Primeiro encontro de capotes na Praça da República de Elvas

O primeiro encontro de capotes decorreu esta sexta-feira, 22 de dezembro, na Praça da República de Elvas, numa iniciativa promovida pela associação juvenil Arkus e o grupo Roncas d’Elvas.

“É importante manter as tradições de Elvas”, começa por dizer Cláudio Monteiro, vereador do município de Elvas, Cláudio Monteiro. “Esta é a primeira edição e é um hábito que o Município de Elvas, juntamente com a associação Arkus, quer implementar na cidade”, acrescenta.

Com a iniciativa “pretende-se replicar o Natal de Elvas, em que as pessoas se juntam, de forma a valorizar a importância do capote”. “A Arkus preparou uma explicação da importância do capote, feita pelo senhor Al Caminha”, revela ainda começa Cláudio Monteiro.

A Banda 14 de Janeiro juntou-se voluntariamente a esta iniciativa. “Fazer as pessoas saírem às ruas voluntariamente era o objetivo do município”, começa o vereador.

José Manuel Martins já vestia capote “antes do grupo Roncas d’Elvas começar”, pelo que, para si, esta vestimenta não é uma novidade,.

Segundo Carlos Mendes, membro das Roncas d’Elvas, “o grupo está cada vez mais unido”. No dia 6 de janeiro, avança, as Roncas d’Elvas marcam presença na Casa do Alentejo em Lisboa”.