“A Glória da Invenção” de António Telmo apresentado no sábado em Estremoz

Dar a conhecer a vida, a obra e o pensamento de António Telmo, filósofo e escritor que, durante três décadas, viveu e lecionou em Estremoz, é o propósito da sessão “António Telmo em Estremoz”, que se realiza no Museu Berardo Estremoz, no próximo sábado, dia 18 de novembro, a partir das 15h30.

A abrir a sessão terá lugar a apresentação, por Elísio Gala, ensaísta e professor de Filosofia na Escola Secundária do Redondo, do livro “A Glória da Invenção – Uma aproximação ao pensamento iniciático” de António Telmo, de Pedro Martins e Risoleta C. Pinto Pedro, recentemente editado pela Zéfiro, que é também a chancela que publica as “Obras Completas” de António Telmo. Mara Rosa fará a leitura de alguns excertos da obra.

Após este momento, António Cândido Franco, escritor e professor da Universidade de Évora, fará uma intervenção acerca de António Telmo.

Por fim, uma mesa-redonda moderada por Pedro Martins, e que conta com a participação de Elísio Gala, Hernâni Matos, Ilídio Saramago, João Fortio, João Tavares, José Capitão Pardal e Paula Capelinha, dará a conhecer, entre outras vertentes, a relação do cidadão, do escritor, do professor ou do bilharista com Estremoz e com outras terras da região, igualmente marcantes na sua vida e na sua obra.

Durante a sessão, estarão à venda obras de António Telmo ou sobre António Telmo e temáticas afins, editadas pela Zéfiro.

Esta iniciativa surge de uma parceria da Câmara Municipal de Estremoz com o Projeto “António Telmo. Vida e Obra”.

Águas do Alto Alentejo leva projeto “Hidricamente Poupando” a Arronches

A sensibilização para a proteção dos recursos hídricos e consumo sustentável de água são o principal foco das ações realizadas pela Águas do Alto Alentejo, no âmbito do projeto “Hidricamente Poupando”, que passaram na segunda-feira, dia 13 de novembro, pelo concelho de Arronches.

Acompanhada pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Arronches, Paulo Furtado, a equipa técnica da Águas do Alto Alentejo, representada pelo Diretor de Águas e Saneamento, Rui Choças, promoveu a partilha de boas práticas para a gestão consciente dos recursos hídricos junto da Câmara Municipal de Arronches, Agrupamento de Escolas e Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção, com a distribuição de kits de redutores de caudal e materiais de sensibilização ambiental.

O projeto “Hidricamente Poupando”, da Águas do Alto Alentejo, com financiamento do Fundo Ambiental, percorre os dez municípios abrangidos pela atividade da empresa, nomeadamente Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sor e Sousel, com sessões junto de escolas e IPSS, que têm como objetivo consciencializar a população para a importância da proteção da água, recurso essencial à vida.

Sabóia recebeu Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030

Sabóia, no concelho de Odemira, acolheu ontem, terça-feira, dia 14 de novembro, a terceira reunião do Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030.

No decorrer da reunião foram debatidos os pontos de situação do Alentejo 2020 e do Alentejo 2030, tendo sido ainda apresentado o Plano de Avaliação do Programa Regional Alentejo 2030 e o Plano Estratégico para a Comunicação do Programa Regional Alentejo 2030.

No âmbito da reunião do Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030, os membros da DGREGIO e Autoridade de Gestão, realizaram, no dia 13 de novembro, visitas a projetos como o da Requalificação da Zona Ribeirinha de Odemira (PEDU), Espaço CRIAR/CACO (Associação de Artesãos do Concelho de Odemira), bem como o da EB1 de São Teotónio (Pacto CIMAL) e da Adega da Costa Atlântica.

O Comité de Acompanhamento do Programa Regional do Alentejo, para o período de programação 2021-2027, instituído pelo Despacho n.º 2789-J/2023 de 28 de fevereiro, é o órgão responsável pelo acompanhamento do desempenho do programa regional e inclui representantes dos parceiros pertinentes, garantindo uma representação equilibrada das autoridades competentes dos Estados-Membros, dos organismos intermédios e dos parceiros, nomeadamente representantes das autoridades regionais, locais, urbanas e outras autoridades públicas, dos parceiros económicos e sociais, dos organismos pertinentes que representam a sociedade civil, tais como parceiros ambientais, organizações não governamentais e organismos responsáveis pela promoção da inclusão social, dos direitos fundamentais, dos direitos das pessoas com deficiência, da igualdade de género e da não discriminação, e dos organismos de investigação e as universidades, se for caso disso.

Antes da reunião de Sabóia, o Comité de Acompanhamento do Programa Regional do Alentejo já tinha reunido em Elvas e em Fátima.

Alandroal: mercado de Natal com muitas atividades nos dias 16 e 17 de dezembro

A iniciativa “Alandroal ConVida” está de regresso nos dias 16 e 17 de dezembro.

O município de Alandroal preparou para esses dias um Mercado de Natal, para além de outras iniciativas como o Natal no Comércio Local, insufláveis, espetáculos musicais, oficinas e ateliers, cinema e atividades com o Pai natal.

A iniciativa vai decorrer no Mercado municipal de Alandroal.

Portalegre: GNR apreende armas em processo por ofensas à integridade física

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Portalegre, constituiu arguidos um homem e uma mulher, de 68 e 64 anos, e apreendeu armas, por ofensas à integridade física, no concelho de Portalegre, esta quarta-feira, dia 15 de novembro.

No âmbito de uma investigação pelo crime de ofensas à integridade física, revela a GNR em comunicado, “os militares da Guarda deram cumprimento a dois mandados de busca, uma domiciliária e uma em viatura, tendo sido possível apreender o seguinte material: duas caçadeiras, uma pistola e um telemóvel”.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.

A ação contou com o reforço de militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento de Portalegre e de militares do Destacamento de Intervenção (DI) de Portalegre.

Telefac faz doação de ar condicionado à APPACDM

A Telefac esteve esta quarta-feira, 15 de novembro, nas instalações da Associação Portuguesa de Pais e Amigo do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas, para entregar um ar condicionado.

Com esta doação, a empresa procura contribuir “para o bem-estar de todos os utentes e funcionários”.

A APPACDM, numa publicação nas redes sociais, agradece este gesto à Telefac.

“RCcar” e “7350 Garage” com várias soluções para o seu automóvel

Desde 2017 que a empresa RCcar Service Auto funciona, em Elvas, sendo que inicialmente as suas instalações localizavam-se na zona do Rui de Melo e, desde agosto deste ano, que a empresa se mudou para a Estrada das Fontainhas, nº36.

A RCcar dedica-se a serviços de mecânica geral de veículos ligeiros e reparação automóvel, como revisões, preparação para inspeção periódica, diagnósticos, montagem de pneus e ainda preparação de veículos TT, como explica o proprietário, Luís Miguel Curião Rodrigues.

Para além destes serviços, nas instalações da RCcar também existe uma outra empresa denominada de “7350Garage”.

Depois de ter trabalhado vários anos, nas antigas instalações da RCcar, Gonçalo Pratas, decidiu abrir o seu “cantinho”, desta feita, dedicado a soluções eletrónicas e performance automóvel.

Este espaço, a funcionar, desde abril, nas instalações da RCcar, explica Gonçalo Pratas, e tendo em conta que, atualmente, os veículos são cada vez mais eletrónicos, “pretende-se encontrar soluções mais económicas, para possível avarias”, nesse sentido. Já no que diz respeito à performance automóvel “a ideia é fazer o remapeamento da centralina, num carro original e sem peças novas para melhor performance e consumo”.

Para contactar a RCCar pode utilizar o número de telefone 935 914 963, o email rccarserviceauto@gmail.com ou através do facebook.

Pode contactar a “7350Garage” através do instagram, do número de telefone 96 58 67 821 ou email perfomance7350garage@hotmail.com, ou ainda através da JCS Motorsport Portugal, da qual é distribuidor oficial, dessa empresa espanhola.

Mora: depois de obras de requalificação Torre do Relógio e posto de turismo já podem ser visitados

Depois de ter sido feita uma obra de reabilitação, a Torre do Relógio e o posto de turismo de Mora, foram já inaugurados, com o objetivo de desenvolver o turismo no concelho.

Desta forma “o posto de turismo, vai estar aberto, diariamente, exceto à terça-feira, com uma técnica para prestar esclarecimentos aos turistas que precisem de ajuda”, revela Paula Chuço, presidente da câmara municipal de Mora.

O posto de turismo de Mora vai ser também um ponto de divulgação dos produtos, das rotas e das freguesias do concelho

Campo Maior: Ruy de Carvalho conta a sua história de vida no sábado

Figura incontornável do teatro em Portugal, Ruy de Carvalho sobe ao palco do Centro Cultural de Campo Maior, na noite de sábado, 18 de novembro, para um espetáculo onde promete abrir o coração e contar histórias inéditas da sua longa e inspiradora carreira.

Em “Ruy, A História Devida”, assim se chama este espetáculo, o ator, de acordo com a vereadora no Município de Campo Maior São Silveirinha, dá a conhecer uma faceta sua “diferente”, em que o público é desafiado a ser “um elemento ativo, a conversar, a colocar as suas questões e dúvidas em relação a este grande senhor do teatro português”.

Esta peça de teatro muito “sui generis”, explica ainda a vereadora, é um dos espetáculos que se inserem na programação que a autarquia preparou para a celebração dos 20 anos do Centro Cultural da vila.

O início do espetáculo de Ruy de Carvalho, no sábado, está marcado para as 21h30. Os bilhetes, com um custo de oito euros, podem ser adquiridos no Centro Cultural, no Posto de Turismo ou na Ticketline.

Monforte: quatro obras a realizar nos últimos dois anos de mandato

Gonçalo Lagem, presidente da Câmara de Monforte

A menos de dois anos de terminar o atual mandato enquanto presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem esteve, esta quarta-feira, 15 de novembro, em entrevista na Rádio ELVAS.

Este, que é seu último mandato, dada a lei que impede que os mandatos autárquicos sejam exercidos por mais de três vezes consecutivas, lembra o autarca, fica muito marcado pelas inundações de dezembro do ano passado, que causaram muitos estragos nas estradas do concelho. “Tivemos enormes prejuízos. Fomos o concelho do distrito de Portalegre com maiores prejuízos: dois milhões e 700 mil euros. O Governo apoia-nos com 60% para fazer face a esses prejuízos, mas temos de arranjar os outros 40% e, a esta altura do campeonato, a juntar à conjuntura dificílima, àquilo que se passa no país, na Europa e no mundo, termos que arranjar um milhão de euros cria-nos um enorme transtorno”, assegura.

Durante a entrevista, foram também assunto de conversa a atribuição do nome de João Maria Carriço, em março passado, ao Agrupamento de Escolas de Monforte; a abertura ao público do Monforte Sacro; e a instalação de uma unidade de produção de hidrogénio verde e de prestação de serviços de operação e manutenção em Assumar.

Apesar das dificuldades, e a pensar nestes dois últimos anos de mandato, Gonçalo Lagem destaca quatro obras a levar a cabo, com financiamento do Portugal 2030: a remodelação dos Paços do Concelho de Monforte; a remodelação da rede de águas e esgotos de Santo Aleixo; a requalificação do mercado e do centro cultural de Assumar, para fazer nascer o Pavilhão 25 de Abril; e a requalificação do Centro Cultural de Vaiamonte.

O Mercado de Natal, a ter lugar de 30 de novembro a 3 de dezembro, na Praça da República de Monforte, foi também dado a conhecer, nesta entrevista, pela responsável pela iniciativa, por parte do município, Helena Correia.

A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo:

Município de Alandroal distinguido com o selo de qualidade exemplar da água para consumo humano

O município de Alandroal ganhou o selo de qualidade exemplar da água para consumo humano, este é um selo atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos.

João Grilo, presidente do município de Alandroal, afirma que o município recebe este selo desde que foi criado, “nós temos sucessivamente conseguido obter este selo, desde que ele foi criado, é mais uma confirmação de que as pessoas no concelho de Alandroal consomem água de qualidade e podem ter confiança na água que chega às suas torneiras”.

Ainda no âmbito do consumo da água de torneira, o município lançou um projeto intitulado de “SUSTENTágua”.

O presidente da Câmara afirma que este projeto tem o objetivo de desenvolver hábitos de sustentabilidade associados ao consumo da água, “vamos promover o consumo de água da torneira, vamos instalar em todos os edifícios municipais, em todas as escolas, em todos os edifícios da saúde, todos aqueles edifícios que estão na esfera do município, vamos instalar sistemas de filtragem, que captam a água da torneira e que a colocam a disposição das pessoas, vamos distribuir também garrafas, para que cada utilizador vá consumindo diariamente a água da torneira, em vez de trazer água de casa, ou comprar água engarrafada”.

O objetivo é posteriormente chegar depois às crianças do agrupamento, revela João Grilo, “o objetivo é chegar depois também às crianças do agrupamento, há um projeto educativo a acontecer já junto das crianças do agrupamento, para incentivar hábitos de consumo de água sustentável, e depois distribuiremos também as garrafas para as crianças fazerem também este tipo de escolha”.

João Grilo revela ainda que a ideia é acabar com o consumo de água engarrafada, “e portanto a ideia é criar condições fáceis para que todos abandonem as águas engarrafadas, que têm uma pegada ecológica muito grande, uma vez que têm de ser recicladas, e optar por sistemas de água que está ali à nossa disposição”.

