Equipa luso-francesa vence 24h TT de Fronteira

Uma prova de 24 horas decidida por… menos de três minutos. O Fouquet Nissan do português Manuel Aires, que foi acompanhado pelos franceses Mickael Pisano, Jérémy Warnia e Jean-Luc Ceccaldi, venceu a BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira, num dos finais mais emocionantes da história de 25 anos da prova do ACP. Largos milhares de pessoas encheram a vila alentejana.

Poucos minutos depois de ganhar a BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira de forma emocionante, Mickael Pisano batia no capô do seu Fouquet Nissan para tentar controlar a adrenalina. “Andei três horas a fundo! Tenho um carro fantástico e dei tudo! Estou mesmo muito orgulhoso por ganhar aqui em Fronteira”, afirmava o piloto francês. A equipa inscrita pelo português Manuel Aires, que além de Aires e Pisano também incluía os franceses Jérémy Warnia e Jean-Luc Ceccaldi, tinha acabado de passar para a frente na penúltima das 104 voltas que fez ao Terródromo, num dos finais mais emocionantes de sempre na prova do Automóvel Club de Portugal. Quando estavam cumpridos 23h45m, os franceses Laurent Poletti, Franck Cuisinier, Ronald Basso e Adrien Favarel pareciam estar a caminho da segunda vitória consecutiva em Fronteira, depois de terem liderado grande parte da prova. Contudo, a equipa MMP calculou mal a quantidade de gasolina necessária para o último turno de condução e Poletti teve de diminuir o andamento nas duas últimas voltas, para garantir que chegava ao final. Numa pista com 16,4 quilómetros, isso significou a ultrapassagem decisiva de Pisano, que viria a terminar com 2m37s de vantagem após 1.440 minutos de corrida. Manuel Aires, natural de Alfândega da Fé, está emigrado em França há 30 anos e compete em Fronteira desde 2019. “Nas 24 Horas de Paris Ficámos em segundos, mesmo no limite, a menos de dois minutos do primeiro. Agora foi a nossa vez!”, afirmou, apontando para o céu.

Atrás das equipas de Aires e Cuisinier, o pódio ficou completo com a equipa luso-francesa de Claude Fournier, Ricardo Porém, Gustavo Moura e Gustavo Moura Jr., num MMP que venceu a categoria T4. A primeira equipa 100 por cento nacional foi a de Amândio Alves, João Silva, Márcio Reis e Rogério Reis, noutra máquina construída pela francesa MMP, da categoria T3. O top 5 ficou completo com a formação de Ricardo Soares, que também incluía João Dias, Luís Maximino e João Marques (Nissan Navara), logo na frente de outra Nissan mas da categoria T2, pilotada por Henrique Lourenço, João Lourenço, Ricardo Sobral e Nuno Sousa.

Um total de 64 equipas conseguiram completar a dura maratona alentejana, de entre os 77 concorrentes e mais de 300 pilotos que alinharam à partida, oriundos de Portugal, França, Bélgica, Letónia, Áustria, Países Baixos e Perú.

Do Mar Báltico ao Alto Alentejo 

O que leva uma equipa de seis pessoas a viajar 4.500 quilómetros desde a Letónia para disputar uma prova de 24 horas de todo-o-terreno no Alentejo? Igor Skoks e a sua Tempo 24H já são figuras conhecidas da BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira. Viajam desde Ventspils, uma cidade portuária no Mar Báltico. “Já corremos em Fronteira desde 2005, primeiro com o Oskar e depois com este protótipo Mitsubishi. Gostamos muito da organização, do desafio da corrida, das pessoas, da atmosfera que se cria aqui em Portugal. Também corremos vários anos nas 24 Horas de França, mas preferimos Fronteira e nos últimos anos só fazemos esta prova. O nosso carro vai de ferry desde a Letónia até à Alemanha, depois vem de reboque até Fronteira. São mais de 4.500 quilómetros, mas gostamos disto e para o ano espero estar cá outra vez!”, afirmava Igor Skoks, acompanhado pelo filho, o também piloto Rudolfs Skoks. O terceiro piloto da equipa é Arvis Pikis, cujo filho é um dos dois mecânicos do Mitsubishi Pajero com que a formação letã venceu as 24 Horas de Fronteira em 2017.

É um relato que se assemelha ao de Pedro Ribeiro, português emigrado na Suíça que todos os anos marca uma semana de férias e conduz 2.000 quilómetros desde Lausanne para viver a experiência de Fronteira. São exemplos que mostram o caráter especial da prova do Automóvel Club de Portugal, que completou um quarto de século. E a efeméride contribuiu para uma das maiores enchentes de sempre em Fronteira, com largos milhares de pessoas a acamparem na Herdade do Monte do Cego e nas imediações da vila, atraídas também pelo festival de música promovido pelo Município de Fronteira e encabeçado pelos Xutos & Pontapés.

Estremoz: Concerto com “Dezalinhados Filarmónica Rock Show” no próximo dia 7 de dezembro

O Teatro Bernardim Ribeiro acolhe o espetáculo Dezalinhados Filarmónica Rock Show, no próximo dia 07 de dezembro, pelas 22:00 horas. Este espetáculo está integrado no 6º aniversário da Inscrição da Produção de Figurado em Barro de Estremoz na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Em comunicado, o município de Estremoz refere que “num dia importante para Estremoz e para a Arte, nada melhor do que comemorar a data valorizando e destacando, uma vez mais, os artesãos e os artistas estremocenses”.

O espetáculo tem entrada gratuita, sendo necessário o levantamento dos bilhetes, no Posto de Turismo de Estremoz ou no Teatro Bernardim Ribeiro.

“O Elvas” empata 2-2 em casa com o Fabril do Barreiro

Foto arquivo

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos empatou, por 2-2, com o Fabril do Barreiro, em jogo da 11ª jornada da Serie D do Campeonato de Portugal, disputado, esta tarde de domingo, 3 de dezembro, no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas.

O Fabril abriu o marcador, aos 30 segundos  de jogo, através de Ivan Reis. O “Elvas” chegou ao empate, aos 41 minutos, com o golo marcado, de grande penalidade, por César Medida.

No tempo de compensação, da segunda parte do jogo, aos 90+3 minutos marca a equipa do Barreiro, por Tiago Matos. Um minuto depois, aos 90+4, o Clube Alentejano de Desportos volta a igualar o marcador, com o golo de César Medina, que bisa na partida.

Os azuis e ouro voltam a entrar em campo no próximo domingo, 10 de dezembro, às 15 horas, para defrontar, em casa, o Lusitano de Évora.

Quanto aos restantes resultados desta jornada:

Vitória de Setúbal 2 – Oriental 0;

Louletano 2 – Juventude de Évora 1;

Real 1 – Barreirense 2;

Serpa 1 – Vasco da Gama da Vidigueira 2;

Moncarapachense 0 – Sintrense 0;

Imortal 0 – Lusitano de Évora 1.

CEN vence “Xadrez Nomico” e passa à próxima ronda da Taça de Portugal

O Clube Elvense de natação venceu, ontem, sábado, 2 de dezembro, a equipa “Xadrez Nomico”, por 3-1, pelo que passa à próxima eliminatória da Taça de Portugal, da modalidade.

O CEN deixa uma palavra ao adversário “pela participação e pela amizade, porque o que interessa mais é valorizar a competição que está de volta ao clube e ao xadrez”.

Compostagem comunitária e doméstica passa a ser realidade em Campo Maior

A compostagem comunitária e doméstica vai passar a ser uma realidade em Campo Maior, através de um projeto-piloto que o município pretende implementar, nos próximos anos.

Recordando que o trabalho a desenvolver nesta área é “uma obrigação” das autarquias, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, explica que se procura com isto contribuir para a redução dos resíduos indiferenciados enviados para aterro. “Chega-se a uma altura em que nós temos de tentar fazer aqui um processo separativo, e cuja responsabilidade da recolha é dos municípios, que será depois entregue à entidade gestora em alta, neste caso, a Valnor”, adianta o autarca.

Este projeto contempla “duas ou três variantes diferentes”, sendo que, numa delas, os munícipes vão poder solicitar um balde específico para, posteriormente, depositarem os biorresíduos, isto é, resíduos biodegradáveis de, por exemplo, jardins e resíduos alimentares, num contentor de cor castanha.

Por outro lado, haverá compostores domésticos, para quem, nas suas casas, tiver condições de os acolher. Estes destinam-se, sobretudo, a quem tem, por exemplo, jardim. “Vamos disponibilizar os compostores para que essa fração possa alimentar esses compostores e servir depois de produto para os jardins”, explica Rosinha.

Em Degolados, será disponibilizado um compostor comunitário, enquanto para a restante população do concelho, o município vai ter disponíveis compostores domésticos.

“Quanto mais nós todos conseguirmos desviar o lixo indiferenciado, menos a Câmara Municipal terá que colocar da sua parte, do ponto de vista económico, e os munícipes vão ver reduzidos os valores da sua fatura mensal”, diz ainda.

Este projeto-piloto surge no âmbito da aprovação de uma candidatura ao programa “RecolhaBio”, financiado pelo Fundo Ambiental, através da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. Com esta candidatura foi possível adquirir 150 compostores domésticos, duas ilhas de compostagem comunitária e mais de 850 baldes de sete litros para a recolha doméstica dos biorresíduos.

“Vinhos Altitude”: município de Portalegre alia enoturismo ao património

A segunda edição da iniciativa “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede”, terminou ontem, 2 de dezembro, em Portalegre, depois de dois dias dedicados ao enoturismo.

A iniciativa decorreu na igreja do Convento de São Francisco. Fermelinda Carvalho, presidente da câmara de Portalegre, recorda que este local reabriu no ano passado, depois de encerrado “vários anos”, pelo que o objetivo do município foi aliar este tipo de eventos “ao património da cidade”.

Vinhos de Altitude que levou o melhor do enoturismo até ao Convento de São Francisco, em Portalegre, numa iniciativa que contou também com vários momentos gastronómicos e culturais.

Decoração natalícia foi tema para workshop no MACE

O espaço de cafetaria do Museu de Arte Contemporânea de Elvas serviu de cenário, na manhã deste domingo, 3 de dezembro, para o primeiro de seis workshops dedicados à elaboração de decorações e confeção de culinária de Natal.

A iniciativa, que conta com a participação de 14 formandos de diversas faixas etárias, é ministrada por formadores da associação juvenil Arkus e está integrada na programação do evento Elvas Cidade Natal”.

O próximo workshop, que terá como tema a culinária natalícia, irá decorrer na manhã do próximo sábado, dia 9, e já estão preenchidas todas vagas disponíveis para participação.

Seguem-se mais quatro momentos na cafetaria do MACE, nos dias 16, 22 e 29 de dezembro e 6 de janeiro ,  sempre sob orientação dos elementos da Arkus.

O vereador Cláudio Monteiro passou por este primeiro workshop do ciclo com que o Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

Rádio ELVAS acompanha jogo entre “O Elvas” e o Fabril

“O Elvas” joga hoje, domingo, 3 de Dezembro, em casa, frente ao Fabril do Barreiro, em jogo da 11ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal. A partida tem lugar no Campo Patalino do Estádio Municipal, às 15 horas.

As restantes seis partidas desta ronda jogam-se à mesma hora e são as seguintes: Vitória de Setúbal – Oriental; Louletano –  Juventude de Évora; Real – Barreirense; Serpa – Vasco da Gama da Vidigueira; Moncarapachense – Sintrense; Imortal – Lusitano de Évora.

A Rádio ELVAS acompanha, esta tarde, na sua emissão desportiva, a partir das 14 horas, com relato e reportagem o jogo entre o Clube Alentejano de Desportos e o Fabril.

Último dia da Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza com workshop de treino canino

Foto Ilustrativa

A Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza termina este domingo, 3 de dezembro, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, no Pavilhão C.

No dia 3 de dezembro, há uma exposição de Pombos Correios (12 horas), um workshop de treino básico canino (15 horas), decorre também um workshop sobre Monóculos e Miras para caça grossa (16 horas), realiza-se um desfile canino (16:30) e acontece uma demonstração de Pombos de Negaças (18 horas).

