Vila Viçosa presta homenagem a Públia Hortênsia de Castro

O projeto “Momento, Poesia e Música”, de Vila Viçosa, presta este sábado, 16 de março, homenagem a Públia Hortênsia de Castro.

A sessão tem início ao meio-dia, junto ao busto de Públia Hortênsia de Castro, no Largo 25 de Abril, em Vila Viçosa, com as intervenções dos professores Manuel Talhinhas, Fátima Luzia Bastos, Isabel Lousada, Joaquim Saial e Rosa Danjo, bem como da poetisa Lisete Martinho. Está ainda prevista uma atuação do Coro Nova Atena, de Linda-a-Velha.

A partir das 15 horas, no Alentejo Marmòris Hotel & Spa, o evento conta com várias atuações: do Coro de Pais da Escola Alemã; do grupo de dança do ginásio 100 Pança, do grupo coral Alentejanando, do Grupo de Teatro de Amadores de Vila Viçosa, do grupo de dança da Universidade Sénior Nova Atena e da Asociación Cultural Badajoz Contigo. Intervêm também neste momento, o presidente da Casa das Cenas, em Sintra, José Figueira, Ana Pais e os poetas Joaquim Saial, Joaquim Barreiro e Leolinda Trindade.

Quarteto Chiado no segundo concerto do “Artes Por Cá” em Alter do Chão

O segundo concerto do “Artes Por Cá – Festival Descentralizado de Artes do Concelho de Alter do Chão”, promovido pela Câmara Municipal, realiza-se no próximo domingo, 17 de março, pelas 16 horas, na Igreja Matriz de Chança.

Este concerto terá como protagonista o Quarteto de Violoncelos “Chiado”, composto por instrumentistas “de elevada qualidade e talento musical”, refere a autarquia, assegurando que os músicos irão brindar os presentes “com um programa que procura reunir nomes de compositores incontornáveis da história da música ocidental, aliando repertório de cariz tradicional português, brasileiro e sul-americano”.

No próximo dia 23 de março, sábado, às 16 horas, na Igreja Matriz de Seda, o “Artes Por Cá” apresenta o Ensemble Português de Trompetes, “um concerto inédito que junta pela primeira numa vez numa atuação trompetistas de elevadíssima qualidade da Orquestra Sinfónica Portuguesa e da Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian”.

“Artes Por Cá – Festival Descentralizado de Artes do Concelho de Alter do Chão” é um projeto municipal que aposta na descentralização das várias manifestações artísticas como a música, o teatro, a dança e as artes performativas e na valorização das igrejas e outros espaços públicos das freguesias.

Ministra do Ensino Superior no lançamento de obra de residência do IPP

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, desloca-se ao Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), na próxima segunda-feira, 18 de março.

Pelas 11 horas, no Bairro dos Assentos, a governante assistirá ao momento simbólico que marca o lançamento da obra de renovação e ampliação da atual Residência de Estudantes, ao abrigo do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A par das obras de beneficiação de toda a infraestrutura existente, está projetado um novo edifício contíguo, que reunirá as condições para que sejam instaladas mais 82 camas.

O investimento na melhoria das condições de alojamento e bem-estar dos estudantes deslocados é uma prioridade para o Politécnico de Portalegre que, além desta obra, vai avançar com a criação de mais duas novas residências, também com financiamento no âmbito do PRR-PNAES, localizadas no centro histórico da cidade-sede.

GNR sensibiliza para riscos e fiscaliza fronteiras nas viagens de finalistas

A GNR realiza, a partir de segunda-feira, 18 de março, e até 7 de abril, a Operação “Spring Break 2024”, em todo o território nacional, que envolve ações de sensibilização e de prevenção junto da comunidade escolar e ações de fiscalização, nas fronteiras terrestres de Vilar Formoso (Guarda), Caia (Portalegre) e Vila Real de Santo António (Faro), com o objetivo de prevenir a adoção de comportamentos de risco, por parte da população jovem, que se desloca nesta altura do ano para o sul de Espanha e Catalunha em viagem de finalistas.

Por questões de segurança, a Guarda irá monitorizar estas viagens, que normalmente são efetuadas em autocarros, através de ações de fiscalização orientadas para as fronteiras terrestres.

