“O Elvas” condena agressão a José Bizarro, mas “repudia” atitude do técnico

Na sequência dos acontecimentos, no pós-jogo do passado domingo, 11 de fevereiro, frente ao Moncarapachense e depois de “O Elvas” “analisar todas as imagens de vídeo, depoimentos de testemunhas oculares e relatórios”, emitiu um comunicado a “condenar veementemente” a agressão ocorrida e “repudiar os atos de contínua provocação realizados pelo treinador António Bizarro durante todo o jogo e no final do mesmo”.

O comunicado para ler na íntegra:

“No seguimento dos infelizes eventos ocorridos, após o final do jogo de futebol realizado no Estádio Municipal de Elvas, entre  “O Elvas” CAD e o LGC Moncarapachense, e após “O Elvas” analisar todas as imagens de vídeo, depoimentos de testemunhas oculares e relatórios, vem por este meio repudiar os atos de contínua provocação realizados pelo treinador António Bizarro durante todo o jogo e no final do mesmo, para com os sócios, adeptos, atletas e membros da equipa técnica de “O Elvas”, tendo o mesmo, envolvendo-se em ofensas verbais muito graves e empurrões com vários elementos da equipa técnica do clube.

Não podemos também deixar de mencionar que o Sr. José Bizarro mentiu aos jornalistas, dizendo que durante a agressão lhe partiram os óculos, quando não os usava, como pode ser facilmente comprovado pelos vídeos disponíveis. Um outro elemento da comitiva do LGC Moncarapachense (o presidente do clube) desceu as escadas da bancada, invadiu o terreno de jogo, tendo depois sido agarrado e escoltado para fora do recinto desportivo pela polícia, por comportamentos indevidos. No seguimento destes atos de provocação e ofensas verbais, ocorreu uma agressão física por parte de uma pessoa afeta a “O Elvas” ao treinador António Bizarro, algo que condenamos veementemente, pois a nossa história e valores não pactuam com a violência. Independentemente das razões, um ato de violência nunca é justificado.

Reiteramos que a violência não tem lugar no desporto, sob qualquer forma, seja verbal, tentada ou efetiva e não pode de forma alguma ser tolerada, muito menos minimizada.

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos está comprometido em promover um ambiente seguro e positivo para todos os adeptos do futebol e reforçará as medidas de segurança nos próximos jogos, quer com segurança privada quer com uma melhor articulação com a polícia.

“O Elvas” está empenhado em colaborar com as autoridades competentes para o cabal esclarecimento e identificação de todos os infratores, para que a justiça seja feita.

No seguimento do processo de investigação que vai continuar, “O Elvas” reserva-se ao direito de promover medidas adicionais para proteger e melhorar a segurança de todos os agentes e adeptos no recinto desportivo.

Convocamos todos os nossos adeptos a manterem a calma e o respeito, tanto dentro como fora do campo, e a demonstrarem que a rivalidade pode coexistir com o fair play e o bom senso.

O clube lamenta profundamente o sucedido e reafirma a sua solidariedade para com o LGC Moncarapachense, com quem tem e deseja manter as mais cordiais relações institucionais”.”

Apesar da chuva, Elvas despede-se em grande do Carnaval

Ainda que a tarde tenha sido de frio e de alguns momentos de chuva, foram muitos aqueles que assistiram, esta terça-feira, 13 de janeiro, ao último corso da 26ª edição do Carnaval Internacional de Elvas.

Este segundo e último desfile, sendo que o do passado domingo não chegou a sair à rua devido à chuva, contou, para além da participação dos grupos, em representação de várias associações do concelho, dos reis (Cláudia Batuca, Francisco Laranjeira e Raquel Trabuco) e das comparsas de Olivença, ainda com um outro atrativo: a emissão, em direto, do programa especial “Feriadão”, da SIC, conduzida por Luciana Abreu e Emanuel.

A apresentadora e cantora, aos microfones da Rádio ELVAS, agradeceu a presença de todos: “Rádio ELVAS, a todos vós um bejinho muito grande e obrogado por estarem connosco, aqui no Feriadão”.