Este é o último dia da Feira da Pesca, Caça e Atividades na Natureza, em Estremoz.

Amigos do Cemitério dos Ingleses dinamizam Casa das Barcas com Bazar de Velharias

O Bazar de Velharias, promovido pela Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses, decorre este domingo, 3 de dezembro, no mercado municipal da Casa das Barcas, em Elvas, até às 13 horas.

O objetivo desta iniciativa, que vai já na sua 24ª edição, é o de “angariar fundos para a manutenção do Cemitério dos Ingleses e a Capela de São João da Corujeira, com a venda de artigos a preços mais económicos”, revela Celia Denney, da Associação, demonstrando-se “muito satisfeita” por realizar este Bazar, na Casa das Barcas, onde também não faltou música para “animar o público”.

No total foram perto de uma dezena os expositores que venderam vários tipos de artigo, desde livros, a bijuteria, loiça e comida típica inglesa, como o típico vinho quente, bolo de Natal, bolachas e marmelada.

O Bazar de Velharias decorre duas vezes por ano e “atrai muitas pessoas do outro lado da fronteira, que acabam por “dinamizar a economia local da cidade”, garante Celia Denney.

Dia das Pessoas com Deficiência: “há ainda muito caminho a percorrer”

A APPACDM de Elvas celebra amanhã, segunda-feira, 4 de dezembro, o Dia internacional das Pessoas com deficiência, que se celebra este domingo, 3 de Dezembro.

Este é um dia, recorda Luís Mendes, presidente da direção da instituição, que pretende “dar maior relevância a estas pessoas e famílias, permitindo uma maior sensibilização da sociedade civil”.

Luís Mendes dá conta das atividades previstas para amanhã, que passam entre outros, por “uma aula de ténis adaptado, workshop de estética, e apresentação da nova cor do MICAS, que será lilás, bem como um concerto com Jorge Goes, seguido de lanche convívio”.

Tendo em conta as dinâmicas da APPACDM de Elvas, este dia é celebrado “diariamente” na instituição. Luís Mendes adianta: “a forma trabalhamos a valorização e capacitação pessoal, a importância do respeito e da inclusão destas pessoas, em prol da melhoria da sua qualidade de vida, em conjunto com as famílias e cuidadores, para a sua integração, este dia está espelhado todos os dias no nosso quotidiano”.

Luís Mendes garante ainda, neste contexto, “há ainda muito caminho para percorrer, junto da sociedade”, nomeadamente com “ações de consciencialização e sensibilização para desmistificar alguns conceitos relacionados com a deficiência, para que haja mais respeito para com estas pessoas e aí a mudança de mentalidade é essencial”, remata.

Corrida Solidária no último dia do Mercado de Natal de Monforte

Foto de arquivo

O Mercado de Natal de Monforte, a decorrer desde sexta-feira na Praça da República, termina este domingo, 3 de dezembro.

Para este último dia do evento, estão previstas várias atividades, começando, desde logo, às 10 horas, com uma Corrida Solidária de Natal (Kids Athletics/Caminhada).

Às 10h30 há concerto do Bomb’Alen. Segue-se uma oficina de Bolachas de Natal com Silvia Cakes, às 15 horas. O evento termina com um Encontro de Tunas de Universidades Seniores, com a participação da Academia Sénior de Arronches, Universidade Sénior de Fronteira, Universidade Sénior de Alter do Chão e o Grupo Coral da Universidade Sénior de Monforte.

Espírito natalício invadiu Degolados com iniciativas alusivas a esta quadra

A iniciativa “Natal em Degolados”, organizada pela Junta de Freguesia local, com o apoio do Município de Campo Maior, realizou-se ontem, sábado, 2 de dezembro, de forma de assinalar a quadra natalícia.

O Salão Polivalente de Degolados contou com a abertura da II Feirinha de Natal, que teve a presença de várias bancas de venda de artesanato, doces, entre outros, onde as crianças puderam entregar as cartas ao Pai Natal e também passarem um dia divertido com pipocas, pinturas faciais e um insuflável.

