Inscrições abertas para convívio de militares em Elvas

Foto arquivo

O 5º Convívio dos militares que prestaram serviço no Regimento de Infantaria realiza-se no dia 1 de junho.

Este convívio, que conta com várias atividades ao longo do dia, tem como ponto alto o almoço que se realiza nos claustros do Museu militar de Elvas, pelas 13.30 horas e será destinado aos militares que passaram pela unidade, aos familiares e amigos.

No ano passado participaram no evento 230 pessoas, provenientes de vários pontos do país.

As inscrições para este almoço podem ser feitas até dia 26 de maio, através dos seguintes contactos: 96 140 68 42 (Carlos Cambóias) ou 96 278 06 05 (João Coré).

Município de Estremoz oferece novos equipamentos aos Bombeiros

O Município de Estremoz ofereceu aos Bombeiros Voluntários de Estremoz uma ambulância de transporte de doentes não urgentes, que veio substituir uma outra viatura acidentada que ficou sem reparação.

Foi também subsidiada a transformação de um Veículo para Operações Específicas destinado a operações de resgate e socorro de vítimas em zonas de difícil acesso, como é o caso da Serra D’ Ossa.

O valor do investimento destes dois veículos foi na ordem dos 68 mil euros.

Torneio da Malha cancelado na Enxara

A organização do Torneio da Malha de Nossa Senhora da Enxara, em Campo Maior, devido às condições meteorológicas previstas para amanhã, decidiu cancelar o Torneio.
A decisão surge depois de verificadas as condições dos terrenos, que devido à chuva dos últimos dias, se encontram impraticáveis.

Relógios adiantam-se uma hora na madrugada deste domingo

Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão adiantar os relógios uma hora na madrugada do próximo domingo, 31 de Março, dando início ao horário de Verão.

Assim, os relógios deverão ser adiantados uma hora quando for 1h00, passando a ser 2h00 da manhã.

O atual regime de mudança da hora é regulado por uma directiva comunitária de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de Março e no último domingo de Outubro, marcando o início e o fim da hora de Verão.

Câmara de Arronches com práticas ambientais sustentáveis

Tendo presente a importância em adotar comportamentos de proteção do meio ambiente, a Câmara de Arronches adquiriu, recentemente, uma viatura elétrica.

A par desta aquisição, como revela o presidente João Crespo também a iluminação de alguns espaços municipais, do concelho, tem sido alterada para LED.

O autarca diz ainda que “a aquisição desta viatura é mais uma prova de que estamos apostados em prol do ambiente e que o município é ainda reconhecido, a nível nacional, por cumprir e trabalhar para cumprir os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas”.

A nova viatura elétrica, adquirida pela Câmara de Arronches, teve um custo de 20.400 euros.

Borrego dá sabor a Fim de Semana Gastronómico em Vendas Novas

Decorre este sábado e domingo, dias 30 e 31 de março, em 21 restaurantes de Vendas Novas, o “Fim-de-Semana Gastronómico do Borrego”, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal, em que os clientes ficam habilitados a ganhar prémios.

Cada cliente irá receber uma senha por cada dez euros gastos na refeição, habilitando-se ao sorteio de cinco vales de 50 euros a descontar nos restaurantes aderentes.

Para além disso, revela o presidente da Câmara, Valentino Cunha, a autarquia quis aproveitar a Páscoa para promover um produto típico desta época e da região. Desejando boa Páscoa a todos, o autarca convida à visita a Vendas Novas por esta ocasião e a apreciar os pratos de borrego disponíveis nos restaurantes do concelho.

Das ementas dos restaurantes de Vendas Novas, neste fim de semana gastronómico, fazem parte os tradicionais Ensopado de Borrego e Borrego Assado no Forno, bem como Cabeça de Borrego no Forno e Borrego à Pastora.

Baile da Pinha este sábado à noite em São Lourenço de Mamporcão

Este sábado, 30 de março, em São Lourenço de Mamporcão, há Baile da Pinha, com todos os lucros da festa, organizada pela Associação Recreativa e Cultural “8 Bairros”, a reverterem em prol de uma família daquela freguesia do concelho de Estremoz.

Esta família, com quatro crianças, explica o presidente da associação, Mauro Carrapiço, encontra-se numa “situação complicada”, depois de ter perdido tudo num incêndio que consumiu a sua habitação e todos os seus pertences.

“Achámos que esta seria a melhor forma de os ajudar. É um pequeno gesto, que nós podemos ter, sendo pessoas da nossa freguesia. Nós, enquanto associação, não apenas com um carácter festivo, achamos que esta parte social também é muito importante e cá está o nosso contributo”, adianta o responsável.

Este baile, para além da eleição do rei e da rainha, adianta Mauro Carrapiço, irá contar com música a cargo de João Lérias. Segue-se uma “pequena discoteca”, para divertir, sobretudo, os mais novos. O início do baile da pinha, a ter lugar no salão da União de Freguesias de São Lourenço de Mamporcão e São Bento de Ana Loura, está marcado para as 21h30.

