Dar a conhecer a vida, a obra e o pensamento de António Telmo, filósofo e escritor que, durante três décadas, viveu e lecionou em Estremoz, é o propósito da sessão “António Telmo em Estremoz”, que se realiza no Museu Berardo Estremoz, no próximo sábado, dia 18 de novembro, a partir das 15h30.
A abrir a sessão terá lugar a apresentação, por Elísio Gala, ensaísta e professor de Filosofia na Escola Secundária do Redondo, do livro “A Glória da Invenção – Uma aproximação ao pensamento iniciático” de António Telmo, de Pedro Martins e Risoleta C. Pinto Pedro, recentemente editado pela Zéfiro, que é também a chancela que publica as “Obras Completas” de António Telmo. Mara Rosa fará a leitura de alguns excertos da obra.
Após este momento, António Cândido Franco, escritor e professor da Universidade de Évora, fará uma intervenção acerca de António Telmo.
Por fim, uma mesa-redonda moderada por Pedro Martins, e que conta com a participação de Elísio Gala, Hernâni Matos, Ilídio Saramago, João Fortio, João Tavares, José Capitão Pardal e Paula Capelinha, dará a conhecer, entre outras vertentes, a relação do cidadão, do escritor, do professor ou do bilharista com Estremoz e com outras terras da região, igualmente marcantes na sua vida e na sua obra.
Durante a sessão, estarão à venda obras de António Telmo ou sobre António Telmo e temáticas afins, editadas pela Zéfiro.
Esta iniciativa surge de uma parceria da Câmara Municipal de Estremoz com o Projeto “António Telmo. Vida e Obra”.


A sensibilização para a proteção dos recursos hídricos e consumo sustentável de água são o principal foco das ações realizadas pela Águas do Alto Alentejo, no âmbito do projeto “Hidricamente Poupando”, que passaram na segunda-feira, dia 13 de novembro, pelo concelho de Arronches.
Sabóia, no concelho de Odemira, acolheu ontem, terça-feira, dia 14 de novembro, a terceira reunião do Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030.
A iniciativa “Alandroal ConVida” está de regresso nos dias 16 e 17 de dezembro.

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Portalegre, constituiu arguidos um homem e uma mulher, de 68 e 64 anos, e apreendeu armas, por ofensas à integridade física, no concelho de Portalegre, esta quarta-feira, dia 15 de novembro.
A Telefac esteve esta quarta-feira, 15 de novembro, nas instalações da Associação Portuguesa de Pais e Amigo do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas, para entregar um ar condicionado.
Desde 2017 que a empresa RCcar Service Auto funciona, em Elvas, sendo que inicialmente as suas instalações localizavam-se na zona do Rui de Melo e, desde agosto deste ano, que a empresa se mudou para a Estrada das Fontainhas, nº36.
Depois de ter sido feita uma obra de reabilitação, a Torre do Relógio e o posto de turismo de Mora, foram já inaugurados, com o objetivo de desenvolver o turismo no concelho.
Figura incontornável do teatro em Portugal, Ruy de Carvalho sobe ao palco do Centro Cultural de Campo Maior, na noite de sábado, 18 de novembro, para um espetáculo onde promete abrir o coração e contar histórias inéditas da sua longa e inspiradora carreira.

O município de Alandroal ganhou o selo de qualidade exemplar da água para consumo humano, este é um selo atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos.
A ação de formação “Violência contra Pessoas Idosas e a Prestação de Cuidados”, para Cuidadores Profissionais, decorre nos dias 13 e 14 de dezembro, no Auditório do Parque de Feira de Estremoz,
“Sinédoque” é o nome do espetáculo musical que decorre, na noite do próximo sábado, 18 de novembro, no Cineteatro Municipal de Elvas. Uma iniciativa inserida no “Mês da Música”.
Oito associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Portalegre estão a receber pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados para reciclagem, no âmbito da 8ª edição do “Quartel Electrão”, que decorre até dia 30 deste mês.
O Lar Júlio Alcântara Botelho foi distinguido com o “Selo pela Igualdade Salarial 2023”, pelas suas boas práticas na promoção da Igualdade Remuneratória entre mulheres e homens, por trabalho igual ou de igual valor.
Tudo aponta para que, passados nove anos, as Festas do Povo de Campo Maior voltem a ser uma realidade, já em 2024. E há muita gente com vontade de trabalhar para que as festas se realizem. Resta saber se são as suficientes, dada a envergadura do evento.
Nesse sentido, diz o autarca, devia olhar-se mais para as “oportunidades” do que para as dificuldades e os “contratempos”. “Cada ano que deixarmos passar, vai ser mais difícil”, garante, considerando que, é altura de se voltar “a mostrar ao mundo” por que motivos as festas foram classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
“Poemas Breves” é o nome do mais recente livro, da autoria de Higino Maroto.
O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 52 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou, ontem, terça-feira, 14 de novembro, na chave sorteada.