Vila Viçosa distingue em 2024 obras de ficção no Prémio Literário Florbela Espanca

O Prémio Literário Florbela Espanca, promovido de dois em dois anos, pela Câmara de Vila Viçosa, vai distinguir, desta feita, obras literárias de ficção.

Este prémio, sendo “uma referência no concelho”, recorda o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, tem já uma projeção “a nível nacional e internacional”.“Este ano decidimos optar pela divulgação e implementação desta iniciativa, tendo em conta que estamos a desenvolver alguns projetos relacionados com a temática florbeliana, nomeadamente o circuito Florbela Espanca, que queremos concretizar até final deste ano”, adianta o autarca.

Com candidaturas abertas, até 15 de setembro, a escritores de qualquer nacionalidade, o grande objetivo do prémio literário, adianta Tiago Salgueiro, é “valorizar o legado biográfico da poetisa” calipolense.

Na última edição da iniciativa, e apesar de ter tido o maior número de sempre de trabalhos a concurso, foram apenas entregues menções honrosas. Dez vez, o autor premiado, para além da edição da obra, receberá ainda um prémio monetário, no valor de 2.500 euros. A obra premiada será editada pelo Município de Vila Viçosa, numa tiragem de 500 exemplares.

Instituído em 1981, o Prémio Florbela Espanca tem vindo, ao longo dos anos, a promover e a premiar obras literárias inéditas de expressão portuguesa, quer no âmbito da poesia, quer da ficção.