“Sr. Rui – A História Real de Rui Nabeiro” com antestreia em Campo Maior

A série “Sr. Rui – A História Real de Rui Nabeiro”, com estreia marcada para a próxima terça-feira, 19 de março, na TVI, conta com uma sessão de antestreia, já este sábado, 16 de março, às 21h30, no Centro Cultural de Campo Maior.

Com bilhetes gratuitos, embora limitados a dois por pessoa, informa a Câmara Municipal de Campo Maior, os ingressos podem ser levantados no Centro Cultural entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 18 horas. “Não serão feitas reservas”, revela ainda a autarquia.

“Bob Marley: One Love” em exibição em Elvas esta sexta-feira

“Bob Marley: One Love” é o filme em exibição, na noite desta sexta-feira, 15 de março, no Auditório São Mateus, em Elvas, pelas 21h30.

“Bob Marley: One Love”, um filme para maiores de 14 anos, celebra a vida e a música de um ícone que inspirou gerações com a sua mensagem de amor e unidade. O filme retrata as adversidades e a jornada que originaram a música revolucionária do artista.

Os bilhetes encontram-se à venda em ticketline.pt ou meia hora antes da sessão na bilheteira do Auditório São Mateus.

“Formação + Próxima” do Turismo de Portugal chega a Vila Viçosa

O hotel Solar dos Mascarenhas, em Vila Viçosa, recebe entre os dias 18 e 27 de março, três sessões de uma formação, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, sobre Housekeeping – técnicas e gestão operacional.

Com uma duração de 12 horas, esta formação gratuita é destinada a profissionais do setor, tendo como principal objetivo dar a conhecer os procedimentos para a organização operacional de um Departamento de Andares e identificação das responsabilidades fundamentais dos seus recursos humanos.

A formação vai decorrer das 14 às 18 horas, nos próximos dias 18, 20 e 27, sendo que os interessados devem proceder à inscrição (aqui). A obtenção de certificado está sujeita a uma presença mínima em 90% da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.

Esta formação surge no âmbito do programa “Formação + Próxima”, do Turismo de Portugal. Para realizar este programa, o Turismo de Portugal identifica como parceiros estratégicos os municípios, enquanto agentes mais próximos da realidade local e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem.

Petizes e traquinas reunidos em São Vicente para convívio de futebol

A Associação Internacional Hispanolusa promove, no sábado, 16 de março, em São Vicente e Ventosa, um convívio de futebol de petizes e traquinas.

O início do convívio está marcado para as 9h30, no Polidesportivo de São Vicente. Segue-se, às 16h30, uma garraiada popular, com gado da ganadaria “Irmãos Serpa”. A festa prossegue, a  partir das 21h30, com música a cargo do DJ Stereos Effects.

Durante todo o evento, haverá serviço de bar, sendo que a organização não se responsabiliza por qualquer acidente ocorrido.

Na organização do evento, a Associação Internacional Hispanolusa conta com os apoios das juntas de freguesia de São Vicente e Ventosa e de Santa Eulália, do Município de Elvas e da ganadaria “Irmãos Serpa”.

Francês Stéphane Levallois apresenta “Goya Hellboy” no MEIAC

O Museu Estremenho e Ibero-americano de Arte Contemporânea (MEIAC), em Badajoz, em colaboração com a Afundación, o projeto social do ABANCA, inaugura esta sexta-feira, 15 de março, a exposição “Goya Hellboy: Uma visão da iconografia dos monstros de Stéphane Levallois”.

A exposição, com curadoria de Asier Mensuro, que pode ser visitada até 2 de junho, relaciona a obra de Stéphane Levallois com os traços de um dos grandes mestres da pintura, de todos os tempos: Francisco de Goya.

Na exposição, o reputado artista francês, e através de Hellboy, um monstro contemporâneo, criado por Mike Mignola, reflete sobre a iconografia criada por Goya, desde as pinturas negras do Museu Nacional do Prado, até às pinturas a óleo do Museu Lázaro Galdiano.

