Os enfermeiros do Hospital de Santa Luzia de Elvas (HSLE) Ana Abrantes, Marta Rodrigues e Rui Cambóias, formando equipa com a professora Maria José Bule, da Universidade de Évora, e a aluna de mestrado em Enfermagem de Reabilitação Maria Ventura, conquistaram o prémio de melhor trabalho na primeira edição das Jornadas de Enfermagem de Reabilitação do Litoral Alentejano.
De acordo com a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), o trabalho, “realizado com utentes submetidos a implantação de artroplastias totais do joelho, foi desenvolvido no Serviço de Ortopedia do HSLE e apresentado no referido certame em formato de poster. Esta jornada científica decorreu em Santiago do Cacém com excelente performance organizativa, pertinência e grande atualidade em termos de programação, e elevado nível dos palestrantes e das suas comunicações. Foram discutidos, entre outros, temas como os relacionados com indicadores sensíveis aos cuidados especializados, a continuidade e a integração destes e a criação dos núcleos de enfermagem de reabilitação (NER)”.
De salientar que no Serviço de Ortopedia do hospital elvense foi, sob a égide do Conselho de Administração da ULSNA, implementado no início deste ano o projeto R(enf)abilitar, vocacionado especificamente para a assistência especializada em enfermagem de reabilitação. Esta especialidade “é encarada como mais uma vertente válida na equipa assistencial dos utentes do foro ortopédico internados no HSLE. Além do mais o referido serviço em regime de estágios académicos, tem recebido alunos de licenciatura e de mestrado de enfermagem”.
Esta “prestigiante distinção foi entregue no congresso por elementos da recém-criada Associação de Enfermeiros de Reabilitação do Litoral Alentejano (AERLA), a que se juntaram representantes da Associação Nacional dos Enfermeiros de Reabilitação (APER) e da Ordem dos Enfermeiros (OE)”.