Legislativas: Luís Montenegro visita esta terça-feira a Cersul, em Santa Eulália

A Aliança Democrática (AD) já começou a campanha eleitoral, com vista às eleições legislativas de 10 de março, com o líder Luís Montenegro a percorrer os distritos do país.

Amanhã, terça-feira, 27 de fevereiro, Luís Montenegro estará no concelho de Elvas, mais concretamente na Cersul, em Santa Eulália, com a visita agendada para as 11 horas, seguindo depois para Portalegre, onde numa ação de contacto com a população, pelas 14.30 horas.

Já em Évora, o líder da AD estará no dia seguinte, quarta-feira, 28 de fevereiro, com uma ação a ter início às 17 horas, numa visita às UCC da Santa Casa Misericórdia, seguindo-se pelas 18.30 horas uma ação de contacto com a população no centro da cidade. Esta ação termina com um comício na Rua João De Deus, pelas 19 horas.

ESECS de Portalegre dedica semana à sustentabilidade e ecologia

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do Instituto Politécnico de Portalegre, vai promover, de 11 a 15 de março, e pelo segundo ano consecutivo, uma semana dedicada à sustentabilidade e ecologia, no âmbito do programa Eco-Escola, da Associação Bandeira Azul Europeia.

Ao longo da semana serão proferidas palestras, por especialistas nacionais de renome nas suas áreas de investigação. Ocorrerá também um ciclo de cinema documental sobre ambiente e sustentabilidade.

Foi igualmente lançado um concurso de fotografias na ESECS e nas escolas da cidade, bem como um desafio para que os alunos escrevam textos relativos à importância das árvores – “Árvores com histórias”. Esses trabalhos serão alvo de uma exposição na ESECS

Carlos Azevedo vence duas provas de tiro às hélices em Elvas

Carlos Azevedo foi o vencedor das duas provas de tiro às hélices que tiveram lugar, no fim de semana, dias 24 e 25 de fevereiro, no Clube de Tiro e Caça de Elvas.

O atirador foi o vencedor da classificação geral, quer da Taça Cidade de Elvas (1º Abono), quer da Taça Carlos Vasconcelos (2º Abono).

Toda a classificação das provas para consultar na imagem abaixo:

“Sábados com Arte” de regresso ao MACE já no dia 9

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) promove, aos sábados, o “Ciclo de Workshops – Sábados com Arte”, a partir de dia 9 de março e até 19 de outubro.

O primeiro workshop, a 9 de março, é dedicado à pintura, e decorre entre as 14 e as 17 horas, tendo como convidado Tiago Cutileiro. A iniciativa é destinada a maiores de 16 anos.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia, que pode ser feita através do email servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 626 218.

A programação completa do ciclo de workshops:

Autores de Elvas visitam Casa Florbela Espanca e fazem Roteiro Florbeliano

Alguns dos autores de Elvas rumaram até Vila Viçosa, no dia de ontem, domingo, 25 de fevereiro, naquele que foi o seu segundo passeio literário, com o objetivo de visitar a Casa Florbela Espanca e efectuar o roteiro Florbeliano.

A Casa, situada no número 59 da Rua Florbela Espanca honra a sua memória. Em comunicado, os autores revelam que, na Casa de Florbela Espanca puderam “contemplar algumas das mobílias e objectos pertencentes à vivência e ao quotidiano de Florbela. Livros, cartas e postais manuscritos pela autora são algumas das relíquias expostas na casa museu”.

Ao longo da visita e em cada divisão “abraçámos o sentir da poetisa. Através dos seus objectos pessoais sentimos o seu viver, mas nas fotografias expostas, consegue-se experienciar o seu sofrimento. Foi uma mulher emancipada para a altura e com uma intensidade de viver ímpar. Sentia-se incompreendida. O ser e o sentir eram a sua maior ambição. A sua vida foi vivida numa busca constante por esse amor. Amor que nunca chegou a ter. Amor que a levou a escrever a poesia que hoje nos delicia. Pelas ruas de Vila Viçosa efectuamos o percurso pelos locais de vivência, outrora realizados pela escritora, bem como os memoriais à poetisa”.

Voto antecipado em mobilidade com mais de 93 mil pessoas inscritas

Até ao meio-dia desta segunda-feira, 26 de fevereiro, foram já 93.602 as pessoas que, em território nacional, se inscreveram para o voto antecipado em mobilidade, segundo informação do Ministério da Administração Interna.