O presidente da Câmara de Elas, Rondão Almeida, neste último desfile mostrou-se bastante satisfeito com a edição deste ano do Carnaval na cidade, principalmente com a quantidade de pessoas que assistiram aos corsos. “Acho que tudo correu bem, exceto no domingo, devido ao estado do tempo. As pessoas encheram as ruas e vi que havia mais do que no sábado passado”, refere.

Por outro lado, o autarca destaca a presença do Especial “Feriadão” da SIC, que acabou por “fazer a cobertura do carnaval de Elvas e foi muito significativo”, porque hoje, segundo diz, “o Carnaval é um elemento de promoção da localidade onde se realiza, por isso este é um grande símbolo que nós temos”.

De recordar que nesta edição do Carnaval de Elvas participaram os grupos organizados da Arkus/Alto Espírito, Azevia, CRP da Boa-Fé, “Sou Filho Único”, e das freguesias de São Vicente, Santa Eulália e Barbacena, a quem, durante os dois corsos, se juntaram, de uma forma mais espontânea, vários foliões, disfarçados das mais variadas formas.

Terminado o desfile, a festa fez-se no Viaduto, onde o camião do programa da SIC permanece até às 20 horas.

Tarde de muita animação no corso de Carnaval de Estremoz

Apesar da ameaça de chuva e do frio que se fez sentir, em Estremoz, brincou-se ao Carnaval na tarde desta terça-feira, 13 de fevereiro.

Depois de cancelado o corso de domingo, devido ao mau tempo, hoje foram centenas de foliões que, em grupo ou de forma individual, desfilaram pela cidade, a partir do Rossio Marquês de Pombal.

O presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, destaca a “qualidade e elevada participação dos grupos neste desfile” que, segundo diz, “fecha com chave de ouro” as comemorações carnavalescas na cidade. O autarca agradece ainda a todos aqueles que tornaram possível este desfile de “excelência e grande qualidade”.

Com muita gente a assistir ao corso, desfilou cerca de uma dezena de grupos organizados do concelho: entre eles, o da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas, da Sociedade Filarmónica Luzitana, do Clube de Futebol de Estremoz e da Associação de Veículos Clássicos.

Super Mário, Aladino, o Carnaval de Veneza, o frio do Alasca, o calor de África, uma homenagem ao fado e o Império Romano foram alguns dos temas escolhidos pelos grupos organizados a participar neste corso na cidade, a par de vários outros foliões que também quiseram brincar ao Carnaval.

Município de Montemor-o-Novo prepara estratégia de Mobilidade Urbana Sustentável

Está em elaboração uma estratégia concertada de Mobilidade Urbana Sustentável para o concelho de Montemor-o-Novo.

Denominada MobiMor, esta estratégia é estruturada em quatro eixos fundamentais: a circulação pedonal, a circulação viária, os transportes públicos urbanos e a descarbonização do setor dos transportes. Relativamente à circulação pedonal, explica o presidente da Câmara de Montemor, Olímpio Galvão, “começou com a implementação e gestão do plano de acessibilidade e mobilidade para Montemor, com o percursos livre de obstáculos, que existe já em quase toda a cidade; com o segundo eixo está a já a proceder-se a uma revisão do Plano de Sinalização e trânsito, para uma gestão mais eficaz dos espaços de estacionamento automóvel”.

No que diz redpeito ao terceiro eixo, transportes públicos urbanos, o município pretende ” criar soluções alternativas para que as pessoas deixem o automóvel em casa, principalemnte em deslocações regulares”.

Relativamente à descarbonização do setor dos transportes, Olímpio Galvão esclarece que, neste aspeto, “há algumas medidas que já estão a ser implementadas, nomeadamente o MorBike, que é um sistema de partilha de bicicletas públicas, que aguarda a ligações com a E-Redes, para que cerca de 30 bicicletas possam estar em seis pontos da cidade e servirão para que as pessoas se deslocquem a preçlos simbólicos”.

