IPMA prevê agravamento do tempo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA ) em comunicado informa que em Portugal continental vamos ter um agravamento do estado do tempo a partir de amanhã dia 6 de fevereiro:

“Mudança do estado do tempo em Portugal continental: Comunicado Nº 1.

Após um período longo sob influência de um anticiclone, resultando em tempo estável, com temperaturas bastante acima da média e registo de uma onda de calor em cerca de 30% das estações meteorológicas de Portugal continental, nos próximos dias prevê-se um enfraquecimento gradual do referido anticiclone, permitindo a aproximação ao continente de depressões atlânticas e superfícies frontais associadas.Assim, nos dias 6 e 7 notar-se-á um aumento da nebulosidade, com ocorrência de precipitação, embora ainda fraca e em especial nas regiões Norte e Centro.

Já no dia 8, quinta-feira, com a aproximação de uma depressão ao noroeste da Península Ibérica e passagem da superfície frontal fria associada, esperam-se períodos de chuva, por vezes forte, inicialmente no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente ao restante território.

O vento aumentará de intensidade, soprando de sul/sudoeste com rajadas, que nos dias 8 e 9 irão atingir 60 a 70 km/h na generalidade do território, podendo registar-se rajadas na ordem dos 80 a 90 km/h no litoral Norte e Centro e até 110 km/h nas terras altas. No dia 9, está prevista igualmente a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, que pontualmente poderão ser acompanhados de trovoada e ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do final da tarde.

A temperatura deverá manter valores acima do normal para a época do ano até dia 7, descendo gradualmente a temperatura a partir do dia 8, após a passagem da superfície frontal fria anteriormente referida, para valores próximos ao normal.Salienta-se igualmente um aumento da agitação marítima, com ondas de sudoeste no dia 8 entre 4 a 5 metros, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste a partir de dia 9.

Devido a esta situação meteorológica, serão emitidos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias. Aconselha-se o acompanhamento das atualizações dos mesmos e das previsões, que tendo em conta a distância temporal e a incerteza associada, poderão sofrer alguns ajustes. Este comunicado será atualizado amanhã, dia 6, pelas 18h00”.

Passes gratuitos para estudantes até aos 23 anos no Alto Alentejo

A implementação da medida “Passes Gratuitos para Jovens Estudantes” no Alto Alentejo, no âmbito da Portaria nº7-A/2024, de 5 de janeiro, faz com que a utilização dos transportes públicos para passageiros entre os quatro e os 23 anos (inclusive), passe a ser gratuita.

Assim, os utilizadores, entre os quatro e os 18 anos (inclusive), podem solicitar o cartão 4_18+TP ao Operador Transportes do Alto Alentejo (TAA), mediante preenchimento do Formulário de Adesão e apresentação do Cartão do Cidadão, ao passo que se situar entre a faixa etária dos 19 aos 23 anos (cartão sub23+TP), têm ainda que apresentar, no momento da inscrição, o certificado de matrícula.

Não é necessário qualquer procedimento de renovação do passe 4_18+TP, mantendo-se este válido até ao último dia dos 18 anos de idade do beneficiário. A partir dos 19 anos, o beneficiário poderá solicitar o acesso ao cartão sub23+TP, que terá validade anual.

Uma medida que trará, além do impacto direto no dia-a-dia dos utilizadores mais jovens e das suas famílias, com benefícios claros para quem depende dos transportes públicos para se deslocar, nomeadamente em contexto escolar, para os Municípios e estabelecimentos de ensino, que através da simplificação de metodologias, ficam desonerados de algumas das funções que desempenhavam, passando as mesmas a ser assumidas pela CIMAA.

Além desta alteração, também a validade do cartão é revista, e passa a abranger o período não-escolar, ao contrário do que acontecia anteriormente, onde apenas vigorava durante dez meses.

CIMAA esclarece sobre “passes gratuitos para Jovens estudantes”

Os estabelecimentos de ensino, agrupamentos de escolas, entidades de formação e de cariz social do distrito de Portalegre participaram numa sessão de apresentação e esclarecimento de dúvidas, na passada sexta-feira, 2 de fevereiro, relativa à implementação da medida “Passes Gratuitos para Jovens Estudantes” no Alto Alentejo, cumprindo o disposto na Portaria no7-A/2024, de 5 de janeiro.

Tal como aconteceu há uma semana atrás – com os técnicos dos  Municípios – a apresentação decorreu de forma dinâmica no Auditório da CIMAA, com os presentes a colocarem as questões que entendiam ser mais pertinentes, com vista à fácil operacionalização desta nova medida, que vem alterar o paradigma da utilização dos transportes públicos para passageiros entre os 4 e os 23 anos (inclusive).

A medida, inserida no Orçamento do Estado 2024, impacta diretamente o dia-a-dia dos utilizadores mais jovens e das suas famílias, com benefícios claros para quem depende dos transportes públicos para se deslocar, nomeadamente em contexto escolar. Outra das novidades, prende-se com a validade do cartão: este passa a abranger o período não- escolar, ao contrário do que acontecia anteriormente, onde apenas vigorava durante 10 meses.

 

Carnaval das escolas de Estremoz antecipado para quarta-feira

Foto: municío de Estremoz, alusiva ao Carnaval 2023

Devido às condições atmosféricas previstas para quinta-feira, dia 8 de fevereiro, data prevista para o Desfile de Carnaval das Escolas, o Município de Estremoz informa que o mesmo foi antecipado, para quarta-feira, dia 7, pelas 15 horas.

A restante programação mantém-se:

10 de fevereiro, pelas 21.30 horas: Espetáculo ‘AGUENTA ao vivo’, de André do Karaté, da dupla Imperfectus, no Teatro Bernardim Ribeiro;

11 e 13 de fevereiro, pelas 15.30 horas: Corsos de Carnaval;

12 de fevereiro, pelas 22 horas: Pedro Mafama, no Pavilhão B do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, seguido de Baile de Máscaras.

Mais dez profissionais de saúde assinam contrato com a ULSAA

A Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA) procedeu no passado dia 1 de fevereiro, à assinatura de mais dez contratos de trabalho sem termo, com profissionais de várias áreas, contratados ao abrigo da legislação de resposta à pandemia Covid-19.

Estes profissionais veem assim a sua situação regularizada com contratos sem termo permitindo vínculos estáveis.

Desta vez foram dez profissionais: três Assistentes Operacionais, um TSDT- Farmácia, dois Enfermeiros e quatro Assistentes Técnicos que vêem os seus contratos convertidos em contratos sem termo.

A ULSAA prossegue “a sua renovada missão em 2024 com este importante acto na área dos recursos humanos”.

Cerca de três mil foliões participam no Carnaval Internacional de Elvas

Foto arquivo

Cerca de três milhares de participantes, na soma dos desfiles, vão animar este ano o XXVI Carnaval Internacional de Elvas, que decorre de 8 a 13 de fevereiro, numa iniciativa que espera ainda dezenas de milhares de visitantes por estes dias.

O programa vai contar com a realização dos já habituais três grandes corsos, dias 10, 11 e 13, que serão animados por oito grupos em representação de associações e freguesias do concelho. No sábado juntam-se grupos de comparsas de Badajoz e o grupo convidado da Banda Filarmónica do Centro Cultural de Alandroal, e na terça-feira de carnaval comparsas de Olivença, a que se juntam grupos de mascarados, totalizando mais de milhar e meio de foliões.

Na sexta-feira, 9 de fevereiro, realiza-se a gala coreográfica, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, a partir das 22h00, onde cada um dos grupos participantes tem cerca de dez minutos para mostrar as coreografias trabalhadas ao longo de meses, a que se seguirá o Baile com a Orquestra d’Balho e Funk2You pela madrugada fora.

O programa contempla ainda o desfile escolar, das crianças do pré-escolar e 1º Ciclo do concelho, a 9 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 10h00, com o percurso habitual, e onde mais de um milhar e meio de crianças irá apresentar vários temas, contando este ano também com os pequenos do Agrupamento de Escolas nº 3.

No dia anterior, 8 de fevereiro, celebra-se o “Dia das Comadres e dos Compadres”, a partir das 10h30, com partida da Avenida da Piedade e chegada à Praça da República, numa iniciativa que reúne a participação de alunos da Universidade Sénior de Elvas, da Associação Juvenil ARKUS e de alunos da Escola Secundária D. Sancho II.

Fátima Dias (CDU) acredita que “é possível haver uma vida melhor no distrito”

Fátima Dias, vereadora na Câmara Municipal de Nisa, é a cabeça de lista, pela CDU, à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Portalegre.

Para Fátima Dias este é um sentimento de “grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, um grande desafio”, acreditando que “é possível haver uma vida muito melhor no distrito de Portalegre”. A candidata diz ainda que aceitou este desafio “sem o objetivo de entrar numa carreira política”, mas porque considera que tem as “condições reunidas para agarrar este projeto e levar esta voz longe, lutando pelo distrito”.

Os seus objetivos e do partido passam “pelo aumento geral dos salários e pensões, porque isto está ligado à precariedade e tem implicação direta nas outras áreas, porque tem melhores salários tem melhor acesso, entre outros, à educação, à saúde”.

Fátima Dias destaca ainda a melhoria da mobilidade das pessoas, na região, nomeadamente ligar o distrito à Beira Interior. “É importante falar da mobilidade das pessoas, bens e mercadorias, e há aspetos que são determinantes, como ligar o distrito à Beira Baixa, ligando a A6 à A23, bem como alargar a EN 373, que liga Elvas a Campo Maior”, exemplifica.

A “melhoria da prestação de serviços de saúde à população do Alto Alentejo e a educação” são também preocupações da candidata da CDU.

As questões ambientais, não ficam de fora das preocupações da CDU. Fátima Dias refere: “a defesa e gestão pública da água e resíduos, porque é sobre o consumidor que pesa a criação do sistema intermunicipal, em que estes dez municípios do PS e PSD mercantilizam este bem público e determinante” Relativamente à Central Nuclear de Almaraz, a candidata adianta que “ultimamente tem havido um silêncio ensurdecedor sobre isto, mas é necessário interceder pelo seu encerramento e garantir a segurança das populações”.

Fátima Dias garante ainda que é importante que a população entenda esta candidatura como “uma oportunidade” para que a sua voz seja ouvida na Assembleia da República.

Fátima Dias que é a candidata da CDU, pelo círculo eleitoral de Portalegre, às eleições legislativas de 10 de março. A lista é composta também por Manuel Coelho, Susana Teixeira e Pedro Reis. O mandatário desta candidatura é Diogo Serra.

Festival dos Grous juntou mais de 500 participantes em Ouguela

A 6ª edição do Festival dos Grous terminou ontem, domingo, 4 de fevereiro, depois de quatro dias repletos de atividades. Sendo que no sábado e domingo as atividides, para a comunidade em geral, juntaram mais de 500 participantes de várias partes do mundo.

No primeiro dia os participantes tiveram uma saída para o campo para observação de aves e uma atividade de sketch rural em simultâneo. Seguiu-se um almoço convívio no Gin Atalaya em Ouguela, em que o vice-presidente do Município, Paulo Pinheiro, esteve presente com os restantes membros da organização.

Na parte da tarde, o autarca abriu a sessão das Jornadas Técnicas, onde deu as boas vindas a todos os presentes e parabenizou o GEDA pela dinamização das atividades. O evento contou com seis oradores, João Gameiro, Hugo Sampaio, Alfonso Marzal Reynolds, Paulo Monteiro, Francisco Barreto e João Cordeiro, que levaram até à aldeia de Ouguela várias abordagens sobre a temática da conservação transfronteirica da avifauna. Depois das Jornadas todos os participantes seguiram para mais uma observação de Grous e para a mostra de trabalhos de sketcher rural. Sol Giralt, concejala do Ayuntamiento de Badajoz, também esteve presente na ocasião. No final do dia os participantes assistiram a um documentário de natureza em Ouguela.

O dia 4 de fevereiro começou com uma caminhada pelo percurso pedestre dos Grous, em que cerca de 70 participantes disfrutaram da paisagem e biodiversidade à sua volta e também conseguiram observar alguns bandos desta ave logo pela manhã. No final da caminhada, no Centro Ambiental do Xévora, houve oportunidade de realizar uma degustação de produtos regionais.

O VI Festival dos Grous é uma iniciativa do GEDA em parceria com o Município de Campo Maior, enquadrado no projeto Eurobird, apoiado pelo Interreg através do FEDER. Esta parceria conta ainda com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, da GNR – Guarda Nacional Republicana, SEPNA, do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, E-Redes, Centro Educativo Alice Nabeiro, Gin Atalaya e Adega da Torre.

CEN promove jogo amigável de basquetebol com Associação Juvenil de Estremoz

O Clube Elvense de Natação promoveu este fim de semana, uma manhã de basquetebol para os seus atletas.

Os escalões de sub-14, sub-16 e sub-18 disputaram um jogo amigável com a equipa da Associação Juvenil de Estremoz (AJES).

Segundo o clube, “foi um bom jogo de parte a parte, onde as duas equipas mostraram vontade de vencer, mas a vitória foi para a equipa do CEN (70-46).

O resultado “era o que menos interessava neste jogo”, adianta ainda o CEN, porque o objetivo passa por “dar o máximo de minutos de jogo aos atletas, pois só assim é que vamos evoluir”.

O CEN agradece ainda ao presidente de junta de Vila Boim, José Guerra, pela cedência do Pavilhão para a realização do jogo; aos árbitros e juiz de mesa presentes pela disponibilidade demonstrada; bem como ao AJES na pessoa do Rui Fonseca, por estar sempre disposto a ajudar no desenvolvimento da modalidade no nosso Alentejo”.

14 anos depois Barbacena volta ao Carnaval de Elvas com personagem da Disney

Soraia Ceguinho e Ana Madeira

14 anos depois, Barbacena volta a integrar o Carnaval Internacional de Elvas, desta feita, através da Associação de Festas em parceria com Barbaris Btt Team de Barbacena.

Ana Madeira, uma das responsáveis pelo grupo, revela que foi depois das festas destas localidade que começaram a pensar em participar na iniciativa e “voltar em grande”.

O grupo é composto por perto de 100 participantes, o que muito “surpreendeu” a associação, adianta Soraia Ceguinho, outra das responsáveis do grupo. Soraia revela: “as pessoas estão muito contentes e até nos têm abordado, porque estão felizes por termos trazido de volta o carnaval a Barbacena”.

Quanto ao tema do grupo, e sem querer revelar qual é em concreto, Ana e Soraia afirmam que se baseia numa das personagens da Disney. “O nosso grupo está ligado à Disney e às crianças, é um tema divertido com cor, alegria e muita animação, mas não queremos revelar porque queremos que as pessoas descubram depois”, afirmam.

Soraia Ceguinho adianta ainda que, na noite de apresentação dos grupos, no Coliseu da cidade, vão entrar e sair com percussão, como os restantes grupos e no meio levam “um remix com músicas alegres e animadas”, porque segundo diz, “queremos proporcionar uma experiência única, não só para os participantes, mas também a todos aqueles que assistem”.

A entrevista completa a Soraia Ceguinho e Ana Madeira para ouvir no podcast abaixo:

Quercus alerta para os impactos do Carnaval no meio ambiente

Na semana em que se celebra o Carnaval, a Quercus apela aos foliões para a importância da utilização de disfarces que sejam elaborados à base de materiais reciclados, como, muitas vezes, acontece com as máscaras feitas nas escolas com as crianças.

Um dos problemas maiores, nos tradicionais corsos carnavalescos, lembra José Janela, da Quercus, na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, é que se atiram para o ar confettis, que são produzidos à base de algum tipo de plástico e que, em muitos casos, se não forem limpos do chão, podem vir a chegar às ribeiras e aos esgotos, acabando no mar, que já está cheio de plástico.

Nesse sentido, a recomendação vai para a utilização de materiais com menos impacto, como o papel.

O “Ambiente em FM” desta semana para ouvir no podcast abaixo:

Natação do CEN competiu em Ponte de Sôr e Campo Maior

O Clube Elvense de Natação (CEN) esteve presente no XV Torneio Cidade de Ponte de Sor, em piscina curta (25m), no passado sábado, 3 de fevereiro, tendo ficado, a nível coletivo, na quinta posição, com 219 pontos alcançados e foi ainda o melhor clube classificado da sua associação.

O CEN fez-se representar com 14 atletas: Ana Sofia Caldes, Gabriela Pinto, Inês Escarduça, Stefania Chitic, Inês Trindade, Filipa Gervásio, Rita Caldeira, Diogo Munhão, Tiago Costa, João Sanguinho, Manuel Sanguinho, João Piçarra, Gonçalo Costa e Duarte Munhão.

Estes resultados foram fruto do “excelente trabalho feito por todos os atletas do escalão absoluto que depois de se apurarem para as finais da parte da tarde, conseguiram somar a pontuação necessária para o objetivo coletivo”.

Na prova destacam-se os seguintes resultados: Diogo Munhão com cinco finais, Ana Caldes com quatro finais, Inês Escarduça com quatro finais, João Sanguinho com três finais, Filipa Gervásio com três finais, Gabriela Pinto com uma final e Tiago Costa com uma final.

Os atletas do CEN “estiveram a altura da prova”, revela o clube em comunicado, uma vez que a prova “tinha clubes que são líderes do panorama da natação nacional, como por exemplo, Sporting Clube de Portugal, Belenenses, BA Leiria, Salesianos, Geslores, entre outros da associação Anicentro”.

Este torneio contou com a participação de um total de 18 clubes num total de 301 atletas.

Já no passado dia 27 de janeiro,o Clube esteve presente no XV Torneio Nadador Completo de Cadetes, Infantis, Juvenis e Absoluto (JUN e SEM), festando representado com 30 atletas: Ana Sofia Caldes, Gabriela Pinto, Inês Escarduça, Stefania Chitic, Inês Trindade, Filipa Gervásio, Rita Caldeira, Joana Brazão, Irene Castro, Carmen Chagas, Maria Costa, Erica Ferreira, Iara Rodrigues, Daniela Sarrato, Diogo Munhão, Tiago Costa, João Sanguinho, Manuel Sanguinho, João Piçarra, Gonçalo Costa, Duarte Munhão, Santiago Belchior, Duarte Carreiras, Diego Castro, Duarte Gonçalves, Pedro Gonçalves, Gonçalo Mimoso, Duarte Monraia, Diego Reis, Vicente Santos.

Os atletas cadetes “tiveram uma excelente participação, pois mostraram que trabalham diariamente para melhorar e obtiveram muitos recordes pessoais”.

Os mais graúdos estiveram também “excelentemente bem” pois houve vários recordes pessoais e aí destacam-se Ana Sofia Caldes, Inês escarduça e Diogo Munhão com os seguintes resultados:

– Ana sofia Caldes 1º lugar Absoluto feminino e ainda melhor atleta feminino de todo o torneio

– Ines Escarduça com um 2º lugar Absoluto Feminino

– Diogo Munhão com o 1º lugar Juvenil Masculino

Barragem do Caia com 98% do volume. Direção decide data de descarga

O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia é, ao dia de hoje, segunda-feira, 5 de fevereiro, de 186 milhões e 624 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 232,60 metros, de acordo com os dados da Associação de Beneficiários do Caia.