Englobada na campanha Escola Segura 2023/2024, a Operação “Spring Break” será realizada em duas fases. Na primeira fase, de 18 a 24 de março, através dos militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, serão feitas ações de sensibilização junto dos jovens, tendo em vista consciencializar e sensibilizar os estudantes para os comportamentos de risco associados ao consumo de drogas e álcool inerentes às viagens de finalistas e férias escolares, direcionadas para o grupo-alvo de alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade.

De 22 de março a 7 de abril, numa segunda fase, através dos militares dos Comandos Territoriais e dos Destacamentos de Trânsito, com o apoio da valência de investigação criminal e de binómios cinotécnicos de deteção de droga, em coordenação com a Guardia Civil do Reino de Espanha, serão efetuadas ações de fiscalização junto às fronteiras terrestres em Vilar Formoso, Caia e Vila Real de Santo António, no sentido de detetar a prática de ilícitos associados ao consumo de substâncias estupefacientes, bem como garantir as condições de segurança dos veículos que irão transportar os jovens.

Peregrino “mais famoso do mundo” de passagem pelo concelho de Elvas

Enrique Balsera, considerado o peregrino “mais famoso do mundo”, é uma das mais emblemáticas personagens do Caminho de Santiago, que esteve de passagem, na passada terça-feira, 12 de março, por Borba, acompanhado do seu burro “Espíritu Santo y Amén”, encontra-se esta sexta-feira, dia 15, em Vila Fernando, no concelho de Elvas.

O peregrino, natural de Córdoba, irá pernoitar hoje naquela freguesia, seguindo amanhã o seu trajeto, em direção a Barbacena.

De recordar que Enrique Balsera leva já seis anos dedicados a percorrer vários caminhos de peregrinação, nomeadamente os caminhos de Santiago, de Fátima e daqueles levam até aos santuários de Caravaca de la Cruz y Santo Toribio de Liébana.

Mecanismo de Reforço de Talentos debatido em Évora com a Comissão Europeia

A reunião de kick-off do projeto “Apoio ao desenvolvimento e implementação de estratégias de formação, atração e retenção de talentos” realiza-se na próxima segunda-feira, 18 de março, pelas 14h30 horas, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora.

Este projeto é promovido pela Comissão Europeia (DG REGIO) e representa o primeiro pilar do Mecanismo de Reforço de Talentos (TBM), uma iniciativa emblemática da Comissão Europeia – anunciada pela primeira vez na Comunicação sobre “Aproveitar Talentos nas Regiões da Europa” – e que visa apoiar as regiões na formação, retenção e atração de pessoas com as aptidões e competências necessárias para mitigar o impacto da transição demográfica e da fuga de cérebros.

O Mecanismo de Reforço de Talentos sublinha a necessidade de soluções personalizadas e baseadas no local para diversas regiões. A Comissão Europeia vai fornecer apoio a dez regiões selecionadas, estando o Alentejo selecionado como beneficiário de assistência técnica.

Esta colaboração com a Comissão Europeia ocorrerá em duas fases distintas. Primeiro, vai realizar-se um exercício de diagnóstico baseado na análise de dados, revisão de documentos relevantes e interações com as partes interessadas. A reunião de segunda-feira será o primeiro passo nesta fase, sendo fundamental a reflexão sobre as ideias e preocupações relativas à questão da captação de talentos na região.

Numa segunda fase a Comissão Europeia ajudará as suas autoridades regionais na implementação de algumas das medidas que serão identificadas durante a primeira fase.

Bombeiros de Elvas conquistam mil euros de prémio do Quartel Electrão

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas recolheu, ao longo de 2023, no decorrer 8ª edição do Quartel Electrão, mais de 13 toneladas de pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados que foram encaminhados para reciclagem. Como prémio, a corporação recebe um valor monetário de 1.031 euros.

À frente de Elvas, só a corporação de Portalegre, que conseguiu recolher 24 toneladas, tendo sido contemplada com o Prémio Regional Interior (que engloba os distritos de Castelo Branco, Guarda e Portalegre). Os vencedores dos prémios regionais recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis.

Entre as sete associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito, que participaram nesta 8ª edição do Quartel Electrão, foram recolhidas mais de 66 toneladas. No total, as associações do distrito recebem quase cinco mil euros em prémios.

