Borba incentiva meninas a “jogar à bola” com iniciativa desportiva

Imagem: Sport Clube Borbense

“Joga-à-Bola Meninas”: é este o mote para uma iniciativa de divulgação e promoção do Futebol Feminino, a ter lugar, na próxima quarta-feira, dia 13 de dezembro, no Estádio Municipal de Borba.

A iniciativa, que decorre ao longo de todo o dia, resulta de uma parceria entre o Sport Clube Borbense, a Associação de Futebol de Évora, o Município de Borba e o Agrupamento de Escolas de Borba.

As atividades serão acompanhada por técnicos credenciados ligados ao Sport Clube Borbense e à Associação de Futebol de Évora.

Casa do Benfica de Campo Maior promove convívio solidário

A Casa do Benfica em Campo Maior, a nº 1 do clube, realiza, no próximo sábado, dia 16 de dezembro, mais edição do convívio “Natal Solidário”, pelas 13 horas, nas suas instalações.

Neste sentido, “a CBCM apela a todos os seus associados a juntarem-se àquela que é a sua causa. O objetivo passa pela angariação de fundos para apoiar uma instituição de solidariedade social da região”, revela a coletividade.

Com este convívio, pretende-se “proporcionar um Natal um pouco mais confortável às crianças do Centro Infantil ‘Os Cucos’, que foi a instituição escolhida para o efeito”. A finalidade, adianta a CBCM “é tentar colmatar algumas das necessidades dessas crianças”, pelo que se pretende angariar computadores portáteis, tablets e phones para computador e telemóvel.

Outra das necessidades de que a CBCM teve conhecido, junto dos responsáveis do Centro de Acolhimento de Elvas, diz respeito a mobiliário. “Por este motivo outra forma de ajudar será através da doação de mobiliário que já não seja utilizado”, como sofás de dois e três lugares, roupeiros, camas e colchões individuais, cómodas e sapateiras.

Os responsáveis da Casa do Benfica de Campo Maior apelam aos associados que participem. No entanto, para quem não possa estar presente no convívio de dia 16, e pretenda colaborar, “será muito bem-vindo”. Para quem quiser juntar-se à iniciativa, a CBCM informa que as inscrições para sócios, a decorrer até quarta-feira, dia 13, devem ser feitas aqui.

Qualquer donativo e a própria inscrição no convívio pode ser feita por mbway ou em numerário a qualquer membro da direção: Miguel Minas (969 138 558); José Mexia (965 778 657); e Nuno Corado (965 865 395).

CCDR Alentejo debate “Regulamento Geral de Proteção de Dados”

Uma ação de esclarecimento sobre o “Regulamento Geral de Proteção de Dados” teve lugar nas instalações da CCDR Alentejo, inserida na sua missão de apoio à administração local.

Esta sessão foi dirigida às autarquias locais e às Comunidades Intermunicipais do Alentejo, sendo estendida a todos os funcionários CCDR Alentejo, tendo em conta pertinência de um tema tão atual como a Proteção de Dados.

Ministrada por Nuno Sousa, cerca de quarenta representantes das autarquias locais, Cim’s e da CCDRA tomaram conhecimento não só da legislação nacional e europeia sobre a regulamentação da Proteção de dados como também dos procedimentos a ter no sentido de assegurar a ordem jurídica nacional, relativa à proteção das pessoas singulares, no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados.

Homem detido por furto de azeitona em Elvas

Um homem de 24 anos foi detido na passada sexta-feira, dia 8 de dezembro, em Elvas, por furto de azeitona, pelo Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Elvas.

No âmbito de uma ação de patrulhamento numa área rural, no concelho de Elvas, revela a GNR em comunicado, “os militares da Guarda detetaram o suspeito a efetuar a colheita de azeitona e a transportar a mesma para o interior de um veículo”. No seguimento da ação, “foi possível confirmar que o suspeito tinha procedido à apanha da azeitona sem a devida autorização do respetivo proprietário”.

No decorrer das diligências, o suspeito foi detido e foram apreendidos 270 quilos de azeitona e um veículo.

