Arronches: renovado Convento é “das pessoas e para as pessoas”

O Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, reabriu esta sexta-feira, 15 de dezembro, ao público, depois de ter sofrido obras de recuperação e requalificação. A cerimónia de inauguração contou com um momento musical a cargo de elementos da Academia de Música de Elvas.

Este espaço, recorda o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, depois da “extinção da ordem religiosa em Arronches teve vários tipos de utilização, desde habitação, armazém espaço comercial”.

Em 2004 o imóvel foi adquirido pelo município e, em 2019, deu-se início ao projeto de reabilitação e beneficiação do convento, sendo que as obras iniciaram em 2021. “Esta intervenção, que decorreu em três fases, permitiu chegar ao dia de hoje com um espaço renovado e disponível para servir população e quem nos visita”, revela o presidente.

A obra resulta de um investimento total de um milhão e 712 mil euros, financiado a 85% por fundos comunitários. João Crespo garante que esta obra vem “no seguimento do trabalho de regeneração do centro histórico da vila, para o tornar mais apetecível para residir e mais bonito para quem o visita”.

O Convento de Nossa Senhora da Luz conta agora com o Posto de Turismo e uma galeria municipal. O presidente da Câmara de Arronches revela que se pretende que este espaço “tenha vida e seja um pólo de atração para a população e visitantes”.

“Este local é das pessoas e para as pessoas, e de tudo faremos para que seja um espaço de referência cultural no concelho e na região”, remata João Crespo.

Na cerimónia de inauguração marcaram presença a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; a diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira; e o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Ceia da Silva, entre outras entidades.