Agricultura no centro das atenções da visita da embaixadora de Angola a Elvas

A embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, esteve esta quarta-feira, dia 7 de fevereiro, de visita a Elvas, tendo tido oportunidade de conhecer in loco algumas empresas, na área da agricultura, como a Lagarices, em Santa Eulália, e ainda o InnovPlantProtect, no polo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

Ainda antes de uma reunião no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com representantes das empresas Fertiprado e RegasCampo, da Associação de Beneficiários do Caia e da Associação Empresarial de Elvas, que deram a conhecer o seu trabalho, a embaixadora esteve ainda, e na companhia do presidente da Câmara Municipal, Rondão Almeida, reunida com o presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures.

Maria de Jesus Ferreira, que começa por agradecer o convite que lhe foi feito por Rondão Almeida, recorda que há já várias relações entre Angola e alguns empresários elvenses, no que toca ao setor da agricultura. “Há muitas possibilidades dessas relações continuarem a desenvolver-se, uma vez que há muita semelhança, do ponto de vista agrícola, do ponto de vista pecuário, entre o concelho de Elvas e algumas das nossas províncias, onde a atividade principal é justamente a agricultura e a pecuária”, garante.

Revelando que vários alunos de Angola podem vir a frequentar a Escola Superior Agrária de Elvas num futuro próximo, Rondão Almeida adianta que, com esta visita, procurou-se estreitar relações, com vista à possibilidade de virem a ser criados “vários protocolos entre entidades de Elvas e de Angola” no setor agrícola. Recordando a visita que foi feita, esta manhã, à Lagarices e à Cersul, em Santa Eulália, o autarca espera que este dia de trabalho possa vir a ser “muito fértil” para as empresas.

O presidente revela ainda que quis também dar conta “do futuro plano de investimento na zona industrial da cidade”, até porque “há muitos angolanos a investirem, fora do seu país, nas áreas industriais”. Por outro lado, foi também dado  a conhecer o património e a vertente turística de Elvas à embaixadora.