Exposição “Da Vontade se fez Raku” para ver no Museu Municipal de Estremoz

A exposição “Da Vontade se fez Raku” é inaugurada este sábado, dia 6 de abril, pelas 11 horas, no Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho

Nesta mostra serão apresentados os trabalhos realizados pelos ceramistas Cláudia Carmelo, Fátima Lopes, Luís Rosa, Luísa Tejo, Mónica Rosinha e Vera Magalhães durante a oficina de Raku que decorreu no passado mês de março, com a orientação do Mestre João Pinto da Costa e sob a curadoria de Alexandre Correia, na Vila de Veiros.

Raku é uma técnica de cozedura ancestral de origem Japonesa em que, depois de submetidas a altas temperaturas, num forno de Raku, as peças ainda incandescentes são arrefecidas bruscamente em água fria ou mais lentamente em materiais orgânicos consoante o efeito desejado, desencadeando reações que conferem diversos tipos de acabamento vidrado, sempre único.

A exposição poderá ser visitada até ao próximo dia 5 de maio.

Classificação Geral do Torneio da Malha “João Brioso” até à sexta jornada

Foto arquivo

O torneio da malha do concelho de Elvas “João Brioso” decorre até dia 25 de abril. Depois de seis jornadas, a classificação geral está ordenada por escalão, da seguinte forma:

Seniores:

1º lugar – José Branca (São Brás e São Lourenço) 34 derrubes

2º lugar – Nuno Conceição (Caia, São Pedro e Alcáçova) 29 derrubes

3º lugar – José Bailão (Redondo) 29 derrubes

Veteranos:

1º lugar – José Domingos (Caia, São Pedro e Alcáçova) 25 derrubes

2º lugar – António Conceição (Caia, São Pedro e Alcáçova) 13 derrubes

3º lugar – José Carlos Machado (Vila Viçosa) 11 derrubes

Feminino:

1º lugar – Joana Lopes (Borba) 17 derrubes

2º lugar – Mónica Xavier (Vila Boim) 12 derrubes

3º lugar – Célia Carvalho (Caia,São Pedro e Alcaçova) 12 derrubes

 Sub – 13:

1º lugar – Marco Matos (Barbacena) 13 derrubes

2º lugar – Carolina Marino (Orada) 4 derrubes

3º lugar – Vitória Conceição (Caia, São Pedro e Alcáçova) 3 derrubes

Possível corte de água na Rua Sá da Bandeira, em Elvas, na segunda-feira

A Aquaelvas informa que, na segunda-feira, dia 8 de abril, poderá haver a necessidade de um corte no abastecimento de água na Rua Sá da Bandeira, em Elvas.

Caso esta situação se venha a verificar, o respetivo corte terá a duração, previsivelmente, entre as 7 e as 16 horas.

Esta interrupção deve-se “à necessidade de intervenção na rede de abastecimento na referida rua”.

Bombeiros de Elvas alvo de furto desistem da Campanha “Quartel Eletrão”

Foram furtados vários motores de eletrodomésticos, que se encontravam no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Elvas, com vista a serem entregues para a campanha “Quartel Eletrão”, entre o domingo de Páscoa e o dia de ontem.

Esta informação foi avançada à Rádio ELVAS, por Amadeu Martins, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, que começa por explicar que, “há vários anos que a corporação aderiu à Campanha ‘Quartel Eletrão’, pela qual recebe um valor monetário, pelo volume de eletrodomésticos em fim de vida que é entregue no quartel e, posteriormente, faz chegar a essa campanha”.

Inclusive, segundo explica, “a corporação tinha uma parceria com uma empresa de eletrodomésticos, que entregava, no quartel, frigoríficos que não podiam ser comercializados, para que os bombeiros conseguissem angariar mais dinheiro”.

O que tem acontecido, relata Amadeu Martins, é o seguinte: “há alguém que corta a rede da vedação, retira os motores desses frigoríficos e vão embora, nós já alertamos a polícia, que disse que as coisas estão à vista e o alheio gosta dessas coisas”.

Tendo em conta que a corporação “está a ser prejudicada”, a partir de agora, os bombeiros não aceitam mais eletrodomésticos, porque segundo diz Amadeu Martins: “não compensa estarmos a juntar eletrodomésticos e alguém vem e leva os motores, que é aquilo que mais pesa, por isso, peço desculpa à população de Elvas, por esta situação, mas somos alheios a isto”.

Estes eletrodomésticos estavam na parte detrás do quartel, de onde também foram furtados outros materiais dos bombeiros, como “motosserras, um fogão e uma rebarbadora”. Amadeu Martins revela ainda que está a “reunir todos os dados, para perceber tudo o que foi furtado e apresentar, formalmente queixa, na PSP”.

Amadeu Martins lamenta que quem furtou estes materiais, “se tivesse esquecido que um dia pode precisar dos soldados da paz e estão a prejudicar-se a eles próprios”, uma vez que o valor angariado com a campanha aporta mais-valias, em termos do serviço prestado.

“As coisas não deveriam acontecer assim, porque se nós temos ali aquele material, que já só serve para reciclagem, eles vêm aqui buscá-lo só para o vender ao quilo, e se ninguém comprasse eles já não o faziam”, refere.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas garante ainda que a videovigilância vai ser reforçada, de forma a abranger o local por onde estas pessoas, alegadamente entraram. “Vamos colocar um sistema de videovigilância daquela área que não é abrangida pelo sistema, mas vamos colocar mais uma câmara, para salvaguardar este tipo de situações e as viaturas dos bombeiros que ali estão estacionadas”, remata o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Elvas.

Bombeiros de Elvas que desistem de fazer parte da Campanha “Quartel Eletrão”, depois de terem sido furtados os motores dos eletrodomésticos que serviriam para que a corporação recebesse algum dinheiro, com esta iniciativa.

“Inquietação 2.0” sobe ao palco do Teatro Bernardim Ribeiro este fim de semana

O espetáculo “Inquietação 2.0”, do Colectivo Cultura Alentejo, é apresentado esta sexta-feira e sábado, dias 5 e 6 de abril, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz.

Esta é uma peça de João Tábuas e surge no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril. O encenador Cláudio Henriques revela que este espetáculo “acontece no ano de 2124, numa realidade contemporânea, onde há um questionamento de que sociedade será essa, num paralelismo com o passado, no que à liberdade diz respeito”.

Ao longo deste espetáculo, adianta Cláudio Henriques, é feita “uma ligação com o que aconteceu no 25 de abril de 1974 e o que acontece em 2124, num diálogo de descoberta, por parte dos personagens, daquilo que desconheciam”.

Esta peça “incita ainda à possibilidade de as pessoas lutarem contra aquilo que está menos correto e que nos limita a nossa noção de liberdade”.

O espetáculo “Inquietação 2.0” está marcado para as 21.30 horas, esta sexta-feira e sábado, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz. Os bilhetes podem ser adquiridos no Posto de Turismo, no Bilheteira online do município.

Inscrições encerradas para a Feira de Inspiração Renascentista de Vila Viçosa

Estão encerradas as inscrições para stands, tasquinhas, entre outros, para a III Feira de Inspiração Renascentista de Vila Viçosa, que vai decorrer entre os dias 31 de maio e 2 de junho, informa o município.

A III Edição da Feira de Inspiração Renascentista de Vila Viçosa está a ser “a mais participada de sempre, motivo pelo qual o Município de Vila Viçosa encerrou as inscrições para participantes”.

O Município agradece ainda “a adesão recebida de todos os que pretenderam participar na respetiva Feira”.

Câmara de Campo Maior apoia Agrupamento de escolas nas despesas com visitas de estudo

O Município de Campo Maior, representado pelo presidente Luís Rosinha, e o Agrupamento de Escolas de Campo Maior, representado pelo diretor Jaime Carmona, assinaram, no dia 3 de abril, um protocolo de colaboração administrativa e financeira de apoio a visitas de estudo.

Segundo o protocolo, o Município vai apoiar o Agrupamento nas despesas inerentes a visitas de estudo com 10 euros, por aluno do ensino regular, num total de 1068 alunos.

Os alunos do ensino profissional não se incluem no protocolo, uma vez que são financiados na totalidade por fundos comunitários.

Portugal é o segundo país da UE pior classificado em literacia financeira

Portugal é o segundo país da União Europeia pior classificado em literacia financeira, sobre questões como inflação e juros.

Estes dados resultam de  um inquérito realizado pela Comissão Europeia, que indica que os portugueses inquiridos foram, só atrás dos romenos, os piores em conhecimentos financeiros.

Este estudo sobre  “O estado do conhecimento financeiro na União Europeia”, publicado no passado dia 23 de fevereiro, a pedido da presidência belga do Conselho da União Europeia, mostra que o nível de literacia financeira tem melhorado muito pouco nos últimos anos.

A literacia financeira relaciona-se com o conhecimento e compreensão, mas também com a capacidade de promover a tomada de decisões financeiras.

Tudo para saber sobre este tema no programa da DECO, desta semana, com a jurista na Delegação Alentejo, Ana Sofia Rosa, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Lançado movimento “Imagi-nação” inspirado no legado de Rui Nabeiro

A Delta Cafés apresenta o movimento “Imagi-nação”, uma iniciativa inspirada no legado do fundador da marca, Rui Nabeiro, e que é um convite a todas as gerações para agir em prol de um futuro melhor, porque tal como o Comendador acreditava, “se todos quiséssemos o mundo seria extraordinário”.