A azeitona recuperada foi entregue ao seu legítimo proprietário e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

A GNR relembra que a colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival, poderá configurar crime contra o património.

No âmbito da operação “Campo Seguro 2023”, a GNR leva a cabo ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes de furto, junto de propriedades/explorações agrícolas, bem como de reforçar o policiamento para dissuadir e reprimir a prática de furtos nos campos agrícolas.

Concerto de Natal do Coral Públia Hortênsia de Castro no sábado no Museu Militar

Foto Arquivo

O Coral Públia Hortênsia de Castro apresenta, no sábado, dia 16 de dezembro, um Concerto de Natal, na Sala da Portaria do Convento de São Domingos, no Museu Militar de Elvas.

Para José Velasques, um dos elementos do grupo musical, as expectativas para este espetáculo são muitas, esperando que “compareçam muitas pessoas” para assistir ao concerto.

Este concerto de Natal tem início marcado para as 16.30 horas. O espetáculo resulta de uma organização conjunta do Coral Públia Hortênsia de Castro, do Museu Militar e do Núcleo da Liga dos Combatentes de Elvas.

Monforte: Villa Romana de Torre de Palma vai ser requalificada

A Villa Romana de Torre de Palma, em Monforte, será o “palco”, amanhã, terça-feira, dia 12 de dezembro, da assinatura de um Contrato Interadministrativo de Cooperação entre a Direção-Geral do Património Cultural, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e o Município de Monforte.

Este contrato, explica a Câmara Municipal de Monforte em comunicado, “visa regular as relações quanto à execução das intervenções de valorização de museus, monumentos, palácios, teatros nacionais e imóveis de interesse público, no Município de Monforte, que venham a ter financiamento através dos instrumentos financeiros da Reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Património Cultural”.

Será também realizada a assinatura de um Contrato de Financiamento, destinado à realização do projeto de investimento de requalificação e conservação da Villa Romana de Torre de Palma.

A cerimónia, com início marcado para as 15h30, contará com a presença da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

Exposição de artesanato “Artes d’Outrora” para visitar em Esperança

O Centro de Convívio de Esperança é palco de uma exposição intitulada “Artes d’Outrora”, do artesão Belmiro Gonçalves, natural desta freguesia do concelho de Arronches.

Esta exposição é uma forma de homenagear e valorizar o trabalho deste artesão, de acordo com Luís Janeiro, presidente da Junta de Freguesia de Esperança. “Há aqui diferentes objetivos, entre eles, valorizar o tipo de artesanato que ele faz, porque o senhor Belmiro conta histórias com as mãos, faz réplicas de elementos agrícolas que existiam antigamente”, adianta.

O artesão dedicou-se a esta arte depois de se reformar. “Belmiro Gonçalves tinha o seu trabalho, e quando se reformou é que se começou a dedicar a esta arte, fazendo réplicas daquilo que ele se lembrava dos trabalhos que tinha tido”, explica ainda Luís Janeiro.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h30 e das 14 às 17h30 horas, até sexta-feira, dia 15 de dezembro.

Concurso ImagineEU termina esta quinta-feira

A Comissão Europeia está a desafiar os alunos dos dois últimos anos do ensino secundário a participar no concurso de vídeo ImagineEU, permite aos estudantes trabalhar em equipa e desenvolver competências que lhes permitam ser cidadãos ativos, familiarizando-os simultaneamente com a Iniciativa de Cidadania Europeia.

O concurso ImagineEU permite aos estudantes trabalhar em equipa e desenvolver competências que lhes permitam ser cidadãos ativos, familiarizando-os simultaneamente com a Iniciativa de Cidadania Europeia.

A participação no concurso, que pode ser feita em equipas, constituídas por um máximo de sete alunos, sob a supervisão de um professor, faz-se através de um vídeo, onde os jovens têm a possibilidade de apresentar sugestões para melhorias concretas na União Europeia.

Os vídeos devem ser submetidos na plataforma do concurso até ao dia 13 de dezembro, quinta-feira, ficando a votação até dia 20 deste mesmo mês.

