Série “Sr. Rui”: casamento de Rui e Alice Nabeiro retratado em igreja de Campo Maior

As gravações da série “Senhor Rui”, produzida pela Coral para a TVI, que arrancaram recentemente em Campo Maior, incluíram, na manhã desta sexta-feira, 3 de novembro, as cenas relativas ao casamento de Rui e Alice Nabeiro, gravadas nas presenças de Cristina Ferreira e José Eduardo Moniz.

Estas cenas, gravadas na Igreja Matriz da vila, contaram com a participação de Afonso Lagarto, no papel de Rui Nabeiro, e de Ana Guiomar, que dá vida a Alice Nabeiro.

Lembrando que Rui Nabeiro “não é uma figura só de Campo Maior, mas de todo o país”, Cristina Ferreira, a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI, garante que a estação de Queluz de Baixo está “muito feliz e orgulhosa” com este projeto. “Rui Nabeiro foi alguém que nos marcou enquanto empresário, enquanto homem, acima de tudo, e depois percebermos que o público está muito expectante, com tudo aquilo que nós estamos aqui a fazer e com o que vamos mostrar”, acrescenta.

“Muito bem recebidos em Campo Maior”, Cristina Ferreira diz ainda que esta série conta com uma “produção maravilhosa”. “Temos de agradecer muito à família Nabeiro por sermos nós, em conjunto com a Coral, a fazer esta produção”, remata.

Para o diretor-geral da TVI, José Eduardo Moniz, que se mostra surpreendido com “a adesão” dos próprios campomaiorenses a esta produção, este série será “uma boa homenagem” a Rui Nabeiro. “Nós não precisamos de recrutar figurantes, porque a própria população adere, quer cá estar, quer também fazer parte desta homenagem ao grande homem da terra”, assegura.

Leonel Vieira

Já o realizador Leonel Vieira garante que o plano de filmagens está a ser cumprido e adianta que as gravações “estão a correr muito bem”. “Temos utilizado o mau tempo para adicionar uma vantagem dramática às cenas e até para dar vantagens na produção”, explica.

Assegurando que têm sido recebidos de “braços abertos” na vila, Ana Guiomar garante que este dia de gravações, com a cena do casamento, é “um dia muito bonito”. “Estamos muito contentes. É um prazer enorme representar estas figuras tão queridas para esta terra”, comenta a atriz.

Já Afonso Lagarto diz ser “um privilégio enorme” dar vida a Rui Nabeiro, uma “figura transversal e tão querida” para todo o país. “As pessoas falam deste senhor com um amor, uma lealdade, com uma admiração enorme. Todas as coisas que me vão dizendo sobre ele, eu vou tentando incorporar para representar, da melhor maneira possível”, garante.

Para além de vir a ser transmitida na TVI, a série chegará ainda mais longe, através da plataforma de streaming Amazon Prime Video. Ao que tudo indica, “Senhor Rui” irá para o ar no primeiro trimestre de 2024.

O papel de Rui Nabeiro é protagonizado por três atores diferentes. Em criança será feito por Salvador Pires, em jovem por Afonso Lagarto e na fase adulta por José Raposo. Alice, a sua mulher também será interpretada por três pessoas: em criança será Lara Chelinho, em jovem por Ana Guiomar e na fase adulta por Carla Andrino. Já os filhos do comendador, João Manuel e Helena Maria, vão ser protagonizados por Ricardo Raposo, o filho de José Raposo, e por Diana Marques Guerra. O papel do neto, Rui Miguel vai ser desempenhado por Diogo Lopes.