Elvas: congresso internacional de enfermagem veterinária reúne 250 partipantes

A anestesiologia e a cirurgia de animais têm estado em debate, desde a passada quinta-feira, 18 de janeiro, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas, no decorrer do VIII Congresso Internacional de Enfermagem Veterinária, organizado pela Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE).

Considerado o “principal evento de formação e partilha de conhecimentos em enfermagem veterinária da Península Ibérica”, este congresso acontece de dois em dois anos, sendo organizado, de forma rotativa, entre as várias escolas que lecionam o curso.

Em Elvas, é a segunda vez que este “evento técnico-científico internacional” se realiza, revela Lina Costa, membro da comissão organizadora e diretora de curso de Enfermagem Veterinária na ESAE, lembrando que foi precisamente em Elvas, há 20 anos, que a profissão de enfermeiro veterinário nasceu.

“Este ano, somos nós o anfitriões do congresso, que tem temas muito abrangentes e transversais, com uma área comum: a anestesiologia e a cirurgia. Mas os temas são transversais, porque inclui o tratamento desses temas nos animais de companhia, incluindo os novos animais de companhia exóticos, nos ruminantes e nos equinos”, adianta a responsável.

Assegurando que o enfermeiro veterinário tem um papel “muito importante e fundamental”, sobretudo ao nível dos animais de companhia, a professora garante que, ao longo destes 20 anos, o processo tem sido “longo”, para a “aceitação da profissão”, pela própria sociedade.

Lina Costa diz ainda ser “muito positivo” que as vagas disponíveis para novos estudantes de Enfermagem Veterinária na Escola Agrária, todos os anos, sejam preenchidas, bem como a facilidade com que estes depois entram no mercado de trabalho. “Temos uma procura constante, de colegas, quer no país, quer no estrangeiro, a solicitarem os nossos enfermeiros veterinários para irem trabalhar com eles”, acrescenta.

Ao todo, são cerca de 250 os participantes, entre oradores, comissões científicas, organizadoras e patrocinadores, neste congresso, pelo que, sem o “apoio fundamental” da Câmara Municipal de Elvas, diz a professora, seria difícil realizar o evento.

Este VIII Congresso Internacional de Enfermagem Veterinária chega este sábado ao fim, depois da realização de cinco workshops, na quinta-feira, e de várias exposições teóricas, entre o dia de ontem e a manhã de hoje. A próxima edição deste congresso realiza-se, em 2026, em Castelo Branco.