A mostra é composta por um total de 72 obras e um vídeo de Stéphane Levallois, complementada com duas ilustrações de Mignola.

Convívio infantil de judo dia 23 em Campo Maior

Foto ilustrativa

Um convívio infantil de judo tem lugar no próximo dia 23 de março, no Pavilhão Rui Nabeiro em Campo Maior.

A iniciativa, que conta com atletas até aos 12 anos, estava inicialmente prevista para este sábado e foi alterada, pelo terá início, no dia 23, pelas 10 horas.

“Vento Leste” levou história de Natasha ao público escolar de Campo Maior

A iniciativa “Março – Mês do Teatro”, do Município de Campo Maior, levou ao auditório do Centro Cultural, nesta quinta-feira, dia 14 de março, a peça “Vento Leste” com duas sessões dirigidas ao público escolar.

Os presentes foram convidados a viver, rir e chorar com a história de Natasha Marjanovic, que escolheu Portugal para ser a sua morada, depois de fugir da guerra na Jugoslávia.

O monólogo, contado na primeira pessoa, fez o público entender todo o percurso que Natasha passou para se adaptar aos costumes, língua e à natureza das pessoas de Portugal.

A vereadora São Silveirinha esteve presente na ocasião.

CIMAA e autarcas visitam obra do novo Hospital Central do Alentejo

Os representantes da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA), bem como vários autarcas do distrito de Portalegre visitaram, no passado dia 4 de março, a obra do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora.

Acompanhados pela equipa que lidera o processo, puderam testemunhar, no terreno, o decurso desta complexa empreitada. O Hospital Central do Alentejo, em articulação com os hospitais de Portalegre, Évora, Beja e Litoral Alentejano, vai servir 440 mil habitantes de todo o Alentejo.

Maria Filomena Mendes, presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, foi a anfitriã e sublinhou a importância da “proximidade e do trabalho em rede” para a otimização dos cuidados de saúde e a melhoria da eficácia na resposta que esta infraestrutura “moderna” – que conta com um investimento que ronda os 210 milhões de euros – vai proporcionar à população da região em complementaridade com as unidades locais de saúde de proximidade.

Para garantir a melhoria dos cuidados de saúde, a inovação e investigação em saúde, a formação e especialização de profissionais e, combater o problema da escassez de recursos humanos em todo o Alentejo, está a ser preparada a reestruturação da Escola Superior de Saúde, um trabalho de parceria entre as instituições de saúde e de ensino superior com presença nesta região.

Este projeto vai ainda contar com uma intervenção ao nível das acessibilidades que vão servir esta infraestrutura.

“O Elvas” defronta o Fabril do Barreiro no domingo

Foto arquivo

“O Elvas” desloca-se, na tarde de domingo, 17 de março, até ao Barreiro, para defrontar o Fabril, em jogo da 24ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal.

No domingo, à mesma hora, jogam-se também os seguintes jogos: Oriental – Vitória de Setúbal; Juventude de Évora – Louletano; Barreirense – Real; Vasco da Gama da Vidigueira – Serpa; Sintrense – Moncarapachense e Lusitano de Évora – Imortal.

“O Elvas” ocupa, neste momento, o quinto lugar da tabela classificativa, com 35 pontos. Já o Fabril  está em nono lugar, nesta Série D, e tem 29 pontos.

O jogo entre os “azuis e ouro” e o Fabril conta com relato na Rádio ELVAS.

Candidaturas ao prémio de fotografia “Santiago Castelo” até 17 de abril

A Associação da Extremadura para a UNESCO está a promover a oitava edição do Prémio Internacional de Fotografia que leva o nome de Santiago Castelo, em honra ao presidente fundador da Associação da Extremadura para a UNESCO.

Este prémio, que reforça o seu caráter transfronteiriço entre Espanha e Portugal, visa premiar trabalhos fotográficos que, dentro da liberdade criativa do autor, ofereçam novas visões da riqueza cultural, monumental, natural, ambiental, paisagística e humana dos territórios da euro-região EUROACE, que inclui as regiões da Extremadura, na Espanha e Alentejo e Centro, em Portugal. Esta ampla e vasta área internacional ocupa uma sexta parte da península ibérica e oferece paisagens tão variadas e distintas que vão desde o litoral atlântico aos espaços de pastagem do Alentejo ou Extremadura, incluindo patrimónios reconhecidos como Évora, Coimbra, Elvas, Mérida, Cáceres e Guadalupe.

