Escritura de constituição da Associação Évora 2027 assinada no dia 20

Estado e membros da Comissão Executiva Évora 2027 assinam terça-feira, dia 20 de fevereiro, em Évora, a escritura de constituição da Associação Évora 2027. Depois de formalmente constituída, a Associação irá aprovar os estatutos e eleger os titulares dos órgãos sociais na primeira reunião da Assembleia Geral que se realiza no mesmo dia, no Palácio de D. Manuel.

Na sequência da criação da Associação Évora 2027, celebra-se dia 20 de fevereiro, no Palácio de D. Manuel, em Évora, pelas 14 horas, a escritura de constituição do organismo que tem como missão garantir a implementação de todos os aspetos de Évora_27 Capital Europeia da Cultura, incluindo planeamento, operacionalização, monitorização e legado. São associados fundadores da Associação Évora 2027 o Estado, representado pelo Ministério da Cultura, e as entidades que integram a Comissão Executiva Évora 2027: Município de Évora, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo; a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Universidade de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – Turismo do Alentejo.

Após a assinatura da escritura de constituição da Associação Évora 2027, a primeira Assembleia Geral reúne também dia 20 de fevereiro, para aprovação dos estatutos e eleição dos órgãos sociais. Na sua estrutura, a Associação Évora 2027 contará ainda com um órgão consultivo, o Conselho Regional de Cultura, composto por instituições com atividade relevante no âmbito dos fins da associação e por personalidades de reconhecida competência no domínio das artes e cultura, da ciência e inovação, da educação, da economia, do terceiro sector e do ambiente, assim como por personalidades da sociedade civil que pretendam contribuir para a implementação da iniciativa Évora Capital Europeia da Cultura 2027.

O Conselho Regional de Cultura inclui também uma Comissão Científica e a Geração_27, uma comissão consultiva para a diversidade e a equidade, formada por cidadãos.

Filipe Pires da Barbaris Team alcança “proeza inédita”

Filipe Pires, atleta da Barbaris BTT Team de Barbacena, fez o percurso desta freguesia do concelho de Elvas até Fátima, a correr, em menos de 24 horas.

O atleta saiu ontem, sexta-feira, 16 de fevereiro, de Barbacena, “pelas 12 horas e chegou a Fátima passadas 21 horas e 46 minutos”.

Para a coletividade, Filipe Pires “é o homem dos grandes desafios”, pelo que considera que esta é uma “proeza inédita”, que resultou de “muito esforço e sofrimento nos quase 170 kms que o atleta percorreu”.

Remco Evenepoel vence 4ª etapa da Algavia e assume a Camisola Amarela

Remco Evenepoel venceu esta tarde de sábado, 17 de fevereiro, o contrarrelógio de 22 quilómetros, da quarta etapa da Volta ao Algarve, em Albufeira, com um tempo de 27m09s, que o impulsionou para a liderança da classificação geral, sendo agora o novo dono da Camisola Amarela.

Magnus Sheffield foi o segundo classificado, em 16 segundos. O pódio da etapa ficou completo com Stefan Küng, vencedor do contrarrelógio da última edição, que ficou a 29 segundos.

Amanhã, domingo, 18 de fevereiro, os ciclistas partem para a última etapa da 50.ª Volta a Portugal, num percurso de 165,8 quilómetros, com partida às 11.25 horas, de Faro e chegada ao Alto do Malhão, no concelho de Loulé.

Muita cor e folia na “maior edição de sempre” do Carnaval de Vila Viçosa

A Praça da República de Vila Viçosa foi pequena nesta tarde de sábado, 17 de fevereiro,  para os cerca de 700 foliões que, divididos por 26 grupos, integraram o desfile de Carnaval.

Participaram neste desfile não só grupos das freguesias e instituições do concelho de Vila Viçosa, mas também grupos de Borba, Estremoz e Alandroal, que espalham a folia, cor e muita alegria, pelas ruas.

Numa organização da Associação Calipofoliões, a edição deste ano prometia ser a maior de sempre e essa ambição foi concretizada. Miguel Ventura, da Calipofoliões, garante que “é a maior edição de sempre”, com os grupos “a colorir” a Praça, o que é para a associação “é um orgulho”.

Já o Rei do Carnaval de Vila Viçosa, Sérgio Rossi, em declarações à Rádio ELVAS, destaca o espírito de alegria das pessoas de Vila Viçosa. “Os calipolenses estão fabulosos, são muito animados e estou a gostar muito do espírito que vive aqui, neste sábado cheio de sol, com muitas pessoas connosco, aqui na Praça, a assistir ao desfile”, revela.

O presidente da Câmara, Inácio Esperança, considera que a edição deste ano “tem mais pessoas e mais qualidade”, garantindo que Vila Viçosa “está cheia de cor e as pessoas estão a divertir-se, no fundo, é isso que interessa”.