A estratégia MobiMor reunirá também “um sistema de partilha de transportes, o Trsnporte a pedido, que é baseado no parque local de táxis do concelho, um trabalho conjunto com a CIMAC, que vai ligar todas as freguesias rurais, a preços financiados pelo município, para que as deslocações sejam mais fácis e mais baratas; o MorBus, um projeto piloto de transporte público urbano, que servirá os bairros da cidade e ter´+a vários pontos de paragem”.

Esta estratégia resulta de um investimento total de 258 mil 718 euros.

 

Aldeias de Orada são mote para passeio pedestre no domingo

“Aldeias da Orada” é o mote para o passeio pedestre do próximo domingo, dia 18 de fevereiro, em Borba.

Organizado pelo município, este passeio tem concentração marcada para as 8.30 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Orada.

Com um percurso de 12 quilómetros, os principais pontos de interesse são a Igreja de Nossa Senhora da Orada e Cruzeiro, Ponte Romano-Medieval, Fonte e Quadra de Azenhal Abelho, Vale da Missa, Aldeia da Parreira, Aldeia de Sande, típicas chaminés da Aldeia de Sande, Forno Comunitário de Orada, Museu da Casa Alentejana e Vinhas da Orada.

No final haverá a festa da matança do porco, com animação musical na Casa da Cultura de Orada.

Pedro Mafama anima noite de Carnaval em Estremoz

O Pavilhão B do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz recebeu, na noite de ontem, 12 de fevereiro, um concerto de Pedro Mafama, seguido de um Baile de Máscaras, com o DJ Rui Gonçalves.

O evento, inserido na programação de Carnaval na cidade, resultou, de acordo com o Município de Estremoz, numa noite “repleta de animação, cor e muita música”.

Desfile de comparsas em Badajoz em imagens

Os filmes “Avatar”, “Charlie e a Fábrica de Chocolate” e “High School Music”, a gastronomia italiana, a floresta, o festival da Eurovisão e a personagem “Cruella” foram apenas algumas das inspirações das 54 comparsas que esta terça-feira, 13 de fevereiro, desfilam no grande corso de Carnaval de Badajoz.

Com previsão de duração de até dez horas, este desfile iniciou-se, como vem sendo tradição, pelas 11 horas portuguesas, na Avenida Santa Marina.

Às 54 comparsas, neste desfile, juntam-se ainda 35 artefactos e 16 grupos menores, num total de mais de 11 mil foliões.

Grupo Remix anima baile de Carnaval no CRP da Boa-Fé

O salão do Centro de Recreio Popular da Boa-Fé foi palco na noite de ontem, segunda-feira, 12 de fevreiro, de um baile de Carnaval.

O evento, integrado na programação do 26° Carnaval Internacional de Elvas, foi animado pelo grupo musical Remix.

O baile contou com a presença de dezenas de foliões, muitos deles mascarados, oriundos não só do bairro da Boa-Fé como de outros pontos da cidade.

Fonte: município de Elvas

 

Fonte da Misericórdia iluminada de azul em dia da Síndrome de Angelman

O Município de Elvas associa-se, pelo segundo ano consecutivo, às comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Angelman, que decorre esta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, com a iluminação da Fonte da Misericórdia de cor azul.

A iniciativa é levada a cabo pela Angel – Associação Portuguesa da Síndrome de Angelman e pretende sensibilizar a população para esta síndrome.

A síndrome de Angelman traduz-se, na maior parte dos casos, na ausência ou imperfeição do cromossoma 15 (região q 11-13) herdado da mãe. Caracteriza-se, entre outros, pelo atraso severo no desenvolvimento, dificuldade na fala, distúrbios no sono, convulsões, movimentos disconexos e sorriso frequente.

IPDJ inaugura exposição em Évora sobre igualdade de género

No ano de 2022, no âmbito da Temporada Cruzada Portugal/França, o IPDJ Alentejo organizou e promoveu o Concurso Internacional de Fotografia Jovem “Igualdade de Género”, em parceria com o Comité de Liaison Diagonal France.

Este certame foi inaugurado pela vice-presidente do IPDJ, Selene Martinho e pelo Diretor Regional do Alentejo do IPDJ, Miguel Rasquinho, e encerrou as atividades na região Alentejo relativas ao Ano Europeu da Juventude.

De acordo com o projeto, a Direção Regional do Alentejo do IPDJ promoveu, a partir de 2023, a itinerância da mostra em território nacional e, simultaneamente, o Comité de Liaison Diagonal France, garantiu também a sua divulgação em território francês.

Nesta mostra, estão representados treze jovens concorrentes, residentes em Portugal e em França, com destaque para os quatro vencedores, nas três categorias a concurso: Maria Beatriz Matos e Luana Azevedo, prémio ex aequo – categoria A (entre os 16 e os 19 anos); Leonardo Ladeira – categoria B (entre os 20 e os 25 anos); Maria Giorgi – categoria C (entre os 26 e os 30 anos).

Para 2024, a mostra será enriquecida com uma instalação fotográfica, com o título “Só às Paredes Confesso”, que servirá de mote a um conjunto de workshops a realizar no espaço expositivo, abordando as questões da identidade de género, atividades essas que serão orientadas pelas psicólogas e técnicas do IPDJ Alentejo.

Continuando a referida itinerância, chegou a vez da cidade de Évora receber esta exposição.

A inauguração da mesma irá decorrer na quarta-feira, 14 de fevereiro no próximo dia 14 de fevereiro, pelas 11 horas e ficará sediada Galeria da Fundação INATEL, em Évora até ao próximo dia 30 de abril, concretizando-se desta forma, a parceria que tem vindo a decorrer entre o IPDJ Alentejo e a Fundação Inatel.

O IPDJ Alentejo tem ainda como objetivo, integrar esta ação nas Comemorações dos 50 anos do 25 de abril e no Mês da Juventude de Évora, também em estreita colaboração com a Fundação Inatel, sediada nesta cidade.

Reunião da Câmara de Elvas esta quarta-feira

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, amanhã, quarta-feira, dia 14, às 16 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho.

A sessão, fechada ao público, apresenta a seguinte ordem de trabalhos:

1– Período Antes da Ordem do Dia

2– Aprovação da Ata de 24/01/2024

3– Expediente Geral

3.1–Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:

– Análises de águas

– Despesas no Exercício da Atividade de Advocacia

– Abertura de um procedimento de concurso público para Concessão de Exploração da Cafetaria e Esplanada do Castelo de Elvas

– Relatório Oposição – Lei 24/98, de 26 de maio

– Despacho de tolerância de ponto

Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências

– Pedido de parecer sobre negócio e compropriedade no prédio rústico denominado “Horta das Laranjeiras” – Elvas

– Minuta de Contrato de Planeamento – PIER Lameiras

– Pedido de isenção de taxas – Funny Exotic, Ld.ª

– Processo de destaque n.º 7/23

– Processo de obras n.º 23/21, n.º 132/21 e n.º 48/22

– Direito de preferência do prédio sito na Rua Dr.ª Adelaide Cabette, n.º 3 – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Estrada de Juromenha, Vivenda Cortes Nota – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua de Elvas – S. Vicente

– Direito de preferência do prédio sito na Rua das Acácias, n.º 16 – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua da Escola, n.ºs 9 e 11 – Stª. Eulália

– Direito de preferência do prédio sito na Rua da Caldeirona, n.ºs 16 e 16-A – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Praceta João Paulo II, n.º 1 – 2º Esqº., fração “E” – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito no Olival, Caia, S. Pedro e Alcáçova – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito no Olival, Caia, S. Pedro e Alcáçova – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Estrada das Magras, n.º 17, Telhal da Viola – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua Dr. João Camoesas, n.º 13 – 4º Frente, fração “M” – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua de Stª. Ana, n.º 23 – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Horta das Laranjeiras – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Horta das Laranjeiras – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na E.N. 4, Caia / Fronteira, fração “C” – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito no Largo José da Silva Picão, n.º 2 – Stª. Eulália

Processos despachados de acordo com a delegação de competências.