As imagens concorrentes devem ser necessariamente realizadas no território da euro-região EUROACE.

O prémio desta oitava edição será de 4.000 euros para a obra vencedora, e pode ser concedida uma Menção Honrosa de 600 euros ao autor selecionado com este prémio.

Os objetivos deste prémio incluem: valorizar e promover a criação artística no campo da fotografia e o trabalho dos seus criadores, cujas obras ofereçam novas formas de perceber o território da euro-região EUROACE (Comunidade Autónoma da Extremadura e as Regiões Alentejo e Centro de Portugal); fomentar o legado cultural que abrange toda a euro-região EUROACE, os seus espaços protegidos, a sua diversidade cultural e as suas paisagens naturais como cenário de criação artística; e potenciar a colaboração e a manutenção de ações transfronteiriças baseadas no campo da Cultura e do Património.

Podem participar no prémio fotógrafos, amadores ou profissionais, de qualquer nacionalidade, apresentando um máximo de duas obras concorrentes, das quais devem ser autores materiais.

As propostas de participação devem ser enviadas online, antes da apresentação das obras produzidas fisicamente, através do formulário de inscrição disponível no site de gestão de concursos: www.mundoarti.com. As regras estão disponíveis neste site e na página da Associação da Extremadura para a UNESCO (www.unescoextremadura.com). O prazo para apresentar as fotografias decorre até 17 de abril. A participação na convocatória é completamente gratuita.

O júri, de caráter internacional e com representantes de cada uma das regiões participantes, fará uma pré-seleção de todas as obras enviadas através deste site, selecionando um máximo de 30 obras que passarão para exposição. Os selecionados serão solicitados a enviar as obras já produzidas e, com elas, a Associação da Extremadura para a UNESCO, em colaboração com as regiões Alentejo e Centro de Portugal, realizará uma exposição itinerante na euro-região, que começará na Extremadura no último trimestre deste ano.

Como novidade principal este ano e para facilitar o trabalho dos fotógrafos selecionados para a exposição e que concorrem ao Prémio, foram estabelecidos três pontos de recolha das obras já produzidas nas cidades de Cáceres, em Espanha e Coimbra e Évora, em Portugal.

Assim como nos anos anteriores e desde 2019, esta edição conta com o patrocínio e colaboração da Direção Geral de Ação Exterior da Junta da Extremadura através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças e do programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG V A, bem como da Consejería de Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Junta de Extremadura e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Alentejo e Centro de Portugal.

“Baladas de Chopin” apresentadas em recital na Academia de Música de Elvas

O recital “As Baladas de Chopin”, pela Orquestra de Câmara Pianista Internacional, é a proposta do ciclo de concertos “A Música Encanta o Património”, para o final da tarde de amanhã, sexta-feira, 15 de março, no auditório da Academia de Música de Elvas.

Chopin, o chamado “poeta do piano”, com uma vida curta, recorda o diretor da Academia de Música, Luís Zagalo, encontrou na balada, um “género musical relativamente flexível em termos de forma”, um dos “meios fabulosos para expressar a sua imensa criatividade”.

Prometendo momentos de “fruição artística extraordinários”, Luís Zagalo adianta que, neste concerto, serão apresentados as Baladas número 1, 2, 3 e 4 de Chopin. Para além disso, será ainda apresentado um trio, para clarinete, violoncelo e piano, Op. 114, do alemão Brahms, “da mesma altura do período romântico”.

Aberto ao público, este concerto acontece, segundo Luís Zagalo, numa sala que tem muita história para contar, ou não tivesse o auditório da Academia de Música 250 anos de existência.

Depois deste espetáculo de amanhã, com início às 18 horas, no auditório da Academia de Música de Elvas, o ciclo de concertos “A Música Encanta o Património” prossegue no próximo dia 23 de março, com “Música para um Tempo de Passagem”, pelo Ensemble São Tomás de Aquino, na Igreja do Salvador, às 18 horas.

Lídia Franco e Rita Ribeiro em palco esta sexta-feira em Campo Maior

Foto: Teatro da Trindade

Lídia Franco e Rita Ribeiro são as protagonistas da peça de teatro “Requiem por Isabel”, do Teatro da Trindade, que é apresentada amanhã, sexta-feira, 15 de março, no Centro Cultural de Campo Maior.

“Absolutamente extraordinária” é como Lídia Franco, em declarações à Rádio ELVAS classifica esta peça, que conta a história de uma amizade pouco provável entre duas mulheres na casa dos 70 anos. “O mais interessante nesta peça é que foca o problema de, atualmente, as pessoas estarem muito apressadas e não darem muita atenção nem a si próprias, nem os outros, por isso aqui encontram-se duas mulheres, com 70 anos, e com vidas completamente opostas.

Lídia Franco representa o papel de uma antiga diva, que vivia num palácio e de repente se contra sem nada, por isso aluga um apartamento nos subúrbios; já Rita Ribeiro é uma professora reformada. As duas passam a ser vizinhas e, aos poucos, começam a estabelecer uma amizade profunda”, revela a atriz.

Lídia Franco convida todos a assistirem a este espetáculo, que teve lotação esgotada em todas as salas do país. “Estamos todos contentes por ir a Campo Maior, não percam esta oportunidade, porque é só um espetáculo e estamos à vossa espera”.

“Requiem por Isabel” é apresentada no Centro Cultural de Campo Maior, amanhã, pelas 21.30 horas. Os bilhetes, com um custo de três euros, podem ser adquiridos no próprio Centro Cultural ou em ticketline.pt.

Projeto de Piódão finalista em prémio europeu de Arquitetura Contemporânea

A Praça e Posto de Turismo de Piódão é um dos projetos finalistas do Prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea.

O projeto da responsabilidade do estúdio Branco del Rio reabilitou e reconfigurou uma praça e o edifício de escritórios de turismo do Piódão. Tem como autores João Branco e Paula del Río, em colaboração com o arquiteto Marco Silva, estabelece uma ligação entre a sustentabilidade cultural e material, contribuindo para a instalação de novos habitantes no interior do país.

O prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea é um dos mais importantes a nível europeu, realizado de dois em dois anos, e tem como objetivo a promoção de novos talentos nesta área, bem como a promoção de uma arquitetura sustentável.

Tudo para saber sobre este projeto de Piódão e os prémios europeus para a arquitetura contemporânea, no programa “Espaço Europa” desta semana, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Dia Mundial da Árvore assinalado em Campo Maior com atividades na natureza

Para assinalar o Dia Mundial da Árvore e do Ambiente, que se celebra a 21 de março, os alunos dos Cursos Profissionais da Escola Secundária de Campo Maior realizaram uma série de atividades na natureza, na passada terça-feira, dia 12 de março, em Ouguela e sua envolvente.

Na parte da manhã, os alunos realizaram uma caminhada pelo Trilho Eco-sensorial “Sentinela da Raia”, onde puderam despertar os seus sentidos e estar perto da natureza.

Depois de um almoço no Centro Ambiental do Xévora, dirigiram-se até à Enxara para uma ação de limpeza e, consequentemente, uma manutenção e conservação das margens do rio Xévora.

Esta atividade, em colaboração com o Município, juntou cerca de 70 alunos, e foi acompanhada por Paula Caldeira, Técnica Superior de Ambiente.

Universidade da Basilicata (Itália) e Politécnico de Portalegre mais próximos

No âmbito de uma parceria ERASMUS, o Instituto Politécnico de Portalegre recebeu, de 6 a 9 de março, um grupo de 12 estudantes da licenciatura em Agronomia e do Mestrado em Agricultura de Precisão da Universidade da Basilicata, em Itália.