Durante o dia houve espaço para a animação, os meninos da catequese realizaram uma peça de teatro relacionada com a época natalícia, a Dança Oriental e os 100 Playback, do Projeto de Formação do Município de Campo Maior, também marcaram presença no evento com demonstração das suas disciplinas.

Durante o evento, realizou-se o III Encontro Transfronteiriço da Banda 1º de Dezembro e da Banda de Música de Alburquerque, em que presentearam os convidados com um concerto de Natal.

No fim, o Pai Natal entregou prendas e lembranças aos meninos neste dia especial.

O presidente do Município, Luís Rosinha, os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha, Fátima Vitorino e Paulo Almeida e o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, Hugo Rodrigo, marcaram presença no evento tendo sido recebidos pelo presidente, secretária e tesoureiro da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, Olga Madeira e Bruno Marques, respetivamente.

Fonte: município de Campo Maior

Workshop de Decorações Natalícias este domingo no MACE

O Natal é sinónimo de algumas comidas típicas e no âmbito da iniciativa Elvas Cidade Natal, vão decorrer no mês de dezembro, Workshop’s de Decoração e Culinária Natalícia, a decorrer no Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

No dia 3 de dezembro, domingo, o Workshop tem como tema Decorações Natalícias, e decorre entre as 10h00 e as 12h00.

Elvas: homenagem a Amândio Oliveira com entrega de Diploma de Mérito Municipal

Amândio Oliveira da Silva, coronel do Exercise e antigo radialista, foi homenageado com um almoço no sábado, 2 de dezembro, num restaurante de Elvas.

Coronel do Exército Português e co-fundador em 1975 do então Emissor Regional de Elvas – mais tarde RDP Rádio Elvas -, Amândio Silva é originário do concelho de Coimbra, mas fez de Elvas a sua cidade de adoção.

A anteceder o almoço de homenagem o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, fez entrega a Amândio Oliveira da Silva do Diploma de Mérito Municipal.

Este tributo público a Amândio Silva foi promovido por António Pinto, Carlos Cambóias e José Costa, três elvenses que trabalharam sob a alçada de Amândio Silva em diferentes épocas e contextos.

Fonte: município de Elvas

Franceses lideram primeiras horas em Fronteira

Milhares de pessoas assistiram, ontem, sábado, 2 de dezembro, ao arranque da BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira, com quase oito dezenas de equipas em pista, nos 25 anos da maratona do Automóvel Club de Portugal. Já o jovem Gonçalo Guerreiro estreou-se a ganhar na competição das 4 Horas SSV, na frente do vencedor de 2022, Pedro Santinho Mendes. Festival de música com os Xutos & Pontapés promete celebração pela noite dentro no Terródromo de Fronteira.

A enchente que se viu este sábado, no Terródromo de Fronteira, faz antever uma das melhores edições de sempre da BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira, que celebra 25 anos de história. Dentro da pista, já se viveram as primeiras emoções de uma longa maratona de 24 horas, com altos e baixos, alegrias e desilusões, um desafio que faz da prova do ACP um fenómeno único na Europa.

Eram 15 horas quando um total de 79 equipas partiram para os 1.440 minutos mais duros e imprevisíveis do todo-o-terreno em Portugal, uma fórmula onde, tradicionalmente, as equipas francófonas são as grandes favoritas à vitória. E a 25.ª edição está a confirmar isso mesmo, pois a formação de Franck Cuisinier, vencedora em 2022, assumiu logo o comando da prova, com o protótipo MMP. O carro francês colocou-se na frente do pelotão, enquanto a equipa Andrade Competition, recordista de vitórias em Fronteira, foi subindo lugares até chegar ao segundo posto, com o novo Proto AC Clio V6. A máquina pilotada por Alexandre Andrade chegou ao final das primeiras duas horas de corrida a mais de quatro minutos dos seus compatriotas. Logo atrás seguia o Can-Am X3 inscrito por outro francês, Jean-Philippe Beziat, equipa que foi segunda classificada em 2022 e onde está o português Marco Pereira.

