Carnaval de Elvas vai contar com a “Brava Aficción” de São Vicente

São Vicente volta a integrar o corso do Carnaval Internacional de Elvas, mas com o dobro do número de participantes em comparação à edição do ano passado do evento.

A informação é avançada pelo responsável do grupo, Rúben Ameixa, que adianta que, desta feita, o tema escolhido está relacionado com as tradições e a cultura da tauromaquia. “O tema é Brava Aficción, mas não nos esperem ver vestidos de toureiros ou de forcados. Nós pegámos nessa temática, mas quisemos adaptá-la ao Carnaval”, explica, revelando ainda que as cores predominantes nos fatos de cada um dos elementos do grupo são o lilás e o amarelo, com apontamentos em branco, preto e dourado.

A ensaiar desde novembro, o grupo tinha o tema para esta edição do Carnaval já definido quando terminou o último corso de 2023. A ultimar os fatos dos cerca de 120 elementos, a costureira, Alda Ameixa, tem contado, como já vem sendo habitual, com a ajuda, no que diz respeito aos pormenores dos disfarces e aos adereços, de alguns voluntários: o próprio Rúben, Patrícia Milhinhos, Isabel Charréu e Andresa Garriapa.

No que toca ao carro alegórico do grupo, Rúben Ameixa explica que, à semelhança de outros anos, é em conversações com o artista Nuno Ezequiel que se chega ao resultado final. “O Nuno diz-nos se a nossa ideia é possível ou não, mas temos total confiança nele, para que dê asas à imaginação, porque é um trabalho que nos deixa, todos os anos, extremamente orgulhosos. É um trabalho espetacular”, garante.

Ao contrário do que tem acontecido, no que diz respeito à coreografia que vão apresentar no coliseu, também os homens irão mostrar os seus dotes de dança. Desta vez, as coreografias foram realizadas com a ajuda de Liliana Matos.

Para tornar tudo isto possível, o grupo conta com alguns apoios, para além da Câmara Municipal de Elvas. Os agradecimentos de Rúben Ameixa estendem-se, desta forma, e para além de todos os elementos do grupo, ao vereador Cláudio Monteiro e a Rita Jesus, no que toca ao município; ao presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, João Charruadas, pelo apoio financeiro e logístico; a Hélio Roldão, presidente da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa, que este ano o grupo representa no evento; a Alda Ameixa, pela elaboração dos fatos; a Nuno Ezequiel e a Adelino, pela construção do carro alegórico; e a todas as entidades que direta ou indiretamente colaboram com o grupo.

A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo: