Ana Abrunhosa assina Contratos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial

O auditório da CCDR Alentejo, em Évora, recebeu na passada sexta-feira, 22 de março, a sessão de assinatura dos Contratos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial – Alentejo 2030, onde foi formalizado o pacto com as entidades gestoras, as comunidades intermunicipais.

Este quadro comunitário de apoio será assente em três grandes eixos de intervenção: provisão dos serviços públicos, reforço do sistema urbano policêntrico e ainda a valorização dos ativos territoriais. Os contratos assinados representam a maior dotação de sempre para a região do Alentejo, 440 milhões de euros, com o investimento previsto para o Alto Alentejo a ser superior a 70 milhões de euros.

Na cerimónia protocolar, que contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e dos autarcas do Alto Alentejo, o presidente do Conselho Intermunicipal, Hugo Hilário, fez referência às necessidades da região, ao que ainda falta fazer, às respostas necessárias e urgentes a dar às nossas populações, reconhecendo também o enorme investimento realizado nos últimos anos. A estrutura da CIMAA concentrará esforços nas “oportunidades únicas” que esta comunidade tem pela frente num futuro próximo, através dos investimentos por via do pacto de coesão, do programa regional de apoio e complementado com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cujo impacto será determinante no Alto Alentejo.

Com a assinatura deste PACTO, os autarcas do Alto Alentejo, bem como os demais agentes do território que participaram na revisitação da Estratégia 2030, pretendem manter a visão de afirmar o Alto Alentejo como um território capaz de suster o despovoamento e o declínio económico com base num processo de qualificação e valorização dos seus recursos naturais, produtivos e identitários.

Numa sessão simbólica que marcou a sua despedida dos autarcas enquanto ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa fez uma retrospetiva do trabalho efetuado, de forma transversal, sempre com “proximidade e vontade” de ajudar o Alentejo a prosperar. O empenho, a dedicação ao Alentejo, a proximidade sempre demonstrada pela ministra, foram claramente reconhecidos nas intervenções dos presidentes das cinco comunidades intermunicipais presentes.

Fonte: CIMAA