Rui Nabeiro foi um homem de sonhar e de fazer acontecer. Sempre acreditou nas pessoas e na sua capacidade de, com pouco, fazer muito. Foi semeador de atitudes positivas, de sorrisos e, aos poucos, foi construindo e distribuindo, materializando e motivando os outros a tornar o mundo melhor para todos. O seu legado é uma forte inspiração e um compromisso social e neste movimento cumpre-se a vontade do homem que sempre desafiou cada um de nós a sonhar e a fazer mais pelo próximo.

Imagi-nacao.pt desafia os portugueses a fazer o bem e a contribuir para uma sociedade mais feliz, perpetuando a bondade e incentivando a um ativismo de subtilezas que, com pequenos ou grandes gestos, gerem mudanças positivas numa pessoa ou na comunidade.

Cada um de nós tem a capacidade de transformar o mundo em cada gesto, em cada sorriso, em cada ação, em cada imaginação. Este é o mote do movimento, que está disponível no site imagi-nacao.pt, e que desafia todos os portugueses a partilharem as suas intenções e ideias para uma sociedade mais ativa e positiva, inspirando outros a fazerem o mesmo. O movimento “Imagi-nação” integra o programa das homenagens ao fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés e baseia-se em gestos que, no dia a dia, podem contribuir para uma sociedade melhor.

A participação neste movimento é simples: basta efetuar o registo no site, partilhar o que pretende fazer, onde e quando, fazer upload de um vídeo e submeter.

Com este movimento, a Delta Cafés cumpre a vontade do homem que foi semeador de atitudes positivas, sorrisos e de espírito empreendedor.

A Delta Cafés lança também uma campanha de comunicação, em digital e exterior, com criatividade da agência Ivity Brand Corp, que pretende desafiar os portugueses a juntarem-se a este movimento.

Para Rita Nabeiro, Administradora do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, “Mais do que recordar o meu avô com saudade, queremos manter o seu espírito vivo, mobilizando a sociedade através do apelo à imaginação e à ação com o coração. Queremos inspirar e ser inspirados. Criar uma onda de positividade, onde cada sorriso, ato e ideia partilhada contribuam para construir uma sociedade melhor, porque tal como o meu avô dizia: “se todos quiséssemos o mundo seria extraordinário. Este é um convite a sonhar, imaginar e contribuir para um mundo melhor”.

Raya animam Festas em Honra de Nossa Senhora dos Prazeres

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Prazeres, no concelho de Monforte, estão de regresso entre este sábado e segunda-feira, de 6 a 8 de abril, com a tradicional romaria, vários espetáculos musicais, atividades desportivas, garraiadas e cerimónias religiosas.

Os maiores destaques destas festas, que se fazem, sobretudo, de muito convívio entre família e amigos, segundo o presidente da Associação Cultural e Recreativa de Prazeres, Luís Silva, vão, no domingo à noite, para a atuação dos espanhóis Raya (na imagem), bem como para o regresso da prova de caça de Santo Huberto, logo na manhã deste sábado.

“Destaco também o regresso da romaria, na segunda-feira, onde será feita uma reconstituição histórica daquilo que é o cerne das nossas festas, que seria as pessoas se deslocarem, na segunda-feira de Pascoela, aos Prazeres, para comerem o borrego em família, e assistirem à nossa procissão”, acrescenta o responsável.

As receitas angariadas com a realização destas festas têm permitido à associação proceder a trabalhos de reabilitação da igreja de Prazeres, mas ainda muito há trabalho a fazer, não só na igreja, como na própria sede da associação, que se encontra em “estado devoluto”.

No que toca à igreja, foram já recuperados portas e bancos, sendo que, este ano, a associação procedeu à alteração de toda a parte elétrica, “por motivos de segurança, mas também de poupança energética”. “Estamos também a proceder às pinturas das paredes e dos nichos, onde se encontram os nossos santos. Os próximos passos são recuperar o chão da igreja e fazer obras na nossa sede”, explica Luís Silva. Para levar por diante todo este trabalho, são necessários mais fundos. A intenção é que não só manter a igreja num “estado digno”, mas também permitir que a sede da associação, considerada como “um ponto importante de encontro”, seja reabilitada.

Para levar a cabo estas festas, a associação conta com vários apoios importantes: desde logo, da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Monforte, a par de Bombeiros, GNR e Santa Casa da Misericórdia e de vários patrocinadores.

Durante os três dias de festa, haverá serviço de bar e restaurante.