Os votos do público serão um dos elementos tidos em conta pelo júri. As três equipas vencedoras ganharão uma viagem de estudo a Bruxelas, de 21 a 23 de março de 2024.

Elvas acolhe 23ª Conferência Regional do Secretariado Regional da OCPM

Elvas acolhe esta terça e quarta-feira, dias 12 e 13 de dezembro, a 23ª Conferência Regional do Secretariado Regional da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM).

A conferência, que tem início amanhã, pelas 12 horas, com a sessão inaugural, decorre no Hotel Vila Galé Collection Elvas, e conta com a participação dos membros desta organização. Neste primeiro dia, os presentes vão abordar temas comuns, como os Programas de Artes e Ofícios e de Educação e Cultura, assim como a apresentação do relatório de gestão.

No segundo dia realiza-se a segunda sessão de trabalho, que inclui a Assembleia-Geral do CAO, uma reunião da rede colaborativa “Ofícios”, a adoção dos acordos sobre as atividades e o orçamento para 2024.

Ao longo destes dias, a comitiva fará ainda visitas guiadas à nossa cidade para conhecer o importante e riquíssimo património arquitetónico elvense.

Terramay: um destino de turismo sustentável

Terramay é um destino autossustentável e regenerativo localizado nas margens do Alqueva, perto da aldeia do Rosário, concelho do Alandroal. Foi fundada por Anna e David com o objetivo de construir uma empresa ecológica e socialmente sustentável, este casal mudou-se para a Suíça e depois para Berlim, antes de decidirem que queriam uma vida diferente para seus filhos em Portugal.

O conceito de turismo na Terramay é baseado na proximidade com a horta, que é vista como o coração do projeto.

É preparada a terra para a agricultura de forma gradual, devido ao custo físico e psicológico elevado associado à remoção de pedras, cultivam uma variedade de hortícolas e aromáticas em 75 caixas e 82 linhas, mudando as culturas de acordo com o que o mercado pede e sempre de acordo com a micro-sazonalidade.

Tudo para saber sobre o assunto no “Ambiente em FM” desta semana, com José Janela da Quercus. Para ouvir às 12h45, 16h30 ou no podcast abaixo:

InovCluster distinguida com Bronze Label pelo ECEI

A InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro foi galardoada com o “European Bronze Label of Cluster Management Excellence”, reconhecido pela Comissão Europeia e atribuído pelo Secretariado Europeu de Análise de Clusters (ESCA).

Este assume-se como um reconhecimento notável pela sua gestão enquanto cluster no setor agroalimentar e destaca o compromisso e a competência da Inovcluster em impulsionar a inovação e o desenvolvimento no setor agroalimentar a nível nacional e internacional.

O selo “Cluster Management Excellence” é atribuído pelo Secretariado Europeu para a Análise de Clusters (ESCA), um organismo europeu de análise e certificação que atua em nome da European Cluster Excellence Initiative (ECEI). Trata-se de um sistema apoiado e reconhecido pela Comissão Europeia para a realização de avaliações ao nível de desempenho da governação dos clusters europeus. Para efeitos de atribuição deste selo foi feita uma auditoria que incidiu nos seguintes domínios: gestão interna, atividade e dinamização do ecossistema, serviços aos associados e parceiros, financiamento, desempenho do acompanhamento dos projetos de I&D, histórias de sucesso e influência em Portugal e internacionalmente.

Este selo premeia a excelência na gestão do cluster e o trabalho desenvolvido diariamente pela equipa da Inovcluster, parceiros e autoridades públicas, no impacto positivo na comunidade e indústria. A Inovcluster, através da sua dedicação assídua e estratégias inovadoras, destacou-se como um exemplo inspirador de excelência em gestão de clusters, oferecendo suporte vital para o crescimento e aprimoramento do setor agroalimentar.

“A conquista do Cluster Management Excellence Label BRONZE é uma validação do nosso compromisso contínuo com a excelência e a inovação no setor agroalimentar”, declarou Christelle Domingos, Diretora Executiva da Inovcluster. “Estamos honrados por receber esse reconhecimento e isso impulsiona-nos a continuar a trabalhar arduamente para promover a colaboração, o desenvolvimento e a competitividade no nosso setor e sempre numa perspetiva de valorização do nosso maior ativo: os nossos associados. Queremos continuar a fortalecer a marca Inovcluster, como um Cluster de Excelência a nível europeu e onde cada uma das partes deste coletivo, se orgulhe de pertencer.”