Este volume corresponde a 98,22% por cento da capacidade máxima da barragem. Foi exatamente com esta percentagem que, a 10 de janeiro do ano passado, a Associação de Beneficiários do Caia efetuou descargas de superfície.

Por esse motivo e uma vez que há previsão de chuva para o final desta semana, a Rádio ELVAS contactou Luís Rodrigues, gestor da Associação de Beneficiários do Caia, que informou que esta quarta-feira haverá uma reunião de direção para decidir o dia exato em que será feita a respetiva descarga de superfície.

De recordar que a Associação avisou já, no final de janeiro, os agricultores que têm animais e haveres nas zonas das margens do Rio Caia para tomarem as devidas precauções.

Carnaval Internacional de Elvas promovido nas caixas Multibanco

A 26ª edição do Carnaval Internacional de Elvas está a ser promovida nas caixas multibanco da região.

O veneto que tem início esta quinta-feira, 8 de fevereiro, com o Desfile de Comadres e Compadres, prolonga-se até dia 13, contando ainda com desfile das escolas, no dia 9, e três corsos que contarão com os sete grupos do concelho, uma comparsa de Badajoz, de Olivença e um grupo de Alandroal, a desfilar pelas ruas do centro histórico, entre os dias 10, 11 e 13 deste mês.

Daniel Pina reeleito presidente da Associação de Futebol de Portalegre

Daniel Pina foi reeleito como presidente da direção da Associação de Futebol de Portalegre (AFP), para o quadriénio 2024/2028.

A lista da candidatura “AFP – No Rumo Certo”, a única que se apresentou a sufrágio, liderada por Daniel Pina, conquistou 92,60% dos votos.

27 clubes, dos 33 filiados na AFP, participaram no ato eleitoral, sendo que 25 votaram na favor da candidatura “AFP – No Rumo Certo” e dois votaram em branco.

No discurso aquando da tomada de posse, no passado sábado, 3 de fevereiro, Daniel Pina fez questão que a primeira palavra fosse para os clubes filiados: “Mais do que agradecer este novo voto de confiança, quero aplaudir o esforço diário de todos os agentes desportivos para dar vida ao nosso Futebol e ao nosso Futsal”.

O reeleito presidente da Direção aproveitou a ocasião para revelar que “sentimos que temos condições para fazer mais e melhor” e para reforçar que “estamos juntos a trabalhar pelo presente e pelo futuro das nossas modalidades”.

PS Elvas reúne plenário de militantes em Santa Eulália

O Partido Socialista de Elvas reuniu os seus militantes em sessão plenária, no passado sábado, 3 de fevreiro, no Salão da Junta de Freguesia de Santa Eulália.

Esta terceira sessão de plenário de militantes aconteceu de forma descentralizada, em linha “com o objetivo definido no início do mandato em funções, de realizar reuniões abertas de militantes em todas as freguesias do concelho, indo ao encontro dos elvenses fora das zonas urbanas do concelho. Os plenários de militantes, além de momentos de discussão alargada, têm como principal objetivo auscultar e prestar contas a todos os eleitos e candidatos pelo partido socialista aos órgãos autárquicos do concelho”.

Esta reunião, segundo revela o partido em comunicado, “observou como principais pontos da ordem de trabalhos a análise da situação política nacional e local, bem como as eleições legislativas de 2024”.

Neste ponto, foi destacada “a inclusão da jovem elvense Ana Sofia Rosa na lista candidata ao círculo eleitoral de Portalegre pelo Partido Socialista. Advogada e natural de Vila Boim, Ana Sofia integra a lista para as eleições legislativas em terceiro lugar”.

