A Solenidade de Todos os Santos é celebrada esta quarta-feira, 1 de Novembro, em Elvas com missa às 10.15 horas na Terrugem.
Ao meio-dia há missa em Vila Boim e pelas 16 horas a Eucaristia tem lugar em Vila Fernando.
Várias dezenas de crianças, acompanhadas dos seus pais, participaram, ao final da tarde desta terça-feira, na iniciativa que os Serviços Educativos da Câmara Municipal de Elvas prepararam para celebrar o Halloween.
Num “Susto de Caminhada”, esta iniciativa, que teve início na Praça da República, explica a vereadora Vitória Branco, foi “um sucesso”, devido à adesão que teve. “Dado o número de pais e crianças que aqui estão a esta hora, é um sucesso. Temos muita gente. Promete ser uma excelente caminhada”, assegura.
Por outro lado, diz ainda Vitória Branco, e não sendo o Halloween uma tradição portuguesa, é algo de que os mais novos muito gostam. “Nos últimos anos, o Halloween tem sido bastante explorado nas escolas, com os mais novos. Eles gostam e nós vamos alinhado naquilo que eles gostam”, remata.
Uma festa de Halloween tem lugar esta terça-feira, dia 31 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Vila Boim, numa organização da Associação Aboim Jovem.
A noite é animada pelos Djs Pekas Sereno, Cuba e Quintas Percussion, sendo que a organização convida todos a levarem o seu disfarce, uma vez que haverá prémios para o melhor mascarado.
A entrada é gratuita para sócios, já os não sócios pagam 2.5 euros.
Neste que é o quinto dia da Mostra Gastronómica de Arraiolos, 31 de outubro, onde estão inseridos também o 14º Festival da empada de Arraiolos e a Feira do Tapete de Arraiolos, a animação vai ter início a partir das 22h30, com Zé Pedro Sousa e Banda – Grupo de Baile.
Depois deste concerto a música continua com o DJ Jotta R.
A reunião plenária da Comissão Local de Ação Social de Elvas (CLASE) decorreu na manhã de ontem, segunda-feira, dia 30 de outubro, no Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriços.
A sessão contou com a abordagem de vários temas, nomeadamente a monitorização e avaliação do projeto do CLDS 4G; o programa “Acolhimento Familiar de crianças e jovens”; a proposta de Regulamento do Município de Elvas para atribuição de apoios económicos, de carácter eventual, a pessoas em situação de vulnerabilidade e de emergência social.
Foi ainda feito o balanço do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza + Dia Municipal para a Igualdade de Elvas e a campanha solidária “É tempo de Ajudar”.
Dez pessoas foram detidas pela GNR, entre os dias 23 e 29 de outubro, no distrito de Portalegre, sendo seis delas por condução sob influência de álcool, um por condução sem habilitação legal e um por furto.
No que toca ao trânsito foram detetadas 175 infrações, entre estas destacam-se quinze por falta de inspeção periódica obrigatória, onze relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, dez pelo uso do telemóvel durante a condução, seis por falta de seguro de responsabilidade civil e seis por falta do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.
Foram registados também vinte e um acidentes rodoviários, dos quais resultaram dois feridos graves e quatro feridos leves.
Foram também registados dez autos de contraordenação realtivos à proteção da natureza e do ambiente.
A GNR realizou também 24 ações de sensibilização no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 290 idosos; catorze no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 191 pessoas da comunidade escolar; e seis ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 60 comerciantes.
A vila de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, volta a acolher, de 8 a 10 de dezembro, a Mostra de Doçaria, que vai já na sua 22ª edição, um dos principais eventos do calendário de inverno da região.
O certame organizado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, promete continuar a fazer as delícias dos muitos visitantes esperados, num fim de semana onde o Bolo Real, o Bolo Conde de Alcáçovas, os Amores de Viana e as Sardinhas Albardadas são os cartões de visita.
Os doces conventuais e palacianos vão ser as “estrelas” da Mostra de Doçaria que terá também um programa cultural recheado e que inclui o 10º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, que visa preservar a doçaria tradicional portuguesa.
As inscrições para a Mostra de Doçaria devem ser efetuadas até dia 10 de novembro, podendo consultar o regulamento em www.cm-vianadoalentejo.pt, na área destinada aos regulamentos.
Mais informações através do correio eletrónico gadecon@cm-vianadoalentejo.pt ou pelo telefone 266 930 010.
A central telefónica do Centro de Saúde está com uma avaria no equipamento de exterior e a empresa de manutenção só efetua a reparação na sexta-feira, 3 de novembro, informa o município de Estremoz.
Desta forma, para que o contacto telefónico funcione corretamente e para que seja possível dar as respostas necessárias aos utentes, divulgam-se os seguintes contactos:
UCSP : 963 566 568
Dr Mohammad, Dr Luis Albarran, Dra Rita Ramalho
USF: 963 566 591
Dr Francisco Crujo, Dra Sandra Leal, Dra Susana Lopez, Dr Rui Fonseca, Dr Rui Silvestre
Urgência – SUB: 268 334 198
De forma a promover as tradições gastronómicas locais e a apoiar e dinamizar a economia do concelho, o Município de Campo Maior promove, a partir de amanhã, 1 de novembro, e até dia 15, a quinta edição das Quinzenas Gastronómicas.
Nesta, que é uma Quinzena Gastronómica dedicada às sopas, participam oito restaurantes.
A lista de restaurantes e as propostas que cada um apresenta nesta Quinzena das Sopas está disponível aqui.
“O Caminho para Terminal “O Estado do Mundo”, da companhia Formiga Atómica, enquadrado na Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II procura disseminar a atividade artística um pouco por todo o território nacional, envolvendo as populações e o poder local, numa ótica de partilha de experiências.
Este projeto explora diferentes tipos de formatos, desde peças de teatro, ocupação de uma emissão radiofónica, um filme documental e um estudo sociológico.
Neste âmbito a Rádio ELVAS foi esta terça-feira, 31 de outubro “ocupada” por elementos deste projeto, que durante aproximadamente três horas desenvolveram uma programação marcada pela temática da sustentabilidade.
A arte de fazer tapetes de Arraiolos está bem patente, no Pavilhão Multiusos desta vila alentejana, em mais uma edição da Mostra Gastronómica, Festival da Empada e Feira do Tapete de Arraiolos.
Deolinda Carmo, do Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, aprendeu esta arte com a sua mãe e já passou este ensinamento à sua filha. Aos nossos microfones revela que “noutra altura tudo fazia tapetes e íamos vendo fazer e assim aprendemos, para que as pessoas aprendem temos que saber explicar através do desenho e replicar no tapete”.
Esta mostra torna-se importante para “as pessoas experimentarem e, possivelmente, aprenderem a fazer os Tapetes de Arraiolos”, adianta Deolinda Carmo, acrescentando que há uma técnica de recuperação que tem vindo a ser feita relativamente às cores, que eram muito fortes”.
Arte de fazer tapetes de Arraiolos que está bastante vincada em mais uma edição da Mostra Gastronómica, Festival da Empada e Feira do Tapete, em Arraiolos, até ao próximo domingo,5 de novembro.
Hoje, no certame, destaque para a atuação de Zé Pedro Sousa, a partir das 22.30 horas, seguindo a animação com o DJ Jotta R.
O Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes presta homenagem aos combatentes campomaiorenses falecidos, amanhã, em Dia de Todos os Santos, 1 de novembro, e na quinta-feira, Dia de Finados, 2 de novembro.
Se amanhã, é celebrada uma missa em memória dos combatentes, na Igreja Matriz de Campo Maior, na quinta-feira cumpre-se a tradicional cerimónia junto ao Talhão da Liga dos Combatentes, quer no cemitério da vila, quer no da freguesia de Degolados, de acordo com o presidente do núcleo, José Trindade.
Sem a presença dos militares do Regimento de Cavalaria nº 3 de Estremoz, a cerimónia, na quinta-feira, será acompanhada pela Banda 1º de Dezembro.
A missa, amanhã, na Igreja Matriz, está marcada para as 11 horas. A homenagem no cemitério de Campo Maior, na quinta-feira, está prevista para as 9h30.
Uma formação técnica sobre “Instalação e Gestão de Pastagens”, que irá ser lecionada, em contexto de campo, durante toda a campanha agrícola, teve início esta terça-feira, 31 de outubro, com uma primeira sessão no auditório do pólo de Inovação de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).
Numa organização conjunta do INIAV, a Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens, o Centro de Competências do Pastoreio Extensivo e a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, esta formação, como explica o diretor do pólo de Elvas do INIAV, Benvindo Maçãs, tem por objetivo tornar as produções de pastagens “mais eficientes”, a “forma mais barata de se conseguir unidades forrageiras para a alimentação dos animais”.
Com vários desafios pela frente, numa altura em que estão a ser implementadas novas medidas do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum em Portugal (PEPAC), Benvindo Maçãs assegura que é precisamente daí que surge a oportunidade de se promover esta formação.
Ainda que esta seja uma formação técnica, nesta primeira sessão, explica ainda Benvindo Maçãs, o INIAV quis reunir diversas entidades para que fosse feito “um enquadramento” das medidas do PEPAC e “justificassem a importância das pastagens”
Para Custódia Correia, da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, esta formação é “um bom exemplo” daquilo em que se deve apostar. “Estamos aqui para formar técnicos, que são a ligação que nos permite chegar ao agricultor”, adianta, assegurando que é importante esta formação realizar-se ao longo do ano, uma vez que acompanha o ciclo da pastagem.
A par deste tipo de formações, Custódia Correia dá ainda conta de uma nova ferramenta, a plataforma do Sistema de Conhecimento e Inovação da agricultura, a ser lançada, na sexta-feira, pelo Ministério da Agricultura.
Esta formação divide-se em cinco sessões, que decorrem até junho e visa contribuir para o aumento da eficiência da gestão das pastagens permanentes de sequeiro e alinhar as unidades de produção com o conhecimento e cumprimento dos ‘Compromissos’ de forma a se atingirem as metas do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum em Portugal (PEPAC) 2023 – 2027, numa perspetiva de aproveitamento adequado de recursos, melhoria do rendimento e valorização ambiental.
Vassouras, caldeirões, desenhos, chapéus e poções mágicas são alguns dos trabalhos realizados pelos alunos de 1º Ciclo e Jardim de Infância do Agrupamento nº2 de Elvas, em colaboração com as famílias, e que estão em exposição no Museu Militar.
Esta mostra, alusiva ao Halloween, como revela a professora Helena Melo, pretende “desmistificar o medo que os alunos sentem das bruxas”, adiantando que, quando os alunos entram naquele espaço sentem algum medo, mas rapidamente deixam de o sentir, uma vez que percebem que é um local onde, simplesmente, podem aprender mais sobre as bruxas”.
Helena Melo explica ainda que tipos de trabalhos foram realizados, e revela que a literatura está presente nesta exposição. “Um grupo de alunos fez vassouras, outros decoraram botas, caldeirões e chapéus, e tentámos diversificar ao máximo, temos uma cozinha para verem como se fazem poções mágicas e também livros relacionados com as bruxas, porque na literatura, muitas vezes, as aparecem como maléficas, mas para desenvolver o imaginário, mas também podem ser boas”.
Esta exposição ainda pode ser visitada no Museu Militar de Elvas, hoje, até Às 17 horas e na quinta-feira, das 10 às 13 horas.
A Escola Básica de 2º e 3º Ciclos do Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas, o chamado Ciclo de Santa Luzia, viveu, na manhã desta terça-feira, 31 de outubro, o espírito de Halloween, através de um conjunto de atividades, às quais os alunos aderiram em massa, muitos deles disfarçados a rigor.
“Isto foi organizado pelo grupo de Inglês, porque esta tradição vem daí. Já tivemos as danças, agora vamos fazer a entrega de prémios, porque houve um concurso de sapatos alusivos ao Halloween, e ainda vamos ter música”, começa por explicar a diretora do agrupamento, Brígida Gonçalves.
Estas atividades, adianta a professora, são importantes, uma vez que “os miúdos se entusiasmam”, os próprios pais acabam por se envolver e “gostam de ver” o trabalho desenvolvido e porque acabam por animar toda a escola.
Permitindo aos alunos que o dia a dia “não seja sempre igual”, estas ativididades, revela ainda Brígida Gonçalves, para além do grupo de Inglês, contaram com o envolvimento de outras disciplinas, como o Espanhol, o Português, a Música, e ainda o Clube de Dança.
O Museu Militar comemorou esta terça-feira, 31 de outubro, os seus 14 anos de existência, com uma cerimónia solene, seguida da inauguração de uma exposição com armamento do século XVII ao XVIII.
