IPDJ: 11 clubes do Alentejo vão poder fazer obras para reduzir pegada ecológica

A delegação do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) divulgou, recentemente, a lista de clubes da região que vão ser contemplados com apoios financeiros, ao abrigo do PRID, o Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas.

Ao todo, na região, são 11 clubes os beneficiários deste programa, na sua grande maioria do distrito de Évora, mas também de Beja e Setúbal. Por outro lado, não há qualquer contemplado com este apoio em Portalegre, dado que nenhum clube do distrito apresentou candidatura, revela o diretor do IPDJ Alentejo Miguel Rasquinho.

“Lançamos esta edição do PRID com um objetivo muito específico. As candidaturas deste ano têm o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental e de ajudar os clubes a reduzir a sua pegada ecológica, nomeadamente apoiando a instalações de lâmpadas LED, de painéis solares, de bombas de calor, de tudo aquilo que reduza o consumo energético”, adianta Miguel Rasquinho.

Esta preocupação com sustentabilidade ambiental a ser aplicada ao PRID surge no seguimento da intenção do Governo em procurar “diminuir a dependência do país de combustíveis fósseis”.

Desta vez, e com a comparticipação aos clubes a aumentar dos 50 para os 70%, a maior fatia do investimento total feito pelo IPDJ, ao abrigo do PRID, que é de dois melhores de euros, foi entregue à região Alentejo, revela ainda o responsável.

São contemplados, com o apoio financeiro do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, oito clubes do distrito de Évora, dois de Beja e um de Setúbal. A lista completa para conhecer na tabela abaixo: