A revista Callipole, do município de Vila Viçosa, está a celebrar os seus 30 anos, pelo que amanhã, domingo, 26 de novembro, será apresentado o número 29 desta revista, pelas 15 horas, no Alentejo Marmòris Hotel & Spa.
Em declarações à Rádio ELVAS, Tiago Salgueiro, vice-presidente do município de Vila Viçosa, revela que “a revista de cultura Callipole já conta com 30 anos da sua existência. É uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Viçosa, que se reflete numa grande importância do ponto de vista cultural. É um monumento em papel, que a Câmara Municipal tem tido o cuidado de apoiar e divulgar.
Tiago Salgueiro revela que esta é uma “revista de cultura, das únicas sobreviventes no Alentejo, o que remete um bocadinho para o panorama histórico e cultural da região”.
Esta revista, que “tem tido uma difusão bastante significativa”, conta com um elevado número de colaboradores, que participam com artigos relacionados com a história local e regional. Neste momento, garante Tiago Salgueiro, a Câmara tem desenvolvido” esforços” no sentido de digitalizar alguns dos seus conteúdos, havendo já alguns números disponíveis online.
“Aquilo que pretendemos, com este 29º número, é dar a conhecer um pouco mais sobre a nossa realidade histórica e também, no fundo, promover um bocadinho os conhecimentos sobre determinados temas, relacionados com os nossos monumentos e com a nossa história local”, acrescenta o vice-presidente.
Tiago Salgueiro afirma que a revista é “uma referência a nível nacional”. Amanhã, no dia da apresentação do nº29 da Callipole, haverá “um conjunto diversificado de oradores, que vão abordar um pouco esta temática das revistas de cultura e da sua importância no formato de papel”.
O vice presidente da Câmara de Vila Viçosa garante ainda que a revista Callipole se assume como “um espaço de reflexão e partilha de conhecimento”, bem como “um pilar no processo da candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO”.