Inaugurada 1ª feira de doçaria conventual de Vila Viçosa

A primeira edição da Feira de Doçaria Conventual de Vila Viçosa foi inaugurada ao final desta tarde, nos claustros do Convento dos Agostinhos, em frente ao Paço Ducal da vila.

Para Inácio Esperança, presidente da Câmara de Vila Viçosa, este certame é uma forma de mostrar ao país e ao mundo as tradições e património de Vila Viçosa, no que à doçaria diz respeito. “Esta feira insere-se na estratégia de divulgar o nosso património, a vários níveis, neste caso imaterial e relativo à doçaria conventual, porque no distrito, depois de Évora, só Vila Viçosa tem este número imenso de doces que aqui foram criados e outros introduzidos, em três conventos de grande produção de doçaria conventual: Convento das Chagas, de Santa Cruz e de Esperança, por isso, isto insere-se na estratégia de mostrar Vila Viçosa a Portugal e ao Mundo”, revela o autarca.

No certame marcam presença doceiros e licoristas premiados em Concursos Nacionais. Ana Soeiro, diretora executiva da Qualifica, entidade parceira do município na organização, revela que é preciso “pugnar pelo rigor”, porque o público tem de ter “garantias de que o que compra é conventual e tradicional”.

No momento da inauguração do certame, Ana Soeiro anunciou que está a ser formalizada uma candidatura da doçaria conventual portuguesa a património Imaterial da Unesco, com o objetivo de “valorizar estes produtos que se revestem de uma grande riqueza e qualidade”, pelo que se pretende que “o mundo inteiro perceba que este é um património que está nas mãos destas doceiras, que é um saber fazer que tem passado de geração em geração”.

Sobre esta candidatura, Inácio Esperança, garante que o município “se vai unir à Qualifica para a classificação deste património riquíssimo”, adiantando que a autarquia quer “certificar alguns doces conventuais originários de Vila Viçosa”.

Já o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, revela que esta iniciativa une o património de Vila Viçosa à aposta num evento “com estas características que não existia nesta zona da região”, pelo que “faz todo o sentido e acaba por potenciar o turismo num mês de época baixa”.

 

Colisão de ligeiro com viatura da GNR

Foto arquivo

Ao final desta tarde de sexta-feira, um veículo ligeiro de passageiros colidiu com uma viatura da GNR, na Nacional 4, junto à aldeia da Terrugem, havendo a registar um ferido ligeiro, o ocupante do veículo civil. Os militares não sofreram qualquer ferimento.

Segundo o Comando Sub-Regional de Proteção Civil do Alto Alentejo, o alerta foi dado às 18 horas e 20 minutos e o ferido foi transportada para o Hospital de Santa Luzia, de Elvas.

A viatura da GNR encontrava-se no local devido a uma ocorrência anterior, resultante de uma viatura que se incendiou.

No local estiveram, para além da GNR, os Bombeiros de Elvas e Borba com 15 operacionais e seis viaturas.

Novo Pacto Verde: envolvimento da população nas decisões ambientais do distrito

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve presente na quarta-feira, dia 23 de janeiro, na sede da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), em Évora, onde participou ativamente na digressão nacional de participação pública para a definição das prioridades de investimento público ambiental nacional para os próximos anos, o “Novo Pacto Verde”.

Criado pela Secretaria-Geral do Ambiente, em parceria com o Fundo Ambiental, foca-se na participação da população na abordagem de questões relativas à emergência climática, bem como na procura de respostas para este problema.

Salientamos, por isso, “a importância deste Novo Pacto Verde na promoção de um trabalho contínuo e integrado rumo à neutralidade carbónica, à resiliência ambiental e, sobretudo, com especial atenção às especificidades de cada território, algo muito importante porque o nosso país não tem todo as mesmas características, sendo a adaptação de políticas o caminho a seguir”.

Este são objetivos aos quais a CIMAA já se vinculou e para os quais continua diariamente a trabalhar, desde logo, com a aprovação do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Alto Alentejo em setembro de 2022, que apesar de ser um plano pensado a médio-longo prazo, com o horizonte de 2030, já tem algumas das medidas nele previstas em curso, nomeadamente: mecanismos de proteção de floresta contra incêndios, reforço do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal, a promoção da utilização de fontes de energia renovável e da mobilidade sustentável, entre outros.

CIMAA participa em ação de fogo controlado na Serra de São Mamede

A Brigada nº 2 de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e o técnico do Gabinete Florestal Intermunicipal, participaram ontem, 25 de janeiro, no apoio a uma ação de fogo controlado em pinhal-bravo na Serra de São Mamede, Portalegre.

O fogo controlado é uma técnica normalmente utilizada com o objetivo de gerir a vegetação, de forma a reduzir o risco e a severidade dos incêndios.

Esta ação, organizada e executada por técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), teve ainda o apoio de equipas da Força de Sapadores Bombeiros Florestais e uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Portalegre.

Espetáculo “Ciclo in-ti-mis-ta” com Jozef van Wissem esta sexta-feira no CAEP

“Ciclo in-ti-mis-ta”, de Jozef van Wissem, é a proposta para esta sexta-feira, 26 de janeiro, no Centro de Artes do Espetáculo (CAEP).

O espetáculo, para maiores de 6 anos, está marcado para as 21.30 horas e os bilhetes têm um custo de cinco euros.

Jozef van Wissem regressa a Portugal para uma série de concertos, onde o Alaúde, o seu instrumento de eleição, será a peça central. O instrumentista holandês estudou Alaúde em Nova Iorque, com o professor Patrick O’Brien, nos anos 90 e, desde cedo, decidiu que esse instrumento era contemporâneo e quis-lhe dar todo um novo uso.

A sua maior visibilidade como compositor e músico chegou com o prémio de melhor banda sonora original no Festival de Cinema em Cannes, em 2013, com o filme de Jim Jarmusch, “Only Lovers Left Alive”. Aliás, esta colaboração entre ambos (compositor e realizador) tem-se prolongado até aos dias de hoje.

Na mala, traz na bagagem o mais recente disco “American Landscapes”, de 2023, mas também “Behold! I Make All Things New”, do mesmo ano.

GNR de Sousel recupera telemóvel furtado em setembro

O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Sousel, no dia 23 de janeiro, recuperou um telemóvel que tinha sido furtado, no concelho de Sousel.

Na sequência de uma denúncia a dar conta do furto de um telemóvel, no dia 11 de setembro de 2023, efetuada no Posto Territorial de Mora, do Comando Territorial de Évora, os militares da Guarda desenvolveram diversas diligências policiais que permitiram localizar o telemóvel furtado no concelho de Sousel.

No seguimento da ação foi identificado um homem de 43 anos que estava na posse do aparelho. O telemóvel furtado foi recuperado e entregue ao legítimo proprietário.

O suspeito foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Évora.

São Vicente celebra o seu padroeiro este sábado com cerimónias religiosas e concerto solidário

São Vicente, no concelho de Elvas, celebra este sábado, dia 27 de janeiro, o seu santo padroeiro.

O Dia de São Vicente assinala-se a dia 22 de janeiro, mas como este ano, foi uma segunda-feira, a paróquia, em conjunto com a junta de freguesa decidiram celebrar a data, amanhã, dia 27, revela o presidente da junta de freguesia de São Vicente e Ventosa, João Charruadas, adiantando que as celebrações “começam com as cerimónias religiosas, às 15 horas, com missa, bênção dos bolinhos de São Vicente, seguindo-se a procissão acompanhada pela Banda 1º de Dezembro de Campo Maior”.

Depois das cerimónias religiosas, as comemorações prosseguem no Pavilhão Multiusos com um concerto solidário, proporcionado também pela banda campomaiorense. “Temos um concerto solidário, pelas 17.30 horas, no salão da junta de freguesia, com a Banda 1º de Dezembro, que é um espetáculo muito agradável”, revela João Charruadas.