A visita foi coordenada pela Professora Associada Paola D’Antonio e a Assistente de investigação Costanza Fiorentino e teve início com uma receção da Câmara de Comércio de Itália em Portugal para troca de conhecimento no âmbito de projetos de ambas as instituições.

Iniciada a visita no Alentejo, o grupo tomou contacto com a realidade agrícola da região, visitando algumas entidades do setor agrícola (Associação de Criadores da Raça Bovinos Alentejana e Associação de Criadores Bovino Mertolengo) e de investigação (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – polo de Elvas), ficando bem patente a importância do ecossistema agrosilvopastoril na ocupação do território, bem como o património genético, tanto em termos de seleção de plantas como de raças autóctones.

Sendo a Universidade da Basilicata um membro/parceiro internacional do InovTechAgro (Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Setor Agroflorestal, cuja presidência é repartida entre o Politécnico de Portalegre e a Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo), o grupo conheceu in loco o trabalho desenvolvido neste centro ao nível da agricultura de precisão e digitalização com a visita à Escola Superior de Biociências de Elvas e ao piloto experimental 1 que está localizado na Herdade da Comenda (polo do INIAV, IP em Elvas).

Esta estadia permitiu ainda a visita à incubadora de empresas de base tecnológica do Politécnico de Portalegre, BioBIP, onde o grupo contactou com o trabalho desenvolvido na área da bioenergia.

Com esta visita foi possível conhecer e partilhar novas realidades do ensino da agricultura entre Portugal e Itália, ampliar as formas de colaboração entre o Politécnico de Portalegre e a Universidade da Basilicata, nomeadamente ao nível da partilha de competências académicas na oferta formativa, projetos de investigação e intercâmbio de alunos no âmbito de teses académicas e reforçar os laços de cooperação institucional com a Câmara de Comércio de Itália em Portugal.

Vila Galé Collection de Elvas apresenta novo chef e nova carta

O Grupo Vila Galé realizou ontem, quarta-feira, dia 13, um almoço de apresentação do novo chef e da nova carta do Restaurante Inevitável, da unidade hoteleira elvense.

O chef Alberto Muralhas apresentou aos convidados, entre os quais esteve o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, oito pratos para degustação, tendo sido também apresentados alguns vinhos.

A iniciativa decorreu no Hotel Vila Galé Colletion Elvas e contou com a presença de cerca de quatro dezenas de convidados.

Fonte: Município de Elvas

Município de Vila Viçosa celebra Semana do Japão com comunidade escolar

Faz, em 2024, 440 anos que a Embaixada Japonesa Tensho esteve de visita a Vila Viçosa.

Para celebrar a data, o Município de Vila Viçosa associou-se à Embaixada do Japão em Portugal, à Fundação da Casa de Bragança e ao Agrupamento de Escolas, com o intuito de organizar um programa de atividades relacionado com o tema.

Desta forma, a Semana do Japão é celebrada, em Vila Viçosa, sobretudo junto do público escolar, entre segunda e sexta-feira, de 18 a 22 de março, revela o vereador Tiago Salgueiro. “Com isto, queremos aproximar, em termos culturais, Portugal e o Japão, com especial incidência aqui no Alentejo, sobretudo em Évora e Vila Viçosa”, adianta.

Para o público escolar, há um conjunto de atividades programadas, como “sessões de origami, algumas representações teatrais e workshops sobre a cultura japonesa”.

Com vista à “valorização desta ligação importante entre Portugal e Japão”, avança Tiago Salgueiro, o Município de Vila Viçosa tenciona ainda atribuir a uma rua o nome da Embaixada Tensho. Para novembro, está também previsto um espetáculo cultural, na Igreja dos Agostinhos, a par de outras iniciativas, a serem desenvolvidas ao longo do ano, através das quais a autarquia procura “dinamizar esta ligação histórica”.

Volta ao Alentejo Crédito Agrícola arranca na quarta-feira de Castro Verde

Imagem: Podium Events

Prometendo proporcionar aos amantes do ciclismo momentos de pura adrenalina e competitividade, a 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola tem início, na próxima quarta-feira, 20 de março, em Castro Verde.