No final do desfile seguiu-se animação na Prça da República a atuação de Sérgio Rossi.

Filme “Johnny Puff: Missão Secreta” este domingo no Auditório São Mateus

O filme de animação “Johnny Puff: Missão Secreta” vai estar em exibição, este domingo, 18 de fevereiro, a partir das 16 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Johnny Puff – uma estrela do rock aposentada, que se sentiu atraída por uma vida calma de meditação e música – e os seus amigos Didi, Tic, Tac e Pie partem numa missão secreta para salvar Taigasville dos planos malignos do vilão engenheiro Otto von Walrus. “Johnny Puff: Missão Secreta” é um filme inspirado na série “Puffins”.

Os bilhetes estão à venda na Ticketline e meia hora antes da sessão, na bilheteira do Auditório São Mateus.

Festa Tradicional do Porco este domingo em Portalegre

O Mercado Municipal de Portalegre acolhe este domingo, 18 de fevereiro, a XXIV Festa Tradicional do Porco.

O início do evento está marcado para as 11 horas, altura em que serão servidas migas de pão com todos. Pelas 13 horas, haverá sopa de cachola e, às 15 horas, grelhados no carvão.

A animação musical do evento vai estar a cargo de Ricardo Santos. As entradas têm um custo de dez euros, com oferta de caneca.

A organização da Festa Tradicional do Porco de Portalegre é da responsabilidade da União de Freguesias da Sé e São Lourenço.

Abertas as inscrições para o Trail Xperience em Alandroal

Já estão abertas as inscrições para o Trail Xperience, que vai decorrer no dia 25 deste mês, em Alandroal, inserido na iniciativa Festival do Peixe do Rio. As inscrições podem ser feitas AQUI.

A provam, com um percurso de 16 quilómetros, tem início às 9 horas junto ao caminho de acesso ao endovélico. Concentração está marcada para meia hora antes, no Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias.

A inscrição, com um custo de seis euros inclui abastecimento, almoço, banhos, seguro e brinde.

Portalegre: Orquestras do Alto Alentejo em concerto no CAEP

A Orquestra Ligeira do Alto Alentejo (OLAA) e a Orquestra de Sopros do Alto Alentejo (OSAA) apresentam-se este sábado, 17 de fevereiro, em concerto, sob o mote “Uma Viagem pela Lusofonia”, no Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre (CAEP), pelas 21 horas.

Estas duas orquestras são dois dos mais importantes projetos artísticos da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre e reúnem cerca de 60 músicos de bandas filarmónicas e orquestras filiadas.

A OLAA apresenta-se em Portalegre para dar a conhecer a sua música ligeira e eclética, de autores portugueses e estrangeiros, com alguns temas bastante conhecidos, sendo que alguns contam com vozes relevantes do distrito. O concerto será dirigido pelo maestro Ricardo Godinho.

Já o concerto da OSAA contará com a interpretação de obras de compositores como A. Charrinho, L. Cardoso e C. Amarelinho, e será dirigido pelo maestro José Rodrigues.

As entradas são gratuitas.

Perto de uma dezena de judocas de Elvas e Campo Maior apurados para o Campeonato Nacional

Foram nove os atletas de Elvas e de Campo Maior que se apuraram esta manhã de sábado, 17 de fevereiro, para o Campeonato Nacional de Juniores, na modalidade de Judo.

Da Casa do Povo de Campo Maior foram apurados Diogo Terroa, Tomás Mafra, Pedro Carapinha e Gabriel Azevedo; do Sporting Clube Campomaiorense Joana Coelho e Maria Borrega e, do CRP da Boa-Fé os atletas apurados foram Arturo Ceban, Miguel Abreu e Daniel Mardari.

O apuramento teve lugar no Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior, no decorrer do campeonato regional deste escalão. Chavigas Drogas, presidente da Associação de Judo de Portalegre e responsável pela modalidade, na Casa do Povo de Campo Maior revela que “participaram menos atletas do que o previsto, no entanto estiveram representados cinco clubes, com 20 atletas e a sua maioria foi apurado para o Nacional”.

Chavigas Drogas considera que, em Campo Maior e Elvas “há bons atletas”, sendo que o objetivo no Campeonato Nacional, “dada a dificuldade, passa por garantir as participações”.

O Sporting Clube Campomaiorense participou com três atletas, todos apurados para o campeonato Nacional. Natalino Borrega, responsável pela modalidade no clube, revela que para esse campeonato “o mais importante é que os atletas compitam e ganhem experiência”.

Já o CRP da Boa-Fé viu apurados todos os atletas que participaram no campeonato regional. A treinadora Rosa Costa faz um balanço positivo deste campeonato garantido que “o judo continua a ter futuro, não só na região, mas no país”.

Presente na entrega de medalhas aos atletas esteve o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, que destaca “a história do judo na vila, com mais de 40 anos”, garantindo que Campo Maior “estará muito bem representado no campeonato nacional”.

No campeonato Regional de Juniores, esta manhã em Campo Maior, participaram também a Escola de Judo Castelo Branco e IPOM-A Academia de Judo da Guarda.

“Mundos Paralelos” para visitar até 8 de março em Portalegre

“Mundos Paralelos”, do artista portalegrense Rui Real, é a exposição que está patente, até dia 8 de março, na Galeria de São Sebastião, em Portalegre.

Inaugurada no passado dia 9 de fevereiro, esta é uma exposição de retrospetiva que, de acordo com o Município de Portalegre, “cruza trabalhos de ilustração e pintura e onde a música também se faz presente”.

“Os Elvenses” celebram centenário do clube com vários jogos

O Clube de Futebol “Os Elvenses” está a celebrar os cem anos desde a sua fundação, sendo que este sábado, 17 de fevereiro, decorreram três jogos, nos escalões de benjamins sub-11, iniciados e veteranos, no Campo António Semedo do Estádio Municipal de Elvas.

Durante a manhã, acompanhámos o jogo de benjamins sub-11 entre “Os Elvenses” e o Atlético Clube de Arronches. Para Bruno Germano, treinador no clube de Futebol “Os Elvenses” assinalar este centenário “é muito importante para todos aqueles que integram o clube, que de tudo fazem para dar o seu melhor e levar o clube para a frente, apesar de nem sempre ser fácil”.

Bruno Germano destaca que, nestes jogos, o mais importante “é que os atletas aprendam e, ao mesmo tempo, se divirtam e desfrutem do futebol”.

Já o técnico do Atlético de Arronches, Felipe Paixão, garante que o Clube de Futebol “Os Elvenses” é “histórico no distrito”, o que considera ser “bom para o desporto e para as crianças”.

“Procura-se sempre um bom resultado”, garante o técnico, apesar de ser “o que menos importa”, porque segundo diz “o que interessa é que os atletas tenham prazer em jogar futebol, que cresçam, saudáveis e que saibam aceitar as vitórias e as derrotas”.

Ainda esta manhã os atletas do escalão de iniciados do Clube de Futebol “Os Elvenses” defrontaram o Clube de Futebol Gavionenses; já às 16 horas entra em campo a equipa de veteranos que joga frente ao CD IboxMoto.

Aldeias de Orada são mote para passeio pedestre este domingo

“Aldeias da Orada” é o mote para o passeio pedestre de amanhã, domingo, dia 18 de fevereiro, em Borba.

Organizado pelo município, este passeio tem concentração marcada para as 8.30 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Orada.

Com um percurso de 12 quilómetros, os principais pontos de interesse são a Igreja de Nossa Senhora da Orada e Cruzeiro, Ponte Romano-Medieval, Fonte e Quadra de Azenhal Abelho, Vale da Missa, Aldeia da Parreira, Aldeia de Sande, típicas chaminés da Aldeia de Sande, Forno Comunitário de Orada, Museu da Casa Alentejana e Vinhas da Orada.

No final haverá a festa da matança do porco, com animação musical na Casa da Cultura de Orada.

Filme “Nayola” pré-selecionado para os Prémios Platino 2024

O filme de animação “Nayola”, de José Miguel Ribeiro, produzido pela empresa de Montemor-o-Novo, Praça Filmes, está pré-selecionado para os Prémios Platino 2024.

José Miguel Ribeiro refere que este “é mais um reconhecimento do filme, depois de já ter feito o seu percurso e ter ganho vários prémios em festivais internacionais, tendo mesmo chegado a várias salas de cinema nacionais e internacionais e em breve espera-se que chegue também ao Brasil”.

De recordar que  este filme “conta a história de três gerações de mulheres angolanas flageladas pela guerra civil”.

Filme “Nayola” que está pré-selecionado, a par de outros filmes portugueses, para a 11ª edição dos “Premios Platino del Cine Iberoamericano”. A entrega de prémios está marcada para dia 20 de abril, no México.

Desfile de Carnaval em Vila Viçosa sai à rua este sábado

O corso de Carnaval em Vila Viçosa sai à rua este sábado, 17 de fevereiro, pelas 15 horas, numa organização da Associação Calipofoliões, depois de ter sido adiado, na passada semana, devido à chuva.

O responsável de comunicação da associação, Miguel Ventura, garante que esta edição será a maior de sempre, não só pelo número de participantes, mas também pelo facto de o Rei do Carnaval de Vila Viçosa ser o cantor Sérgio Rossi. “Preparámos para este ano uma grande edição de Carnaval, com muita animação, temos uma novidade, porque pela primeira vez temos um rei que é o cantor Sérgio Rossi, iremos ter um Dj, que anima o corso carnavalesco e depois o baile do desfile na Praça da República”

Esta “poderá ser uma das maiores edições de sempre do carnaval de Vila Viçosa”, garante Miguel Ventura, com cerca de 600 participantes. São 22 os grupos que fazem parte do corso, entre “associações do concelho, incluindo das freguesias, grupos de Vila Viçosa e de outros concelhos”.

O corso de Carnaval em Vila Viçosa, esta tarde, que tem como rei o cantor Sérgio Rossi e conta com animação a cargo de David Melão e do Dj Miguel Morais.

Sábado Concerto solidário da Banda 1º de Dezembro favor de Ana Lopes

Foto arquivo

A Banda 1º de Dezembro de Campo Maior promove, em parceria com a Câmara Municipal, um concerto solidário, esta tarde, no Centro Cultural de Campo Maior.

O objetivo passa por angariar dinheiro “para ajudar uma jovem campomaiorense que tem uma doença oncológica e precisa de uma verba substancial para conseguir fazer os tratamentos”, revela o maestro da banda, Francisco Pinto.

A entrada neste concerto solidário, que conta com a apresentação de Leonor Alegria e Duarte Silvério, tem um custo de cinco euros. O valor angariado reverte para a campomaiorense Ana Lopes.

Câmara de Borba investe 15 mil euros na requalificação do recreio do Centro Escolar

O Município de Borba investiu cerca de 15 mil euros na obra de requalificação do Espaço de Jogo e Recreio do Centro Escolar de Borba.

A requalificação contou com a aplicação de um escorrega, um baloiço com dois lugares, um Jogo do Galo em polietileno e uma rede de marinheiro. Salienta-se, ainda, que foi substituído todo o piso da área do Espaço de Jogo e Recreio (aproximadamente 116 m2).

O Município de Borba pretende com esta intervenção “proporcionar às crianças momentos de diversão e lazer, no espaço escolar”.

Manuel Martins quer deixar direção de “Os Elvenses” com dívidas saldadas

O Clube de Futebol “Os Elvenses” está a celebrar os cem anos desde a sua fundação: este sábado, 17 de fevereiro, com vários jogos no Campo António Semedo e, amanhã, domingo, dia 18, com um almoço convívio no Solar dos Chorões.

Questionado sobre as perpestivas e as ambições do clube, para o futuro, o presidente da direção, Manuel Martins, confessa que não sabe, até porque, terminado o atual mandato, não pretende recandidatar-se ao cargo. “O nosso mandato está a terminar e está tudo a ser preparado para que o clube não fique com nenhuma dívida e para que, quem vier, possa começar sem preocupações”, assegura.

Lembrando que já leva “13 ou 14 anos” enquanto presidente, e mais de trinta na direção, Manuel Martins espera agora que possa surgir gente com “ideias novas” para o clube. “Tenho feito o máximo, mas acho que já é preciso outro pessoal”, assegura. O atual mandato termina no final do ano, indo o clube a eleições em janeiro de 2025.

Os cem anos do Clube de Futebol “Os Elvenses” assinalaram-se na passada quinta-feira, 15 de fevereiro, com o tradicional hastear da bandeira, missa por alma dos sócios e atletas falecidos e descerrar de uma placa comemorativa do centenário na sede da coletividade.

Os jogos de futebol, este sábado, iniciam-se pelas 9h45, com os Benjamins Sub-11 de “Os Elvenses” a defrontarem o Atlético Clube de Arronches. Segue-se, às 10h45, jogo entre “Os Elvenses” e Gavioneses, em Iniciados. Às 16h30, os Veteranos de “Os Elvenses” jogam frente ao IboxMoto.

O almoço convívio para sócios, atletas, treinadores, direção e convidados, está marcado amanhã para as 13 horas, no Solar dos Chorões.

“Grémio” proporcionou noite de muita música e dança

O Centro Artístico Elvense, o popular “Grémio” foi palco de um baile na noite de ontem, sexta-feira, 16 de fevereiro.

Esta iniciativa, que sempre foi uma tradição nesta coletividade, contou com a participação de vários pares, do outro lado da fronteira, que dançaram estilos como salsa, bachata, kizomba e tango, ao som da música dos anos 70 e 80, a cargo do DJ Pekas.

Euromilhões com jackpot de 73 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 73 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, sexta-feira, 16 de fevereiro, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 365 mil euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro. Também o terceiro prémio, no valor de 13 mil euros, contemplou 13 apostadores fora de Portugal.

O quarto prémio, de 985 euros, saiu a 54 apostadores, cinco deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 08 – 13 – 14 – 24 – 26 e pelas estrelas 01 e 02.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.