Ainda muito recente, a Associação 8 Bairros, constituída por 12 jovens de São Lourenço de Mamporcão, nasceu em 2022, com o objetivo de dinamizar a aldeia, promovendo diversas festas.

Campomaiorenses em momentos de convívio e união por estes dias na Enxara

Nesta altura, a Enxara, em Campo Maior, enche-se de gente, que por ali acampa, nas margens do Rio Abrilongo, para dar continuidade a uma tradição secular.

Leonor Alegria acampa, na Enxara, há cerca de três anos com os seus amigos de infância, pelo que estes dias são passados “em grande festa, muito animados, de convívio, a comer, beber e boa companhia e também para reviver a época infância”.

“Convívio, união entre família e amigos” é como Rodrigo Damião classifica esta romaria na Enxara, que cumpre desde nasceu. Rodrigo diz que passam o tempo, a jogar, andar de mota, comer, beber, andar nos carrosséis”.

Florbela Anjos voltou a cumprir a tradição, depois de alguns anos de interregno, considerando que esta romaria é, acima de tudo, de “convívio entre família e amigos e serve também para aliviar o stress do dia-a-dia”.

Torneio da Malha “João Brioso” disputa-se este sábado na Ajuda

A sexta jornada do 28º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” disputa-se na tarde deste sábado, 30 de março, a partir das 14h30, na Ponte da Ajuda.

Após a quinta jornada, que teve lugar no passado sábado, na freguesia de São Vicente e Ventosa, José Branca, de São Brás e São Lourenço, lidera a classificação geral em Seniores; Joana Lopes, de Borba, em Senhoras; José Domingos, de Caia, São Pedro e Alcáçova, em Veteranos; e Marco Matos, de Barbacena, em Sub-13.

O Torneio da Malha “João Brioso” é uma organização do Município de Elvas, em parceria com a Associação Desportiva, Cultural e Recreativa da Juventude de São Vicente e Ventosa e com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho.

Relógios adiantam uma hora na madrugada deste domingo

A hora de verão chega na madrugada deste domingo de Páscoa, 31 de março.

Dessa forma, os relógios deverão ser adiantados uma hora, quando for 1 hora, passando a ser 2 horas. Este é, assim, o dia mais curto do ano, onde desaparece uma hora em todos os relógios.

Ainda que se durma menos uma hora, nesta noite, daqui para a frente os dias vão ficar maiores. A mudança do horário de inverno para o horário de verão é feita todos os anos, sempre no último domingo de março.

Este horário de verão, geralmente, termina no último domingo de outubro, que este ano calha no dia 27.

Terrugem volta a festejar a tradição das Aleluias

Foto arquivo

As tradicionais Aleluias voltam a ser festejadas, à meia-noite, na noite deste sábado para domingo, na Terrugem.

O Padre Marcelino Caldeira revela que, nesta noite se celebra” a Ressurreição do Senhor, que representa a grande celebração dos cristãos, que tem início com a Vigília Pascal, pelas 21.30 horas, na igreja da freguesia”.

Depois desta manifestação religiosa seguem-se as Aleluias. O pároco afirma que “não conhecia esta tradição”, considerando que “é uma forma popular e muito simpática de celebrar a ressurreição do senhor”.

Tradição das Aleluias que se volta a cumprir pela meia-noite, altura em que depois do toque do sino, a população se junta nas ruas da Terrugem e acontece a tradicional chuva de rebuçados.

Tradição de passar Páscoa na Ajuda tem vindo a passar de geração em geração

Até amanhã, Domingo de Páscoa, ainda são alguns aqueles que, mesmo com o tempo instável, com chuva e vento forte, se encontram em convívio, a celebrar esta época da Páscoa, no campo, junto à ponte da Ajuda, em Elvas.

Samuel Borrego, que está na Ajuda com o pai e um grupo de amigos, confessa gostar desta tradição, sobretudo, por causa do convívio. “Bebemos umas cervejinhas e comemos uma carninha, que fazemos ali no lume”, relata, dando conta que, apesar do frio, tem-se “estado fixe” na Ajuda. As noites, adianta, são passadas ao lume, a tocar viola.

Já o pai de Samuel, Nuno Borrego, que revela que tirou férias para passar estes dias no campo, recorda que o filho foi feito, precisamente, há 24 anos, na Ajuda. “Ele foi feito aqui. Mata-se o borrego e fez-se um borrego”, diz, brincando com o nome de família.

Contrariamente ao filho, Nuno mostra-se mais apreensivo com o estado do tempo, assegurando que a chuva e o frio tornam a vivência destes dias “muito complicada”. Ainda assim, diz não saber em que dia volta a casa.