Cerimónias evocativas do Condestável Nuno Álvares Pereira em Vila Viçosa

A evocação do Condestável Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria, decorre amanhã e segunda-feira, dias 5 e 6 de novembro, em Vila Viçosa, numa organização do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

Os eventos pretendem homenagear D. Nuno Álvares Pereira, Patrono do EMGFA, pois na sua figura estão personificados valores que o definem como comandante militar extraordinário, bem como estratega e homem simples, características alinhadas com a missão do EMGFA e com o espírito de serviço que define todos os militares.

As cerimónias evocativas serão, assim, materializadas, amanhã, domingo, 5 de novembro, através de uma Celebração Eucarística no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, pelas 10.30 horas; uma Palestra de Evocação ao Condestável Nuno Álvares Pereira, às 17 horas; seguida de um concerto pela Banda Sinfónica do Exército na Igreja dos Agostinhos.

Já na segunda-feira, 6 de novembro, pelas 11.30 horas, tem lugar a Cerimónia Militar no Terreiro do Paço, que contará com a presença de várias dezenas de antigos Combatentes da região, que se associam a estas comemorações.

As cerimónias serão presididas pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, contando igualmente com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, o presidente da Assembleia Municipal de Vila Viçosa, Joaquim Viegas, entre outras entidades civis e militares.