É em março que se irá realizar a primeira edição da RONCA, a Mostra de Cinema de Elvas, com o objetivo de levar uma série de sessões de cinema, masterclasses e música ao encontro da população elvense.
O evento resulta de uma iniciativa de um grupo de recém-finalistas do curso de cinema, em Lisboa, como explica o jovem elvense Luís Eduardo Graça, que assume a direção artística desta mostra: “queríamo-nos juntar para mostrar os nossos filmes, os projetos que fizemos durante os três anos da licenciatura, porque não existem muitas possibilidades, apesar de haver muitos festivais e muitas mostras”.
Considerando que a aposta na cultura está “a crescer muito” nesta região do país e que esta é uma “boa oportunidade para que também o cinema possa crescer”, Luís explica que RONCA dá um grande destaque à “importância das bandas sonoras”.
“Dar a conhecer outro tipo de cinema”, para além dos filmes mais comerciais, é um dos grandes objetivos da RONCA. Por isso mesmo, por esta altura, a organização está a procurar recolher filmes e curtas-metragens em três secções cinematográficas distintas, dedicadas a estudantes, cineastas da Eurocidade EuroBEC (Badajoz, Elvas e Campo Maior) e a curtas-metragens mais profissionais, em que qualquer um pode inscrever, de forma gratuita, a sua obra. As inscrições nestas três categorias, adianta o jovem elvense, são feitas, de forma gratuita, através do site FilmFreeway. “Em meados de fevereiro, sairão os resultados”, adianta.
No decorrer da Mostra de Cinema, em março, as obras a serem apresentadas ao público vão estar divididas em cinco secções temáticas, que vão para além das três categorias para as quais estão agora abertas as inscrições: “uma secção vai ser uma retrospectiva ao Vasco Santana, uma vez que a mostra fala muito das bandas sonoras e dos musicais; depois vamos ter outra, chamada ‘RONCA Especial’, onde vamos ter longas-metragens, já de produtoras a sério, de profissionais”.
Durante três fins de semanas e alguns dias de semana, com “algumas sessões especiais”, em março, “as pessoas vão poder assistir a vários filmes, várias sessões e masterclasses”. O evento, que conta com o apoio do Município de Elvas, ao que tudo indica, terá lugar no auditório São Mateus.
RONCA, a Mostra de Cinema de Elvas, procura proporcionar, na cidade, uma experiência cinematográfica completa, facilitando a descentralização dos eventos cinematográficos e abrindo caminho para um diálogo intercultural entre os diversos talentos da região.