O presidente da junta de freguesia acrescenta que este concerto reverte “para as crianças que, no ano passado, ficaram órfãs de mãe, pelo que cada um dá o que puder, desde um valor monetário a bens alimentares”.

Esgotados os bilhetes para o espetáculo “Amor a Portugal” deste sábado

Estão esgotados os bilhetes para o espetáculo “Amor a Portugal”, marcado para amanhã, sábado, dia 27 de janeiro, informa o município.

Este concerto junta em palco o Ensemble Ibérico, Luís Trigacheiro, Silvie Ornelas e o Coro Juvenil do Alto Alentejo, numa iniciativa que encerra as comemorações dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas.

O início do espetáculo está marcado para as 21h30.

Carnaval: Azevia reflete no seu tema a situação “sombria e alegre” que a coletividade viveu

A Sociedade Recreativa 1º de Dezembro, a popular Azevia, é um dos oito grupos que participa na edição deste ano do Carnaval Internacional de Elvas.

São mais de 90 os elementos que, este ano, fazem parte do grupo da Azevia. Cláudia Ferreira, responsável pelo grupo, revela que este ano foram “surpreendidos pela positiva”, com este número de inscrições, porque “nunca” o grupo teve tantos elementos.

Tendo em conta que, desde a edição passado Carnaval até esta a Azevia passou por um período menos bom, Cláudia Ferreira adianta que o tema escolhido é “a Barbie, porque estávamos muito otimistas e alegres, na altura, mas que contrasta com uma cor mais escura, que reflete o período mais sombrio da coletividade, em que ocorreu a derrocada na sede da coletividade”. Por isso, revela, “não vamos vestidos completamente de rosa”.

“Alegria, muitos sorrisos e boa disposição”, não vão faltar por parte do Grupo da Azevia, garante ainda Cláudia Ferreira.

A entrevista completa a Cláudia Ferreira, do Grupo de Carnaval da Azevia, para ouvir no podcast abaixo:

Mora: prova do Vinho Novo este fim de semana em Cabeção

A prova do Vinho Novo de Cabeção regressa, entre hoje, sexta-feira, 26 de janeiro, e domingo, dia 28, a esta freguesia do concelho de Mora.

O objetivo deste evento é “mostrar a todos o que de bom se faz na freguesia de Cabeção, no que ao vinho de talha diz respeito”, revela Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora, adiantando que esta iniciativa engloba diversas atividades, como “prova do vinho novo de Talha, que incluiu a Rota das Adegas, no sábado e domingo; bem como um concurso de vinhos de talha, acompanhada de alguns petiscos”.

No pavilhão desportivo da freguesia estará também representado o comércio tradicional, com produtos regionais.

A animação musical também faz parte desta iniciativa, acima de tudo, com grupos do concelho, nomeadamente, o grupo de bombos, de cantares e o Rancho Folclórico de Cabeção.

Santa Casa de Borba inicia comemorações dos seus 500 anos este sábado

A Santa Casa da Misericórdia de Borba comemora este ano, os seus 500 anos. Para assinalar a data, a instituição preparou um conjunto de atividades que vão decorrer ao longo de todo o ano.

Para Rui Manuel Ganito Bacalhau, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Borba,
“É um momento de exaltação, onde nos podemos orgulhar da obra realizada e da
qualidade prestada nos serviços diários em prol da comunidade e, ao mesmo tempo,
enaltecer todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para estes 500 anos de
história”.

São várias as figuras de relevo local e nacional que integram e prestigiam este
importante marco da vida da Instituição para o qual foi criada uma Comissão de
Honra, listada em anexo e cuja primeira apresentação ocorrerá ao longo desta
primeira iniciativa.

As comemorações começam já este sábado, 27 de janeiro, com uma arruada pelas ruas de Borba com os Bomb’Além, às 14 horas.

Pelas 15 horas tem início a sessão solene de abertura das Comemorações com a presença da Comissão de Honra no Auditório do Pavilhão Multiusos da Aldeia Social.

Já pelas 16 horas, no Auditório do Pavilhão Multiusos da Aldeia Social há concerto com os Saint Dominic’s Gospel Choir.

As comemorações, neste dia, encerram às 17.30 horas com um beberete convívio para todos os presentes.

Estas atividades são abertas a toda a comunidade.

DECO apela a cuidados redobrados nas compras online

Numa era em que as novas tecnologias imperam muitos são os consumidores que optam por realizar as suas compras online, por considerarem esta a forma mais prática, cómoda de evitar a confusão das lojas físicas.

Apesar desta ser uma opção muito apetecível tenha atenção a alguns perigos, nomeadamente a forma de pagamento.

Verifique se o vendedor é credível, confirmado se as formas de pagamento são seguras.

Caso pretenda realizar o pagamento através do cartão de crédito ou débito poderá aderir ao serviço 3D Secure para uma utilização segura do cartão em lojas online.

Tenho cuidado também com os sites. Tente obter feedback / referências junto de amigos, fóruns onde seja possível verificar a existência de reclamações referentes aquele vendedor online. Certifique-se da existência de informações de contacto, como por exemplo uma morada, desconfie quando só existe um número de telemóvel para contacto.

Tudo para saber sobre este tema na rúbrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Sofia Rosa, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Paulo Moreiras nomeado Coordenador Municipal de Proteção Civil de Elvas

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Paulo Moreiras foi designado como coordenador Municipal de Proteção Civil.

Esta designação do comandante da corporação elvense, como coordenador da proteção civil municipal, foi uma das propostas aprovadas na reunião da Câmara de Elvas da passada quarta-feira, 23 de janeiro.

Fronteira: motos e quads em competição este fim de semana em prova de resistência

Imagem: Circuito Cego MX / Nelson Santos

Fronteira é palco, este fim de semana, dias 27 e 28 de janeiro, de mais uma prova de resistência de todo-o-terreno. Trata-se das 6 Horas TT, prova dedicada a motos e quads, organizada pelo Circuito “Cego MX”, com o apoio do município.

“À boleia” da “prova rainha da resistência de todo-o-terreno em Portugal”, as famosas 24 Horas TT Vila de Fronteira, diz o presidente da Câmara, Rogério Silva, esta é uma das provas que, à semelhança de outras, se vão realizando na vila.

Não sendo esta uma prova nova, volta a realizar-se na zona industrial de Fronteira. Rogério Silva não tem dúvidas de que esta contará com “muitos participantes e muito público”.

Estas 6 Horas de Resistência, amanhã, sábado, são dedicadas às motos e, no domingo, aos quads. Tanto no sábado, como no domingo, as provas iniciam-se às 10h30, estando as entregas de prémios marcadas, nos dois dias, para as 17h30.

De acordo com o autarca, começa-se “a consolidar” um conjunto de atividades e eventos desportivos, em torno da resistência, sendo que, a par desta competição do fim de semana, em maio, haverá, em Fronteira, uma prova de resistência de BTT, organizada pelo Atlético Clube Fronteirense. “Na realidade, é um mote interessante e que, de facto, traz muita gente ao concelho”, remata.

Elvas: município atribui título de Cidadão Honorário a embaixador Francisco Seixas da Costa

O município de Elvas, em reunião de Câmara realizada na passada quarta-feira, 23 de janeiro, aprovou a atribuição do título de Cidadão Honorário de Elvas ao embaixador Francisco Seixas da Costa.

Este título é atribuído pelo importante papel desempenhado pelo embaixador Francisco Seixas da Costa, no âmbito da defesa do processo de candidatura a Património da Humanidade da cidade de Elvas e do seu imponente património, o que viria a acontecer a 30 de junho de 2012, em São Petersburgo” e pelo “seu conhecimento e responsabilidade na área do património, o que muito beneficiou a candidatura da “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e Suas Fortificações”, bem como a sua experiência nesta matéria”.

