Jubileu da Igreja de Santa Luzia celebrado em Elvas a partir de domingo

Faz no próximo dia 13, quarta-feira, 25 anos que foi inaugurada a Igreja de Santa Luzia, em Elvas, pelo arcebispo de Évora, na altura, D. Maurílio de Gouveia.

A igreja de Elvas foi inaugurada em dia de Santa Luzia, de acordo com o padre Ricardo Lameira, “uma mártir dos primeiros séculos da Igreja, a quem, por não ter aceitado vender a sua fé, o Imperador mandou arrancar os olhos e mete-los num prato”. Como contrapartida, “Deus Nosso Senhor colocou-lhe uns olhos ainda mais bonitos no seu rosto”, acrescenta o pároco, dando conta que, a partir daí, Santa Luzia ficou a ser conhecida como a padroeira da vista.

Sendo esta uma data importante, o jubileu da Igreja de Santa Luzia de Elvas vai ser comemorado até dezembro do ano que vem.

Ainda que o momento alto esteja marcado para o próximo dia 13, as comemorações arrancam já no domingo, dia 10, com missa e administração do sacramento do Crisma, pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, pelas 11h30. Entre domingo e terça-feira, dia 12, haverá sempre, às 21h15, recitação do terço.

Na quarta-feira, dia 13, depois de adoração ao Santíssimo e o Te Deum de Ação de Graças, às 18 horas, segue-se, uma hora depois, uma missa solene, com tomada de posse dos Conselhos Económicos e bênção da cruz alta. “Vamos inaugurar a iluminação da cruz alta, em ferro, que se encontra, há 25 anos, numa lateral da igreja, mas que quando se passa não se vê”, explica o padre.

Numa entrevista de cerca de meia hora, o pároco abordou ainda as celebrações de natal e de ano novo na cidade, lembrando também a importância de se olhar para o outro e o sofrimento daqueles que têm vivido, direta ou indiretamente, os efeitos nefastos das guerras na Ucrânia e no Médio Oriente.

A entrevista, para ouvir na íntegra, no podcast abaixo: