Câmara de Elvas manda celebrar missa pelos fiéis defuntos na quinta-feira

A Câmara Municipal de Elvas manda celebrar Missa de Fiéis Defuntos, por alma de todos os munícipes falecidos, amanhã, quinta-feira, 2 de novembro.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, revela que esta é uma “grande tradição”, convidando os elvenses a marcar presença nesta eucaristia pelos seus entes queridos.

A Eucaristia está marcada para o meio-dia na igreja do Convento de São Francisco, no Cemitério.

Estremoz: Magusto de São Martinho no dia 13 com “Castanhas & Cantigas”

O Rossio Marquês de Pombal recebe, no dia 13 de novembro, pelas 14:30 horas, o Magusto de São Martinho, com a iniciativa “Castanhas & Cantigas”.

A organização é da Câmara Municipal de Estremoz que vai celebrar este dia, com cantigas interpretadas pelas crianças do 1.º Ciclo e Pré-escolar do ensino Público e Privado, pelas 14.30 horas, seguem-se uma hora mais tarde as atuações dos seguintes grupos: Revista “Velhas Gaiteiras”, Dança “Happy Life, Dança Country e Cantares “Vozes na Idade d’ Ouro” da Academia Sénior de Estremoz.

Faleceu José Fava

José Sanches Fava. 88 anos. Era viúvo, tinha uma filha e três netos.

Funcionário da Conservatória do Registo Civil, no edifício do Tribunal de Elvas. Era um exímio datilógrafo, na qual as suas velocidade e eficiência lhe conferiram distinções.

Era adepto do CF “Os Elvenses”.

Humorista e amante da representação teatral, foi uma pessoa muito popular, bem disposto e conhecido na cidade. Logo em 1975, no Emissor Regional de Elvas, foi responsável pelo programa semanal “Página de Humor”.

O funeral realiza-se dia 2 de novembro às 14horas.

A Rádio ELVAS endereça os mais sentidos pêsames à família.

Empada de Arraiolos é um atrativo para o concelho, garante Carmen Carvalheira

O Pavilhão Multiusos de Arraiolos é palco, até ao próximo domingo, 5 de novembro, da Mostra Gastronómica, Festival da Empada e Feira do Tapete de Arraiolos.

Carmen Carvalheira, vice-presidente da CCDR Alentejo destaca que Arraiolos “soube ter a empada como uma marca do concelho e esta mostra é, naturalmente, uma boa forma de promover o que aqui se faz e está associada à qualidade daquilo que se faz na região.

Este tipo de marcas são aproveitadas para atrair turismo, dinamizar e ajudar os vários agentes económicos do concelho”, acrescenta a vice presidente da CCDR Alentejo.

“O Elvas” CAD defronta esta quarta-feira o Serpa

“O Elvas” desloca-se, esta quarta-feira, 1 de novembro, pelas 15 horas, até Serpa, para defrontar a equipa local, em desafio da oitava jornada da Série D do Campeonato de Portugal.

O Clube Alentejano de Desportos está na 12ª posição, já o conjunto de Serpa ocupa o último lugar.

As restantes partidas desta ronda jogam-se à mesma hora e são as seguintes: Vasco da Gama da Vidigueira- Louletano e Sintrense – Vitória de Setúbal.

Alunos mostram trabalho desenvolvido no projeto “ABC” em novembro

O evento final do projeto “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, do InnovPlantProtect vai decorrer no dia 27 de novembro, na Escola Superior Agrária de Elvas, onde será feito o balanço sobre o impacto deste projeto.

A iniciativa mostra os trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos nas várias temáticas que foram abordadas ao longo do projeto.

Este é o tema em destaque esta semana no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, com Inês Ferreira, gestora de comunicação no InnovPlantProtect, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Faleceu João Carpinteiro

Faleceu, na manhã desta quarta-feira, 1 de novembro, João Manuel Valente Pereira Carpinteiro, aos 80 anos.

João Carpinteiro teve um agravamento das condições de saúde nas últimas semanas, tendo passado por várias unidades hospitalares em Badajoz, pelo Hospital de Santa Luzia de Elvas e pela Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação da Santa Casa da Misericórdia de Arronches, onde veio a falecer.

Entre 1985 e 1993, foi presidente da Câmara Municipal de Elvas, eleito pelo PSD.

Nos oito anos de presidente da Câmara Municipal, as obras mais emblemáticas foram as construções do Hospital de Santa Luzia e do Pavilhão Desportivo Municipal, na Fonte Nova.

Em 25 de abril de 1974, era vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, presidida por Joaquim da Piedade Abreu.

Ao longo da vida desenvolveu uma grande paixão pela fotografia, sendo um fotógrafo muitas vezes premiado e reconhecido. A 15 de novembro de 2001 foi inaugurado o Museu da Fotografia João Carpinteiro, no rés do chão do antigo Cine S. Mateus, onde está depositado todo o espólio de fotografias, equipamentos e máquinas fotográficas. Era presidente da Fundação João Carpinteiro.

João Carpinteiro passou por várias coletividades da cidade, como a Associação dos Bombeiros Voluntários de Elvas e “O Elvas” CAD.

A Câmara de Elvas decretou três dias de luto municipal.

A Rádio ELVAS envia as mais sentidas condolências à família enlutada.

“Defesas de Campo Maior” são percorridas no sábado

A terceira edição do TransAlentejo Walking Festival, evento promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, termina este fim de semana, com um conjunto de caminhadas no Alto Alentejo, com passagem, no sábado, 4 de novembro, por Campo Maior.

Esta caminhada pelas “Defesas de Campo Maior” terá por base as muralhas, ou não fosse esta, como recorda o diretor técnico do festival, José Pedro Calheiros, uma vila fortificada, alvo de uma “intensa recuperação” nos últimos anos.