Ao longo de cinco dias, serão percorridos 852,7 quilómetros, sendo que a prova passará por um total de 32 municípios, com destaque para as localidades que serão palco de partidas e chegadas: Castro Verde, Beja, Vidigueira, Grândola, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Monforte, Castelo de Vide, Nisa e Évora. Neste ano, em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, a Alentejana conta com passagem em Baleizão, junto ao memorial de Catarina Eufémia, com o final da segunda etapa na “Vila Morena” (Grândola).

Participam na prova todas as equipas profissionais portuguesas, a par de seis internacionais, como a Caja Rural Seguros RGA, vencedora das duas últimas edições, através de Orluis Aular.

A primeira etapa, com início no dia 20, às 11h15, liga Castro Verde a Beja, num total 168 quilómetros. No dia seguinte, o pelotão parte da Vidigueira, para uma distância de 180,9 quilómetros, até Grândola. No terceiro dia da prova, os ciclistas, percorrendo 168,4 quilómetros, vão unir Mourão a Reguengos de Monsaraz.

A 23 de março, a quarta etapa, que começa em Monforte, pelas 11h30, vai passar por Arronches, Portalegre, Serra de São Mamede e Marvão, terminando o trajeto de 147,7 quilómetros, em Castelo de Vide. A derradeira etapa, começa em Nisa, no dia 25, terminando 187,9 quilómetros depois, em Évora, na Praça do Giraldo.

A 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola conta com acompanhamento diário, na Rádio Elvas, entre os dias 20 e 25 de março.

Sábado há baile na CURPI de Campo Maior

Foto ilustrativa

A CURPI de Campo Maior promove este sábado, dia 16 de março, um baile nas suas instalações, a partir das 16 horas.

Depois de já terem realizado outros bailes, revela Anselmina Caldeirão, chefe de serviço na CURPI, e tendo em conta a vontade das pessoas em participar nestas iniciativas, a instituição decidiu voltar a realizar mais um baile. “Já fizemos dois bailes que correram muito bem e, as pessoas adoram dançar e passar uma tarde divertida, por isso esperamos muita gente, porque também vamos ter comida e bebida”.

Rui e Carlos são os artistas a atuar neste baile. A entrada tem o custo de dois euros e depois o que for consumido é pago à parte. Anselmina Caldeirão adianta ainda que o objetivo “é proporcionar uma tarde dançante, de convívio e muita diversão a todos aqueles que queiram aparecer”.

FC Barreirense com dois jogos à porta fechada

O Futebol Clube Barreirense informa, em comunicado, que os jogos da equipa sénior, que disputa o a Serie D do Campeonato de Portugal, frente ao Real SC deste domingo, 17 de março, e com o Serpa, a 7 de abril, serão disputados à porta fechada.

Segundo o clube, esta decisão surge no seguimento dos incidentes que decorreram no jogo frente ao Moncarapachense, no Campo da Verderena, a 10 de dezembro de 2023.

Apesar de estes jogos serem disputados à porta fechada, serão transmitidos nas redes sociais do Futebol Clube Barreirense.

Estação elevatória de São Vicente prestes a entrar em funcionamento

Está terminada a obra da estação elevatória da freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, que passa agora a ter tratados os seus esgotos a cem por cento.

Depois de efetuada “a ligação à rede”, prevê-se que, entre amanhã, 15 de março, e o próximo dia 20, revela o presidente da Junta de Freguesia, João Charruadas, este novo equipamento comece a funcionar em pleno, em complemento à ETAR construída em 2018.

“Faltava (dar resposta a) dois terços da população, mas fica agora solucionada a questão dos esgotos abertos, que iam numa linha de água encaminhada para a nossa Barragem do Caia”, lembra João Charruadas.

Com esta obra da responsabilidade da Câmara de Elvas, iniciada no ano passado, e ao fim do terceiro concurso público aberto pela EPAL (ver aqui), coloca-se um ponto final no emissário que corria a céu aberto, na estrada de Nossa Senhora da Ventosa.