Câmara de Monforte conclui fase da obra de requalificação das muralhas do castelo e imediações

No âmbito de um programa de revitalização do Centro Histórico da vila de Monforte, o Município concluiu a fase da obra que previa a requalificação de uma parte das muralhas existentes nas áreas do castelo e imediações, do seu miradouro e os acessos à Casa do Prior (que irá ser inaugurada no dia 25 de abril).

Situando-se na zona mais antiga da vila, estes espaços de grande valor histórico e cultural apresentavam alguma degradação que requeria esta intervenção.

A prioridade e objetivo da intervenção decorreram da necessidade de dinamizar o turismo neste espaço considerado a porta de entrada do centro histórico da vila, onde se inicia um roteiro de visitação a todo o património do centro histórico.

Esta obra vem garantir a proteção e preservação do Património Cultural intervencionado e a melhoria das condições de salvaguarda, valorização e requalificação de espaços com grande potencial turístico, transformando, neste caso, o Centro Histórico num polo de atratividade, promoção e projeção da identidade territorial do Concelho.

A execução dos trabalhos incide essencialmente na reabilitação e conservação do carácter arquitetónico e de infraestruturas elétricas, designadamente a reposição de balaustres nas escadas de acesso ao miradouro, restauro de rebocos e pinturas em paredes e muralhas, assentamento de vedação com estrutura em aço de limitação do espaço, substituição de luminárias danificadas e inclusão de sistema de iluminação para o reservatório da água e miradouro, poda de árvores, lavagem e remoção de grafitis e colocação de painel informativo.