O passeio, que começa por dentro da muralha, permite, no fim, ver Campo Maior, ao longe. Ainda que seja uma vila com uma forte produção industrial, Campo Maior, diz ainda José Pedro Calheiros, continua “a manter bem vivas as suas tradições”.

Esta caminhada, em Campo Maior, terá saída, no sábado, às 9h30, do Largo do Barata, incluindo uma visita ao Museu Aberto e à Casa das Flores.

As inscrições, para os interessados em participar, ainda se encontram abertas, podendo ser feitas através do site do festival (ver aqui).

TransAlentejo Walking Festival: percurso das Linhas de Elvas é “uma homenagem” à cidade

A terceira edição do TransAlentejo Walking Festival, evento promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, termina este fim de semana, com um conjunto de caminhadas no Alto Alentejo, com passagem, no domingo, 5 de novembro, por Elvas.

No domingo, pelas 9h45, arranca do Forte de Santa Luza, em Elvas, uma caminhada em direção ao Forte da Graça, sendo que, pelo percurso, haverá visita guiada ao centro histórico da cidade Património Mundial.

Nesta caminhada, considerada com um grau de dificuldade baixo, os participantes irão percorrer cerca de 6,3 quilómetros, sendo que no final, no Forte da Graça, haverá transporte de regresso para todos até ao Forte de Santa Luzia (local da partida).

Considerando Elvas um “ex-líbris da cultura e do património” da região e do país, José Pedro Calheiros, diretor técnico do festival, assegura que a caminhada pelas “Linhas de Elvas” é uma “homenagem à cidade”. Nesta caminhada, em Elvas, são evidenciadas, quer a componente de natureza da cidade, quer a sua componente urbana.

As inscrições, para os interessados em participar, ainda se encontram abertas, podendo ser feitas através do site do festival (ver aqui).

Dia de Todos os Santos assinala-se esta quarta-feira

Hoje, dia 1 de Novembro, comemora-se o Dia de Todos os Santos, uma festa celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não.

Esta festa é celebrada pelos crentes de muitas das igrejas da religião cristã, por ser herdada a partir da tradição apostólica.

Na prática cristã, a celebração litúrgica começa na véspera na noite de 31 de outubro (Véspera de Todos os Santos), e termina no final de 1 º de novembro. É assim um dia antes do Dia dos Fiéis Defuntos, que comemora a partida dos fiéis.

Atenção: esta quinta-feira há corte de água no centro histórico de Elvas

A Aquaelvas informa a população que, até dia 23 de novembro, haverá corte de abastecimento de água em algumas zonas da cidade, devido à limpeza nos depósitos.

Os locais afetados com esta ação e respetivas datas são:

– 2 de novembro: aglomerado populacional da Alcáçova (todo o Centro Histórico), previsivelmente entre as 8 e as 17 horas;

– 7 de novembro: aglomerado populacional da Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso), previsivelmente entre as 8 e as 17 horas;

– 9 de novembro: aglomerado populacional de Casas Novas e Caia, previsivelmente entre as 8 e as 17 horas;

– 14 de novembro: aglomerado populacional da Zona Alta do Vedor, previsivelmente entre as 8 e as 17 horas;

– 15 de novembro: aglomerado populacional de Vila Boim e São Lourenço, previsivelmente entre as 8 e as 17 horas;

– 16 de novembro: aglomerado populacional de Barbacena e São Vicente previsivelmente entre as 8 e as 17 horas;

– 21 de novembro: aglomerado populacional de Terrugem e Vila Fernando previsivelmente entre as 8 e as 17 horas;

– 23 de novembro: aglomerado populacional de Santa Eulália, previsivelmente entre as 8 e as 17 horas.

Euromilhões: sem totalistas nesta terça, prémio sobe para 31 milhões

De acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, os números da chave sorteada ontem, terça-feira, do Euromilhões, foram os seguintes: 5, 7, 20, 40 e 50 e as estrelas 2 e 10.

Não houve totalistas e o primeiro prémio em jogo, para sexta-feira, 3 de novembro, sobe para 31 milhões de euros.

Esta informação não dispensa a consulta do portal dos Jogos Santa Casa.

Tradicional Feira dos Santos de regresso a Borba

Foto arquivo

A tradicional Feira dos Santos está de regresso a Borba, esta quarta e quinta-feira, dias 1 e 2 de novembro.

Sofia Dias, vereadora da Câmara Municipal de Borba revela que o município está a fazer todos os possíveis para que esta edição da Feira dos Santos seja um sucesso, “temos muitos feirantes inscritos, e estamos a fazer tudo aquilo que podemos para que seja um sucesso.”

A feira é sempre programada para dois dias, no entanto adianta a vereadora, nem sempre é possível devido às condições climatéricas, “normalmente tentamos sempre que sejam dois dias, nem sempre o tempo nos permite”.

A vereadora da Câmara de Borba afirma também que, por vezes, “nem sempre o dia da semana nos permite ter cá mais feirantes, esperamos que os feirantes adiram a estes dois dias, e que seja uma adesão positiva neste segundo dia de feira, vamos ter todas as condições para eles e esperamos também que existam muitas pessoas a visitar-nos nestes dias”.

Apesar desta situação, muitas vezes comprometer a realização da iniciativa, o município mantém altas as expetativas, acrescenta Sofia Dias, “é claro que depende sempre das condições atmosféricas, é um motivo desafiante para aqueles que nos visitam, bem sabemos que as pessoas não estão a experienciar tempos fáceis, e tempos que lhes permita ter um grande poder de compro, mas ainda assim é sempre uma feira que as pessoas aguardam, e gostam disso”.