Entre as formações 100 por cento nacionais, destaque para os problemas na Toyota do Team Transfradelos, que partiu da pole-position. A caixa de velocidades cedeu logo na primeira volta e obrigou o campeão nacional Tiago Reis a entrar nas boxes para uma longa reparação.

Segue-se o sempre desafiante período noturno, que costuma testar os limites de resistência de pilotos e máquinas.

Como já é habitual, a BP Ultimate 4 Horas SSV abriram o programa competitivo de sábado, numa prova com 33 concorrentes e pontuável também para o Challenge da FMP. Vencedor da corrida do ACP no ano passado, Pedro Santinho Mendes (Can-Am) conseguiu a pole-position, mas Gonçalo Guerreiro fez um arranque-canhão e colocou-se na liderança do pelotão logo na primeira curva.

O jovem piloto de Cascais comandou grande parte da corrida e só perdeu a liderança nas paragens nas boxes. Foi nessa altura que João Monteiro (Can-Am) e Pedro Santinho Mendes passaram pelo primeiro lugar, mas Guerreiro viria a recuperar a liderança já nos últimos 10 minutos e estreou-se a ganhar em Fronteira, após ter subido ao pódio em 2021 e 2022. Uma vitória emotiva, pois o piloto da JB Racing Polaris deveria ter sido acompanhado pelo irmão, Tiago Guerreiro, que teve de abdicar da corrida à última hora, devido a um imprevisto familiar.

“Estou mesmo muito contente, Fronteira é especial e torna-se muito gratificante ver milhares e milhares de pessoas ao longo da pista, tantas pessoas que gostam deste desporto. Ganhar aqui é a melhor forma de terminar um ano difícil, um ano de mudança, mas eu, o carro, os mecânicos e a equipa fizemos a diferença. Muito obrigado a todos! O meu irmão deveria ter corrido comigo, mas teve de ir para casa porque tivemos um pequeno problema de saúde com a minha sobrinha. Felizmente está tudo bem”, referiu Gonçalo Guerreiro, que também conseguiu a volta mais rápida aos 16,4 quilómetros do Terródromo, com um tempo de 10m15,441s.

Pedro Santinho Mendes foi o principal opositor do campeão nacional de 2022, colocando pressão até à fase decisiva, mas acabando a 2m37s do vencedor, na frente de Alexandre Pinto, que fez uma prova de recuperação, com outro Can-Am. O top 5 ficou completo com Marco Pereira (Can-Am) e Wilson Galo (Can-Am), que tinha arrancado do segundo lugar da grelha.

Registo ainda para o sétimo lugar do veterano António Baiona, o primeiro vencedor da Baja Portalegre 500 e que há 25 anos subiu ao pódio das primeiras 24 Horas TT de Fronteira. Baiona foi agora acompanhado pelo filho, Pedro Baiona, ao volante de um Can-Am. Já o campeão nacional SSV em título, João Monteiro, teve problemas e terminou fora do top 20, numa altura em que prepara a sua estreia no Dakar.

A paixão especial que move muitos adeptos das BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira é exemplificada por Pedro Ribeiro. Emigrante na Suíça, Pedro Ribeiro marca férias no seu emprego para poder estar todos os anos nas 24 Horas TT. São 2.000 quilómetros ao volante, entre Lausanne e Fronteira, para viver a experiência das 24 Horas integrado no grupo ‘Duros de Fronteira’, com adeptos de várias proveniências e gerações. E a mascote do grupo é um dragão barbudo, de nome Zila (diminutivo de Godzilla).

“Já faço isto há mais de 10 anos. Sou motorista nos transportes públicos de Lausanne, mas quando sai a data das 24 Horas, marco logo uma semana de férias para poder estar aqui”, revela Pedro Ribeiro. “Não me importo de fazer a viagem, temos um grupo que se reúne para acampar em Fronteira na semana da prova e o convívio é fantástico. Ainda ontem estivemos com a equipa Andrade num restaurante e foi fantástico. Eles são os meus ídolos nesta prova, até porque o Mário Andrade também representa os nossos emigrantes com todo o orgulho. Foi um momento espetacular”, afirmou, acompanhado pelos entusiastas dos ‘Duros de Fronteira’. E com o Zila na primeira fila.