Elvas: pássaros em exposição na Iberoaves alvo de avaliação rigorosa

Os pássaros em exposição, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas, até ao início da tarde deste domingo, 29 de outubro, no âmbito da VII Iberoaves, foram alvo de uma rigorosa avaliação, na semana passada.

Ainda que já sejam conhecidos os vencedores, desde sexta-feira, dia em que o evento abriu ao público, a entrega de prémios é feita hoje, depois da hora de almoço.

Esta avaliação, de acordo com Marco Domingos, da Federação Ornitológica de Portugal, que colabora com a Associação Ornitológica de Elvas na organização do certame, é feita por uma comissão técnica de juízes. “São pessoas que têm formação específica para julgar, para premiar as aves”, começa por explicar.

“Cada tipo de ave tem o seu standard, a sua regra padrão para julgamento, e no dia da avaliação, a ave tem de estar naquele padrão, em vários fatores, como tamanho, posição no poleiro e coloração”, explica ainda o responsável.

Esta, que é já a sétima edição da Iberoaves, termina hoje, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, pelas 13 horas.