Processo de obras n.º 41/18; n.º 118/21; n.º 56/23; n.º 62/23; n.º 68/23; n.º 102/23; n.º 110/23; n.º 115/23; n.º 123/23; n.º 130/23; n.º 2/24; e n.º 3/24

3.2– Departamento Financeiro e Desenvolvimento:

– Resumo diário de Tesouraria do dia 12 de fevereiro de 2024

– Alteração orçamental

– Compromissos Plurianuais

– Delegação e Subdelegação de Competências

– Aprovação da candidatura “Reabilitação de 5 fogos – Bairro Dr. João Carpinteiro em Sta. Eulália – Siga nº 62114

– Candidatura ao PRR “Aquisição e Reabilitação de 15 fogos nas Freguesias Rurais”

– Manifestação de Interesse – Projeto Rural MED Mobility – Adoção da Mobilidade Elétrica em Zonas Rurais e Remotas da Zona MED

– Manifestação de Interesse – Projeto SHAREDH2: Hidrogénio Renovável

– Candidatura ao PRR “Aquisição e Reabilitação de 42 fogos no Centro Histórico de Elvas”

– Bairro Comercial Digital de Elvas – Pedido de Reprogramação da candidatura

3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:

Atos praticados pelo presidente no período entre os dias 20 de janeiro e 9 de fevereiro

– Projetos de Execução para a Reabilitação do Parque habitacional no Bairro Social da Boa-Fé – Parque Habitacional 30 fogos – Arquitetura e Especialidades, aprovação da revisão dos projetos de execução

– Empreitada de Reabilitação de casas no centro histórico de Elvas – 7ª Fase, abertura de procedimento

– Empreitada de Pavimentações 2023 – Calçadas, receção provisória

– Empreitada de Relocalização da ligação do coletor da escola de Santa Luzia, libertação de caução

– Empreitada de Relocalização da ligação de pluviais da escola de Santa Luzia, libertação de caução

Empreitada de Pavimentações 2021, libertação de caução

– Empreitada de Requalificação de pavimentos em Elvas, libertação de caução

– Empreitada de Requalificação dos vãos do edifício dos paços do concelho, libertação de caução

– Empreitada de Melhoria da Eficiência do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), libertação de caução

– Empreitada de Requalificação da Avenida 14 de Janeiro – 2ª Fase, libertação de caução

4 – Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores:

4.1. – Atribuição de Diploma de Mérito Municipal Desportivo,

4.2. – SAAS – Proposta de Apoio Económico PF201914402,

4.3. – SAAS – Proposta de Apoio Económico PF202313163,

4.4. – Radar Social – Aprovação de candidatura,

4.5. – SAAS – Proposta de Apoio Económico PF200513081,

4.6. – Proposta de Apoio Económico PF202211672,

4.7. – Proposta de Apoio Económico PF 20241160,

4.8. – Atribuição de subsídios aos Agrupamentos Escolares do concelho,

4.9. – Informação Social – pagamento de divida de renda de casa de forma faseada (3).

4.10. – CLEPSIDRA – Substituição de camas adaptadas,

4.11. – Regulamento do Município de Elvas para atribuição de apoios económicos de caráter eventual a pessoas em situação de vulnerabilidade e de emergência social,

4.12. – Proposta de Apoio Económico PF200747108,

4.13. – Cedência do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço às Forças Armadas Portuguesas – A ratificar,

4.14. – Cedência do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço ao Agrupamento de Escolas N.º 2 de Elvas,

4.15. – Cedência do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço à ATAM (Associação de Trabalhadores da Administração Local) para a realização do 1.º Encontro Ibérico ATAM/COSITAL/2024 | Elvas/Badajoz,

4.16. – XXVI Carnaval Internacional de Elvas – Adenda – A ratificar,

4.17. – Cedência do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço para a reunião da Assembleia Geral da FOP (Federação de Ornitologia Portuguesa),

4.18. – Cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas para a realização do Torneio Dr. João Bugio,

4.19. – Parceria com a Rádio Elvas para emissão de passatempos do Cinema de Elvas,

4.20. – Cedência do Coliseu Comendador Rondão Almeida para a realização do Badajoz Elvas Throwdown,

4.21. – Reafectação de subsídio à Associação Cultural Gota d’ Arte,

4.22. – Ciclo de concertos “A Música Encanta o Património”,

4.23. – Percursos pelo Património,

4.24. – Participação na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024,

4.25. – Ciclo de Workshops no MACE e no MAEE,

4.26. – Visitas guiadas especiais e teatralizadas ao Forte da Graça e ao Forte de Santa Luzia,

4.27. – Comemoração do Dia Internacional da Poesia (21 de março),

4.28. – Abertura oficial da Semana da Leitura em Elvas – 18 de março,

4.29. – Comemoração do Dia Nacional dos Centros Históricos,

4.30. – Cedência do Forte de Santa Luzia ao Agrupamento de Escuteiros n.º 297 de Algés,

4.31. – Autorização para a filmagem de entrevista e captação de imagens de documentos do Fundo de Música Antiga na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo no âmbito da produção da série televisiva “Mestres e Sons Lusitanos”,

4.32. – Cedência da sala de exposições temporárias do MAEE à Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses,

4.33. – Proposta de cedência de transporte para “O Elvas” CAD,

4.34. – Proposta para manifestação de interesse para a criação da segunda Equipa de Intervenção Permanente a realizar em protocolo com a ANEPC e Associação B.V. de Elvas,

4.35. – Alterações ao Regulamento Municipal de Gestão de Resíduos Urbanos e Limpeza Urbana do Município de Elvas,

4.36. – Cedência do Pavilhão desportivo Municipal de Elvas à PSP de Elvas,

4.37. – Cedência do pavilhão desportivo municipal para Estágio de Aikido,

4.38. – Cedência das piscinas municipais cobertas ao Corpo de Escuteiros 158,

4.39. – Cedência da pista de atletismo do Estádio Municipal de Atletismo de Elvas à Associação de Atletismo de Portalegre,

4.40. – XI Corta-Mato Cidade de Elvas “Memorial a António Leitão”, cedência de balneários do Estádio Municipal de Atletismo,

4.41. – V Torneio de Futebol 7, Dr. João Bugio – Cedência do Campo Patalino do Estádio Municipal,

4.42. – Acordo Coletivo de Empregador Público – Comissão Paritária,

4.43. – Alterações aos Regulamentos Municipais da Edificação e da Urbanização,

4.44. – Revisão Orçamental n.º 1,

4.45. – Tarifário para Resíduos Urbanos 2024,

4.46. – Parecer e Proposta de Tarifário Aquaelvas 2024,

4.47. – Apoios:

  1. a) Associação Empresarial de Elvas,
  2. b) Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira.

Comparsas já desfilam no grande corso de Carnaval de Badajoz

Já decorre, em Badajoz, o grande corso de Carnaval: desfile que foi adiado do passado domingo, 11 de fevereiro, para esta terça-feira, dia 13, devido à chuva.

Num corso que, de acordo com a organização, pode durar até dez horas, este ano, participam mais de 11 mil foliões.

“Los Tukanes” foi a primeira de 54 comparsas a apresentar-se ao público, na Avenida Santa Marina, seguidas de 35 artefactos e 16 grupos menores.

Face ao ano passado, participam, desta vez, mais novas comparsas. Na ausência de “Colorido sobre ruedas” e “Tarakanova”, surgem novos grupos: Abokai (Villanueva del Fresno), Kiwahira (Valverde de Leganes), Karekau, Acho Simbú (Almendralejo) e Los Bichejos (Villar del Rey).

A programação do Carnaval de Badajoz, Festa de Interesse Turístico Internacional, teve início na passada sexta-feira, 9 de fevereiro, e estende-se até ao próximo domingo, dia 18.

Reunião de trabalho da Rede de Bibliotecas do Alto Alentejo na CIMAA

Uma reunião de trabalho entre os técnicos dos municípios do Alto Alentejo e a Direção-Geral dos Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), decorreu na passada sexta-feira, 9 de fevereiro, no auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA)

O objetivo desta reunião foi a preparação de documentação relativa à Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo (RIBAA).

A RIBAA tem como objetivos a promoção da melhoria de competências de literacia das populações, a partilha de recursos e serviços, a criação de programas de promoção de leitura e formação continuada, bem como a promoção do território através do espólio bibliográfico de autores concelhios, património literário e imaterial da região.

Diogo Munhão e Inês Escarduça no Arena Lisbon International Meeting

Inês Escarduça e Diogo Munhão representaram, no fim de semana passado, dias 10 e 11 de fevereiro, o Clube Elvense de Natação (CEN), no “Arena Lisbon International Meeting”, no Complexo de Piscinas do Jamor.

Os atletas elvenses estiveram entre os 651 nadadores em prova, em representação de 87 clubes, numa competição onde se destaca a elite da natação nacional e internacional.

“Os atletas tiveram excelente participação, dentro do seu registo de tempos, que lhe deram acesso ao torneio e dignificaram a modalidade”, garante o CEN em nota de imprensa. “Uma prova muito competitiva e prestigiante e que em muito orgulha o clube pela presença na mesma com os seus atletas”, lê-se ainda na referida nota.

Desfile de Carnaval em Alandroal esta terça-feira com mais de 300 participantes

Foto arquivo

O desfile de Carnaval em Alandroal sai à rua nesta tarde de terça-feira, dia 13 de fevereiro, pelas 15 horas, numa organização da Associação Jovem Alandroalense.

Mafalda Galhetas, presidente da direção da associação, revela que tentam todos os anos “melhorar”, adiantando que quando começaram a organizar o desfile, em 2018, tinham cerca de cem participantes, e este ano “já há 300 pessoas inscritas, de dez grupos, entre associações, creche, instituições e grupos de concelhos vizinhos”.

O percurso, com início tem saída na rotunda da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira, este ano conta com uma novidade, uma vez que o desfile passará “por dentro do pátio do lar Santa Casa da Misericórdia de Alandroal, terminando no pavilhão dos Bombeiros, onde irá decorrer a matine, a cargo dos soldados da paz da vila”.

Desfile de Carnaval, em Alandroal, marcado para as 15 horas, desta tarde, que tem saída da rotunda da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira, percorrendo algumas artérias da vila. No final haverá lanche para todos os participantes.

CCDR destaca papel da comunicação social local em Dia da Rádio

Aníbal Reis Costa

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Rádio, 13 de fevereiro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, em nota enviada à redação desta estação emissora, destaca o papel da comunicação social local e regional, desejando “votos de sucesso” a todos os “operadores de radiodifusão e profissionais da comunicação social da região”.

A nota da CCDR Alentejo, assinada pelo vice-presidente, Aníbal Costa Reis, relativa a este Dia Mundial da Rádio, para ler abaixo:

“Ilumina o passado notável, o presente relevante e a promessa de um futuro dinâmico do rádio” é o tema do Dia Mundial do Rádio 2024.

A Rádio será sempre atual, sempre que souber incorporar em sim todas as inovações tecnológicas sem se desvirtuar da sua essência que é o mistério de quem está do lado de lá, a informação, a companhia e os afetos.

Proclamado em 2011 pelos Estados-membros da UNESCO e adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012 como um Dia Internacional da ONU, 13 de fevereiro tornou-se o Dia Mundial do Rádio.

Cientes do papel da Comunicação Social Regional e Local, o Conselho Diretivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P (CCDRA, I.P) e o seu Grupo de Incentivos à Comunicação Social (GICS) não podem deixar de realçar esta efeméride, e expressar a todos os operadores de radiodifusão, e profissionais da comunicação social da Região Alentejo, votos de sucesso na sua missão.

Aníbal Reis Costa

Vice-Presidente, substituto legal do Presidente

Dia Mundial da Rádio celebra-se a 13 de fevereiro

Celebra-se esta terça-feira, 13 de fevereiro, o Dia Mundial da Rádio. Foi neste mesmo dia, no ano de 1964, que, pela primeira vez, foi emitido um programa para seis países em simultâneo, pela Rádio das Nações Unidas. Ainda assim, a data só foi proclamada, pela UNESCO, em 2011.