Os resultados nacionais

A nível nacional, a 8ª edição do Quartel Electrão regista um valor recorde de apoio aos bombeiros: são, no total, cerca de 270 mil euros em prémios a atribuir às associações de bombeiros que, no ano passado, aderiram a esta campanha.

O valor relativo à edição de 2023 foi conseguido graças ao esforço das 201 associações de bombeiros de todo o país, que se envolveram nesta missão e conseguiram sensibilizar e mobilizar a população e empresas para a importância de separar e encaminhar corretamente estes resíduos para a reciclagem.

Este esforço realizado em comunidade, para beneficiar uma causa ambiental, mas também social, na medida em que apoia os bombeiros, resultou na recolha de 2.300 toneladas de equipamentos, a nível nacional, mais concretamente, 11 toneladas de pilhas e baterias, 26 toneladas de lâmpadas e 2.258 toneladas de equipamentos elétricos usados.

Trata-se, mais uma vez, de um desempenho muito relevante para os resultados globais da Rede Electrão, que em 2023 ultrapassou as 20 mil toneladas de equipamentos elétricos usados recolhidos e enviados para reciclagem. “Os bombeiros entregaram o equivalente a 12% das quantidades recolhidas pelo Electrão através da rede de recolha própria, o que representa um contributo muito importante para os resultados globais alcançados”, elogia o diretor geral do Electrão, Ricardo Furtado.

“Cada vez mais os bombeiros voluntários são um agente de proteção do ambiente em toda a linha, seja pelo trabalho que desenvolvem de proteção da população e das florestas, seja pela sensibilização para a reciclagem de pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, muitos dos quais contêm elementos perigosos que, se não forem corretamente tratados, impactam negativamente o ambiente e a saúde humana. Todas estas missões estão interrelacionadas”, reforça.

“O Quartel Eletrão é uma iniciativa a que os Bombeiros de Portugal estão associados desde sempre com enorme satisfação e orgulho. Se, por um lado, é mais uma iniciativa que permite almejar a obtenção de apoios para suporte da sua missão de socorrer, por outro lado, é a demonstração da assunção da responsabilidade ambiental que lhes cabe como simples cidadãos. Estas duas vertentes permitem-nos acentuar, valorizar e desejar a continuidade do Quartel Eletrão”, sublinha o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes.

A 9ª edição do Quartel Electrão já arrancou, em janeiro deste ano, e termina a 30 de novembro. As associações humanitárias de todo o país terão oportunidade de continuar o trabalho de apoio à comunidade e proteção do ambiente habilitando-se, ao mesmo tempo, a ganhar prémios.

No site www.ondereciclar.pt é possível localizar o quartel aderente mais próximo para entregar pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados.

Obras no hospital de Elvas “estão a ser candidatadas”, garante Vera Escoto

Não tendo estado presente, esta sexta-feira, 15 de março, na cerimónia de celebração dos 30 anos do Hospital de Santa Luzia de Elvas, por motivos pessoais, o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA), Joaquim Araújo, fez-se representar pela diretora clínica Vera Escoto, que garante, contrariamente ao que diz o presidente da Câmara, Rondão Almeida, que os 20 milhões a serem investidos naquela unidade hospitalar “não são uma miragem” (ver aqui).

“Os 20 milhões estão inseridos num programa e esse programa está a ser executado, as obras estão a ser candidatadas. Tudo vai ser feito”, garante a médica, que explica que, no seu discurso, por ocasião do aniversário do hospital, não tendo feito referência a estes futuros investimentos, quis fazer “uma alocução com histórico e com agradecimento ao que está no terreno”. O dinheiro a ser investido “obedece a programas específicos”, como o Portugal 2030, e “tudo isso está equacionado”, mas há necessidade de “esperar pelo tempo adequado”.

Lembrando que os membros do conselho Administração da ULSAA não são políticos, mas sim gestores públicos” a quem cabe “lutar nas candidaturas”, Vera Escoto, ainda assim, diz entender a posição de Rondão Almeida enquanto autarca. “Quem gere são os governos. Nós apenas temos de apresentar projetos, lutar pelas nossas causas, em defesa dos cidadãos, mas não podemos oferecer aquilo que não temos e dizer datas enquanto não nos forem fornecidas”, acrescenta.

