

Ana Reis, presidente da Comissão em Campo Maior, começa por destacar a importância de sensibilizar as pessoas para aquilo que são os direitos das crianças e da necessidade de as proteger. “Passamos por tempos difíceis e, normalmente as crianças são as principais vítimas e, nesse sentido, temos de demonstrar a importância de defender os direitos das crianças”.

À semelhança de anos anteriores, a CPCJ de Campo Maior promove a construção de um laço azul humano, com as crianças do ensino pré-escolar e primeiro ciclo, do Centro Educativo Alice Nabeiro e Jardim de Infância o Despertar, no Estádio Capitão César Correia, no dia 30 deste mês.

Nesse dia também “será feita uma homenagem ao Comendador Rui Nabeiro, uma vez que era um embaixador dos direitos das crianças”.

A par desta atividade e em colaboração com o município de Campo Maior, revela Ana Reis, “as muralhas do Castelo estarão iluminadas de azul”, durante este mês e “à porta de algumas instituições foi colocado um laço azul”.

Convívio Solidário Todo-o-Terreno Rally TT este sábado na Terrugem

Centenas de participantes marcam presença no “Convívio Solidário Todo-o-Terreno Rally TT”, que se realiza este sábado, dia 20 de abril, na Terrugem.

A competição decorre nas categorias de 4X4, 4X2 ou SSV, e terá lugar nos campos desta localidade, num trajeto pensado para o efeito. Os interessados em assistir podem fazê-lo nos locais previamente designados.

“De Beethoven a Debussy” levou música clássica à Igreja das Domínicas

“De Beethoven a Debussy” foi o tema do concerto de ontem, quarta-feira, dia 17 de abril, que teve lugar na Igreja das Domínicas, no âmbito do ciclo “Música Encanta o Património”.

Perante muito público, os quartetos de cordas Tryana e Ayala apresentaram um repertório de peças de música clássica, representativas de uma fase que marcou a transição do período clássico para o romântico.

O ciclo “A Música Encanta o Patrimóni”o, que se estende por todo o ano em diversos espaços da cidade – religiosos, militares e museológicos – é uma iniciativa conjunta do Município e da Academia de Música de Elvas.

Joaquín de la Montaña abre 9º Art Jazz Festival de Elvas esta quinta-feira

O jazz está de regresso ao cineteatro municipal de Elvas já na noite desta quinta-feira, 18 de abril, com mais uma edição do Art Jazz Festival, promovido pela Câmara Municipal.

A promessa, nesta nona edição do festival, que se estende até sábado, dia 20, é de três noites de boa música, desta vez, apenas com artistas internacionais, de acordo com o diretor artístico do evento, Jorge Goes.

O primeiro espetáculo a ser apresentado ao público é o do Quarteto Joaquín de la Montaña. O saxofonista espanhol, nascido em Cáceres, que tem uma carreira de mais de vinte anos, vem a Elvas apresentar “um concerto baseado em standards de Jazz, interpretados com o seu cunho pessoal e original”. Neste concerto, “fará uma viagem, tocando temas que fazem parte da história do Jazz, intercalando com temas originais seus e temas do Jazz atual, de Larry Goldings e Robert Glasper”.

Em palco, com Joaquín de la Montaña (saxofone tenor), estarão Pedro Calero (piano), Nono Blázquez (baixo elétrico) e Pepin Muñoz (bateria).

Depois do espetáculo de hoje do Quarteto Joaquín de la Montaña, segue-se amanhã, sexta-feira, dia 19, o Quarteto de Laura Osório e, no sábado, um concerto de Adam Ben Ezra.

Todos os espetáculos têm início marcado para as 21h30, sendo que os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline ou meia hora antes na bilheteira do cineteatro. O valor dos bilhetes para estas três noites de jazz no cineteatro municipal de Elvas varia entre os três e os oito euros.

Dia dos Monumentos e Sítios com entrada gratuita nos Fortes e Museus de Elvas

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é comemorado esta quinta-feira, dia 18 de abril, por todo o mundo, e mais uma vez Elvas associa-se às comemorações, promovendo, o seu património arquitetónico.

Nesse sentido, as entradas são hoje gratuitas no Forte da Graça, Forte de Santa Luzia, Castelo, Museu de Arte Contemporânea de Elvas e Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires.

O programa de comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios contempla ainda uma Introdução Histórica, pelas 10h30 e 14h30, no Forte da Graça.

Este ano a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, escolheram o tema Catástrofes e Conflitos à Luz da Carta de Viena.

O objetivo é proporcionar reflexão conjunta sobre o papel dos cidadãos e das associações de defesa e valorização do património nas estratégias de mitigação das catástrofes e conflitos que o vitimam, à luz da Carta de Veneza.