2023 foi um ano de excelência para o turismo do Alentejo. Com “um crescimento nas dormidas de portugueses e de estrangeiros”, o Alentejo foi a região do país que “mais cresceu no mercado nacional”, tendo sido este, de acordo com José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, “o melhor ano de sempre” deste território.
“Recuperámos o número de hóspedes dos níveis pré-pandemia e melhorámos, na hotelaria, no rendimento por ocupado, nas taxas de ocupação, nos proveitos globais. Diria que foi um ano muito bom, mas difícil, em que as nossas empresas demonstraram uma grande capacidade de adaptação ao mercado”, assegura o responsável.
Lembrando que o setor do turismo implica um “esforço contínuo de adaptação e de resiliência”, José Manuel Santos assegura ainda que as empresas de alojamento, animação e restauração conseguiram “adaptar-se muito bem”.
Em 2024, diz ainda, o turismo do Alentejo vai “voltar a estar à altura das expectativas”, ainda que reconheça “os riscos e desafios” que a região tem pela frente.
Apesar dos tempos difíceis, o turismo no Alentejo continua a crescer. Ao longo deste ano de 2023, a ocupação foi de cerca de 75% no global do destino.