Sem querer adiantar em que mais obras serão investidos os 20 milhões, Vera Escoto revela que a primeira intervenção a ser levada a cabo diz respeito ao bloco operatório do Hospital de Santa Luzia.

Município de Arronches associa-se à iniciativa “Viagem pelo Clima”

Estão abertas as candidaturas, até dia 31 de março, para a 2ª edição da “Viagem pelo Clima”, que podem ser feitas AQUI.

Trata-se de uma iniciativa da Get2C em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, para mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática. O Município de Arronches também se associou a esta iniciativa.

A “Viagem pelo Clima” é uma competição que destaca o necessário combate às alterações climáticas, que envolve diretamente a comunidade e os municípios portugueses, de norte a sul do país, e que levará a equipa vencedora ao Azerbaijão, país anfitrião da Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – COP29, que tem início a 11 de novembro deste ano.

Ao longo de 14 dias, esta viagem vai colocar em competição três equipas de quatro pessoas que deverão completar um percurso de Norte a Sul de Portugal, da forma mais sustentável possível e, principalmente, com o maior impacto positivo nas comunidades.

De acordo com Francisco Teixeira, Managing Partner da Get2C, “a 1a edição da Viagem pelo Clima foi um sucesso. Os números deixam-nos muito orgulhosos. Todo o ecossistema que rodeou a Viagem pelo Clima deu-nos motivação e motivos muito fortes para continuarmos: os municípios, os parceiros, as equipas, as pessoas com quem nos cruzámos nos vários desafios ao longo do país fazem a diferença no caminho da neutralidade carbónica e são o motor desta iniciativa”.

Nesta viagem, as três equipas vão competir entre si e todas as suas escolhas ao nível de alimentação, transportes e consumo de água serão monitorizadas. Para isso, a competição é estruturada como um jogo e recorre a uma moeda fictícia – “Clima” – para a gestão de recursos e avaliação dos resultados. Ao longo da viagem, as equipas deverão desenvolver alguns desafios nos municípios parceiros do projeto de forma a envolver a comunidade rumo à descarbonização do planeta e ainda convidar os negócios e as pessoas da região a calcular a sua pegada de carbono de forma totalmente gratuita através de uma app desenvolvida pela Get2C. O impacto gerado nestes momentos será decisivo na definição dos vencedores.

A equipa vencedora será a que completar os momentos e desafios colocados pela organização causando o maior impacto e chegando ao maior número de pessoas, mas também a que fizer o percurso da forma mais sustentável, ou seja, a que gastar menos “Climas”. Como prémio, terá a oportunidade de participar na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – COP29 no Azerbaijão, que se realiza de 11 a 24 de novembro deste ano.

Entre os objetivos da competição Viagem pelo Clima estão:

  • Criar o maior impacto possível na comunidade;
  • Mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática, através de um convite à participação direta de uma forma apelativa e desafiante;
  • Contribuir para a mobilização dos Municípios portugueses no caminho da descarbonização;
  • Demonstrar a influência dos estilos de vida de cada pessoa na sua pegada de carbono e pegada hídrica, analisando o impacto das escolhas e comportamentos no dia a dia;
  • Demonstrar a viabilidade dos diferentes modos de transporte (em alternativa aos combustíveis fósseis), das escolhas alimentares e do consumo de água;

Os elementos que compõem as equipas deverão ter mais de 18 anos (não há limite de idade), e ter disponibilidade para viajar durante 14 dias do mês de setembro. Competências audiovisuais para produção e edição de vídeos originais e dinâmicos, competências de comunicação oral e escrita e domínio falado e escrito do português e do inglês são valorizadas, mas não são obrigatórias nem motivo de exclusão.

O processo de seleção irá realizar-se com o apoio da Gap Year Portugal.

Rondão diz “20 milhões para o hospital de Elvas são uma miragem”

Os prometidos 20 milhões de investimento no Hospital de Santa Luzia, para o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, são “uma miragem”.

Em declarações à Rádio ELVAS, à margem da cerimónia de celebração dos 30 anos daquela unidade hospitalar, que teve lugar na manhã desta sexta-feira, 15 de março, o autarca, que começa por felicitar e dar os parabéns todos os profissionais que ali trabalham, lamenta a ausência do presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA) nesta festa de aniversário.

Ainda assim, Rondão Almeida sentiu necessidade de questionar os representantes da ULSAA sobre onde é que “estão os 20 milhões para serem gastos no Hospital de Santa Luzia e no centro de saúde”. “Houve um candidato a deputado que fez questão, acompanhado do doutor Nuno Mocinha, de vir para a porta do hospital, depois do meu discurso no 14 de Janeiro, dizer que, possivelmente, o Rondão não tinha razão, porque a ULSAA tem 20 milhões para gastar”, recorda.

Depois do discurso da diretora clínica da ULSAA, Vera Escoto, na cerimónia de aniversário do hospital, durante o qual o autarca garante não ter ouvido ser referido “um único investimento para o concelho”, pede para que “apareçam esses milhões, porque o hospital está a necessitar de uma intervenção profunda”, assim como o centro de saúde.

Tendo chegado com a esperança de sair “mais satisfeito” do hospital, com as promessas antes anunciadas a não serem dadas como garantidas, por parte da ULSAA, Rondão Almeida garante ainda que não precisa que “venha ninguém de fora” para levantar as questões que importam e que interessam à população, nesta área da saúde.

“Deduzia que vinha encontrar algumas coisas, para que eu pudesse sair daqui satisfeito e poder dizer aos elvenses, que é precisamente aquilo que foram as promessas que foram feitas, à porta deste hospital, no decorrer da campanha eleitoral, pretendendo dizer que havia 20 milhões e, infezlimente, não tive essa oportunidade”, lamenta. “Continuo à espera que isto possa acontecer”, diz ainda, considerando essa “promessa” uma “miragem”.

Ainda antes do seu discurso, na cerimónia de aniversário, o presidente da Câmara de Elvas, perante médicos, enfermeiros e todos os outros profissionais do hospital de Santa Luzia, pediu um minuto de silêncio por aqueles que estiveram ligados, de forma muito direta, a esta unidade hospitalar e que faleceram recentemente, como é o caso de João Carpinteiro, antigo presidente da Câmara de Elvas, o médico Pintão Antunes, o cardiologista Manuel Silva e o comendador Rui Nabeiro. Nesse mesmo momento, quis relembrar ainda aqueles que, como Cavaco Silva, estiveram na origem do Hospital de Santa Luzia.

Hospital de Santa Luzia celebra 30º aniversário

O Hospital de Santa Luzia, em Elvas, celebra esta sexta-feira, 15 de março, o seu 30º aniversário.

A data foi assinalada, durante a manhã, com um programa comemorativo, que, para além de uma Missa de Ação de Graças, contou com uma sessão evocativa.

Nesta sessão tiveram a palavra a diretora clínica da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA), Vera Escoto, e os presidentes dos municípios de Elvas e Campo Maior, José Rondão Almeida e Luís Rosinha, respetivamente. Esteve também presente João Manuel Nabeiro, presidente do conselho de administração da Delta Cafés.

Ainda antes de se cantar os parabéns e de se partir o bolo de aniversário, houve espaço para um momento cultural, com declamação de poesia.

Feira de Doçaria Conventual de regresso a Portalegre de 19 a 21 de abril

A XXII Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre já tem data marcada: acontece de 19 a 21 de abril, no Mosteiro de São Bernardo.

“Se é doceiro ou licoreiro habilidoso, não perca esta oportunidade de participar”, diz a Câmara Municipal de Portalegre, nas redes sociais, adiantando que as inscrições abrem na próxima segunda-feira, 18 de março.

As inscrições vão poder ser feitas no Posto de Turismo da Câmara Municipal de Portalegre, de segunda a domingo, das 9 às 12h30 e entre as 13h30 e as 17 horas.

“Romaria a Santa Bárbara” é mote para passeio pedestre em Borba

O município de Borba promove este domingo, dia 17 de março, mais um passeio pedestre sob o mote “Romaria a Santa Bárbara”.

Um aprazível souto do concelho, com a bela Igreja dedicada a Santa Bárbara, local de passeio e merenda dos borbenses já desde o século XIX.