A inscrição no voto antecipado em mobilidade no território nacional decorre até quinta-feira, dia 29 de  fevereiro e pode ser efetuada por meio eletrónico em www.votoantecipado.mai.gov.pt ou por  carta dirigida à Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

Os eleitores recenseados no território nacional e que se registem nesta modalidade podem votar no dia 3 de março, numa mesa de voto antecipado por si escolhida.

Existirão mesas de voto antecipado em cada município do continente e das Regiões Autónomas.

CDU: Paulo Raimundo critica falta de investimento no interior

O Pavilhão Multiusos de Benavila, no concelho de Avis, acolheu, no passado sábado, 24 de fevereiro, um almoço-comício da CDU.

A par de 300 ativistas e apoiantes do CDU, participaram nesta iniciativa Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP e todos os candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Portalegre – Fátima Dias, Manuel Coelho, Susana Teixeira e Pedro Reis, a mandatária do concelho de Avis, Telma Bento e o mandatário do distrito de Portalegre, Diogo Serra.

No final, no período das intervenções, Paulo Raimundo e Fátima Dias partilharam “a visão de uma região e um país mais justos e desenvolvidos, no trilho dos valores de Abril”.

Paulo Raimundo salientou que “as eleições são uma oportunidade para todos os que justamente se sentem indignados com o estado a que chegaram o País e a região, poderem demonstrar com o seu voto na CDU, o seu protesto mas também as soluções que se impõem”.

O secretário-geral do PCP apontou “opções políticas de sucessivos governos como responsáveis pela desertificação e pelo declínio demográfico do distrito de Portalegre. Criticou severamente a falta de investimento no interior, a entrega da agricultura aos grandes agrários e fecho dos serviços públicos”. “É hora do povo de Portalegre dar mais força à CDU! É preciso castigar nas urnas quem prometeu e não cumpriu, quem foi eleito aqui, mas em Lisboa votou contra a região”, disse.

Por sua vez, Fátima Dias destacou que o distrito de Portalegre “possui todas as condições para um desenvolvimento sustentado que assente numa mudança de política, ao serviço dos trabalhadores, do povo da região do Alentejo e do país. Rejeitou veementemente a ideia de que Portalegre seja um distrito pobre, atribuindo as dificuldades enfrentadas pela região às políticas de PS e PSD”. “Não queremos mais do mesmo”, enfatizou Fátima Dias. “Precisamos de uma política diferente, precisamos que a CDU tenha mais força, mais votos, mais deputados. As pessoas do distrito de Portalegre conhecem-nos e sabem que não falharemos aos nossos compromissos, aos compromissos de Abril!”

Câmara de Elvas com concurso aberto para quatro assistentes operacionais

A Câmara Municipal de Elvas tem aberto um concurso para a contratação de quatro assistentes operacionais para a área de motorista de pesados e tratorista.

As candidaturas tiveram início no passado dia 23 de fevereiro e são feitas nos Serviços Online do Município de Elvas, devendo ser formalizadas com a junção de todos os documentos necessários para o efeito, e até 7 de março.

O procedimento pode ser consultado aqui.

Dário Guerreiro levou “Pequeno Problema” a Campo Maior

O mais recente espetáculo do humorista Dário Guerreiro, “Pequeno Problema”, passou na noite de sábado, 24 de fevereiro, pelo palco do Centro Cultural de Campo Maior.

Durante o serão, o artista algarvio arrancou muitas gargalhadas ao público com as reflexões estapafúrdias sobre o estado da sua vida e outras não mais inteligentes sobre o mundo que observa.

Municípios da Serra d’Ossa preparam candidatura à “Cidade do Vinho”

Depois de várias candidaturas, a título individual, a Câmara Municipal de Borba junta-se agora aos outros municípios da Serra d’Ossa – Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo – e a outros parceiros, para concorrer à “Cidade do Vinho”, em 2025.

Aproveitando as parcerias e o trabalho que já está a ser feito, no âmbito de uma candidatura para a transformação da Serra d’Ossa, explica a vereadora na Câmara de Borba, Sofia Dias, esta candidatura conjunta revela-se uma “boa estratégia”, até porque, sendo “mais rica” e tendo “mais força”, tem maior possibilidade de vir a ser aprovada.

“Nós, como único proponente, nunca conseguimos atingir este título”, recorda a vereadora, assegurando que se mantêm as mesmas parceiras e as “linhas orientadoras” da candidatura, no que toca à Serra d’Ossa, para esta da “Cidade do Vinho”, com vista à valorização deste produto. Para além dos outros municípios, Borba conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e da Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo e de outros parceiros.