No fundo, a câmara quer fazer as pessoas valorizarem a água que é fornecida, “isto é no sentido das pessoas perceberem que a água que chega as suas casas é um bem precioso, chega com um custo porque tem de ser captada, tratada, transportada, tem de haver medições, tem de haver registos, tem de haver análises, portanto há todo um mundo associado à água que chega à casa de alguém que tem um custo, e a tendência é, este custo aumenta, e a água disponível diminui, portanto temos de abandonar certos hábitos antigos se queremos ter água no futuro e se queremos ter preços de água acessíveis para todos”.

O município de Alandroal, além de ter sido distinguido com o selo de qualidade exemplar da água para consumo humano pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, tem um projeto a decorrer para promover a sustentabilidade da água.

Estremoz recebe formação sobre violência contra pessoas idosas em dezembro

A ação de formação “Violência contra Pessoas Idosas e a Prestação de Cuidados”, para Cuidadores Profissionais, decorre nos dias 13 e 14 de dezembro, no Auditório do Parque de Feira de Estremoz,

Esta formação, promovida pela APAV e pela Fundação Calouste Gulbenkian, com a colaboração da Câmara Municipal de Estremoz, decorre das 9.30 às 17 horas. Esta é uma iniciativa follow-up do Projeto Portugal Mais Velho – Formar quem Cuida, Sensibilizar quem Decide.

O principal objetivo da iniciativa é promover a formação daqueles que cuidam de pessoas idosas para melhor sinalizarem, intervirem e prevenirem os fatores de risco da violência contra pessoas idosas no exercício das suas funções enquanto cuidadoras e cuidadores.

As inscrições para esta ação de formação, certificada, devem ser realizadas através da ficha de inscrição, enviando a mesma para silviasousa@apav.pt, até ao dia 27 de novembro de 2023.

As inscrições serão consideradas por ordem de chegada.

Pode obter mais informações sobre esta ação, AQUI.

Espetáculo interativo “Sinédoque” sábado no Cineteatro de Elvas

“Sinédoque” é o nome do espetáculo musical que decorre, na noite do próximo sábado, 18 de novembro, no Cineteatro Municipal de Elvas. Uma iniciativa inserida no “Mês da Música”.

Segundo o diretor artístico do Festival, Luís Zagalo este é um “espetáculo interativo e multimédia, de piano, poesia e outras simbioses, que traz a Elvas o ator Ivo Canelas e o pianista João Vasco”.

“Sinédoque” o concerto que tem lugar pelas 21.30 horas, no Cineteatro de Elvas. Os bilhetes podem ser adquiridos em Ticketline.pt ou uma hora antes do espetáculo, no Cineteatro.

Oito associações de bombeiros do distrito de Portalegre recebem equipamentos elétricos para reciclagem

Oito associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Portalegre estão a receber pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados para reciclagem, no âmbito da 8ª edição do “Quartel Electrão”, que decorre até dia 30 deste mês.

As associações aderentes são as seguintes: Arronches, Avis, Campo Maior, Crato, Elvas, Marvão, Portalegre e Sousel.

Os equipamentos podem ser entregues nos quartéis aderentes pela população, empresas e instituições.

A associação de bombeiros que conseguir reunir a maior quantidade de equipamentos, a nível nacional, ganha um veículo de combate a incêndios no valor de 68 mil euros e o segundo premiado recebe 5 mil euros em equipamentos de proteção individual.

Serão também atribuídos prémios por regiões e aos novos aderentes, com os vencedores destas categorias a receberem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis. Já as associações que recolherem mais pilhas e mais lâmpadas terão direito a 1.500 euros convertíveis em equipamento de proteção individual. Todas as associações recebem, adicionalmente, 75 euros por cada tonelada de resíduos reunida e há ainda um incentivo financeiro extra para premiar as associações que recolherem mais de 30, 45 e 60 toneladas.

No site www.ondereciclar.pt é possível localizar o quartel aderente mais próximo onde entregar pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados, como máquinas de lavar, televisores, computadores, frigoríficos ou telemóveis, entre outros.

“O empenho e entusiasmo colocados pelos bombeiros nesta causa têm possibilitado o aumento significativo da quantidade de pilhas e equipamentos elétricos enviados para reciclagem. Acreditamos que nesta 8ª edição serão alcançados bons resultados, à semelhança do que já tem sido verificado em anos anteriores”, sublinha o Diretor- Geral do Electrão, Ricardo Furtado.

Esta campanha do Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, promovida em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, tem como objetivo envolver as associações humanitárias na missão de reciclagem de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, garantindo, ao mesmo tempo, vários prémios às associações. É também uma forma de os próprios bombeiros sensibilizarem a população para a causa da reciclagem.

Globalmente, desde 2011, esta iniciativa já permitiu a recolha de mais de 11 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.

Apesar da vontade de muitos, Festas do Povo em 2024 são ainda uma incógnita

Tudo aponta para que, passados nove anos, as Festas do Povo de Campo Maior voltem a ser uma realidade, já em 2024. E há muita gente com vontade de trabalhar para que as festas se realizem. Resta saber se são as suficientes, dada a envergadura do evento.

Por enquanto, a realização deste, que é o maior ex-líbris festivo do concelho de Campo Maior e um dos maiores de toda a região, ainda não foi oficializada, mas segundo o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, pode vir a anunciar-se ao mundo, “a curto prazo”, que a decisão de todos os campomaiorenses é a de dar um passo em frente.

Rosinha defende a organização do evento, independentemente do número de ruas que possam vir a ser engalanadas, destacando-se, por outro lado, “a qualidade” do trabalho a que os campomaiorenses já habituaram todos aqueles que, por ocasião das festas, passam pela vila.

Nesse sentido, diz o autarca, devia olhar-se mais para as “oportunidades” do que para as dificuldades e os “contratempos”. “Cada ano que deixarmos passar, vai ser mais difícil”, garante, considerando que, é altura de se voltar “a mostrar ao mundo” por que motivos as festas foram classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Sentindo a obrigação de não deixar morrer as suas tradições, há, na verdade, muitos campomaiorenses a defender a realização das festas já no próximo ano.

“Acho que as festas não podem acabar”, diz, aos microfones da Rádio ELVAS, uma campomaiorense, que espera que o evento seja retomado já no próximo ano. “Eu quero festas, mesmo de coração. Darei sempre o meu melhor. Para mim, se não houver, é uma desilusão”, refere outra habitante da vila. “O que mais nos identifica são as festas. Se deixarmos cair isto, deixamos cair tudo”, assegura ainda (estas e outras declarações para ouvir no podcast abaixo).

As últimas Festas do Povo realizaram-se em 2015. O evento resulta do esforço e da dedicação das gentes de Campo Maior, de meses de muita luta e trabalho: tudo, para que, da noite para o dia, as ruas da vila surjam floridas, com os trabalhos de decoração feitos, sobretudo, através das famosas flores de papel.

“Poemas Breves” é o nome do novo livro de Higino Maroto

“Poemas Breves” é o nome do mais recente livro, da autoria de Higino Maroto.

Esta obra, que conta com 106 poemas, divididos por 174 páginas, explica o autor, assume-se como “o término de um ciclo, que foi iniciado com as obras anteriores “O Tempo’, ‘Maresia ao Luar’ e ‘Por detrás da fechadura’, portante é o terminar de um ciclo na forma de escrever e na forma como foram abordados diversos assuntos”.

Higino Maroto adianta que o livro se divide em cinco capítulos: nevoeiro, meia luz, regresso da luz, caminhos e chegada. O autor revela: “através destes temas podemos perceber os assuntos tratados, por isso, nevoeiro significa quando estamos perdidos numa ideia, num amor, numa realização e estes quatro livros marcam uma fase da minha vida pessoal e em sociedade, estes anos foram de descoberta, de pôr em cauda muita coisa e encontrar caminhos para as várias saídas que eram necessárias”.

O segundo capítulo “meia-luz”, revela Higino Maroto, representa “quando saímos do nevoeiro e temos ideias mais claras e construtivas; ‘regresso à luz’ significa que as saídas começam a estar abertas e começamos a trilhá-las; ‘caminhos’ é quando começamos a trilhar caminhos e ‘chegada’ é quando nos sentimos capazes de desenvolver essas ideias na nossa vida”.

Em Elvas, o livro de Higino Maroto, “Poemas Breves”, será apresentado em janeiro, do próximo ano.

Euromilhões com jackpot de 52 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 52 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou, ontem, terça-feira, 14 de novembro, na chave sorteada.

O segundo prémio, de 486 mil euros, contemplou um apostador no estrangeiro.

O terceiro prémio, de 28 mil euros, foi para quatro apostadores, um deles em Portugal.

O quarto prémio, de 1181 euros, saiu a 30 apostadores, quatro deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 13 – 16 – 36 – 44 – 50 e pelas estrelas 03 e 05.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.