O município convida todos a visitar o local de Santa Bárbara, explorar o bosque que o cerca, a ribeira e os montes que ainda resistem ao tempo, assim como “espreitar”, do alto do muro para a Tapada Real.

O passeio tem concentração marcada às 8.30 horas, na Praça da República de Borba, num total de 12 quilómetros a serem percorridos pelos participantes.

Tudo o que precisa de saber sobre o IMI na rubrica da DECO

O imposto municipal sobre imóveis (IMI) é pago anualmente pelos proprietários de prédios rústicos e urbanos. A receita reverte para as autarquias, sendo uma das principais fontes de financiamento diretas da administração pública local.

O montante a pagar e o número de prestações está diretamente relacionado com o valor patrimonial tributário (VPT) de cada imóvel, a que acresce a taxa fixada anualmente por cada município, tendo por base os limites estabelecidos pelo Governo.

Para calcular o valor que irá pagar de IMI em 2024 (relativo ao ano de 2023), deverá ter na sua posse a caderneta predial de cada um dos seus prédios.

Em 2024, o IMI continua a ser pago em uma, duas ou três prestações, dependendo do valor total do imposto. Em qualquer dos casos, maio é o mês no qual todos os proprietários não isentos pagam este imposto, ou a primeira prestação do mesmo.

Os meses para o pagamento são os seguintes, consoante o montante de IMI a entregar:

até 100 euros – uma só prestação, em maio;

entre 100 e 500 euros – duas prestações, em maio e novembro;

mais de 500 euros – três prestações, em maio, agosto e novembro.

Se o valor de IMI a pagar for superior a 100 euros e pretender liquidar o imposto de uma só vez, também o pode fazer. Na nota de cobrança da primeira prestação surgem duas referências para pagamento: uma diz respeito à primeira prestação; a outra, à totalidade do imposto.

Este é o tema em destaque esta semana na rubrica da DECO, com jurista na delegação Alentejo, Ana Sofia Rosa, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Junta de Freguesia de Fronteira promove tertúlia dedicada ao teatro

A Junta de Freguesia de Fronteira promove, este sábado, 16 de março, e no âmbito das atividades da Academia Sénior, uma tertúlia dedicada ao teatro.

A sessão é aberta, não só aos alunos da Academia Sénior, que tem na Junta de Freguesia a sua entidade promotora, mas a todos aqueles que se queiram associar. Com esta tertúlia, adianta o presidente da junta, António Luís Palrão (na imagem), pretende-se lembrar os grupos de teatro que, ao longo dos anos, existiram em Fronteira.

“Estarão presentes diversos elementos, alguns já com alguma idade, mas que irão dar os seus testemunhos e recordar aquelas vivências que por aqui ocorreram em termos desta arte cultural”, revela o autarca.

Por outro lado, através desta iniciativa, a junta procura também incentivar ao reaparecimento de grupos de teatro, arte que teve “bastante expressão”, noutros tempos, em Fronteira. “Agora existe somente a questão do teatro escolar, que tem mantido alguma atividade, mas queremos, com esta sessão, não só relembrar, mas incentivar o ressurgimento de algum grupo que possa manter viva essas expressões e essa arte cultural no nosso concelho”, remata António Luís Palrão.

O início da sessão, amanhã, está marcado para as 15 horas.

Papel do realizador é tema de masterclass este sábado em Elvas

David Bonneville

O auditório São Mateus é, desde o passado dia 2 de março, palco da primeira edição da Ronca, a Mostra de Cinema de Elvas, sendo que, para amanhã, sábado, dia 16, às 11 horas, está prevista uma masterclass com David Bonneville, sobre o papel do realizador nas produções cinematográficas.

Pelas 21 horas, serão apresentadas ao público as curtas-metragens da secção “Ronca”.

Já no domingo, dia 17, às 17 horas, é exibido o filme “Alentejo, Alentejo”, de Sérgio Tréfaut, que tem como base a candidatura do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade. A sessão contará com uma atuação de Miguel Rondão e Gabriel Zuna.

As entradas são gratuitas. Conheça toda a programação do evento, que se estende até ao próximo dia 27:

Campo Maior homenageia o Comendador Rui Nabeiro na terça-feira

Campo Maior vai homenagear o Comendador Rui Nabeiro, na terça-feira, dia 19 de março, data em que se assinala um ano do seu falecimento.