Para o diretor do Museu Militar de Elvas, coronel Nuno Duarte, as perspetivas futuras para este espaço passam por promover o seu crescimento, ser mais abrangente e trazer mais pessoas até este local. “A perspetiva futura é de continuar a crescer, este ano já tivemos 11 mil visitantes, e para o ano queremos ter mais, ter mais divulgação, ser mais abrangente, trazer mais gente à cidade, ter novas temáticas e coleções para que seja vantajoso as pessoas quererem visitar o museu, para ser mais dinâmico”.
Quanto à exposição o diretor do Museu Militar de Elvas revela que “ resulta, por empréstimo, de um colecionador de armas e, sobretudo porque estas muralhas são do século XVII e a construção do quartel do século XVIII e o objetivo é associar as muralhas e as próprias armas”.
“É uma honra ter este museu na cidade”, revela o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, recordando que Elvas foi a maior cidade militar de Portugal e elogiando o trabalho que tem vindo a ser feito neste espaço militar, porque “é uma peça extremamente importante numa cidade, com uma carga histórica, de primeira linha, por isso os militares honram-nos com a sua presença, tendo em Elvas este Museu”. Rondão Almeida garante que “a Câmara tem de estar sempre atenta e colaborante com esta instituição”.
Na cerimónia solene estiveram também presentes o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão; o Tenente-General Xavier de Sousa e o Major-General Ramalhôa Cavaleiro é o novo Diretor de História e Cultura Militar.
“Um Susto de Caminhada” é o mote para a atividade que decorre hoje, terça-feira, 31 de outubro, promovida pelos serviços educativos da Câmara de Elvas.
A iniciativa vai ter início na Praça da República, pelas 17.30 horas, e os pequenos participantes podem trazer as suas máscaras assustadoras para se divertirem.
Os interessados podem fazer a sua inscrição na receção da Biblioteca Municipal de Elvas, pelo telefone 268 009 669 ou pelo email biblioteca@cm-elvas.pt, sendo que os menores devem fazer-se acompanhar por um adulto.
A noite desta terça-feira, noite de Halloween, 31 de outubro, no Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior, vai ser de terror, num evento promovido pelos pais e ginastas da classe “Galguinni” do Sporting Clube Campomaiorense.
Toda a receita angariada com o evento servirá para financiar a viagem que os ginastas vão fazer, no próximo ano, a Itália, para participar num festival da modalidade, sendo que, de acordo o treinador Natalino Borrega, o pavilhão do clube, por esta ocasião, vai estar transformado numa verdadeira “casa de terror”, ao estilo daquelas que, habitualmente, se encontram nas feiras.
“As pessoas entram pelo pavilhão, que vai ter as suas divisões decoradas, com vários temas, e o nosso objetivo é assustar as pessoas”, adianta o responsável.
O evento tem início pelas 19 horas. “Faremos uma pequena pausa, das 20h30 até às 21 horas, e depois prolonga-se pela noite fora, até que tenhamos pessoas”, explica Natalino.
As entradas têm um custo de dois euros por pessoa, sendo que a organização vai ter também disponível uma banca. O valor angariado com tudo o que for vendido nessa banca reverterá para o mesmo fim.
Os antigos combatentes sepultados em Elvas são homenageados, na quinta-feira, 2 de novembro, com a tradicional cerimónia, de Dia de Finados, pela Núcleo da Liga dos Combatentes.
Esta cerimónia, que, uma vez mais, não conta com a participação dos militares do Regimento de Cavalaria nº3 de Estremoz, “devido à falta de efetivos”, explica o presidente do núcleo, tenente-coronel Luís Franco, serva ainda para se celebrar a assinatura do armistício da Primeira Guerra Mundial.
Para além dos militares que morreram em combate, são também, por esta ocasião, lembrados todos os sócios do núcleo que já faleceram.
Esta cerimónia está marcada, na quinta-feira, para as 11h30, junto ao Talhão do Combatente, no Cemitério de Elvas.
A tradicional Feira dos Santos está de regresso a Borba, nos dias 1 e 2 de novembro, amanhã e quinta-feira.
Sofia Dias, vereadora da Câmara Municipal de Borba revela que o município está a fazer todos os possíveis para que esta edição da Feira dos Santos seja um sucesso, “temos muitos feirantes inscritos, e estamos a fazer tudo aquilo que podemos para que seja um sucesso.”
A feira é sempre programada para dois dias, no entanto adianta a vereadora, nem sempre é possível devido às condições climatéricas, “normalmente tentamos sempre que sejam dois dias, nem sempre o tempo nos permite”.
A vereadora da Câmara de Borba afirma também que, por vezes, “nem sempre o dia da semana nos permite ter cá mais feirantes, esperamos que os feirantes adiram a estes dois dias, e que seja uma adesão positiva neste segundo dia de feira, vamos ter todas as condições para eles e esperamos também que existam muitas pessoas a visitar-nos nestes dias”.
Apesar desta situação, muitas vezes comprometer a realização da iniciativa, o município mantém altas as expetativas, acrescenta Sofia Dias, “é claro que depende sempre das condições atmosféricas, é um motivo desafiante para aqueles que nos visitam, bem sabemos que as pessoas não estão a experienciar tempos fáceis, e tempos que lhes permita ter um grande poder de compro, mas ainda assim é sempre uma feira que as pessoas aguardam, e gostam disso”.
A tradicional Feira dos Santos que regressa amanhã e quinta-feira a Borba, decorrendo nos locais habituais.
Para comemorar o Halloween, o Município de Campo Maior promove esta terça-feira, 31 de outubro, uma visita noturna ao castelo da vila, numa atividade em que estão inscritas cerca de 140 pessoas.
Esta visita, preparada pela equipa do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA), e não querendo revelar muito do que se vai passar, a vereadora São Silveirinha promete que está será uma noite “assustadora”, mas também “muito divertida”, tanto para miúdos, como para graúdos.
A iniciativa, que conta com lotação esgotada, é destinada, sobretudo, aos mais novos, sendo que devem ser acompanhados por adultos. O início está marcado para as 21h30.
O Museu Militar de Elvas comemora esta terça-feira, 31 de outubro, os seus 14 anos de existência.
Depois de, durante este mês, terem sido desenvolvidas diversas atividades, alusivas a este aniversário, explica o Coronel Nuno Duarte, diretor do Museu, amanhã decorrem as “cerimónias formais, com condecorações dos militares e também a inauguração de uma exposição com armas utilizadas no século XVII, principalmente nas nossas muralhas, durante esse período”.
A cerimónia de comemoração do 14º aniversário do Museu Militar de Elvas tem início hoje, terça-feira, 31 de outubro, às 9.45 horas, com a sessão solene, que contará com as intervenções do diretor do Museu e da Alta Entidade, seguidas da imposição de condecorações e distinção de personalidades que durante o ano apoiaram este espaço Militar.
Pelas 11 horas é inaugurada a exposição “Armamento do Séc. XVII e XVIII”, seguindo-se a passagem pelas salas mais significas do Museu. As comemorações terminam com um Alentejo de Honra.
O grupo de teatro ARKUS/Escola Secundária D. Sancho II, em parceria com a Companhia Escenamateur e com a Federação Portuguesa de Teatro, representou, uma vez mais, a peça “La Paz del Douro”, no Festival Ibérico de Teatro, na Sertã.
Este Festival, que decorreu entres os dias 20 e 22 de outubro, realizou-se na Casa da Cultura da Sertã e no Cineteatro Tasso do Clube da Sertã, e recebeu cinco companhias de teatro amador de Portugal e Espanha.
Nove pessoas foram detidas pelo Comando Distrital de Portalegre da PSP, entre os dias 23 e 29 de outubro, sendo cinco por condução sob o efeito do álcool (TAS de 2.58, 2.29, 1.93, 1.90 e 1.41 g/l); uma por furto em estabelecimento comercial; outra em cumprimento de mandado de detenção e condução; e duas por condução de veículo automóvel sem habilitação legal.
No mesmo período, a PSP realizou seis operações de fiscalização rodoviária, tendo controlado 487 veículos e levantado 13 autos de notícia por contraordenação, dos quais cinco por condução de veículo automóvel em estado de embriaguez, duas por utilização do telemóvel no ato de condução, uma por estacionamento indevido na via pública e 05 por falta de inspeção periódica obrigatória.
Foram também realizadas seis operações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária; três operações de reforço ao Tribunal de Portalegre; e uma ação de fiscalização no âmbito da segurança privada.
Ao nível da sinistralidade rodoviária registaram-se dois acidentes de viação, dos quais resultaram danos materiais nas viaturas intervenientes e um ferido ligeiro, resultado de um atropelamento.