No decorrer da reunião foi expresso o contentamento e orgulho pela presença elvense na lista, bem como, pelo desempenho de funções de Nuno Mocinha enquanto mandatário distrital da campanha. Uma responsabilidade anteriormente assumida pelo Comendador Rui Nabeiro”.

Ao longo da reunião foi também feito “um balanço sobre o mandato atual, analisando-se e discutindo-se a participação política dos eleitos do partido nos vários órgãos autárquicos do concelho, sendo que, por fim, foram definidos e reforçados novos objetivos para o ano 2024”.

A concelhia do Partido Socialista de Elvas “continuará a reunir regularmente, procurando, de forma descentralizada, ir ao encontro dos elvenses, em todas as freguesias do concelho”.

Pratos típicos dos dois lados da fronteira na Quinzena Gastronómica Raiana em Campo Maior

Foto ilustrativa

Pratos típicos da gastronomia alentejana e espanhola estão em destaque na primeira quinzena gastronómica, deste ano, desenvolvida pelo município de Campo Maior.

A quinzena Raiana, assim se chama esta iniciativa, que decorre até dia 15 deste mês, conta com “oito estabelecimentos aderentes e tem como objetivo dinamizar a restauração do concelho”, adianta a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha

Tendo em conta que Campo Maior se localiza na raia, “há também influências da gastronomia espanhola e alentejanos, pelo que há pratos diversos há disposição nos restaurantes”.

São Silveirinha apela a todos aqueles que visitem a vila para que não só provem a gastronomia alentejana, que considera ser “muito rica”, mas também visitem “o vasto património cultural” que a vila tem.

Paella, bacalhau dourado, ovos rotos, lagartos de Porco Preto com Migas de Pão e ensopado de borregos são alguns dos pratos disponíveis, nos oito restaurantes de Campo Maior, aderentes à iniciativa Quinzena Gastronómica raiana que decorre até dia 15 deste mês.

Conheça os restaurantes aderentes e os pratos que têm disponíveis AQUI.

Faleceu o médico Luís Silva

Faleceu o médico elvense Luís Gonçalves Silva, aos 94 anos de idade.

O doutor Silva, como era conhecido na cidade, foi o responsável pela criação do serviço de cardiologia na cidade de Elvas. Trabalhou no Hospital de Elvas, na Rua da Cadeia (edifício do atual MACE) e no Hospital de Santa Luzia (após a mudança, por duas fases, em 1993 e 1994). O médico ainda exerceu clínica privada e teve durante muitos anos um consultório na Rua da Feira.

O corpo de Luís Silva já se encontra no Complexo Funerário de Elvas e o funeral está marcado para esta segunda-feira, 5 de janeiro, às 10.30 horas.

À família enlutada a Rádio Elvas endereça as mais sentidas condolências.

Câmara de Elvas quer novo parque subterrâneo e Rua da Feira pedonal

A construção de um novo parque de estacionamento subterrâneo, no chamado Parque da Shell, é uma das apostas da Câmara Municipal em Elvas, com vista a dar outras condições a quem visita a cidade e quer fazer as suas compras no comércio local.

Para além disso, revela o presidente do município, Rondão Almeida, e numa intenção de “revitalizar” o centro histórico, a Rua da Feira, à semelhança da de Alcamim, virá a ser pedonal, estando também previsto a instalação “de sombreamento e a renovação de todo o sistema de microclima”.

O autarca lembra ainda o projeto que está a ser levado a cabo para a construção de um parque empresarial na cidade, tendo em conta que as duas zonas industriais de Elvas já “não dão resposta às necessidades de lotes de terreno para as várias empresas que se querem instalar”.

Nos últimos três meses, recorda ainda, “a Câmara Municipal de Elvas, conjuntamente com os Ministérios das Infraestruturas, Agricultura e da Coesão, formou-se uma equipa, para trabalhar neste projeto, para que Elvas venha a ter um parque empresarial de excelência”.