As cerimónias vão iniciar-se pelas 10h30, junto à estátua do Comendador no centro da vila, com o descerrar de uma frase evocativa do seu legado. Seguem-se os discursos de Luís Rosinha, presidente da Câmara Municipal de Campo Maiorm e de João Manuel Nabeiro, Chairman do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.

Ao meio-dia é celebrada uma Missa na Igreja Matriz de Campo Maior.

Para as cerimónias de homenagem, o Município de Campo Maior e a Família Nabeiro convidam todos os amigos que se queiram juntar a estes momentos solenes em memória do Comendador Rui Nabeiro.

No mesmo dia serão celebradas missas em várias cidades, de norte a sul do país, e incluindo ilhas.

Programa da cerimónia:

10h30 | Ponto de encontro junto à estátua do Comendador Rui Nabeiro.

11h00 | Início cerimónia:

– Descerrar da frase evocativa

– Colocação de flores junto à estátua do Comendador Rui Nabeiro

– Discursos

Luís Rosinha, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior.

João Manuel Nabeiro, Chairman do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.

11h45 | Caminhada para a Igreja Matriz de Campo Maior

12h00 | Início da Missa

13h00 | Fim da Missa e encerramento das cerimónias.

 

Missas em memória do Comendador Rui Nabeiro:

Açores

19h00 | Igreja Nossa Senhora das Neves (São Miguel)

Aveiro

08h30 | Sé Catedral de Aveiro

Beja

19h00 | Igreja do Salvador

Braga

19h00 | Igreja de Sequeira

Bragança

19h00 | Igreja de São João Bosco (Salesianos de Mirandela)

Castelo Branco

19h00 | Igreja Matriz de São José Operário

Coimbra

09h00 | Igreja de Santa Cruz

Évora

18h30 | Igreja Nossa Senhora de Fátima

Faro

18h00 | Igreja Matriz de Portimão

19h00 | Igreja São Luís (Faro)

Leiria

12h15 | Igreja do Espírito Santo

Lisboa

17h00 | Igreja de Santa Margarida (Albarraque)

18h00 | Igreja de S. Bartolomeu do Beato

19h30 | Igreja de São Pedro (Torres Vedras)

Madeira

08h30 | Igreja Paroquial do Caniço

Porto

09h00 | Igreja da Areosa

Santarém

11h00 | Igreja de Nossa Senhora da Piedade

Setúbal

18h30 | Igreja de Santa Maria (Santo André)

19h00 | Igreja Nossa Senhora da Anunciada

Viseu

18h30 | Igreja Paroquial de São José

Teatro da Trindade leva “Requiem por Isabel” ao Centro Cultural de Campo Maior

“Requiem por Isabel” é o nome da peça, do Teatro da Trindade, que leva, esta noite de sexta-feira, 15 de março, as atrizes e protagonistas Rita Ribeiro e Lídia Franco ao palco do Centro Cultural de Campo Maior

O encenador da peça, Tiago Torres da Silva, revela que esta peça, escrita pela Raquel Serejo Martins, cujo texto venceu o prémio Miguel Rovisco, conta a história de “uma amizade improvável entre duas mulheres, mais velhas, com um passado muito diferente uma delas foi um atriz de grande sucesso e outra professora de português e que, no fim da vida, vão morar para o mesmo prédio e tornam-se melhores amigas”.

Este é um espetáculo cheio “de esperança e mostra como podemos estar vivos e com vontade, mesmo aos 80 anos, tendo também a beleza de não ter só atrizes consagradas, tem também o jovem ator, Baltazar Marçal, que se estreia nesta peça e lhe dá uma grande vitalidade”.

Com sala esgotada nos 42 espetáculos já realizados, explica o encenador, a peça demonstra “a plenitude e segurança das atrizes” que lhe dão vida.

“Requiem por Isabel” é apresentada no Centro Cultural de Campo Maior, pelas 21.30 horas. Os bilhetes, com um custo de três euros, podem ser adquiridos no próprio Centro Cultural ou em ticketline.pt.

Greve das Misericórdias fecha creche e jardim de infância em Campo Maior

Com mais de 20 funcionários em greve, a creche “O Cantinho dos Sonhos” e o jardim de infância “O Despertar”, da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, estão de portas encerradas, esta sexta-feira, 15 de março.

Em luta por melhores salários e condições de trabalho, os trabalhadores das Misericórdias cumprem hoje um dia de greve nacional. No caso da Santa Casa de Campo Maior, e de acordo com fonte da Rádio ELVAS, apenas uma das funcionárias das valências de creche e jardim de infância não aderiu à greve.

Esta greve foi convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, depois de ter apresentado aos representantes das Misericórdias uma proposta de atualização salarial para todos os trabalhadores, à qual não obteve resposta. A estrutura sindical, entretanto, requereu junto do Ministério do Trabalho a conciliação do processo de revisão salarial.

A paralisação teve início às 00h e termina às 24h, sendo que os serviços mínimos têm de ser assegurados nas valências das Misericórdias que funcionem ininterruptamente.

Comendador Rui Nabeiro homenageado em Óbidos com busto em chocolate

Imagem: Léo Vilela Cakes (Facebook)

O comendador Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés, foi esta quinta-feira, 14 de março, recordado e homenageado, em Óbidos, com um busto em chocolate.

A escultura, da autoria do chef brasileiro Léo Vilela, foi apresentada no decorrer do Festival Internacional de Chocolate. A obra, que é feita a partir de 70 quilos de chocolate, demorou cerca de 50 horas a ser produzida. Nas redes sociais, o autor revela que, para além de chocolate, usou também café neste trabalho.

Para além da apresentação do busto em chocolate, a homenagem contou ainda com intervenções do presidente do Conselho de Administração da Óbidos Criativa, Ricardo Duque, do presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, e do presidente do Conselho de Administração da Delta Cafés, João Manuel Nabeiro.

Passeio literário “Os Passos dos Poetas” este sábado em Elvas

O passeio literário “Os Passos dos Poetas” tem lugar amanhã, em Elvas, com saída da Praça da República, pelas 10 horas, numa organização da Câmara Municipal.

A iniciativa insere-se, segundo explica a vereadora Vitória Branco, não só nas comemorações do Dia Mundial da Poesia, através da participação de vários poetas elvenses, mas também nas celebrações dos 50 anos do 25 de Abril.

Este passeio poético conta com a participação dos poetas António Brinquete, Ethel Castel-Branco, Fátima Cayola, Higino Maroto, Isabel Figueira, Jú Vida Laranjeira, Luísa Currito e Maria Vicente.

Os poetas do grupo de “Autores de Elvas” percorrerão a cidade, declamando poesia em várias paragens. Paralelamente, três oradores, o coronel Nuno Duarte, Moisés Cayetano Rosado e José António Contradanças, farão a explanação histórica do 25 de Abril, relembrando o que se passou a nível nacional e local.

O percurso irá revisitar a antiga sede da Mocidade Portuguesa, da PIDE, Batalhão Caçadores 8 e Museu Militar de Elvas.

EuroBEC Granfondo condiciona trânsito em Elvas até domingo

A realização do EuroBEC Granfondo, este fim de semana, dias 16 e 17 de março, em Elvas, vai obrigar ao condicionamento e ao corte de trânsito em várias artérias da cidade, nomeadamente na Avenida de Badajoz, no sentido entre a rotunda junto ao hotel D. Luís e a rotunda do tribunal, informa a Comando Distrital de Portalegre da PSP.

Já hoje, o trânsito vai estar condicionado, ao longo do dia, para a montagem de estruturas de partida e chegada dos atletas, enquanto amanhã, esse condicionamento está previsto entre as 15 e as 19 horas, tendo em conta a realização do EuroBEC Granfondo Kids.

No domingo, devido à prova de ciclismo, o trânsito vai estar condicionado entre as 8 e as 18 horas, dia em que a PSP vai estar em vários pontos do percurso da prova, para apoiar os automobilistas, em caso de necessidade.

Haverá sempre trajetos alternativos para os automobilistas, designadamente, pela Rua de Portalegre, Avenida da Piedade e Avenida António Sardinha.

A PSP apela não só ao cumprimento das ordens emanadas pelos polícias que estarão nos locais da passagem da prova, bem como ao cumprimento de todas as regras do código da estrada.