Esta distinção é um testemunho claro do empenho da Inovcluster em impulsionar a cooperação entre os diversos agentes do setor de modo a promover a inovação e a criar um ambiente favorável ao crescimento sustentável do agroalimentar.

A nível de exemplo, nestes últimos dois meses de 2023, a Inovcluster tem reforçado as suas redes de cooperação, quer com parceiros nacionais, quer internacionais, atuando como um catalisador de iniciativas e discussões que visem a inovação e a internacionalização do setor agroalimentar. A título de exemplo:

– A convite da ETF – European Training Foudation – um organismo da União Europeia que visa ajudar a melhorar a formação profissional em países terceiros, sobretudo na bacia mediterrânica, na Europa Oriental e na Rússia, a Inovcluster, pelas suas boas práticas internacionais através da assinatura Pact of Skills1, participou enquanto representante de Portugal, num evento de networking na Macedónia do Norte, com o objetivo de, através das suas boas práticas, capacitar e empoderar as empresas do setor agroindustrial dos países das balcãs, para temáticas tão prementes como a digitalização e transição verde de modo a facilitar também a criação de parcerias e redes de trabalho.

– Participou no Agrifood Forum 2023 que teve lugar na Lituânia e em conjunto com mais 4 clusters europeus no painel “Indústria 5.0 no setor alimentar” onde reforçou a importância dos clusters na transformação da indústria. Marcou presença na Feira Internacional de Climatização e Refrigeração que teve lugar no IFEMA Madrid através da participação de 3 empresas Associadas num stand conjunto de Portugal.

– A convite da European Cluster Collaboration Platform participou em conjunto com outros Clusters Europeus no webinar dedicado ao tema dos Sistemas Alimentares Sustentáveis e onde abordou o papel dos clusters na Bioeconomia. A Inovcluster teve ainda a oportunidade de partilhar o seu trabalho na promoção da Sustentabilidade, da Economia Circular e do apoio que tem disponibilizado às empresas do setor agroindustrial para a transição verde.

– A nível nacional e no seguimento do contínuo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido mais especificamente na Região Centro, a Inovcluster assinou recentemente o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro comprometendo-se com duas medidas de cariz transformador que irão contribuir para Agenda de Economia Circular do Centro. Esta agenda pretende valorizar práticas de economia circular, dando visibilidade às ações desenvolvidas na região com o objetivo de estimular a adoção de estratégias de circularidade.

O trabalho dinamizado pela Inovcluster, e agora o selo de excelência Bronze Label, vêm assim, neste final de ano de 2023, reforçar a sua credibilidade e legitimidade para continuar a desenvolver a sua rede e a sua influência europeia, a fim de apoiar os seus associados nos seus processos de internacionalização e de inovação, tornando-os assim mais preparados para enfrentarem os desafios do mercado global. Através de programas, eventos, formação e apoio técnico, a INOVCLUSTER tem sido um agente impulsionador do crescimento e da sustentabilidade no panorama agroalimentar em Portugal.

Município de Arronches dinamiza comércio local com campanha de Natal

À semelhança do que já aconteceu no ano passado, a Câmara Municipal de Arronches está a promover uma iniciativa de apoio aos estabelecimentos do concelho, sob o mote “Neste Natal apoie o Comércio Local”, através da marca “Arronches + Comércio”.

Por cada 15 euros em compras, é oferecido um cupão de participação, que habilita os clientes a um dos dez cabazes, a serem sorteados com produtos adquiridos nos espaços aderentes.

Assegurando que, no ano passado, a iniciativa, que desta feita conta com um novo estabelecimento aderente, foi “um êxito”, tendo gerado um valor de compras superior a 240 mil euros, o presidente da Câmara, João Crespo, garante que este é, acima de tudo, “um incentivo para que as pessoas façam compras no comércio local”.

O autarca espera agora que a adesão à iniciativa, não só por parte da população de Arronches, mas também dos visitantes, seja “grande”. A iniciativa decorre num total de 36 estabelecimentos comerciais, entre Arronches e as freguesias de Esperança e Mosteiros, até dia 6 de janeiro.

O sorteio dos dez cabazes será realizado no dia 10 de janeiro, às 15h30, numa sessão pública, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, mas que conta, igualmente, com transmissão online.

Elvas tenta recorde do Guiness com encontro de Roncas

Foto arquivo

Elvas vai tentar chegar ao livro dos Recordes Guiness, numa iniciativa da ARKUS, Associação Juvenil, com mais de milhar e meio de pessoas a tocar a Ronca, no âmbito do projeto “Viver a Tradição!”, na sexta-feira, dia 15, pelas 10 horas, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Elvas tinha a tradição ancestral de “se cantar ao Menino” na época natalícia, acompanhada pela ronca (instrumento musical) e, por isso, surgiu este projeto criado com o objetivo de manter viva uma tradição, que quase caiu em esquecimento, principalmente junto dos mais novos.

Para mitigar esta falha, surgiu uma ideia inovadora por parte do presidente da Associação, Carlos Beirão, que passa por construir uma ronca com as crianças do 1º ciclo de todas as escolas do concelho. Este foi o objetivo alcançado com sucesso no ano letivo anterior. Este ano, queremos fazer mais e melhor e, por isso, decidimos incluir também neste projeto todas as crianças em idade pré-escolar.

Ao longo de semanas, membros do Grupo Roncas D’Elvas, da ARKUS, estiveram de novo nas escolas para divulgar e ajudar a construir as roncas, transmitindo ao mesmo tempo a importância de manter viva esta linda tradição.

O grande evento que promete reunir cerca de 1600 crianças, encarregados de educação e profissionais de área educativa, terá lugar no dia 15 de dezembro, no Coliseu José Rondão Almeida de Elvas, e decorrerá no período da manhã, entre as 10 e as 12 horas. O momento auge ocorrerá quando todas as crianças cantarem, juntamente com o grupo das Roncas D’ Elvas, músicas natalícias acompanhadas por este instrumento musical tão característico desta zona.

Campo Maior: espetáculo “Rita Catita e os seus amigos” diverte público infantil

As atividades da iniciativa “Onde Tudo se Faz Natal”, prosseguiram ontem, dia 10 de dezembro, em Campo Maior, com uma forte participação dos campomaiorenses.

Durante a manhã, o Jardim Municipal foi palco de uma demonstração de ténis, da responsabilidade do Coração Delta – Academia de Ténis, liderada pelo professor Sancho Moura. Ao mesmo tempo, o GEDA voltou a marcar presença com a demonstração de Tiro ao Arco.

Também no Jardim Municipal, os insufláveis e os momentos de neve deram ainda mais cor a à manhã de ontem.

Já a Feirinha de Natal, que decorre na Praça Multimodal, recebeu o espetáculo infantil de “Rita Catita e os seus amigos”, que com músicas bem conhecidas do público mais jovem deliciou os muitos pequenos que participaram sempre de forma entusiasta e bastante animada.

Campo Maior: “Kutlangana” é mote para mais uma “Conversa de Artista”

O espaço.arte, em Campo Maior, volta amanhã, terça-feira, dia 12 de dezembro, a ser palco de mais uma “Conversa de Artista”: desta vez, com Rodrigo Bettecourt, sobre a exposição que se encontra, neste momento, disponível para visita na galeria municipal da vila, “Kutlangana”.

Ainda que Rodrigo Bettencourt não se considere curador de arte, explica a vereadora São Silveirinha, é ele quem assume essa função nesta exposição, mostra que reúne um conjunto alargado e “interessante” de trabalhos de artistas contemporâneos moçambicanos.

São Silveirinha apela às pessoas “que gostam e apreciam artes plásticas”, para que se associem a esta iniciativa, “ouvir falar destes artistas, das técnicas utilizadas por cada um deles e sobre as mensagens que tentam transmitir com estas obras”.

Entre os artistas que apresentam os seus trabalhos nesta exposição, encontra-se um – o fotógrafo Mário Macilau – que foi, muito recentemente, distinguido com um prémio internacional de fotografia. “É de louvar conseguirmos trazer trabalhos e artistas com tanta qualidade a Campo Maior”, assegura ainda a vereadora.

A exposição “Kutlangana”, patente no espaço.arte até dia 7 de janeiro, conta com obras de desenho, colagem, escultura em cerâmica e madeira, pintura e fotografia. A “Conversa de Artista” de amanhã, com Rodrigo Bettecourt, está marcada para as 15 horas.

Festa de Natal de São Brás e São Lourenço reúne população em almoço convívio

A festa de Natal da freguesia de São Brás e São Lourenço reuniu ontem, domingo, 10 de dezembro, cerca de 150 pessoas num espaço de eventos da estrada da Calçadinha.

A iniciativa conjunta da Junta de Freguesia de São Brás e São Lourenço e do Município de Elvas contou com almoço e animação pelo duo AR Musical.

Entre os presentes neste convívio natalício estiveram o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, a vice-presidente Anabela Cartas, os vereadores Cláudio Monteiro, Tiago Afonso e Vitória Branco, e os eleitos da freguesia anfitriã e das restantes Juntas e Uniões de Freguesias do concelho.

Fonte: município Elvas

Barbaris Team: Luís Miranda e Linda Branco os melhores atletas do concelho no Trail de Elvas

Luís Miranda e Linda Branco, da Barbaris BTT Team de Barbacena foram os melhores atletas masculino e feminino, do concelho, no VI Trail Elvas Património Mundial, que decorreu ontem, domingo, 10 de dezembro.

A clube marcou presença com um total de 22 atletas, sendo que Luís Miranda foi o quarto classificado da geral e o segundo do eu escalão, já Linda Branco doi também a segunda classificada do seu escalão e conquistou o quarto lugar, da geral feminina.

Na prova, os atletas João Branquinho, Arquimíno Carretas e Carla Silva, também subiram ao pódio, em segundo lugar, nos seus escalões.

Também participaram e concluíram a prova os seguintes atletas do Barbaris: António Vinagre, Carlos Folgado, Valdemar Madeira, Luis Cunha, Manuel Braçadas, Nuno Martins, Roberto Ameixa, Rui Brito, Sérgio Peixoto, Pedro Carvão e João Carola.

Na caminhada participaram Dulcelina Teixeira, Bruna Ferreira e Teresa Rubilar.

A Barbaris Team foi ainda a segunda melhor equipa, em prova, em num total de 20 equipas participantes, fruto da classificação dos atletas Luís Miranda, Valdemar Madeira e João Branquinho.

Nova Residência de Estudantes estará concluída no final de janeiro

Está previsto que a nova residência de Estudantes, em Elvas, localizada no antigo Lagar dos Lopes, esteja concluída no final de janeiro.

A informação é avançada pelo presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida: “a obra vai ser concluída, previsivelmente, até final de janeiro”

Contudo, o presidente da Câmara, Rondão Almeida, lamenta o facto de 40% do investimento nesta empreitada ter sido suportado pelo município. “Esta é uma obra que eu tive algumas dificuldades em aceitar que fosse o poder local a assumir, porque falamos de uma obra de quatro milhões de euros, com um apoio de 60%, o que significa que a Câmara Municipal paga 40% da empreitada, sempre disse que esta obra deveria ser da responsabilidade do Estado, refere o presidente.

Neste momento, a Câmara está a tentar que “a taxa de financiamento possa passar para 85%, para tentar recuperar um milhão e 200 mil euros”. Mas, para isso acontecer, esclarece Rondão Almeida, “é necessário aguardar o final do quadro comunitário 2020 para ver se há saldo, para que a Câmara possa ser ressarcida desse valor”, considerando que foi “um investimento de alto risco”.

O município está ainda responsável por colocar o mobiliário nesta residência, que só servirá os alunos no próximo ano letivo.