Conheça o programa completo:

Sábado, 6 de abril:

– Prova de Santo Huberto (7h)

– Prazeres a Pedalar/Caminhar (10h)

– Oferta de febras de porco à população (16h)

– Atuação do grupo Ojos Gitanos (16h30)

– Baile com Duo Lunar (22h)

Domingo, 7 de abril:

– Missa Solene na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres (15h)

– Garraida com demonstração de Pegas (16h)

– Atuação de Bellota Trompetera (21h30)

– Atuação dos RAYA (22h30)

Segunda-feira, 8 de abril:

– Regresso da tradicional Romaria (9h)

– Missa Solene seguida de Procissão (12h)

– Garraida (16h)

– Baile com Jorge Gomes (21h)

Câmara de Alandroal com 3,6 M€ para investimentos no concelho

No passado dia 22 de março, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), em Évora, com a presença de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, foram assinados os Contratos de Desenvolvimento e Coesão Territorial com as quatro comunidades intermunicipais do Alentejo que programam a operacionalização dos investimentos que estas quatro comunidades vão poder candidatar aos fundos do Programa Operacional Regional Alentejo 2030.

De um total de 440 milhões de euros contratualizados com as quatro CIMs, cerca de 93 milhões correspondem à Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e destes, cerca de 3,6 milhões estão reservados para investimentos do município do Alandroal.

Entre as prioridades definidas pelo município estão os projetos de regeneração urbana da Vila de Terena, investimentos de conclusão de redes de águas e saneamento e de melhoria de pontos críticos no âmbito do Ciclo Urbano da Água, investimentos no reforço de respostas sociais, continuação da promoção do sucesso educativo, eficiência energética de edifícios municipais e na criação de infraestruturas de acolhimento empresarial.

Exposição que retrata a “Matança do Porco” patente no MAEE

A sala de exposições temporárias do Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires acolhe, até ao próximo dia 19 de abril, uma exposição de peças alusivas à “Matança do Porco”.

As peças doadas por José dos Santos R. Frade e Maria Helena Brito C. Frade, de São Vicente e Ventosa, pretendem dar a conhecer alguns dos instrumentos utilizados na matança do porco noutros tempos.

Enquadrando o tema de uma forma didática e pedagógica encontram-se igualmente expostos quatro placards com textos ilustrados e onde se explica esta tradição, o que permite ainda que a exposição possa, no futuro, assumir itinerância de modo a abordar o tema etnográfico em outros locais do concelho.

Prova de Vinhos este sábado no Centro Comunitário de Campo Maior

Foto arquivo

A tradicional prova de vinhos, promovida pela Junta de Freguesia de São João Baptista, decorre este sábado, dia 6 de abril, no Centro Comunitário de Campo Maior, a partir das 15 horas.

“Sempre com grande sucesso”, revela o presidente da Junta de Freguesia de São João Baptista. Miguel Tavares, esta iniciativa conta não só “com vinhos de produtores locais, que mostram sempre o seu interesse em participar, mas também com iguarias típicas dos restaurantes da vila”.

Miguel Tavares adianta que estão inscritos “mais de uma dezena de produtores, cujos vinhos serão avaliados por um enólogo da Adega Mayor, para que os produtores possam melhorar, tendo em conta a informação fornecida”. Para o presidente o mais importante “é dar a conhecer o que cada um tem de melhor”.

Este é acima de tudo, um evento onde reina “a partilha de conhecimentos e o convívio entre todos”.

Tradicional Romaria da Lapa com muitas atividades este fim de semana

A tradicional Romaria à Nossa Senhora da Lapa tem lugar entre esta sexta-feira e domingo, de 5 a 7 de abril, em Barbacena, numa organização da Comissão de Festas e da Associação Barbaris BTT Team.

Este ano foi preparado um conjunto de atividades que vai desde “garraiadas, aula de zumba ao futebol e sueca, bem como um bar, e as cerimónias religiosas”, revela José César, da organização, garantindo que espera que “o tempo ajude a cumprir esta tradição”.

Esta romaria é caracterizada pelo “convívio e animação entre a população de Barbacena, que neste fim de semana, vai até ao campo, comer o ensopado de borrego”.

José César apela a todos os ouvintes que queiram, para que se “desloquem até à Lapa e desfrutem das várias atividades disponíveis”.

A programação completa para conhecer no cartaz abaixo:

Árbitra campomaiorense Sara Gaspar estreia-se em jogo internacional

A árbitra campomaiorense, Sara Gaspar, que faz parte da Associação de Futebol de Évora e pertence aos quadros da Federação Portuguesa de Futebol, vai realizar o seu primeiro jogo internacional, como árbitra assistente nº2.

O jogo, marcado para esta sexta-feira, 5 de abril, entre a Eslováquia e Israel, tem início agendado para as 14 horas portuguesas. Trata-se da 1ª Jornada do Grupo B2, a contar para a Fase de Qualificação Europeia Feminina.