Mais de uma centena e meia de trabalhadores e dirigentes da Administração Local partilharam conhecimentos no âmbito do 1º Encontro Ibérico organizado pela ATAM e COSITAL.
O encontro de trabalho, que se realizou ao longo de dois dias (21 e 22 de fevereiro), em Badajoz e Elvas, contou com o apoio do Município de Elvas e o Ayuntamiento de Badajoz, entre outras entidades.
Os temas abordados foram transversais aos dois países, como é o caso da organização territorial e a novas competências locais: saúde, educação e cultura – problemas atuais e desafios futuros; a responsabilidade profissional dos dirigentes em Portugal e em Espanha; o futuro dos modelos de gestão sustentável na administração local e o papel dos dirigentes locais na gestão – exemplos em Portugal e Espanha, terminando com um painel dedicado à cibersegurança – problemática atual. Análise comparada entre Portugal e Espanha.
O objetivo foi estimular a reflexão e o debate sobre a função e o papel dos funcionários e trabalhadores com funções diretivas locais, bem como gerar uma base comum de conhecimento, no contexto da Eurocidade, como exemplo de cooperação internacional.
Na sessão de encerramento deste encontro, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, salientou a importância destas iniciativas para a partilha de conhecimentos, tendo em atenção que as realidades entre Portugal e Espanha, e entre as próprias administrações locais são diferentes.