Ainda que lembre que Vila Viçosa e Alandroal não são “tão fortes”, quanto Borba, Estremoz e Redondo, no que toca à tradição do vinho, Sofia Dias assegura que “o património, a cultura e o setor do turismo”, em ambos os concelhos, dão “muita força” a esta candidatura.

“Existem uma séria de atividades obrigatórias nesta candidatura, à qual temos de dar resposta e que serão divididas por todos os municípios. Iremos dividir a realização destas atividades conjuntas e puxar aqui os nossos eventos, de cada município, e valorizá-los, é também este o objetivo desta candidatura: é valorizar o que já se faz no vinho e o que já se faz ao nível gastronómico, patrimonial e cultural”, explica ainda Sofia Dias.

O projeto “Cidade do Vinho”, promovido pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, tem como objetivo valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns dos territórios associados à cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, na paisagem, na economia, na gastronomia e no património.

Estremoz celebra 50 anos do 25 de Abril com extensa programação cultural

Os 50 anos da Revolução dos Cravos estão a ser assinalados, desde janeiro, em Estremoz, numa programação que estende até final do ano.

A vice-presidente da Câmara de Estremoz, Sónia Caldeira revela que a programação é “bastante extensa”, e da qual fazem parte, entre outros, “conferências com pessoas que viveram o 25 de abril. Concertos, recolha de testemunhos junto de pessoas do concelho, que vivenciaram o 25 de abril, as escolas também estarão envolvidas com a pintura de um mural alusivo à data”.

Esta data “não poderia centrar-se no próprio dia 25 de abril, dada a sua importância”, garante Sónia Caldeira, adiantando que também no próprio dia 25 de abril “serão homenageados os presidentes de câmara e de Assembleia Municipal, que foram eleitos desde as primeiras eleições livres, a quem será atribuída uma medalha nesse dia”.

Estremoz a celebrar os 50 anos do 25 de abril com uma extensa programação cultural.

Quercus cria rede de “Escolas Amigas dos Polinizadores”

A Quercus criou, este ano letivo, uma rede de “Escolas Amigas dos Polinizadores”, sendo que um dos estabelecimentos de ensino a fazer parte desta rede é a Escola José Régio em Portalegre.

O objetivo deste projeto passa por sensibilizar para a importância dos polinizadores, explicar o que são, as ameaças e como os podemos ajudar. Além de receberem ações de sensibilização, esta semana a escola de Portalegre vai criar um corredor com plantas e flores silvestres dentro do seu próprio espaço verde, que será cuidado pelos alunos, para atrair insetos polinizadores.

Foram também produzidos vários recursos didáticos, audiovisuais e digitais com vista a esclarecer e sensibilizar os cidadãos em geral e o público escolar, em particular, para a relevância dos insetos polinizadores, nomeadamente os polinizadores selvagens.

Os interessados neste tema podem também consultar o Guia Prático Cidadãos pela Conservação dos Polinizadores, disponível AQUI.

Este é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Livro “Do Poema Fiz Canção” apresentado em Campo Maior

O livro póstumo “Do Poema Fiz Canção”, da campomaiorenses Lurdes Almeida, foi apresentado na tarde de sábado, dia 24 de fevereiro. no salão do Centro Comunitário.

Composto por uma série de poemas deixados pela autora e organizados pelos seus filhos, José Almeida e Ilda Almeida, em colaboração com a Filigrana Editora, a obra foi apresentada perante uma sala repleta de campomaiorenses que não quiseram deixar de marcar presença neste momento tão especial, e que sempre foi um dos grandes sonhos de Lurdes Almeida.

O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, e a vereadora São Silveirinha participaram na sessão, juntamente com os antigos autarcas Ana Golaio, João Muacho, Isabel Raminhas, que no exercício das suas funções privaram com a autora enquanto responsáveis pela gestão do Centro Comunitário, a “segunda casa” de Lurdes Almeida, e leram alguns dos poemas que integram o livro. A apresentação ficou a cargo de Amélia Bravo Vadillo, da Filigrana Editora.

Estiveram ainda presentes o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, a vereadora Fátima Vitorino, e Vanda Portela e José Leão, em representação das Juntas de Freguesia de S. João Baptista e de Nossa Senhora da Expectação, respetivamente.

Município de Estremoz homenageia Ruy de Carvalho

Foto: cedida por Rádio Despertar de Estremoz

O município de Estremoz homenageou no sábado, 24 de fevereiro, o ator Ruy de Carvalho, no Teatro Bernardim Ribeiro.

No final da peça, “A Ratoeira” apresentada nesse dia, foi mostrado o retrato do ator, pintado por pelo artista Gustavo Fernandes, que faz agora parte da galeria de notáveis do centenário teatro de Estremoz.

Foto: cedida por Rádio Despertar de Estremoz

Hóquei em Patins: Benfica vence Estremoz nos quartos-de final da Taça de Portugal

O Sport Lisboa e Benfica venceu ontem, domingo, dia 25 de fevereiro, o Clube de Futebol de Estremoz, por 3-2, em hóquei em patins, no jogo de Masters 35 (Veteranos), dos quartos-de-final da Taça de Portugal.

A prova foi disputada no Pavilhão Municipal de Estremoz e pela equipa da casa marcaram Flávio Silva e Ivo Aires Marcha; já os golos do Benfica foram apontados por Filipe Gaidão (2) e Rui Gamboa.

Desta forma o Benfica vai defrontar, nas meias-finais da prova, a realizar em maio, o Óquei Clube de Barcelos, que venceu por 4-1 o Académico Clube da Feira.

Elvas caminhou pela paz na manhã chuvosa deste domingo

Apesar de uma manhã com alguma chuva e vento, várias dezenas de pessoas incorporaram-se na Caminhada pela Paz realizada, ontem, domingo, 25 de fevereiro, em Elvas.

A iniciativa resultou da colaboração entre a associação juvenil Arkus e o Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, tendo por mote a defesa da paz, numa altura em que passam dois anos sobre a guerra na Ucrânia e o conflito entre Israel e o Hamas causou nos últimos meses milhares de vítimas e de desalojados.

A caminhada, numa extensão de aproximadamente sete quilómetros, teve início junto à Capela de Nossa Senhora da Conceição, sobre as Portas da Esquina, e terminou no Parque da Piedade.

O percurso foi acompanhado por explicações sobre a História de Elvas, a cargo de Paulo Galego, da estrutura local da Liga dos Combatentes. Sensivelmente a meio do trajeto, no Rossio de São Francisco, atuou o grupo Roncas de Elvas da Arkus.

Esta Caminhada pela Paz culminou com os participantes a formar um laço humano no Parque da Piedade.

Campanha do Chega esta segunda-feira em Portalegre e Campo Maior

Depois de ter iniciado ontem, 25 de fevereiro, a campanha distrital para as eleições legislativas de 10 de março, em Nisa e Elvas, o Chega vai estar esta segunda-feira, 26 de fevereiro, em Portalegre e Campo Maior.

Em Portalegre, os candidatos pelo Chega visitam os Bombeiros Voluntários, pelas 10 horas, seguindo-se uma passagem pela Associação Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), uma hora e meia depois.

Já em Campo Maior, de depois de uma visita à Santa Casa da Misericórdia, pelas 16 horas, a comitiva visita os Bombeiros Voluntários, às 19 horas.

De recordar que o cabeça de lista do Chega, pelo círculo eleitoral de Portalegre, às eleições legislativas é Henrique Freitas.

A comemorar 25 anos, GEDA quer continuar “no caminho do futuro”

O Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA), de Campo Maior, está a comemorar os seus 25 anos de existência.

João Sanguinho, um dos responsáveis do grupo, considera que esta “é uma data assinalável”, pelo que têm tentado, ao longo dos anos, colaborar com os seus diversos parceiros, por exemplo ao nível do desporto”, garantindo que “a associação nunca parou, contando sempre com muitas atividades”.

Há cada vez mais jovens a quererem juntar-se ao GEDA, “que é aquilo que faz falta, ou seja, vitalidade, para continuar, refere João Sanguinho, garantindo que “é reflexo da educação ambiental que tem vindo a ser feitas junto dos mais novos”, o que acaba por ser “uma porta aberta para os jovens que querem partilhar dos valores como o desporto de aventura e proteção ambiental”.

Criado há 25 anos, o GEDA continua “a manter os olhos no futuro, adaptando-se aos desafios que vão surgindo, mas sempre no caminho do futuro”, remata.

Matança do Porco reúne população de Degolados em almoço-convívio

A Junta de Freguesia de Degolados, no concelho de Campo Maior, promoveu no passado sábado, 24 de fevereiro, a XIV Matança Tradicional do Porco.

O evento, que resultou num almoço-convívio, no Salão Polivalente de Degolados, juntou dezenas de degoladenses e não só, numa tarde animada pela música de Bruno Pires.

Marcaram presença o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, o deputado na Assembleia da República, Ricardo Pinheiro, o presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, assim como o restante executivo composto por Olga Madeira e Bruno Marques, e Vanda Portela e José Leão, em representação das Juntas de Freguesia de São João Baptista e de Nossa Senhora da Expectação, respetivamente.

Motoclube Alentejano de Elvas festeja 32º aniversário

O Motoclube Alentejano de Elvas comemorou, no passado sábado, 24 de fevereiro, 32 anos de fundação.

A festa fez-se nas instalações da associação aniversariante, junto ao Estádio Municipal, na presença dos dirigentes, associados e convidados do Motoclube, incluindo representantes de instituições congéneres de vários pontos da Europa.

O vereador Hermenegildo Rodrigues, que representou a Câmara Municipal nesta jornada de confraternização, deixou palavras de agradecimento ao Motoclube Alentejano de Elvas pelo contributo destas mais de três décadas à sociedade civil local, desejando as maiores felicidades para o futuro.

Primeira jornada do Torneio da Malha com 68 jogadores na Terrugem

A primeira jornada do 28º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” disputou-se, ao longo da tarde do passado sábado, 24 de fevereiro, no recinto anexo à Escola do 1º Ciclo da Terrugem.

Nesta ronda inaugural da competição participaram 68 jogadores, 46 dos quais pertencentes ao escalão de seniores masculinos, sete senhoras, cinco sub-15 e dez veteranos.

O vereador Hermenegildo Rodrigues representou a Câmara Municipal de Elvas nesta jornada do Torneio da Malha na Terrugem, a primeira de dez que se realizam até 25 de abril em cada uma das freguesias do concelho. Os presidentes da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, Manuel Bandarra, e da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, João Charruadas, também marcaram presença na contagem deste sábado na Terrugem.

O 28º Torneio da Malha “João Brioso” é uma organização do Município de Elvas em parceria com a Associação Desportiva, Cultural e Recreativa da Juventude de São Vicente e Ventosa e com a colaboração das Juntas e Uniões de Freguesias do concelho.

A segunda jornada está marcada para a tarde do próximo sábado, 2 de março, em Santa Eulália.

A classificação da primeira jornada por escalão foi a seguinte:

Seniores (47 participantes):

  • 1º José Branca (São Brás e São Lourenço) – 9 derrubes
  • 2º Avelino Gomes (São Brás e São Lourenço) – 6 derrubes
  • 3º António Fonseca (Caia, São Pedro e Alcaçova) – 6 derrubes

Senhoras (7 participantes)

  • 1º Joana Lopes (Borba) – 3 derrubes
  • 2º Mónica Xavier (Vila Viçosa) – 3 derrubes
  • 3º Claúdia Conceição (Caia, São Pedro e Alcáçova) – 2 derrubes

Veteranos (10 participantes)

  • 1º João Lúcio (Caia, São Pedro e Alcáçova) – 4 derrubes
  • 2º José Domingos (Caia, São Pedro e Alcáçova) – 3 derrubes
  • 3º Manuel Arraia (Barbacena) – 3 derrubes

Sub – 13 (5 participantes)

  • 1º Marco Matos (Barbacena) – 2 derrubes
  • 2º Carolina Merino (Orada) – 1 derrube
  • 3º Vitória Conceição (Caia, São Pedro e Alcáçova) – 1 derrube

Baja TT Dehesa Extremadura em maio com saída de Elvas

Imagem: Rally Raid Network

A segunda edição do EuroBEC Granfondo, marcada para 17 de março, não vai ser, este ano, a única prova desportiva a incluir passagens por Elvas, Campo Maior e Badajoz.

No que toca à prova de ciclismo, com saída da cidade património mundial, já no próximo mês, o vereador na Câmara de Elvas Hermenegildo Rodrigues, espera que os cerca de 1500 ciclistas em prova, depois da competição, possam voltar à região. “Queremos que seja um evento de referência a nível nacional e que corra tudo dentro do que é espectável. Enquanto organizadores, vamos tentar fazer o melhor possível para dignificar esta linda região”, assegura.

Em maio, adianta o vereador, será a Baja TT Dehesa Extremadura a passar pelas três localidades. “Mais uma vez, os três municípios se associam a um grande evento promotor da região”, assegura.

Esta, que será a oitava edição da Baja TT Dehesa Extremadura, realiza-se entre 2 e 4 de maio, com saída de Elvas. 60 dos 110 quilómetros da prova de todo o terreno serão percorridos pelo Alto Alentejo, incluindo passagem por Campo Maior.