Elvas: Bombeiros pedem veículos pesados para servirem de treino aos operacionais

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas está a solicitar veículos pesados, para servirem de treino aos seus operacionais.

O treino apurado faz com que os soldados da paz estejam mais preparados para cenários reais.

Os veículos em causa irão servir para formar e treinar Bombeiros da corporação, e também dos concelhos envolventes.

Desta forma os bombeiros pedem veículos pesados de passageiros e/ou de mercadorias, preferencialmente íntegros e com rodas, mas não precisam trabalhar, adiantando que podemos agilizar e ajudar no processo de abate.

Junta de freguesia de Degolados prolonga inscrições para o Carnaval até esta sexta-feira

A junta de freguesia de Degolados prolongou, até sexta-feira, dia 26 de janeiro, o prazo de inscrição para o desfile de Carnaval, em Campo Maior, que terá lugar a 10 de fevereiro.

As três juntas de freguesia do concelho uniram-se uma vez mais para formar um grupo conjunto. Olga Madeira, secretária na junta de freguesia de Degolados, revela que há já “cerca de 40 pessoas inscritas, no entanto como muitas queriam participar e não tinham, até então, feito a sua inscrição decidiu-se prolongar esse prazo”.

A secretária na junta de freguesia de Degolados apela a aque as pessoas façam a sua inscrição, porque “depois dessa data não podem ser aceites mais inscrições, devido a toda a logística que o Carnaval envolve”.

Olga Madeira garante que, no desfile deste ano, e no que diz respeito ao grupo das juntas de freguesia “não faltará cor, diversão e animação”, até porque esta época “é sempre muito desejada por todos aqueles que gostam do Carnaval, porque são dias de muita animação”.

As inscrições devem ser feitas até amanhã, na junta de freguesia.

Henrique de Freitas inicia campanha com homenagem aos militares que faleceram na Grande Guerra

Henrique de Freitas, cabeça de lista pelo Chega, no círculo eleitoral de Portalegre, às legislativas de 10 de março, inicia a sua campanha esta sexta-feira, 26 de janeiro.

De recordar que Henrique de Freitas foi ex-secretário de Estado da Defesa e Antigos Combatentes entre 2002 e 2004, no governo de Durão Barroso, pelo que esta ação está marcada para as 12 horas e contempla a deposição de uma coroa de flores, no Monumento aos Mortos da Grande Guerra, em Portalegre, pelo reconhecimento e homenagem aos militares que deram a vida pela Pátria.

Francisco Picão Barradas e Jaime Magarreiro homenagedos no Raide de Santa Eulália

É já amanhã, sábado, 27 de janeiro, que se realiza, em Santa Eulália, mais uma edição do Raide Hípico “Luís Tello Barradas”.

Alberto Barradas, membro da organização, explica que, durante a manhã, e a par de três provas de promoção e de um passeio a cavalo para crianças e idosos, a competição inclui ainda uma prova internacional.

Como em causa estão os 25 anos desta prova, adianta Alberto Barradas, a organização decidiu promover uma classificação, dentro da prova internacional, “à qual só poderão concorrer antigos vencedores do raide”, que, desta forma, irão disputar os prémios Francisco Picão Barradas e Jaime Magarreiro. Ambos serão recordados e homenegeados no decorrer do evento desportivo.

A prova, que resulta de organização conjunta da Associação Humanitária e da Secção de Veteranos da Sociedade Recreativa Popular e Desportiva de Santa Eulália, tem início às 7 horas, com a inspeção veterinária, estando a partida em grupo marcada para uma hora mais tarde.

Terminadas as provas, haverá missa, pelas 18 horas, ainda antes do jantar de confraternização e da entrega de prémios.