Calema, Richie Campbell e Marisa Liz na Feira de S. Marcos

Calema, Chico da Tina, Richie Campbell e Marisa Liz são os artistas que vão atuar na edição deste ano da Feira de São Marcos, em Alter o Chão.

O certame vai decorrer de 24 a 28 de abril e assume-se como um dos eventos mais marcantes da região, dedicado ao cavalo lusitano Alter Real, à agropecuária e aos produtos regionais e artesanais, organizada pelo Município de Alter do Chão, em parceria com a Coudelaria de Alter e a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural.

Basquetebol do CEN faz festa para ir à Taça Nacional

A equipa sénior de basquetebol do Clube Elvense de Natação (CEN) quer pela primeira vez, competir na taça nacional.

Para tal acontecer e para conseguirem o valor monetário de 900 euros, os membros da equipa organizam uma festa a decorrer amanhã, sábado, 17 de fevereiro.

A festa, para maiores de 16 anos, tem lugar no Motoclube Alentejano de Elvas, a partir das 23 horas, e conta com as atuações de BudaFé, Chocko, Don Kapa e Dj Pekas.

A entrada tem um custo de três euros.

Wout van Aert vence terceira etapa da Algarvia

Foto: Volta ao Algarve

O ciclista belga Wout van Aert, da Team Jumbo | Lease a Bike, venceu esta tarde de sexta-feira, 16 de fevereiro, a terceira etapa da Volta ao Algarve em bicicleta, que ligou Vila Real de Santo António a Tavira.

Wout van Aert percorreu os 192.2 quilómetros desta etapa, em 4h50m57s. Em segundo lugar ficou o português Rui Oliveira e em terceiro o belga Maryus Mayrhofer.

Já Daniel Martinez mantém-se na liderança da classificação geral.

Amanhã, sábado, dia 17, a quarta etapa tem partida às 12.15 horas, num contrarrelógio individual, de 22 quilómetros, em Albufeira.

Torneio de bilhar livre este fim de semana em Estremoz

A Sociedade Recreativa Popular Estremocense “Porta Nova”, em Estremoz, será palco, no fim de semana, dias 17 e 18 de fevereiro, de um torneio de bilhar livre.

Para além de ter inscrição gratuita, o torneio inclui prémios para os primeiros três classificados.

A iniciativa é organizada com o apoio do Município de Estremoz e da União das Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André).

Sábado de “Encontro com os Anjos” no “Grémio”

Este sábado, 17 de fevereiro, o salão Vladimiro Lascas (Pepone) do Centro Artístico Elvense, o popular “Grémio”, na Praça da República de Elvas, será palco do evento “Encontro com os Anjos”.

Com início marcado para as 17 horas, a iniciativa terá como base o livro “Invocação e Exortações dos Anjos da Guarda”, de Filomena Villas Raposo (na imagem), sendo que a autora, nesta ocasião, promete “dar a conhecer os mensageiros que Deus enviou” para que cada um possa “melhor cumprir a sua missão de vida”.

A iniciativa é aberta a todos os interessados.

Município de Elvas tem 11 novos assistentes operacionais

O Município de Elvas integrou esta sexta-feira, 16 de fevereiro, mais 11 assistentes operacionais no seu quadro de pessoal.

Os funcionários, que irão prestar serviço nas escolas e na autarquia, como cantoneiros de limpeza, assinaram contrato durante a manhã e apresentam-se, posteriormente, nos seus locais de trabalho.

Com estes trabalhadores, no total entraram para os quadros do Município mais de quatro dezenas de colaboradores, nos últimos meses, para colmatar as lacunas que persistiam nos serviços.

O presidente de Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, deu as boas-vindas a todos e deixou os votos de que tenham sucesso nas suas funções e que as exerçam com o melhor empenho e dedicação.

Fonte: Município de Elvas

Freguesia de Degolados já tem Compostor Comunitário de Biorresíduos

O Compostor Comunitário de Biorresíduos foi inaugurado esta sexta-feira, 16 de fevereiro, na Rua Henrique Santos, em Degolados, no concelho de Campo Maior.

Este projeto, do Fundo Ambiental em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e o Município de Campo Maior, visa dinamizar a distribuição e despejo de resíduos biológicos na nossa freguesia.

A inauguração foi conduzida pela engenheira da empresa BioRumo, Joana Costa e marcaram presença, a Secretária da Junta de Degolados, Olga Madeira, a Técnica do Ambiente do Município de Campo Maior, Paula Caldeira e também Vítor Gonçalves.

Caminhada ao Santuário Chandavilla em Arronches este sábado

No âmbito das comemorações dos 25 anos do Grupo de Forcados Amadores de Arronches, tem lugar no sábado, às 8.30 horas, uma caminhada de peregrinação ao Santuário Chandavilla.

A partida está marcada para as 8.30 horas da Tertúlia do Grupo de Forcados Amadores de Arronches. Pelas 13 horas haverá almoço no Centro Cultural.

Elvas com ação do IPDJ “Tu Também Podes Ser Presidente do teu clube”

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) lançou em outubro de 2023, a campanha “Tu Também Podes Ser Presidente do teu clube”, tendo em vista a promoção e incentivo a uma maior participação das mulheres na área da liderança no desporto, tornando o meio mais equitativo em termos de género.

Esta campanha foi concebida para ser direcionada às alunas do ensino secundário, valorizando a liderança e o dirigismo desportivo no feminino, sob o mote “Tu também podes ser a presidente do teu clube. Entra em campo”.

A Direção Regional do Alentejo do IPDJ, em parceria com alguns estabelecimentos escolares da região, vai realizar no total, seis ações até ao final do ano letivo, em Vendas Novas, Sousel, Sines, Elvas, Alcácer do Sal e Évora.

Em Elvas esta campanha tem lugar a dia 30 de abril, das 10.30 às 11 45 horas, na Escola Secundária D. Sancho II.

Desta forma, o IPDJ pretende demonstrar ao segmento de jovens raparigas do ensino secundário que ser mulher e ser presidente de um clube é possível, bem como contribuir para acabar com os estereótipos que mantêm as mulheres fora de jogo, em matéria de liderança no desporto.

Esta iniciativa está de acordo com as recomendações do Grupo de Trabalho Para a Igualdade de Género no Desporto, que no seu relatório final referiu esta como uma das áreas prioritárias de intervenção, apontando para a criação de oportunidades de desenvolvimento de competências na área da gestão e liderança desportiva.

A campanha foi produzida em parceria com a Direção-Geral de Educação, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Direção Regional do Desporto dos Açores, a Direção Regional de Educação e Administração Educativa dos Açores e a Direção Regional do Desporto da Madeira.

Municípios da Serra d’Ossa anunciam candidatura a “Cidade do Vinho 2025”

Os municípios da Serra d’Ossa, nomeadamente Borba, Estremoz, Rendondo, Alandroal e Vila Viçosa, bem como a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e a Associação dos Técnicos Viticultores do Alentejo (ATEVA) reuniram esta sexta-feira, 16 de fevereiro, em Borba, para lançar e começar a preparar a candidatura a “Cidade do Vinho 2025”.

A reunião contou ainda com a Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, entidade promotora do Concurso.

A “Cidade do Vinho 2025” pretende promover e realizar um vasto conjunto de atividades e iniciativas, ligadas ao vinho, com visibilidade regional, nacional e internacional e envolvimento de todos para reforçar e consolidar o território, a produção de vinha e do no Alentejo, em especial, no território da Serra d’Ossa.

Exposição sobre Alves Redol para visitar no Museu Municipal de Estremoz

A Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho recebe, até dia 10 de março, a exposição itinerante “Alves Redol, Horizonte Revelado”.

A exposição, integrada no Programa Comemorativo “50 anos em Liberdade: Comemorações do 50º aniversário da Revolução de Abril de 1974”, pretende dar a conhecer a vida e obra do escritor Alves Redol, pioneiro do movimento Neo-Realista em Portugal, numa iniciativa do Município de Estremoz em parceria com o Museu do Neo-Realismo de Vila Franca de Xira.

Nuno Rebelo e Maria da Rocha em espetáculo no CAEP esta sexta-feira

Nuno Rebelo e Maria da Rocha apresentam, na noite desta sexta-feira, 16 de fevereiro, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, o espetáculo “Ciclo in-ti-mis-ta – MAAC EME2024”, pelas 21h30.

Procurando enriquecer e diversificar a tipologia de oferta através de uma programação anual, programados e produzidos a partir da associação cultural MAAC, os EME apostam na criação, manutenção e sustentabilidade de criadores e de públicos como forma de favorecer um ambiente regular de criação. Os EME assumem-se como um projeto pluridisciplinar de investigação artística, que pretende aproximar os processos criativos e a sua difusão, tomando a transversalidade e o cruzamento disciplinar como fundamentos formais do projeto exploratório de criação. Paralelamente, é desenvolvido um trabalho de forte articulação com instituições nacionais, levando a criação exploratória a territórios mais afastados dos grandes centros urbanos, fomentando a proximidade a escolas por forma aproximar alunos da criação, e, nalguns casos, a integrá-los em projetos.

Concerto exploratório que junta dois criadores nacionais pela primeira vez em concerto. Com origens musicais bastante diferenciadas, Nuno Rebelo e Maria da Rocha, propõem-se fazer um encontro de linguagens numa abordagem improvisatória que promete ficar na memória de quem puder assistir.

Maria da Rocha, violinista intrépida da cena impro nacional, distribui os seus créditos por uma variedade de projectos difícil de acompanhar. Com formação clássica em violino, nutre um especial e saudável interesse pelas mais diversas linguagens, particularmente materializado pelo valor que deposita em processos individuais e coletivos de composição ou de improvisação.

Nuno Rebelo, aclamado como uma das grandes referências da criação nacional, figura prominente do rock nacional nos anos 80, foi fundador dos Street Kids, Mler Ife Dada, Plopoplot Pot e Polyploc Orkeshtra. Evoluindo posteriormente para linguagens mais exploratórias, compôs o tema oficial da  EXPO 98, assim como o espetáculo inaugural de Porto 2001 Capital Europeia da Cultura. É também autor de um sem número de bandas sonoras para dança, teatro e cinema.

RC3 de Estremoz convida crianças a “alistarem-se” por um dia

Mais de cem alunos de 1º ciclo de escolas de Portalegre participam, na próxima terça-feira, 20 de fevereiro, na iniciativa “Alista-te por um dia”, promovida pelo Regimento de Cavalaria nº 3 (RC3) de Estremoz.

Os alunos irão ser recebidos, no RC3, pelo presidente da Câmara Municipal de Estremoz e pelo comandante do Regimento de Cavalaria de Estremoz, sendo que, ao longo do dia, irão participar, entre outras atividades, na cerimónia do hastear da Bandeira Nacional, tendo ainda possibilidade de contactar de perto com a realidade de todo o trabalho que ali é desenvolvido.

Integrada na estratégia de divulgação das Forças Armadas, a iniciativa tem “o objetivo de promover a imagem de umas Forças Armadas credíveis, mais próximas dos cidadãos e mais abertas à sociedade”.

Câmara de Vila Viçosa realiza intervenções na Igreja da Lapa

Foto: município Vila Viçosa

A Igreja da Lapa é um dos edifícios religiosos mais emblemáticos de Vila Viçosa, tendo sido o último templo a ser construído na vila, com início das obras em 1756, no reinado de D. José I.

Há vários anos que existem problemas estruturais a nível da cobertura, tendo o Município já formalizado um protocolo com a Irmandade da Lapa (proprietária da igreja e do espaço envolvente) e contribuído para a conceção do levantamento topográfico, fundamental para um futuro projeto que está em análise, essencial para uma futura candidatura.

Recentemente, a estrutura provisória de proteção da zona do altar-mor, devido a intempéries recentes, foi removida pela força do vento. Em consonância com a Irmandade da Lapa, o Município encetou esforços para a colocação de uma nova proteção provisória mais resistente, de modo a proteger a entrada de água da chuva.

Neste sentido, o município está a tentar encontrar uma solução definitiva, de modo faseado, que permita num primeiro momento a reparação da cobertura, que se encontra, como comprovam as imagens, em avançado estado de degradação.