Ainda que muitos ditassem o seu fim com o aparecimento da internet, a rádio, sendo um meio de comunicação de baixo custo e bastante popular, tem vindo a adaptar-se ao desenvolvimento de novas tecnologias, continuando a chegar às áreas mais remotas e às pessoas mais marginalizadas ou isoladas.

O objetivo deste Dia Mundial passa por consciencializar o público da importância da rádio e sensibilizar os decisores políticos para disponibilizarem informação através deste meio e promoverem a cooperação internacional entre emissoras.

As experiências com este meio de comunicação, em Portugal, começaram nos anos 20 do século passado, sendo que a Emissora Nacional de Radiodifusão, atual Antena 1, nasceu em 1935. Um ano depois começam as emissões experimentais da Rádio Renascença.

Após a revolução de 25 de Abril de 1974, são nacionalizadas todas as rádios em Portugal, exceção feita à Rádio Renascença.

Mais tarde, em 1976, a Emissora Nacional passa a chamar-se Rádio Difusão Portuguesa (RDP) e, desde então, muitas outras rádios foram criadas no país. Mais recentemente, passaram a ocupar um lugar importante nas emissões pela internet.

O tema do Dia Mundial do Rádio em 2024 é “ilumina o passado notável, o presente relevante e a promessa de um futuro dinâmico”.

Quinzena Gastronómica Raiana até quinta-feira em oito restaurantes de Campo Maior

Pratos típicos da gastronomia alentejana e espanhola estão em destaque na primeira quinzena gastronómica, deste ano, desenvolvida pelo município de Campo Maior.

A quinzena Raiana, assim se chama esta iniciativa, que decorre até dia 15 deste mês, conta com “oito estabelecimentos aderentes e tem como objetivo dinamizar a restauração do concelho”, adianta a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha

Tendo em conta que Campo Maior se localiza na raia, “há também influências da gastronomia espanhola e alentejanos, pelo que há pratos diversos há disposição nos restaurantes”.

São Silveirinha apela a todos aqueles que visitem a vila para que não só provem a gastronomia alentejana, que considera ser “muito rica”, mas também visitem “o vasto património cultural” que a vila tem.

Paella, bacalhau dourado, ovos rotos, lagartos de Porco Preto com Migas de Pão e ensopado de borregos são alguns dos pratos disponíveis, nos oito restaurantes de Campo Maior, aderentes à iniciativa Quinzena Gastronómica raiana que decorre até dia 15 deste mês.

Conheça os restaurantes aderentes e os pratos que têm disponíveis AQUI.

Carnaval celebrado na CURPI de Campo Maior

A Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) de Campo Maior festejou ontem, 12 de fevereiro, o Carnaval, com um lanche-convívio e animação musical.

Nesta festa, não faltaram as tradicionais máscaras de Carnaval, sendo que, em exposição, estiveram vários trabalhos realizados pelos alunos da Academia Sénior.

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, bem como os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha marcaram presença, nesta festa de Carnaval.

Fonte: Município de Campo Maior

Programa especial “Feriadão” da SIC em direto do Carnaval de Elvas

Esta terça-feira de Carnaval, em Elvas, vai ser ainda mais animada que o normal, dada a emissão em direto, por parte da SIC, do programa especial “Feriadão”, entre as 14 e as 20 horas.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, garante que esta iniciativa dará uma maior visibilidade à cidade e ao seu Carnaval. “Vamos ter a possibilidade de estar em direto, durante seis horas, através da SIC, que vai acompanhar o nosso Carnaval e, se tivéssemos aqui outros grupos, que estão espalhados por várias localidades, mais impacto e visibilidade o Alentejo tinha, por isso vamos aproveitar para trazer alguma alegria, nestes dias, e confiança no futuro”, refere o autarca.

O camião do “Feriadão” vai percorrer o trajeto feito pelos grupos, carros alegóricos e centenas de foliões espontâneos, no Centro Histórico de Elvas. O corso desta terça-feira tem início marcado para as 15 horas, como habitualmente, no viaduto.