É objetivo zelar e proteger o património calipolense, sempre em estreita colaboração com as tutelas, de modo a encontrar soluções para os problemas e no âmbito da estratégia definida no âmbito da candidatura a Património Mundial da UNESCO.

Elvas e Badajoz recebem Encontro Ibérico da Administração Local

O 1.º Encontro Ibérico já tem data marca e vai acontecer em Elvas e Badajoz, nos próximos dias 21 e 22 de fevereiro, sob o mote “Procurando elementos de união, para solucionar problemas comuns”.

Numa organização conjunta entre a ATAM e o COSITAL – Consejo General de Secretarios i Interventores da Administración Local, de Espanha, com o apoio do Município de Elvas e Ayuntamiento de Badajoz, este 1.º Encontro Ibérico tem como objetivo debater a problemática local, que enfrentam dois países vizinhos com laços históricos, tanto geográficos, como culturais ou económicos, não só a nível político mas também igualmente em termos técnicos porque as perspetivas nos dois lados da fronteira não podem senão enriquecer a missão fundamental de melhorar os serviços e as oportunidades dos cidadãos em ambos os lados da Raia.

O encontro sobre o futuro da Administração Local em Espanha e Portugal, no contexto da Eurocidade, como exemplo de cooperação internacional, vem oferecer um marco adequado para conseguir uma difusão relevante de pontos de encontro, aproveitamento de experiências, melhorias no exercício, cooperação e colaboração institucional, assim como conceitos e conclusões.

Pretende-se deste modo, estimular a reflexão e o debate sobre a função e o papel dos funcionários e trabalhadores com funções diretivas locais, bem como gerar uma base comum de conhecimento em relação a um contexto de colaboração.

Combatentes e ARKUS apelam à paz com caminhada em Elvas no dia 25

Catarina Dias e José Miguêns

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes está a organizar, em parceria com a associação juvenil ARKUS, uma “Caminhada pela Paz”, a realizar no próximo dia 25 de fevereiro (domingo).

Trata-se de um evento de “caráter lúdico-desportivo, mas cujo espírito supera esta dimensão e apela à mobilização em torno de uma causa muito maior: é um determinado apelo à paz, em tempos perigosos e muito conturbados e que mexem e influenciam todos nós”. A iniciativa tem lugar dois anos passados desde o início da guerra na Ucrânia e dos recentes e trágicos acontecimentos em Israel e na Palestina.

A iniciativa foi apresentada ao início da tarde desta sexta-feira, 16 de fevereiro, em direto, na Rádio ELVAS, pelo presidente do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, o sargento-mor José Miguêns, e Catarina Dias, em representação da ARKUS.

A caminhada, num total de sete quilómetros, inicia-se, no dia 25, pelas 10 horas, junto à Capela de Nossa Senhora da Conceição, terminando no Parque da Piedade, onde haverá aula de zumba, com Cláudia Brotas. Pelo meio, e num momento de pausa, caberá ao grupo Roncas d’Elvas animar todos os participantes.

Por mais que a participação seja aberta a toda a comunidade e gratuita, carece de inscrição prévia, que deve ser feita até à próxima terça-feira, dia 20, através dos contactos disponíveis no cartaz do evento (ver abaixo).

A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo:

Esta sexta-feira à noite há baile no “Grémio”

O Centro Artístico Elvense, o popular Grémio, promove esta sexta-feira, dia 16 de fevereiro, um baile, nas suas instalações.

A animação musical vai estar a cargo do Dj Pekas, havendo ainda animação com pares a dançar salsa, bachata, kizomba e tango, entre outras vertentes da dança.

A entrada no baile, com início às 21 horas, é gratuita.

CIMAA elabora Carta Social Supramunicipal do Alto Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) elaborou, recentemente, a Carta Social Supramunicipal do distrito, bem como as Cartas Sociais Municipais dos concelhos que a constituem.

Desenvolvida no âmbito de um procedimento da CIMAA e por iniciativa da mesma, com financiamento comunitário através de uma candidatura apresentada ao Programa Operacional Regional do Alentejo, a Carta Social é um documento fundamental de apoio à decisão pública em matéria de criação ou desenvolvimento de serviços e equipamentos sociais, que reforça os mecanismos de planeamento territorial e de apoio à tomada de decisão.

A mesma constitui um instrumento de caráter oficial, global e de fácil acesso, com a informação mais relevante respeitante à rede de serviços e equipamentos sociais de um determinado território.

Hugo Hilário, presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, destaca a importância da existência destes documentos estratégicos de diagnóstico para a população, mas também para quem decide os seus destinos: “A Carta Social representa um compromisso com o desenvolvimento social e humano do Alto Alentejo, como um todo. Estamos perante um trabalho que permite assegurar as ações de planeamento para a concretização das respostas sociais necessárias ao nosso território, como espaço de residência e de vida, onde todos possam ter respostas adequadas à respetiva condição socioeconómica, de grupo etário, ou enquanto portadores de diferença, num processo integrado, articulado e complementado entre todos os municípios, instituições e pessoas”, assegurou.

A CIMAA, no quadro dos seus objetivos de promoção do desenvolvimento social e económico regional com vista a garantir o bem-estar e qualidade de vida dos seus habitantes, é responsável pela definição de estratégias e políticas regionais em diversas áreas, incluindo a área social. No âmbito da Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alto Alentejo para o período 2021 2030, na área social, destacam-se como prioridades e ações da CIMAA: a melhoria das condições de trabalho, formação profissional, habitação, alimentação, saúde, higiene e hábitos de convivência, tendo presentes a igualdade de oportunidades e a redução das diferenças sociais; promover e incrementar os investimentos na saúde, tanto em equipamentos como em recursos humanos formados e especializados, tendo presente a necessidade de unidades de cuidados continuados e paliativos, em proximidade e qualidade de resposta; garantir os apoios sociais necessários aos idosos, aos portadores de deficiências e incapacidades, combater a pobreza e a exclusão social, diretamente e através das instituições que prestam serviço e respostas sociais nas mais variadas áreas; promover a igualdade de género, raça e religião, a erradicação da violência doméstica e social, numa perspetiva de dignidade e respeito pela individualidade de cada pessoa; valorizar e reorientar o sistema educativo, incluindo os programas, as estratégias, as metodologias, os métodos e os equipamentos, numa perspetiva de conhecimento, autonomia e desenvolvimento de capacidades, privilegiando o regime presencial, mas sem descurar a necessidade do ensino à distância.

De acordo com a Portaria 66/2021, a carta social tem uma vigência de quatro anos.

Contudo, considerando o seu caráter prospetivo e a acelerada transformação da sociedade em que vivemos, com forte impacto na rede das respostas sociais oferecidas aos cidadãos, a mesma será acompanhada e monitorizada pelos órgãos competentes, e caso se justifique, será alvo de uma revisão antes do final desse período temporal.

A elaboração da Carta Social Supramunicipal – e das Cartas Sociais de cada município – decorre da transferência de competências no âmbito da Ação Social prevista na Lei n.o 50/2018, de 16 de agosto, e que posteriormente foi mais concretizada, sequencialmente, pelo Decreto-Lei n.o 55/2020, de 12 de agosto, e pela Portaria n.o 66/2021, de 17 de março.

DECO questiona fixação de valores de rendas para novos contratos

A DECO tem recebido vários pedidos de esclarecimento relativos à fixação de valores de renda para novos contratos, bem como às atualizações.

É do conhecimento público que se, por um lado, o legislador optou por não limitar o valor de atualização anual das rendas, por outro decidiu limitar o valor aplicado a novos contratos de arrendamento, submetendo-os a um limite de 2% face aos celebrados nos cinco anos anteriores. De fora desta equação ficam os senhorios que tenham praticado rendas iguais ou inferiores às que se encontram previstas em diploma de 2019 e que são fixadas de acordo com a tipologia e com a respetiva localização.

Estas matérias levantam várias dúvidas para as quais a DECO ainda não encontra solução. Desde logo, como poderão os novos arrendatários ter conhecimento dos valores praticados nos anteriores contratos, uma vez que o senhorio não é obrigado a declarar, nem tão pouco a prestar essa informação ao novo arrendatário?

E caso os senhorios pratiquem preços mais altos do que os verificados nos últimos cinco anos – e esse facto seja do conhecimento do arrendatário – qual será a consequência para essa prática irregular?

No que respeita à atualização de rendas, a lei prevê que, ao ser celebrado um novo contrato e no caso do anterior não ter sido sujeito a nenhuma atualização, ao preço anteriormente praticado poderão ser aplicadas as atualizações de renda dos últimos três anos, acrescido dos 2%. Nestes casos, o novo diploma prevê que o coeficiente a ser considerado em 2023, será de 1,05 (5%), contrariando a fixação introduzida pelo Governo para esse ano de 1,02 (2%), o que não se compreende.

Todo este contexto motivou a DECO a enviar uma carta ao Ministério de Habitação, no sentido de serem adotadas medidas que visem o esclarecimento destas dúvidas, a regulação específica destas matérias, bem como um reforço e clarificação dos poderes de fiscalização do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) relativamente a estas matérias.

Tudo para saber sobre este tema na rúbrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Sofia Rosa, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Quinzena Gastronómica do Porco em Arronches a partir de dia 23

Foto arquivo

A 7ª edição da Quinzena Gastronómica do Porco decorre, nos oito restaurantes aderentes, do concelho de Arronches, entre os dias 23 de fevereiro e 3 de março.

Os estabelecimentos aderentes, e que darão destaque a pratos confecionados à base de carne de porco, são os seguintes: A Cabana, A Estalagem, Bar do Centro Cultural Cantinho dos Amigos, O Fartouce, O Galinhas – Sede do FCM, o Valentim, Sabores do Alentejo – Sede do Sport Arronches e Benfica e Sossega.

Centenas de atletas disputam NAOM em Portalegre e Castelo de Vide

Pelo 17º ano, o Grupo Desportivo Quatro Caminhos organiza o Norte Alentejano O’ Meeting (NAOM), evento de orientação pedestre, incluído nos calendários da Federação Internacional de Orientação (IOF) e Federação Portuguesa de Orientação (FPO).

O NAOM tem início já hoje, sexta-feira, 16 de fevereiro, e estende-se até domingo, dia 18. Constituído por três provas, contando com centenas de participantes de vários pontos do país e também do estrangeiro, o NAOM decorre entre os concelhos de Portalegre e Castelo de Vide.

As provas a decorrer no concelho de Portalegre realizam-se amanhã: a prova de Distância Média, pelas 10 horas, na Herdade de Almojanda (também integrada nos Jogos do Alto Alentejo); e o Sprint WRE, às 15h45, com partida junto à Escola Secundária de S. Lourenço e chegada no Mercado Municipal.

Arronches reúne mais de seis toneladas de têxtil para reciclagem

Apesar do mais comum ser a reciclagem de embalagens e o metal, o papel ou o vidro, outros materiais podem ser de igual forma enviados para tratamento, tendo em vista a sua reutilização, contribuindo desta forma para a proteção do meio ambiente. Um dos exemplos é a reciclagem de material têxtil.

Consciente da importância de adoção desse comportamento, o Município de Arronches dispõe, desde 2013 e numa parceria com a empresa ‘H Sarah Trading’, de contentores de recolha espalhados pelo concelho e que permitem o depósito de roupa, calçado, brinquedos, entre outros têxteis do lar.

Solicitados os dados à empresa, é com agrado que a autarquia constata que os números se encontram a aumentar, tendo sido enviado para reciclagem, pela população arronchense, um total de 6043 quilos durante o ano de 2023.

De realçar que, de acordo com informações oriundas da Comissão Europeia, estima-se que, por cada quilo de têxtil reciclado, se evite a emissão de três quilos de CO2 para a atmosfera, numa ação que dá o seu contributo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11 e 12 definidos pela Organização das Nações Unidas, respetivamente “Cidades e Comunidades Sustentáveis” e “Produção e Consumos Sustentáveis”.

Elvas: concerto de música sacra no domingo no hotel Vila Galé

O Ciclo de Concertos “A Música Encanta o Património” está de regresso, para um conjunto de concertos nos próximos meses, em vários espaços emblemáticos de Elvas.

O primeiro acontece já este domingo, 18 de fevereiro, a partir das 18 horas, na Igreja do antigo Convento de São Paulo, atual Hotel Vila Galé Colletion Elvas, sob o mote “Música Sacra do Barroco Italiano”.

Com a participação de um ensemble vocal “constituído por 20 cantores”, em que o cravo é o instrumento em destaque, Luís Zagalo, diretor da Academia de Música de Elvas e um dos responsáveis por este conjunto de espetáculos, explica que neste primeiro concerto apresenta-se “uma proposta diferente”, com repertório “pouco habitual”.

Neste espetáculo da Classe Pacense da Música Vocal dos Séc. XVII e XVIII, sob direção do maestro Santiago Pereira, serão apresentadas peças de compositores e músicos italianos “importantes”, como Verdi e Vivaldi.

A programação de “A Música Encanta o Património”, que agrega o património cultural e a música clássica, permitindo ao espectador conhecer o monumento e ao mesmo tempo assistir a um concerto, estende-se até agosto.

Esta é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Academia de Música de Elvas, com acesso livre do público.

Entretanto, são já conhecidos os dois próximos espetáculos: a 15 de março, a Orquestra de Câmara Pianista Internacional apresenta “As Baladas de Chopin”, no auditório da Academia de Música de Elvas; seguindo-se, no dia 23 do mesmo mês, um espetáculo do Ensemble São Tomás de Aquino, na Igreja do Salvador. Todos os espetáculos têm início às 18 horas.

Campo Maior ilumina Fortificação em Dia da Síndrome de Angelman

Foto arquivo

O Dia Internacional da Síndrome de Angelman celebrou-se ontem, 15 de fevereiro.

O Município de Campo Maior aderiu à iniciativa “Light It Blue”, protagonizada por mais de 50 organizações mundiais dedicadas à Síndrome de Angelman, com a iluminação da Muralha da Fortificação Abaluartada de Campo Maior, numa demonstração pública de apoio às pessoas com Síndrome de Angelman e aos seus familiares e como modo de consciencializar para esta condição genética rara.

“Capotes Negros” a 22 e 23 de fevereiro em Portalegre

A Tunapapasmisto, Tuna Mista do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), a celebrar os seus 30 anos de existência, promove, nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro, a 20ª edição do evento “Capotes Negros”.

Este encontro de tunas, de acordo com a presidente da Tunapapasmisto, Margarida Frade, ainda antes da celebração do aniversário em março, divide-se entre uma Noite de Serenatas, no dia 22, e uma Noite de Tunas, seguida de animação com DJ, no dia 23.

Recordar as memórias de todos os tunantes, que passaram por esta tuna, bem como dos estudantes do IPP está na base do tema das celebrações destes 30 anos de Tunapapasmisto: “30 anos de tuna, 20 edições de memórias”.

A Noite de Serenatas, a ter lugar na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, com início às 21 horas, no dia 22, contará com a participação do Grupo Académico Serenatas de Portalegre. Já na noite de Tunas, com encontro marcado no Mercado Municipal de Portalegre, às 22 horas, no dia seguinte, participam, para além da tuna anfitriã, as Tuninfas (Tuna Feminina do IPP), a Enftuna (Tuna Académica da Escola Superior de Saúde de Portalegre), da TunaBebes (Tuna Mista da Universidade do Algarve), a VivanTuna (Tuna Mista de Estudantes da Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação de Lisboa), a Quantunna (Tuna Mista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra) e a K&Batuna (Tuna Académica Mista de Coimbra).

Com este evento, garante a responsável, pretende-se promover “algo de diferente”, não só para os estudantes, mas também para a própria comunidade de Portalegre. Lembrando que foram muitos os estudantes que permitiram manter “viva” a tuna, Margarida Frade garante que estes foram, sobretudo, 30 anos de “resiliência”.

“Em relação ao aniversário, vai ser no dia 23 de março, em que vamos ter um almoço para os membros da tuna e alguns convidados, mas estamos também em pensar fazer algo mais virado para a comunidade”, revela a responsável.

“Ato (Des)Colonial” em exposição em Estremoz

A exposição itinerante “Ato (Des)Colonial” está disponível para visita, até 7 de março, na Biblioteca Municipal de Estremoz.

Esta exposição pretende “revelar e relevar diversos processos de resistência ao colonialismo português, entre 1926 e 1974, convidando-nos a pensar sobre abordagens necessárias a uma prática antirracista, nas escolas, nos espaços públicos de cultura e na sociedade”, revela o Município de Estremoz.

“Que este ATO (DES)COLONIAL gere mais pensamento e ação anticolonial e antirracista, abolicionista de todas as formas de violência”, lê-se ainda nas redes sociais da Câmara Municipal de Estremoz.

Esta iniciativa é uma organização do Município de Estremoz em parceria com a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central (RIBAC) e o Museu do Aljube.

Campeonato Regional de Judo este sábado em Campo Maior

Foto ilustrativa

O campeonato regional de juniores, na modalidade de judo, realiza-se amanhã, sábado, 17 de fevereiro, no Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior.

Contando com “dezenas de atletas dos distritos de Portalegre e Castelo Branco, uma vez que Évora não conseguiu reunir clubes para esta competição, o objetivo passa por apurar os atletas para o campeonato nacional”, a realizar nos dias 2 e 3 de março”, em Albufeira, revela Chavigas Drogas, presidente da Associação de Judo de Portalegre.

O campeonato tem início às 10 horas, prolongando-se até perto da hora de almoço. No entanto, adianta Chavigas Drogas, depois haverá “um estágio de convívio entre os atletas, de forma a rentabilizar o facto de as pessoas se deslocarem e estarem juntas”.

O presidente da Associação de Judo de Portalegre adianta ainda quantos atletas serão apurados para o campeonato nacional: “nas categorias de peso, até oito atletas, serão apurados quatro; onde houver 16 serão apurados seis e, mais de 16 serão apurados oito, pelo que aqueles que ficarem de fora desses números não terão a possibilidade de participar no campeonato nacional”.

Ainda relativamente ao campeonato nacional, Chavigas Drogas revela que para além da competição individual, haverá campeonato por equipas. Neste último, a Casa do Povo de Campo Maior pretende “apresentar uma equipa de seis elementos em todos os escalões de peso”.

Município de Elvas dá luz verde à constituição da segunda EIP dos Bombeiros

Os Bombeiros Voluntários de Elvas têm luz verde, por parte da Câmara Municipal, para avançar para a formação da sua segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP).

A decisão foi tomada na reunião de câmara da passada quarta-feira, 14 de fevereiro, sendo que para o presidente, Rondão Almeida, este é “um investimento na segurança” da população do concelho, cabendo à autarquia financiar metade dos custos associados a estas equipas. “Há cerca de dois anos para cá que já pagamos 50% da primeira equipa e, agora, a Câmara Municipal está disponível para que haja outra equipa completa de pervenção 24 sob 24 horas”, assegura.

Tomada esta decisão por parte do município, revela o presidente da direção dos Bombeiros de Elvas, Amadeu Martins, é necessário agora aguardar a abertura de um concurso, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. “Agora iremos tomar as medidas junto da Autoridade de Proteção Civil, para que no próximo concurso que seja aberto, a nível nacional, possamos integrar esta equipa”, revela.

A expectativa é que a equipa possa estar formada entre agosto e setembro, sendo que, com vista “a acelerar o processo de candidatura”, os vários operacionais que vão incorporar esta segunda EIP dos Bombeiros de Elvas têm vindo já a realizar as provas físicas necessárias, juntamente com os elementos da primeira.

Não tendo dúdivas da importância da existência de duas EIP, Amadeu Martins revela que esta será uma “mais-valia para a cidade e o concelho”. “Alguma ocorrência que haja, temos uma prontidão mais rápida, para socorrem quem necessite dos bombeiros”, assegura, dando conta que a corporação passará a ter, em permanência, no quartel, operacionais “praticamente as 24 horas do dia”.

Estas Equipas de Intervenção Permanente são financiadas, em partes iguais, por municípios e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.